Queria morrer, mas no céu não tem tteokbokki

Queria morrer, mas no céu não tem tteokbokki Baek Sehee

Resenhas - Queria morrer, mas no céu não tem tteokbokki

patriciamarilene 24/05/2024

Um final, melhor que o livro todo
Achei a escrita muito sem graça, os textos finais tinham muito mais a oferecer. Talvez não fosse o momento, mas não leria novamente.

Carolina165 23/05/2024

Cadê o tteokbokki?
Livros biográficos, autobiográficos e de não-ficção em geral não são a minha praia e com esse não foi diferente.

Uma pequena observação: o título não tem nada a ver. Primeiro que a autora nunca quis morrer, a depressão dela não chega a esse ponto; e segundo que o tteokbokki passou longe do livro.

No final o psiquiatra conta que ficou intimidado com a gravação das sessões, o que interferiu no seu desempenho, e que ele até ficou envergonhado ao ler esse livro. Isso talvez explique o porquê de eu ter achado os diálogos rasos e repetitivos; parecia que eles estavam andando em círculos. O teor das conversas era sempre o mesmo e o livro termina sem a gente saber se houve evolução da paciente.
Pode ser que eu esteja fazendo o que a autora diz, usando um modificador ao esperar que o psiquiatra desse respostas iluminadoras, que fizessem eu pensar "Eureka, é isso aí!". Mas brincadeiras à parte eu realmente esperava mais.

Os textos finais foram um pouco mais interessantes.

CITAÇÕES:

"Com frequência procuro livros que são como remédio, que se encaixam na minha situação e nos meus pensamentos, e os leio de novo e de novo, sublinhando tudo, até as páginas ficarem em frangalhos, e ainda assim o livro terá algo a me dar. Livros nunca se cansam de mim. [...] Essa é uma das coisas mais legais a respeito dos livros."

"Com frequência, julgamos o todo com base em um momento singular. Uma pessoa pode ser bem livresca e intelectual, mas, se ela, por acaso, estiver zapeando pelo feed do Instagram na minha frente, provavelmente a julgarei como superficial. [...] É tudo uma questão de estar no lugar certo na hora certa fazendo a coisa certa."
Rogéria Martins 23/05/2024minha estante
Amiga, parabéns pela resenha esclarecedora e bem completinha sobre esse livro! Sua opinião me poupou tempo de leitura, porque muito provavelmente eu teria odiado, e ainda mais nessa fase que minhas leituras já estão lentas.

Obrigada por essa resenha, Carolzinha! Você arrasou! ??

Carolina165 23/05/2024minha estante
Obrigada Rô, minha amiga querida!! ??????
Eu tbm acho que vc não teria gostado desse livro, ele é bem maçante e superficial; só algumas frases se salvam.
Fico feliz que vc tenha gostado da resenha amiga, e que tenha te poupado de uma leitura que não seria proveitosa. ???

xzsatur.no 24/05/2024minha estante
Esse livro é péssimo. Faz parecer que o processo terapeutico é fácil. Faz parecer que melhorar da depressão é molesa. Péssimo, horrível!!

Carolina165 24/05/2024minha estante
Então Kakau, eu ficava pensando: "sério, que terapia é isso?" Realmente é mto fraco o livro.

Fabio 25/05/2024minha estante
Parabéns pela resenha,. Carolzinha, minha querida!??????
Muito bem escrita e sintetizada!!!
Minha querida, adoro suas resenhas.....você é original e autentica. E não como muitos, chamados "papagaios de pirata"

Carolina165 25/05/2024minha estante
Obrigada Fábio, amigo querido!! ???
Eu tbm adoro suas resenhas, são excelentes, mto bem escritas!! Já tô ansiosa pela sua resenha do livro novo do King ??

