Maré de Mentiras

Maré de Mentiras Roberto Campos Pellanda

Resenhas - Maré de Mentiras

Alexandre Bandeira @bandeirabooks 16/04/2024

Ótimo livro!
Neste primeiro livro temos uma Fantasia marítima, assim podemos dizer, com um vislumbre do fantástico através das prolíferas Repúblicas do Mediterrâneo e do Oriente Médio.

Sem dar spoilers por aqui, observei que autor buscou em sua obra elementos muitos significativos dentro do universo de Mar Interno. O sobrenatural, assim como o entrelaçamento da política, das navegações como fonte de poder e fortuna foram bem construídas na trama.

Os personagens protagonistas (Anabela, Asil e Theo) são marcantes e distintos.
Mesmo com objetivos e caminhos diferentes, eles acabam se entrelaçando na história e contribuem bastante para a narrativa.
Os argumentos se apresentam com consistência e é de fácil entendimento.

Um dos pontos positivos na obra é a fluidez nas descrições de lugares e em alguns temas interessantes como a religiosidade e os conflitos palacianos.
A belíssima arte da capa ilustra bem a visão de fantasia marítima com ótimos mapas e ícones bem elaborados.

Com certeza é uma leitura que vale a pena conhecer e apreciar pela grandiosidade do mundo fantástico mediterrâneo.

Pedro Peixoto 13/04/2024

De fato, como uma maré
O livro do Roberto me intriga justamente por ser o tipo de história que, em circunstâncias comuns, não me intrigaria: o desenho de um grande cenário político, convergindo pro desencadeamento dos acontecimentos que acabam por guiar as coisas

Na maior parte das obras que leio, a construção do universo é tida mais como uma ferramenta para auxiliar na narrativa, algo de suporte para os personagens que estão ali, sendo eles as verdadeiras estrelas. Porém, ainda que minhas partes favoritas tenham sido, sim, no desenvolvimento dos protagonistas e suas interações, as tramas no cenário mundial e na organização sócio-política de "Maré de Mentiras" são parte não apenas importantes, mas fundamentais e intrínsecas à forma como absorvemos e conversamos com o enredo, fazendo cada detalhe ser parte crucial do grande quebra-cabeça que é essa história. Achei diferente de uma forma positiva

Como uma maré, a narrativa possui seus momentos mais altos e suas abaixadas, monitorando com calma o ritmo da leitura. Confesso que sou muito a favor de histórias que tomem seu próprio tempo para desenvolver, ainda que, a certa altura, depois de ler bastante as coisas se desenhando, eu tenha me perguntado quando de fato começaríamos a ver os cenários acontecendo. Questionamento que não mais surgiu a partir da segunda metade, quando começamos a ficar imersos nesse mar

Eu acho que algumas escolhas na maneira de se contar poderiam ser aprimoradas ou feitas de forma diferente, principalmente no que diz respeito às "pinceladas de romance" que o autor insere. Ainda assim, meu saldo foi mais do que positivo, e espero me surpreender também com a continuação

Nai 17/01/2024

Uma aventura surpreendente!
A história é focada em 3 personagens durante a história, que no começo não parecem estar ligados, para que mais a frente você entenda a conexão e sua função dentro do enredo.
O livro é extremamente bem construído, com uma escrita cativante e fluída.
Já irei embalar e ler a continuação!!

Junior.Dias 17/12/2023

Uma aventura como nenhuma outra.
Uma história incrível, cheia de tramas políticas e aventuras marítimas.
A forma com que o autor traz os pontos de vistas dos três personagens é de uma maestria sem tamanho, cada fim de capítulo se torna um gancho para que vc queira ler mais e mais.
Sobre o livro, leiam. Só isso que eu digo.

Cibeli Sebajes 10/12/2023

Que cliffhanger!
"Maré de Mentiras" é a primeira parte da trilogia "Mar Interno" uma obra inspirada em repúblicas marítimas com uma dose de fantasia. Nela acompanhamos os POV de três personagens centrais: Anabela, Theo e Asil; e nesse primeiro livro há uma ótima construção de personagens e de mundo (que a bela edição com mapa na contracapa ajuda a se localizar), contando com uma escrita fluída que deixa o leitor com vontade de ler cada vez mais. É um livro (e uma trilogia futura) para quem aprecia intrigas políticas e como elas impactam em sociedade e em meio a isso há um mistério fantástico envolto também. Há várias outras questõeszinhas que podem ser debatidas sobre a obra, mas optei por uma resenha sem spoilers e mais geral mesmo. Para os leitores de ASOIAF essa é uma ótima recomendação de obra nacional!

