Os Davenport

Os Davenport Krystal Marquis

Resenhas - Os Davenport

1 | 2 | 3 | 4

Maria4735 03/06/2024

Ideia sensacional, mas a execução nem tanto...
Unir "Os Bridgertons" com a história real do sucesso dos negros no EUA é uma ideia excelente, ainda mais quando se insere a luta pelos direitos iguais entre homens e mulheres, negros e brancos... mas infelizmente, algumas decisões narrativas acabaram atrapalhando essa história.
Contar a história de um casal em apenas um livro já é uma tarefa difícil, mas contar a de 4 casais, cada um com a sua particularidade, em um livro de 384 páginas se torna impossível... (não é atoa que haverá um segundo livro). O que me incomoda é que não passamos tempo o suficiente com todos, tudo é rápido de mais.
As personagens são fortes, humanas, reais, mas infelizmente estão o tempo todo (por meio da forma que a autora decidiu contar suas histórias) lutando por tempo dentro do livro. Talvez fosse melhor contar a história de apenas duas das protagonistas por livro, assim o romance poderia ter sido melhor desenvolvido.
Mas vale frisar que é um bom livro para quem busca um romance de época diferente e fora do eixo Inglaterra-Escócia.

Andreza 31/05/2024

Um bom e representativo romance de época!
Confesso que a leitura demorou para me cativar, no início estava achando tudo muito chato, confuso e arrastado, porém um pouco antes da metade do livro comecei a achar a história mais interessante e gostei do ritmo que a leitura tomou.
Gostei muito do desenvolvimento dos casais e achei que todos tiveram uma boa química, bons conflitos e uma boa história.
Senti muito raiva dos pais de alguns personagens que não estavam se importando com a felicidade de seus filhos, somente se importando em manter uma boa imagem perante a sociedade (infelizmente era assim naquela época, quase todos os casamentos por conveniência e faltando amor e felicidade, somente para agradar a família).
Fiquei feliz em saber que a história se baseia em fatos reais, assim como no Brasil os EUA também apagaram e excluíram as elites negras que existiam nessa época no país.
Amei a representatividade presente nesse livro, espero encontra mais romances de época com pessoas pretas sendo protagonistas.
Não gostei muito do final em aberto, fiquei bem decepcionada e desapontada, mas se tiver uma continuação irei ler.
Gostei da escrita da autora e espero ler mais histórias dela.

13/05/2024

O livro é bem envolvente e fluído, eu realmente estava gostando da leitura mas o final estragou completamente o livro. ?Os davenport? termina sem solucionar nenhum dos conflitos iniciais e com um final totalmente solto e sem sentido.

@livrosumaviagem 01/05/2024

Eu amei a história, achei algumas partes da escrita enrolada, demorada e cansativa, mas não por ser uma história ruim, apenas inexperiência da autora talvez.

Inspirada na vida de C.R. Patterson, nascido escravizado na Virgínia em 1833 e que, em dado momento se mudou para Ohio e começou a construir seu império.
No livro temos a vida de 04 jovens negras onde, três da alta socidade e uma escrava, filha de senhor de escravos com uma mulher negra.

Olivia e Helen Davenport foram criadas em um bolha, sem conhecer muito da vida pois seu pai (inspirado em C.R. Patterson) havia passado por toda a dor de ser escravizado e sua mãe passado por todo transtorno de ser uma mulher negra e pobre, por isso, criaram suas filhas nos privilégios sem passar a elas qualquer dificuldade que existia fora dos muros da mansão.
Mas como toda boa história, a mais velha das Davenport acaba descobrindo mais sobre a vida e começa a questionar até onde deve ir para não desrespeitar os pais e não frustrar seu coração.
Helen tem o espirito livre, não quer saber de etiqueta, prefere passar seu tempo na garagem de carruagem da família, mas nenhum coração é tão irreverente que não possa se apaixonar pelos ombros largos e um sorriso encantador.
Temos ainda Ruby , a melhor amiga de Olivia e fiel apaixonada por John Davenport. Tão apaionada que resolve faz um esquema INFALÍVEL para captar o coração de belíssimo John, só não esperar que ao invés dela, ela quem irá cair na própria armadilha.
Amy-Rose é empregada dos Davenport, com uma história tão triste quanto se pode esperar de uma empregada, passou sua juventude correndo pelo terreno da mansão Davenport brincando com os jovens Davenport, criando laços e, por um tempo, sendo amiga deles. Até que sua mãe se foi e ela precisou assumir seu real lugar, o de empregada. Helen é a única Davenport a se lembrar da amizade firmada entre elas.
Amy-Rose possui sonhos, ambições e paixão, um deles a prende a mansão Davenport enquanto os outros lhe gritam para partir, nada a segura na mansão onde ela é cresceu, os patrões a tratam muito bem, mas ela sabe que não é o seu lugar.

