Ascensão do Caos

Ascensão do Caos Timothy Zahn

Resenhas -

Gabrielly.Recalcat 06/05/2024

Thrawn Ascendancy Ascensão ao Caos
Um livro sobre um personagem tão incrível e intrigante como o Thrawn não poderia ser menos que isso: incrível e intrigante.

Apesar de ser uma leitura um pouco mais pesada que outros livros de Star Wars, é muito bom acompanhar o desenvolvimento do Thrawn.

Gosto da divisão dos capítulos, entre os capítulos "comuns" e as lembranças.

E claro, nada super Thrawn e Anakin...

Lucas.Marra 24/03/2024

Star Wars fora de Star Wars
É muito bom mergulhar em algo novo, mesmo sendo em um universo conhecido.
Todos os nomes, naves, hierarquia, etc? tudo novo e diferente do Star Wars conhecido. (Tirando aquela participação no final).
Gostei bastante da história, as idas e vindas com o passado funcionaram bem, a mente brilhante de Thrawn é bem trabalhada e a conclusão com ganchos pra novos livros foi muito boa.
O problema que senti foi em decorar os vários nomes de personagens , cargos, povos e planetas? mas ao longo do livro isso vai ficando comum e a história flui.
Na expectativa do segundo livro da saga !

PedroTOS Ribeiro 01/01/2024

Não é mais do mesmo... mas tem mais do mesmo
Pra mim um dos melhores personagens de Star Wars no entanto com um início conturbado onde o exímio estrategista ainda encontra algumas dificuldades, é interessante ver o quanto suas teorias de arte e estratégia são construídas, no entanto senti falta do que é entregue na trilogia herdeiro do Império... será que ele conseguirá fazer uma trilogia tão fantástica quanto a primeira infelizmente agora desçonsiderada?

Cachamorra 11/12/2023

Uma forte quebra de expectativas
Início essa resenha dizendo que, apesar de ser grande fã de Star Wars, tive dificuldades de tempo para ler as HQs do novo Cânone. Então, fiquei nos livros novos. Digo isso, porque a minha crítica pode ter uma justificativa nas HQs.

Thrawn é um dos antagonistas mais interessantes e assustadores do UE de SW antes da compra pela Disney. Ele reaparece em rebels (de maneira magistral) e volta ao cânone e depois em Ahsoka. Sempre olhei para Thrawn como um Goebbels de SW.

Aqui temos uma tentativa de humanizar um defensor de atos mais violentos e genocidas do universo de SW. E isso me incomoda muito, porque mais uma vez é a Disney usando a teoria da ferradura para justificar atitudes como essa. A fantasia não é meramente uma fuga da realidade, mas é uma realidade onde temos controle e para onde carregamos nossos racismos e demais ódios. E voltamos para a realidade com eles.

Aqui Thrawn é quase infalível, mesmo quando erra, acerta de alguma forma. É quase um Sherlock de Conan Doyle. Mas, em momento algum aparece os motivos dessa generalidade toda. Ele simplesmente é incrível, como se esse destaque fosse de nascença. A veia liberal da Disney continua forte aqui.

Sou fã de SW, continuarei lendo SW, mas não vou deixar de criticar.

O livro não supriu minhas expectativas. Nem no momento onde me surpreende, é verdadeiro. Uma pena.

EmAlio.Freitas 15/11/2023

Universo Expandido...de qualidade
Existe uma competência e até cobrança dos fãs ao autor Timothy Zahn a literatura de ?Star Wars", isso porque ele é responsável pelo ?retorno? do universo expandido da franquia. Ainda nos anos 90 muito do que veio dele é elogiado e fonte de inspiração aos demais autores. ?Star Wars: Thrawn Ascendancy ? Livro 1: Ascensão do Caos (2020) mostra o quanto o autor está à vontade com ?sua? mitologia e cria um bom trabalho a um dos personagens mais amado da franquia sendo de sua criação que é o Almirante Thrawn.

O termo universo expandido faz jus a esse livro nele o autor acaba indo a uma região ainda não explorada no universo da franquia sendo um trabalho seguro, previsível, mas com algumas reviravoltas sendo um livro ?frequel? o autor tem respeito ao que ele mesmo já tinha feito nos livros anteriores, existe um easter egg que quem já leu o segundo livro cânone ?Thrawn:Alianças?(2018) maravilhou-se com a ligação que ele fez com eles acrescentando com qualidade sua história. Se em seu primeiro livro cânone ?Thrawn?(2017) o autor tem como inspiração o tratado milenar ?A Arte da Guerra?(em torno de 500 a.C) de Sun Tzu e o famoso personagem de Arthur Conan Doyle-Sherlock Holmes, aqui a obra imortal ?O Principe? (1532) é de suma importância para o desenvolvimento do enredo. Em seu planeta natal o personagem não está em seu auge como em materiais anteriores, temos seus percalços para ter atingido o topo, como é o primeiro livro de uma trilogia muita coisa ainda vai ser trabalhada, mas a obra de Maquiavel mostra o quanto ele usou de meios (os fins justificam os meios?) para ter chegado aonde chegou. É muito arquitetado o jogo que Zahn faz com todos os personagens o ?tabuleiro? é bem construído e cada passo que Thrawn faz mostra que quer ganhar além de ter ganho amigos veio seus aliados e seus inimigos quem leu o ?Principe? sabe a importância de manter-se no poder e saber lidar com os outros ao seu redor e lembrar quem estava ao seu lado em seus frágeis e momentos de glória.