Ley 25/10/2023

Uma das melhores fantasias de 2023
Classificação indicativa: +16

Maré de Mentiras é uma fantasia nacional, e também o primeiro volume de uma trilogia. O título passa a fazer mais sentido no decorrer da história. Nela, há três narrativas, envolvendo Anabela, Theo e Asil. Esses são personagens com vidas completamente diferentes, tão diferentes que no início é bem difícil imaginar como essas vidas irão se cruzar, mas é isso que torna o desenvolvimento tão marcante.

O livro tem uma trama política fascinante. É tão intrincada que os personagens demoram para notar o que está acontecendo, mas acompanhando de fora, as peças se encaixam perfeitamente. Antigos embates irão ressurgir, terras serão desafiadas, e decisões importantes questionadas. O livro tem um mundo em que o mar é uma rota importantíssima para a estabilidade de vários lugares, então é aí que a maioria das questões são debatidas.

O cenário inicia bem, mas aos poucos aparenta detalhes que poderão anteceder uma guerra, gerando tensão em cada decisão. Achei essa escolha em desenvolver ao mesmo tempo personagens e embates algo muito arriscado e extremamente inteligente. Nada fica de fora, e todos os cenários possuem uma sincronia sem pontas soltas.

Se trata de um livro grande e agradeço por isso. As críticas presentes na história são bem colocadas, e essa é uma história muito bem estruturada. Quanto mais eu lia, mais queria saber o que aconteceria. Coincidentemente, o livro passou super rápido, sem partes monótonas.

Embora essa seja uma história principalmente sobre guerra, existe uma pequena parcela que beira o sobrenatural e que nem todos têm conhecimento. Isso deixa também aquele gostinho de quero mais, que acredito que tenha mais respostas na sequência.

O enredo empolga bastante. É escrito com maestria e tem um final digno para causar apreensão e correr para o próximo.

site: https://www.instagram.com/p/CrtvAMKv-PW/?img_index=1

rhynyte 01/10/2023

Maravilhoso!!!
Não fiz histórico de leitura nesse porque além do meu esquecimento patológico, eu não conseguia parar um segundo de ler e fazer parte do universo de Anabela, Theo e Asil.
As redes de conflitos são insanas, praticamente fiquei teorizando o tempo inteiro hahaha Um belíssimo toque de fantasia que me faz querer saber muito e muito mais sobre os mistérios que envolvem a influência da Absíria sobre a cultura dos povos do Mar Interno -- que inclusive foi também extremamente bem construído! Enfim, tô ansiosa pra saber como nosso trio vai se sair no próximo!

Pedro P. R. 18/09/2023

O melhor do autor até o momento
Maré de Mentiras acaba tendo três protagonistas, um mais diferente do que o outro, cada um em um local diferente, mas que acabam tendo suas vidas conectadas pelos acontecimentos que movem a trama.

Abordamos conspirações, tretas politicas, aventuras militares e corrupção da fé durante a narrativa.

Apesar da historia desse universo estar sendo nos apresentada desde O Mar que Veste o Mundo e Terceiro Saber, necessariamente você não precisa ler os antecessores para entender o que acontece em Maré de Mentiras.

Mas o final de Terceiro Saber casa com o inicio de Maré de Mentiras, então ler ele primeiro pode lhe dar uma experiencia mais completa.

Bia @revolucaodoslivros 23/08/2023

PARA FÃS DE SANDERSON E GOT
? Essa obra acompanha três núcleos de personagens: Anabela, filha do recém-falecid0 duque de Sobrecéu; Theo, um menino que cresceu nas ruas e roub@ para sobreviver; Asil, um ex guerreiro traum@tizad0 com o que viu e viveu. Esses personagens se encontram em diferentes lugares do Mar Interno, porém, todos acompanham a ascensão de uma guerra por vingança e poder.

?Maré de Mentiras? é o primeiro livro de uma trilogia de um universo muito rico. Inspirado na cultura Mediterrânea e Oriente Médio, o autor desenvolve com excelência toda a trama política e envolvimento religioso, além de um elemento místico que é tratado como folclore pelos habitantes das cidades. Além disso, fica nítido pro leitor que foi realizada uma vasta pesquisa para construção dos povos, com construções de culturas diferentes.

Entre tretas, traições e espionagem, o elemento mágico ganha um pouco de foco a partir da metade do livro, mas muitas perguntas ainda não são respondidas. Acredito que essa parte do universo será mais explorada no próximo livro, e estou ansiosa para conferir. Único ponto que senti um pouco falta foi de um maior aprofundamento dos personagens - o foco acaba sendo mais o universo e a política dele.

Por fim, preciso dizer o quanto fiquei encantada com a escrita do autor e no quanto essa história me surpreendeu. Super recomendo para os fãs de fantasia, principalmente àqueles que gostam de Brandon Sanderson e Game of Thrones.