malu 23/05/2024

éeeeeh?
Vamos lá, tenho muito a dizer e não sei bem se a minha opinião sobre esse livro vai ser bem aceita na comunidade bookstan. O livro é o relato das conversas da autora com o seu psiquiatra, ou seja, se trata de uma auto biografia. Eu adorei diversas partes do livro, gostei da ideia de escrita dele, muitos dos conselhos do psicólogo eu tomei para mim e tem frases que com certeza vou levar para diversos momentos da minha vida. Mass, quando eu estava pronta para dar as 5 estrelas para esse querido, me deparei com algumas falas que foram o que fizeram eu abaixar essa quantidade para 3 estrelas.
Após finalizar as sessões, a autora faz pequenos relatos sobre partes da sua vida e como ela anda lidando com algumas coisas. Em meio a esses relatos, ela fala algumas coisas que ainda anda insatisfeita consigo mesma e que gostaria de mudar. Aqui está o trecho:
?Apoio o feminismo e me oponho ao racismo, mas me pego tomando distância de um estrangeiro que passa ou meu corpo reagindo com desgosto diante de uma lésbica que não usa maquiagem por razões políticas válidas. Minha hipocrisia me dá nojo.
Porém, nada ganho em me censurar ou me odiar por causa desses sentimentos. Só preciso aceitar que devo melhorar alguns pontos e considerar esses momentos como oportunidades constantes para a autorreflexão, para sentir vergonha e alegria por ter aprendido algo novo e para continuar avançando rumo à mudança.?
Entendo que existe a questão do preconceito enraizado e o fato de ela ter notado já é um grande avanço, mas tratar disso como apenas um ?sentimento ruim? ou mostrar assim em um livro que pode ser lido e interpretado de maneira diferente por diversas pessoas é normalizar algo que não pode ser tratado com tanta normalidade.
Tirando isso, o livro me trouxe muitos momentos de reflexão, o que achei bem legal e tiveram muitas frases marcantes que vou continuar a levar comigo.

Luisa Cruz 22/05/2024

Muito ruim
Livro muito ruim sinto que perdi minhas horas lendo um livro que não me levou a lugar nenhum. Não consegui retirar nada de bom no livro. Muito raso, mesmo sendo uma conversa entre a autora e a psicóloga, senti que estava perdendo meu tempo lendo sempre as mesmas coisas e nada mudar.

indigoees 22/05/2024

Namjoon, obrigado pela indicação!
"Uma vez que desvio o olhar, vejo os
aspectos mais interessantes da vida. E meu olhar guia meu comportamento. E meu comportamento muda a minha vida."

Gostei muito desse livro e de todos os
questionamentos que a autora faz sobre a vida e sobre si mesma. A forma como ela se despiu ao falar sobre seus pensamentos mais sombrios, egoístas e conflitantes, foi um relato real, cru, honesto e corajoso.

Me identifiquei em muitas partes e posso dizer que a leitura valeu a pena. Não tem como não se envolver e torcer por sua melhora. Sempre irão existir dias bons e ruins, mas é importante ajustar o nosso modo de ver as coisas e nunca desistir dessa luta constante.

ana :) 21/05/2024

Obrigada namjoon!
?Você tem que parar de cair nessa armadilha binária de achar que é inteiramente comum ou inteiramente especial.?

Fernandes83 21/05/2024

Queria experimentar tteokbokki
Li em dois dias, é uma boa distração, pode ser que agregue algo ou que te faça pensar um pouco mais sobre a vida, sobre si e sobre processo terapêutico. O livro traz diálogos da autora com o terapeuta, o que me foi um pouco estranho, já que ela vem sempre com ideias prontas, aceita tudo que ele traz e também sempre concorda com ele. Além disso, ela nunca foge muito dos assuntos que ele propõe, sempre solicita ao terapeuta. No mais, foi o que eu disse, é fluido, rápido de ler, o formato de diálogo é bem interessante e as pausas de reflexões dela também são objetivas. Mas, ainda ficou faltando um tcham no livro

Vitória 21/05/2024

Queria morrer, mas no céu não tem tteokbokki
Não sei se colocaria esse livro como auto ajuda mas ele me lembrou essa vibe.
Gostei das conversas, me fizeram refletir e viraram assunto da minha terapia kkkkk

LuAza15 21/05/2024

3.5
Sinceramente eu não sei como dar nota pra esse livro justamente por ser literalmente transcrições do que acontece nas sessões de terapia dela, e pelas reflexões e seus pensamentos sobre a sua personalidade e a sua depressão.
E por ser um livro tão literal, ele mostra de uma forma muito crua o que é ser um ser humano. Ela trata de muitas coisas que já pensei sobre mas nunca consegui falar é também de outras que eu nunca teria pensado se eu não tivesse lido.
Acho que esse livro se encaixou muito bem no meu momento de vida e por isso foi uma leitura significativa. Mas eu entendo quem começa a ler e não gosta ou logo abandona.

