Golpe de misericórdia

Golpe de misericórdia Dennis Lehane

Resenhas - Small Mercies

CarolCaliopio 06/06/2024

A quem interessa o preconceito e o ódio?
?A gente não é uma coisa só. Somos pessoas. Até o pior ser humano tem algo bom dentro de si. E o melhor tem muita maldade no coração. É uma batalha constante. Tudo que podemos fazer é lutar? (pág 327)

Todos os livros de Dennis Lehane giram em torno de tramas policiais muito bem construídas, suspenses de tirar o fôlego, mas sempre com discussões sociais, éticas ou psicológicas como pano de fundo. Em ?Golpe de Misericórdia?, ele faz tudo isso, colocando o processo de manutenção da mentalidade racista e da disseminação da ódio nas camadas mais pobres da sociedade americana em destaque. Não somente como pano de fundo, mas como motor da história, provocando reflexões necessárias.
Todos os elementos clássicos da obra do Lehane estão lá, os cenários, os arquétipos, o texto incrível. Mas o que torna esse livro ainda melhor é a protagonista. Mary Pat é uma das melhores personagens femininas que já li em um romance policial. E é de uma enorme sensibilidade do autor entender que somente uma mãe poderia passar pelo processo de transformação que ela passa ao longo do livro.
Eu estava com muita saudade da escrita do Lehane!

Ana Caroline 09/05/2024

Que livro senhores.
Um misto de sentimentos surge na leitura desse livro. Mostrando até onde uma mãe vai para fazer justiça pelos seus filhos.
Com questões sérias sociais e raciais, eu fiquei chocada com o tanto que o pessoal era racista e essa segregação que aconteceu nos Estados Unidos meu Deus quanto preconceito.