O livro finalizou cheio de pontas soltas deixando a gente ansioso para ler a continução. Espero que a autora não seja cansativa nas próximas narrativas pois a história é realmente boa e eu quero terminar.

Maria1691 28/04/2024

Os Davenport
Um livro incrível! Quando você compra não espera nada, porém com o tempo lendo vai percebendo com e um livro verdadeiramente bom só não é um 5 estrelas pelo final aberto que nos deixa muito curiosos pra saber o resto da história. Ele tem personagens muito bem desenvolvidos que conseguimos acompanhar o seu amadurecimento pessoal durante o livro e também consegue fazer com que nós criemos um carinho especial pelos casais.

Geovana252 20/04/2024

Primeiro romance de época que li :)
Esse foi o primeiro romance de época que eu li e eu gostei bastante, principalmente pelos protagonistas serem negros.
São abordados assuntos bem interessantes.

Gostei da escrita e de como os capítulos são divididos entre as 4 protagonistas.

Mas acho que teria sido mais interessante ainda um aprofundamento na história delas, com talvez um livro pra cada?! (por isso 4.5)

Esse primeiro livro eu diria que é mais como uma introdução aos casais, então não espere muito romance.

O final foi um pouco inesperado pra mim mas não achei ruim, criou uma expectativa legal pro segundo livro.

(enquanto eu tava lendo eu vi que vai ter adaptação, to muito ansiosa pra assistir)

Antonia Ellen 17/04/2024

Previsível, mas nem tanto
Matou minha sede de um romance de época eu amei a discussão racial presente, inclusive de pessoas pardas/mestiças.

Apesar de se passar numa época específica, não me pareceu que ela tentou ser uma nova Jane Austen.
Achei que ela conseguiu trazer um pouco de originalidade aos seus personagens. Apesar do contexto batido, não senti que foi mais do mesmo.

O e-book tem alguns erros como se não tivesse revisão. Nenhum deles atrapalha a ponto de não entender o que se passa, mas é chato ter que ficar completando a frase.

Quero ler a continuação pq o final fugiu ao que eu esperava de cada um ter seu parzinho.

Richard. 01/04/2024

Deu ressaca! ???
O livro não é ruim, mas não me prendeu muito. Não sei se a narrativa como um todo ou a forma como se deu o desenrolar da história. Mas lutei bastante pra terminar e no fim, acho que é o primeiro de outros que virão! Me deu um final inconclusivo!
Espero pegar o pique a partir do próximo.

monalisa74 01/04/2024

Meu primeiro romance de época protagonizado por pessoas negras e confesso ter ficado boba quando me dei conta disso, já que tive minha fase obcecada por romances e li uma quantidade considerável. Achei muito linda a representatividade e muito necessária também, ainda mais quando a gente descobre que é um livro baseado em uma família que realmente existiu.

Os primeiros capítulos desse me prenderam muito e eu pensei que a leitura inteira seria assim, já comecei com muitas expectativas, o que talvez tenha sido um erro. Do meio para o final a história fica um pouco enrolada demais, mas nada que prejudique muito a leitura, só fica mais lenta.

Gostei da ideia de 4 protagonistas, ao mesmo tempo que não gostei muito. Na minha percepção dificulta um pouco o desenvolvimento.

Tem um bom enredo, um plano de fundo muuuuito bem descrito, bons (e muitos!) personagens e um final meio em aberto que dá gancho para a sequência. Recomendo!

leaoliterario 30/03/2024

?Muito do que afeta nossas vidas está fora do nosso controle. Devemos sempre nos esforçar para fazer as escolhas que pudermos. A vida é muito curta, muito cheia de mágoa.?