isaa.y 18/05/2024

Uma obra muito humana
Não sei bem como fazer essa resenha, mas posso dizer que esse livro não é o que eu esperava. Admito que eu me senti atraída pelo título e pela capa, não levei muito em consideração a sinopse. Logo, a culpa por criar expectativas e me decepcionar é toda minha, mas parando pra pensar, não sei oq eu esperava que seria. Talvez só não seja meu estilo, pq o livro com certeza traz reflexões importantes e é bem realista e honesto. Antes de comprar, vi uma resenha aqui que dizia que se você não se identificar com a autora, a leitura pode ser chata, mas mesmo me identificando eu achei meio ?. A autora narra algumas sessões de terapia dela, o que de certa forma não me chamou muita atenção. O livro é acima de tudo muito humano, mas apesar de disso, não me chamou muita atenção.

Denny 18/05/2024

Um bom livro
O livro é um registro de algumas sessões de terapia da autora. Eu acredito que isso incomode algumas pessoas, pois ao nos identificarmos com alguns sentimentos contraditórios dela, podemos ir por dois caminhos:

1 - Nos sentir acolhidos/pertencentes ao perceber que não somos os únicos a nos sentir de determinada forma, que está tudo bem.

2 - Nos sentir incomodados por ver nossas vulnerabilidades ali espelhadas, e rejeitá-las por não saber lidar com elas.

Eu faço parte do primeiro grupo, e por isso gostei do livro. Não é um livro incrível e nem acho que tem a pretensão de ser. Mas ele explora sentimentos, nus e crus muitas vezes.

Acho que ela peca no posfácio, que é muito longo. O texto não é ruim mas, quando chegamos nesta altura da leitura, esperamos pelo encerramento, e por isso a paciência para um texto tão longo (+ de 10% do livro) acaba curta. Ela poderia ter tratado apenas como capítulos do livro.

sojudeblueberry 17/05/2024

Honestamente eu esperei mais, muito mais a respeito desse livro.

de início, eu comecei a me identificar com a personagem do livro e refletir sobre seus pontos iniciais de questionamentos e sentimentos incompreendidos, mas a forma escrita não me agradou e não fluiu muito bem pra mim.

ficou tudo muito mecânico e não me cativou e a certo ponto eu já achava as questões dela um pouco fúteis, mesmo que soubesse que eram genuínas e eu não deveria estar julgando.

mas realmente, não me agradou e fiquei decepcionada por isso, porque estava muito ansiosa em ler esse livro.
Jenni 19/05/2024minha estante
Senti o mesmo

sojudeblueberry 19/05/2024minha estante
eu queria tanto ter gostado mais dele! mas não rolou

Mimi 13/05/2024

Coitada da menina!
Bom o livro no começo fluiu muito bem e rápido uma leitura boa, mas no meio começou a ficar repetitivo e eu entendo do pq disso mas não foi se tornando uma coisa interessante de ficar lendo pq eu já sabia oq ia ser falado. Bom o livro é mais uma reflexão sobre a vida do que uma reposta, mas eu tive respostas de algumas coisas depois de ler o livro, bom espero que autora esteja bem feliz nesse momento e que ela comece a se amar um pouco.

Beatrizen 13/05/2024

Pensei por um tempo o que iria escrever aqui. Nunca tinha lido nada parecido e foi uma experiência e tanto.

O livro começa bem, aborda algumas questões importantes, como a depressão, ansiedades e a auto sabotagem, mas depois dos 70% da história, não me pegou muito. Acredito que isso vai de pessoa pra pessoa. É um livro muito bom e super recomendo a leitura para aqueles que tem principalmente problemas de autoestima e questões da auto sabotagem.

O livro inteiro é basicamente uma conversa da autora com o psiquiatra dela e alguns trechos onde ela divaga sobre aquilo que ela e o psiquiatra conversaram, ela parece entender e diz que vai mudar tal atitude, mas isso nunca acontece, ela sempre está se auto sabotando e eu compreendo, é claro, é um processo difícil e que requer muito da pessoa. Acredito que esse livro possa ajudar de alguma forma qualquer um que se disponha a ler ele, ou pelo menos entender sobre o que ele se trata.

É uma leitura simples e curta, você le o livro em poucas horas se tiver um dia inteiro livre. Recomendo a leitura e por isso dei 3 estrelas.