Na Cama do Ryan

Na Cama do Ryan Tijan

Resenhas - Na Cama do Ryan

Roberta.Rozin 30/03/2023

Um drama para pensar?
Acabei de ler esse livro e me fez ficar pensando sobre a história.
Mackenzie acabou de perdeu sua irmã gêmea, Willow, sua vida está desmoronando.
Uma cidade nova, sem amigos, um luto e uma luta.
Ir para o quarto errado, foi o começo de uma amizade e de um amor verdadeiro, que sem Ryan não haveria a mínima possibilidade de recomeçar e se curar.
A autora se aprofundou bastante no tema principal que é o suicídio, ela escreve de maneira profunda que me levou a fortes emoções.
Além do tema suicídio a autora aborda também sobre bullying, sobre amizade e sobre laços familiares. Ela também fala sobre o luto e o seguir com a vida.
Gostei bastante.

isabelly 17/05/2024

Willow & Mackenzie
Pela escrita dessa autora a gente deduz que o público alvo são os adolescentes, em partes faz sentido porque tem muito do besteirol adolescente, mas também tem um conteúdo tão sensível e tão bem abordado que você fica em dúvida, se eu tivesse lido isso quando mais nova com certeza seria cinco estrelas, mas já passei dessa fase.

quero dar um único adendo pra reviravolta final que me deixou de queixo caído, fiquei completamente surpresa, não esperava de jeito nenhum, mas também fiquei triste quando vi a nota da autora ?nenhuma sequência está planejada e deixei o final como está porque espero que faça você pensar.? eu não quero pensar, eu quero uma sequência na minha mesa!

Eu_Romanceando 04/07/2023

Que leitura difícil, não por ser ruim, pelo contrário, ela mexeu demais comigo.

E o título não faz jus a profundidade da leitura, tem relação aos acontecimentos? Sim! Mais a narrativa traz questões sobre o luto, sobre sobreviver, sobre ser forte por si e por sua família?

Os personagens são reais e os diálogos são intensos, reflexivos e inesquecíveis.

Enfim, se está procurando uma leitura mais densa, mais dramática, essa com certeza é uma ótima opção!

Luiza.Almeida 23/04/2023

As camadas que temos dentro de nós...
MARAVILHOSO. Convicta que esse livro me mudou. Tijan, sempre com seus livros maravilhosos. Mas esse foi diferente, e preciso reler pq deixei passar várias coisas.

Não é fácil perder um irmão gêmeo para o suicídio, mas o mais difícil é perder nos mesmos...

Amandasouzaautora 08/05/2024

Ridículo
?"vai se foder sua put* morta"
?PALAVRAS DA PROTAGONISTA QUE ESTAVA SOFRENDO O LUTO PELA IRMÃ.
este livro é ridículo ao extremo, sério.
Eu peguei ele justamente porque sabia que era algo sensível, algo do gênero que eu gosto, mas o que era pra ser sensível virou uma piada.
A menina tinha acabado de perder a irmã e todos à sua volta ficavam chamando ela de gostosa??? Quê?
Sinceramente estou indignada, perdi meu tempo lendo isso, francamente.

Livvye 30/07/2023

O livro tem um tema muito importante e delicado, mas eu não consegui me conectar com a leitura, por já conhecer a autora eu estava esperando um pouquinho mais da tijan. Eu fui me interessar por ele, no epílogo literalmente, ai ficou aquela sensação de fazer teoria, só que não fez sentido também nada do que pensei.

Katia248 10/02/2024

Um livro muito bom, porém triste
Este livro conta a história de uma menina que perde a irmã gêmea, e mostra o processo o sofrimento e o processo de cura de uma adolescente que tem que lhe dar com o luto por perder alguém tão próximo como uma irmã gêmea como também tem que lhe dar com tudo o mais que a morte e o luto tráz a uma família.
O livro é muito bom, é triste, quem já perdeu alguém tão próximo como um irmão, principalmente igual Mackenzie, faz você se identificar muito com a dor dela e os processos que ela passa no livro, Ryan tem um papel muito importante na história também, ele ajuda muito a Mac e faz você se encantar e torcer pelo casal desde o princípio, eles são uns lindos, porém os demais personagens são muito bons também. Ouso dizer que alguns são mais relevantes que outros, mas todos marcam de uma forma.
O livro fala de depressão, perda, luto, superação, amizade, família, cura entre outras coisas. Ele mostra toda a luta e o sofrimento de uma adolescente que perde alguém tão especial numa fase que geralmente é difícil e complicada pra alguns, que é a adolescência.
Eu recomendo muito o livro, amei ele de verdade, o livro é triste, nos faz pensar, mas também faz você se apaixonar pelos personagens, torcer pela melhora e de vez em quando um sorriso lhe escapa e com certeza o final vai te dar uma surpreendidazinha ?. LEIAM !!!

manudefariadias 05/06/2023

Esperava um livro levinho, levei um tombo
Achava que teria abordagens de assuntos mais delicados até pela sinopse... Mas este livro aborda tantas coisas e temas profundos, você quer chorar e sacudir a Mac e se apaixona por Ryan e por todo seu cuidado e amor.

Apesar do título parecer um livro sobre uma coisa, é tão sobre outras coisas que é uma excelente leitura apesar dos gatilhos.

E o final.... Caraca, surpreendeu e ao mesmo tempo não sabe, você imagina aquilo ali, por tudo que vc lê.
Sensacional

Tabata Luiza 09/04/2023

Desidratei
Chorei tanto com esse livro.
Escrita maravilhosa, narrativa perfeita, não estava preparada pelo plot twist do fim.