Thayanne24 13/03/2024

Apenas posso dizer que amei!!! A autora entregou: romance, contexto histórico, pretinhos ricos, bem sucedidos e humanizados. Prometeu e entregou!!!

Achei a leitura um pouco entediante no início mas insisti (e que bom que insisti). Marquis nos apresenta personagens femininas fortes e determinadas, que desafiam as normas sociais da época: Ruby, Helen, Amy-Rose e Olívia são complexas e fascinantes e foram amadurecendo ao longo do livro, mostrando uma visão autêntica e multifacetada de suas vidas, lutas, triunfos mas também das decepções e percalços ao longo de suas trajetórias.

Cada capítulo trata de uma das garotas, expondo seus medos, sonhos e desejos de maneira muito humanizada. Em um cenário onde mulheres estavam limitadas a casar e cuidar de suas famílias, as 4 meninas queriam mais? mais pra si, mais da vida.

A luta pela emancipação feminina e pelos direitos civis é muito bem desenvolvida e contextualizada, bem detalhado mostrando cenário da época. Mesmo após a libertação dos escravizados, o território ainda era hostil para estas pessoas. Mesmo que tenham alcançado algum prestígio com muita luta a e suor? ninguém estava a salvo.

O final me deixou curiosa e sigo aqui aguardando o próximo livro.

Vanessa.Franca 01/03/2024

Livro ótimo, mas cadê o segundo?
Chicago, 1910. Famílias negras bem sucedidas lutando para manter sua posição e as aparências, enquando seus filhos estão divididos entre as expectativas dos pais e os próprios sonhos. Isso quando conseguem separar uma coisa da outra.
As quatro histórias de amor e amizade são muito gostosas de acompanhar, junto com o contexto histórico de luta pelos direitos civis. Os personagens são incríveis e surpreendem bastante.
Só cansa um pouco no final pela demora de todos em contar para os pais o que já estava decidido, arriscando estragar tudo de vez.
Mas esse final foi difícil de engolir.
Nada resolvido, mas também não ficou tão aberto. Fica a expectativa de um segundo livro, porque esses personagens mereciam muito, mas muito, mais.

Aline Rodrigues 23/02/2024

Contexto histórico é a melhor parte
Gosto de livros de romance, e devo dizer que o romance daqui me decepcionou, assim como o final inacabado, ainda bem que tem continuidade, quem sabe assim possa desfazer um pouco do meu ranço.
Entretanto, o contexto histórico foi muito interessante, as várias versões de pós escravidão, que autora deu para diversos personagens que aparecem ao longo do livro. Dos preconceitos que os birraciais sofriam naquela época de ambas as partes. De como cada pessoa tentou trilhar o próprio caminho na busca da liberdade para serem o que são de verdade, seres humanos. Está parte gostei demais.

Joy Alves 19/02/2024

A minha nova autora queridinha!
Que romance delicinha de ler!

Embora eu tenha achado o começo um pouco lento, eu insisti na leitura. De princípio achei que a autora não ia conseguir dar conta de narrar 4 história, mas, conforme o livro foi avançando e as histórias foram se entrelaçando a leitura ficou empolgante e interessante. E quando o livro engatou não consegui parar de ler até chegar na última página!

Há um tempo estava (e ainda estou) procurando romances de época com protagonistas negros. E aqui a autora, Krystal Marquis, acertou demais. Eu vibrei e me encantei enquanto acompanhava a história de 4 mulheres negras vivendo seus amores no EUA do começo do século XX. Romances afrocentrados, pessoas negras bem sucedidas e vivendo situações da vida cotidiana, mesmo no cenário de segregação racial dos EUA do século XX. Foi demais!

O final não foi tão frustante quanto achei que seria (afinal, se tem continuação né), chato mesmo será ter que esperar até novembro para a parte 2 chegar. Isso nos EUA, aqui no Brasil só Deus sabe! Espero que minha animação pela história não diminua até lá.

1 | 2 | 3 | 4