Zahn ainda trabalha com flashback em interlúdios chamados ?Lembranças? alguns eu gostei até me emocionaram outros eu achei tão desnecessário, talvez nem somasse para narrativa naquele momento, mas estamos falando de uma trilogia e o autor tem suas cartas na manga.

?A Ascensão do Caos? mostra o quanto Timothy Zahn ama a franquia onde soma com tanta riqueza o universo expandido com sua narrativa direta sem medo de onde irá com pequenas limitações de material feito. Me lembrei agora que as batalhas e descrições no espaço são perfeitas e nível cinematográfico.

Nota: 8,5

Carlos531 27/09/2023

Aprimorou o personagem
Timothy Zhan conseguiu algo inédito: recriar o próprio personagem de maneira ainda mais grandiosa. E com um potencial de crescimento gigantesco!

Se você não conhecia Thrawn do universo Legends de Star Wars, agora no canônico, ele ficou ainda melhor.

Não deixem de ler este primeiro volume, e vamos ficar atentos aos próximos que serão lançados!

Abração pra todos e até a próxima!

Jamerson.Tiossi 09/09/2023

Não entrega nada ao leitor
Thrawn é um personagem misterioso e parte do mito dele é este: ter sido ocultado e ainda assim, ascender entre os generais e almirante para herdar o império.
Então descobrir seu passado é um misto de frustração com desencanto. Sua trajetória é reduzida a um conflito entre casas e inimigos internos contra um jovem muito inteligente, algo que já vimos o quê?, dez vezes neste milênio em dez séries distintas?
Nada no livro é interessante e parece que ele se resume ao que é de fato: um apêndice que poderia ser extirpado e não faria falta alguma.

FlaviosParanhos 10/07/2023

Bom, mas com algumas facilitações.
STAR WARS: THRAWN ASCENDANCY.

Ascensão do Caos.

E finalmente após muitos anos alguém decidiu lançar uma das trilogias canônicas do Thrawn, após a Aleph iniciar e abandonar outra trilogia do personagem, a editora Geek universo decidiu iniciar essa que se passa anteriormente aos livros que seriam lançados na Aleph. Bem, aqui temos Thrawn em sua origem. Pela primeira vez seu mundo, treinamento e aliados são mostrados e, vemos a lógica e modo de agir do seu povo os Chiss, habitantes da ascendência, moradores de uma região conhecida como Caos. Diferente da galáxia clássica de Star Wars, o caos é perigoso, isolado e de difícil locomoção. As viagens são difíceis e, até mesmo, a tecnologia é menos avançada. A força se manifesta de diferente, não existem Jedi nem sith, no máximo navegadores espaciais, que nem sequer conhecem o termo força, mas a usam para poder servir de guia no Caos. Aqui Thrawn não é o vilão que conhecemos. Na verdade, na ótica deste livro para o povo dele, ele é um herói. Odiado por muitos, com pessoas dispostas a destruí-lo, mas um herói pro seu povo. E é exatamente isso que o torna vilão no futuro, Thrawn é implacável, não mede recursos nem atitudes para proteger os Chiss, chegando a por crianças e mulheres voluntárias em perigo de morte, tudo para ser bem sucedido em destruir os inimigos da Ascendência. Bem, o livro é bom mas tem seus defeitos, as coisas aqui são convenientes demais! O autor e criador do personagem já foi melhor em tecer as teias de inteligência do Thrawn, aqui muitas atitudes não tomadas pelos inimigos me incomodaram. Muita sorte, muita inação, e momentos que são inacreditáveis os vilões não terem matado certos personagens. Também é um livro mais psicológico "ao nível de Star Wars claro" e minha maior crítica é um momento em que Thrawn encontra um certo herói da república. Fiquei ansioso por uma mini aventura deles, mas ela é cortada e tudo já aparece resolvido. Isso foi frustrante. Bom, recomendo o livro, mas se você procura um Star Wars clássico, pode se frustrar
Sinjir Rath Velus 10/12/2023minha estante
Sobre a aventura desse herói da República e Thrawn, isso é explorado no livro Thrawn - Alliances, livro da PRIMEIRA TRILOGIA do Thrawn (A Ascensão do Caos é o 1° livro da SEGUNDA TRILOGIA) por isso não tem a missão completa deles, só conta eles se encontrando.