A FALÊNCIA

A FALÊNCIA Júlia Lopes de Almeida

Resenhas - A FALÊNCIA

Eliezer 01/06/2024

Julia Lopes de Almeida utiliza a falência financeira de Francisco Teodoro como uma metáfora para explorar a falência moral e social. O romance não é apenas sobre a queda de um homem, mas também sobre a corrupção e a hipocrisia que permeiam a sociedade. A autora critica abertamente a desigualdade social, a exploração dos trabalhadores e o superficialismo das elites.

O estilo de Almeida é marcado por uma prosa rica e descritiva, que captura com precisão as nuances dos personagens e do ambiente. Ela consegue criar uma atmosfera que reflete tanto a opulência inicial quanto a decadência subsequente, usando descrições detalhadas e diálogos incisivos.

"A Falência" é também notável por sua abordagem progressista em relação aos direitos das mulheres e à crítica social. Julia Lopes de Almeida foi uma das primeiras autoras a tratar de temas feministas na literatura brasileira, e seu trabalho influenciou gerações posteriores de escritores.

Vivian 30/05/2024

Corte da obra original
Muito bom, retrata temas muito tabus em pouco espaço pra podermos pensar e analisar a história, com certeza irei ler a obra original e inteira.

eusabrinagama 26/05/2024

ACREDITO ESTAR ANALFABETA
O livro conta a pequena e resumida história de uma família do RJ que foi a falência na época do café!

Isso foi tudo que entendi em 9m de leitura ?

Julia3920 26/05/2024

Falência
Eu entendi absolutamente nada. É um livro pequeno, eu não entendi muito bem sobre o que que fala mas, pelo o que eu consegui ver, é alguma coisa a ver com econômia, dramas familiares e fília brasileira. Se eu indico esse livro, se você entender de econômia, indico muito, se não, só leia esse livro se você quiser só ler algo, mas não entender uma palavra do que você está lendo.

Triz 04/04/2024

O conto do livro
Bem interessante, mesmo sendo uma leitura rápida conseguimos visualizar o cenário em cada detalhe e a vida dos personagens é muito bem descrita. Uma boa leitura para ler antes de dormir. Criativa e divertida.

Esse é basicamente o conto do livro,como se fosse a fofoca resumida. Me fez ter curiosidade para saber com mais detalhe do dia a dia da época de quando o mercado rodava em torno do café. Gostei.

Solinercia 13/02/2024

Melhor minibook da Skeelo
De longe, o melhor escrito e que mais me deus vontade de ler a obra original. Parabéns pra quem adaptou, porque com certeza vou querer ler o livro completo.

Nan 13/02/2024

Se o papel era atrair atenção para o livro original, falhou miseravelmente. Além de estragar a história, fica impossível ver o original agora que já se sabe detalhes da trama toda.

Marjory.Ueki 31/01/2024

A falência, resumo da trama, rápido para saber se quer ler
Gostei, é um resumo do que a história é, mas um resumo bem elaborado, que trás os principais temas da história. Fiquei envolvida no enredo, em alguns momentos me lembrou alguma novela de época, que uma certa emissora de Tv adoraria passar, se é que já não passou. Cheio de tramas, histórias paralelas, me despertou a vontade de ler o texto original. Pra falar a verdade, nunca fui fã de resumos, mas este até que não está ruim.

Ingridy Fontana 27/01/2024

Curto, muito cheio de detalhes sobre as duas famílias tentando ficar cada vez mais ricas com a venda do cacau; traições, casamentos arranjados e a falência com a queda do preço do kilo do cacau!

fubies 12/01/2024

Minibook
Pensei que seria o livro, então acho que minha expectativa atrapalhou bastante a experiência. É parecido com as resenhas que precisamos fazer para as aulas de literatura ou português no ensino médio: um resumo rápido sobre todo o livro original.

Ao menos tive a oportunidade de conhecer a história e talvez leia de fato o livro original, mas até lá espero esquecer todo os spoilers do minibook!

Marcelo 10/01/2024

Minibook
Apresenta de modo bem resumido as idas e vindas dos membros da família, que, originalmente, trabalha com café, e que são afetados e afetam com diversos relacionamentos oficiais e extraoficiais. A economia traz a tona uma tragédia que pode dar um rumo mais ordeiro a alguns destes.
O minibook faz seu papel de incutir a curiosidade sobre o livro original e já fui atrás se estava disponível no skeelo. Quem sabe, se não coloco como uma opção, seja na troca mensal, seja com a aquisição pelos desafios. Recomendo este tipo de minibook com prazer.

Angela Serrano 10/01/2024

Uma crônica?
Uma história que narra acontecimentos. Achei meio ok só. Não é boa nem ruim, é uma história que narra fatos e é isso.

me_mel 02/01/2024

É...
É um livro MT MT minizinho! Tenho que confessar que não entendi MUITAA coisa, acabei me perdendo na historinha. Mas é legalzinha até

Jess 25/12/2023

Não entendi a proposta
Achei que seria apenas um primeiro capítulo ou algo assim, mas parece que é um resumo da história completa. Talvez seja melhor ler o livro completo porque nesse formato ficou corrido, muitos personagens para pouca história.

Bia 24/12/2023

Resumo???
Pelo que entende esse é um resumo de um livro ! É tudo muito rápido, poderia ser maior, não conseguiu me apega por ser curto demais.