Super recomendo ??

Bruna3568 02/02/2024

Amei ?
É um livro com uma carga emocional grande mas que eu curti muito ler e se tornou meu favorito. Apaixonada pela escrita da autora. ?? Vale a pena a leitura.

manauaraliteraria 16/12/2023

Adorei
Gente, no final do primeiro capítulo eu já fiquei sem ar, tipo: 😱
Eu criei várias teorias na minha cabeça, mas nada me preparou para o que estava por vir
Só lendo para entender! 🗣️

🔞 Atenção para a classificação indicativa.
⚠️ A história pode conter gatilho

O livro é narrado exclusivamente por Mackenzie. Ela é uma adolescente de 18 anos que perdeu sua irmã gêmea, de forma inesperada, um dia antes do seu aniversário.

Mackenzie não é o tipo de garota que nota um cara, mas com Ryan foi diferente. Ela o viu pela primeira vez num piquenique realizado pela empresa em que seu pai e o de Ryan trabalham. Mas foi ter o primeiro contato de fato momentos após perder a irmã. Ela estava na casa da família dele e por um momento, durante a madrugada, se perdeu na mansão e foi parar no quarto do rapaz.

Mackenzie encontrou em em Ryan um tipo de porto seguro, ele transmitia tudo o que ela estava precisando sentir naquele momento. Perder sua gêmea, sua metade, principalmente da forma que aconteceu, foi muito difícil. A ligação entre eles foi instantânea, pois Ryan entendia muito bem tudo o que nossa protagonista estava sentindo.

Mais para ela, pensar na possibilidade de que seus pais e amigos a evitavam para não ter que ver nela a filha, amiga e namorada que foi perdida, era doloroso. A própria Mackenzie evitava se olhar no espelho por conta disso.

Toda a historia gira em torno de Mackenzie e sua nova vida, nova escola, casa e novos colegas. Além do fato de ela poder ver Willow, falar com a irmã diretamente, ou as vezes apenas escuta-la em sua mente.

Em alguns momentos isso a perturba, mas em outros ela se sente bem por saber que, de certa forma, ainda tem a irmã por perto. As vezes ela pensa que está ficando l0uca e em outros momentos chega até a demonstrar que está adquirindo parte da personalidade da irmã.
Mackenzie sempre tenta se mostrar forte na frente dos outros, mas por dentro está a ponto de se desfazer. Ela é incentivada a fazer ter4pia, mesmo não gostando da ideia, mas é ai que o mistério começa. Willow deixou uma carta. Seus pais a leram, mas eles não tocam no assunto. As perguntas ficam no ar, mas apenas Mackenzie pode respondê-las.

Ella 27/05/2023

Na cama do Ryan
Não sei nem como descrever este livro. Simplesmente sem palavras. Eu comecei lendo o livro sentindo agonia e a dor da Mac, depois o quanto foi se apoiando e ficando dependente do Ryan. Queria que a autora tivesse dado mais desenvolvimento para o relacionamento deles. Sem falar que eu necessitava vê como ela ficou depois de 2 anos ou algo assim. Mas deu para vê que ela foi se despregando dele com o tempo e estava dando passos. Alguns com pressa ou com mais calma, mas passos para superar, ou então chegar a algo que não magoasse tanto ela. E gente? O que foi esse final. Quando ela começou a falar eu pensei que era sobre conhecimento dela e não que ela sentia aquilo e que ela poderia ter se suicidad* se a irmã dela não tivesse feito isso antes dela. Sem falar que no decorrer do livro da para vê o quanto ela se sentia inferior aos outros dois irmãos. Era tipo, eles poderiam viver e brilhar se ela desaparecesse, eles não iriam notar ou iriam logo logo superar. Gostaria de ler a carta que a Mac escreveu. Além de um epílogo de 10 anos depois com eles casados, ou então, de como ela seguiu a vida e como ficou a situação dos outros...
O livro praticamente conta sobre como a vida de alguém é afetada com a perda repentina de alguém importante. Ele também fala sobre como os sintomas da depressão(ou o que leva ao suicídi*) as vezes podem ser silenciosos...

Carolline.Pasquare 04/07/2023

Nome irônico
Sinceramente não sei como começar isso, esse livro é incrível, única coisa que eu falo. Pela capa do livro não estava na esperança que iria ser bom, mas é aquele ditado, "não julgue um livro pela capa". Esse livro reabriu feridas que eu não sabia que existiam em mim, é forte, sentimental e esclarecedor, e sim é incrível como um livro pode fazer a gente sentir tantas coisas né. O livro por si só é incrível, os personagens perfeitos, enredo melhor ainda, a história me prendeu do começo ao fim. A forma como os pensamentos da willow ajudavam a Mackenzie no momento certo, a postura que Ryan tomava a cerca da Mackenzie, tudo se encaixou em perfeita harmonia. Irônico pensar que o nome remete ao lado sexual da coisa, mas vai além disso, fala sobre suicídio, sobre como é a dor do luto, como nós nos vemos perdidos diante do luto e sobre como a fase de tentar "superar" é mais difícil. Nesse livro você sente a dor da Mackenzie como se fosse sua, você se vê nela até nos pequenos detalhes, é incrível como eu me senti parte desse luto. O final foi o ponto chave, percebemos ao longo do livro como Mackenzie demonstrava que quem deveria ter partido era ela, e não sua irmã e pra mim o final foi esclarecedor sobre esse fato. Enfim, livro muito bom, recomendo demais, favoritado com certeza. Me perdoem pelos erros ortográficos, só estou mostrando o quanto esse livro é bom e como todos deveriam ler...