Dois mortos e a morte

Dois mortos e a morte Tanto Tupiassu

Resenhas - Dois mortos e a morte e outras histórias

biancaperes 19/05/2024

Um pouco leve demais
São contos ótimos. eu já conhecia o trabalho do tanto, sou órfã do podcast de terror dele. talvez eu esperasse um pouco mais de terror e suspense nesse livro, mas ainda é uma ótima antologia. menção honrosa para "dois mortos e a morte", "o dentista" e "triste vingança", que foram meus preferidos.

Miguel712 14/05/2024

Nuances da morte
Este é um livro que, certamente, pouca fé tinha de me surpreender em qualquer dos aspectos. E, posso dizer que, felizmente, encontrei-me enganado.
Abarcando um compilado de contos, o livro brinca brilhantemente o cenário da morte em diversas ocasiões, sendo elas dá mais simples e cotidiana à uma dramaticidade exuberante e atordoante.
E justamente por a figura Mortífera estar sempre esgueirando-se, pronta para fazer seu grande ato, a leitura torna-se alvo de grande apreensão e ansiedade, digna do leitor segurar a própria respiração.
Em diversos momentos me questionava do porquê as histórias serem, por muito, curtas e, por fim, entendo: a morte não precisa ser explicada ela é um grande ponto final (e de interrogação) durante o percurso, seja da via ou do livro.
Ainda que diversas histórias possibilitava-me grande impacto, devido a sua ferocidade, outras são tão rasas que tornavam-se previsíveis, o que não deixa o livro ruim de forma alguma.
Por fim, deixo a minha recomendação para o leitor leigo (como eu) que se interesse em histórias curtas, que causam leve tensão e apreensão àquele que lê.

Bookshelles 12/05/2024

Contos Mortíferos
Tanto Tupiassu aborda a morte com tanta naturalidade nessa obra que até me assusto. Ele vai completamente contra a ideia de a morte ser um tabu, e nos apresenta contos diversos sobre essa temática, alguns pesados e outros mais leves, uns sérios e outros viajados, uns sobre os mistérios da morte em vida, outros bem focados no plano espiritual. Gostei muito da obra no geral, apenas 1 conto que não me desceu bem.

Meus favoritos foram o principal Dois Mortos e a Morte, título da obra, Triste Vingança, que foi extremamente chocante em alguns momentos, e João Diz. Menção honrosa também a O Dentista e Ferran, o Vingador.

Leitura que vale muito a pena. É rápida e de fácil compreensão.

cblmfrancisco 12/05/2024

Com uma narrativa impecável, tanto tupiasso me prendeu quase que com super cola nas páginas e me fez refletir de maneira muito profunda. senti de tudo: medo, felicidade, tristeza; questionei muito do que eu achava que tinha certeza e, no final, queria mais.

Victor Galdino 09/05/2024

Aflição com tons encorpados de muita brasilidade
É um gelado na costela que procuras? Acharás! Aflição, nojo, medo e fobias específicas? Também vai encontrar (ou desenvolver)

Uma leitura com a cara e o terror do Brasil!

MariLê 03/05/2024

Coletânea de contos
Apesar de coletâneas não serem muito a minha praia literária, a escrita do Tanto me comove e resolvi me lançar. O livro é rapidinho, li em um dia, inclusive acho que deveria ter me deleitado mais. As histórias são curtas, sem nenhuma e simultaneamente com muitas interpretações dentro delas. Não me encolhi de fato em nenhum conto, (o que fiquei razoavelmente decepcionada considerando as luzes acesas que já tive que recorrer após ler histórias do Tanto) mas achei um ótimo início pra quem quer ter mais carinho por coletâneas. É um bom livro, marco três estrelas e meia pois não tenho certeza se teria vontade de reler.

Maycon.Carvalho 27/04/2024

Ótima Surpresa
Simplesmente impecável. Estava com zero expectativa e esse livro me surpreendeu de uma forma que não imaginei. Cada conto tem a sua peculiaridade, e aqueles que não me ganharam pela história, me ganharam pela escrita, que é impecável. Esse não é apenas um livro de terror, pois muitas reflexões a respeito da morte podem ser extraídas dele. Perfeito.

Luisa.Martins 25/04/2024

Terror brasileiro é tudoh
Não achei o livro SUPER assustador como alguns outros críticos aqui do skoob, mas adorei as estórias e fiquei muito emocionada com algumas, achei mais triste o final do que assustador. Minhas favoritas foram: Dois mortos e a Morte, No Taxi e O desejo de Cipriano.

Brupuga 21/04/2024

Livro bem legal! Contos até divertidos! Alguns nem tanto! Leitura tranquila para quem quer só passar o tempo antes de entrar em uma leitura mais densa e detalhista!

Thayanne24 02/04/2024

Os contos são muito bons!!!
Gostei em especial de ?dita sua vontade, feita será? e ?triste vingança?.
Achei ?plumma? lancinante.
No geral foi uma experiência muito boa (apesar de ser de arrepiar). Ler antes de dormir, não recomendo.

Madson 31/03/2024

Como todo livro de contos tem uns que se destacam mais. Vale a leitura de um por dia antes de dormir, alguns realmente dão um calafrio ?

kahzra 31/03/2024

Já acompanho o Tanto no twitter há alguns anos e fiquei feliz em saber que poderia apreciar sua escrita gostosa sem precisar stalkear o perfil dele.

são diversas histórias bem narradas e interessantes. li o livro num dia só, apesar do tema mórbido.

espero poder ler mais livros do Tanto e reconhecer em páginas impressas os contos que acompanho na rede do finado passarinho azul.

Robremir 30/03/2024

Realismo fantástico da melhor qualidade
Sou muito fã de contos de realismo fantástico, e foi um presente ter adquirido este livro, que traz exatamente isto: 15 contos da melhor qualidade deste gênero literário.

A maioria dos contos nos faz refletir sobre a temporalidade da vida e a inevitabilidade da morte. São contos não para nos amedrontar, ou chocar, mas para nos fazer ter empatia sobre nossa espécie, nos encorajar a aproveitar a vida enquanto podemos, mesmo que isto signifique encarar a morte que pode estar em qualquer esquina.

Sem exageros, uma das leituras mais interessantes que fiz há muito tempo. E uma das melhores do gênero.

Mi 29/03/2024

Dois mortos e a morte
Gosto muito da escrita do Tanto, acho que ele consegue deixar a gente totalmente preso na história e faz entender que o terror não acaba com uma frase de efeito. Antes me incomodava a continuidade da história depois do grande plot ou grande uma revelação, mas acho que é isso que algumas histórias de terror precisam mesmo.

Meus contos favoritos foram: "Morrer Cansa", "O Dentista", "Triste Vingança", "Zezé, o Rato", "Ode ao Afogado", "No táxi" (já tinha lido no twitter) e "João Diz".

camzly 27/03/2024

Entrou pros favs
MUITO BOM!!! o cara é um monstro da escrita, ele te prende, te surpreende, te dá medo e você só quer mais e mais. queria esquecer pra poder ler de novo.