Classificação: 16 anos | disponível no kindle unlimited

Pollyana 14/07/2023

Uma fantasia emocionante!
"Maré de Mentiras" chama atenção pelo enredo bem construído. O autor entrega um universo rico e bem estruturado, onde cada povo possui sua própria cultura e costume.
Os personagens também foram bem elaborados, todos contendo suas particularidades. É impossível não se encantar com a forma com que eles vão evoluindo e amadurecendo no decorrer da história, porém, sem perderem sua essência. Até mesmo nos vilões eu senti certa mudança, principalmente na forma com que iam driblando o sistema para colocar seus planos perversos em prática. 👀

Retratando principalmente transições we ensinando lições valiosas sobre a vida, a obra mostra por exemplo, o quão difícil é se estar sozinho, sem ter apoio, uma casa ou uma família, tendo que se virar nas ruas para se manter a salvo, como Théo e Raíssa. Ou então, como uma pequena reviravolta pode virar nossa vida de cabeça para baixo, nos obrigando a encarar e a se adaptar a uma nova realidade.

Mesclando diferentes pontos de vista, o livro "obriga" o leitor a se colocar no lugar de cada um dos personagens. E isso é algo que sempre me agrada, afinal, sinto que entendo melhor os seus sentimentos e os conheço de uma forma mais íntima também.

"Maré de Mentiras" é uma fantasia nacional que trás em sua trama não só cenas de ação, aventura e uma pitada de mistério, mas também, uma abordagem política e críticas sociais pertinentes que se encaixam bem no contexto da obra.

Com uma impressionante ambientação, detalhada na medida certa, a obra consegue, neste primeiro volume, apresentar um mundo novo, diferenciado e repleto de características incomuns que beiram ao fantástico.

A escrita de Roberto Campos é bastante empolgante! Concluí a obra com aquele gostinho de "quero mais" e sinceramente, mal posso esperar para ler a continuação desta trilogia que promete e muito!

site: https://www.instagram.com/thefawkes_/

anapmoscoso 18/06/2023

Quero a sequência para ontem!
Maré de Mentiras é o primeiro livro da série Mar Interno, fantasia nacional do autor Roberto Campos Pellanda. Protagonizada por Anabela, Theo e Asil, os pontos de vista da trama são alternados entre os três personagens.

Anabela é filha do Duque de Sobréceu e leva uma vida confortável na grande cidade marítima. Ainda lidando com o luto pela súbita morte de seu pai, Anabela se preocupa com o estado emocional de sua mãe, com o desenvolvimento de sua irmã mais nova e com as politicagens da cidade. Theo é um rapaz que leva a vida um dia de cada vez. Morando nas ruas de Valporto, ele sobrevive por meio de furtos aplicados com a ajuda de Raíssa, uma criança que, assim como ele, não tem lar e nem alguém para protegê-la. Completando o trio está Asil, um comandante que acredita que já viveu tudo o que tinha para viver e não acredita que ainda exista um propósito para sua existência. Cheio de culpa e fantasmas do passado, o homem passa seus dias na caótica cidade de Tássia.

Cada um deles leva uma vida completamente diferente da do outro, em realidades que não poderiam estar mais distantes umas das outras, mas a paz está por um fio nas cidades marítimas e o conflito que se aproxima terminará por unir esse trio improvável em torno do mesmo objetivo.

Com a morte do pai, seu irmão é o próximo para se tornar o duque de Sobréceu, mas Anabela observa a todos com desconfiança. Aqueles que, um dia, foram aliados de seu pai, parecem estar a um passo de sabotar sua família e a jovem parece ser a única preocupada com isso.

Enquanto o filho mais velho do falecido duque não atinge a idade necessária para governar, a frágil e instável mãe de Anabela é aquela que agora dita as regras, mas suas decisões são minadas pelos outros membros do conselho e a mulher cede fácil as pressões e, apesar de não ser a primeira na linha para governar, Anabela nunca fora deixada de lado por seu pai e recebeu dele uma educação semelhante a de seu irmão, sabendo, portanto, sobre como as coisas devem ser feitas. E ela percebe o perigo se aproximando.

Théo, por sua vez, tem sua vida abalada quando a pequena Raíssa é sequestrada. Apesar de viver sobre o mantra de que "é cada um por si", o rapaz não consegue deixar isso de lado e toma para si a responsabilidade de encontrar a garota. Nessa tarefa, ele recebe auxílio das últimas pessoas que imaginaria que um dia pudessem lhe estender a mão e passa a rever seus ideais e a forma como enxerga o mundo e a sociedade como um todo.

Enquanto isso, o descrente capitão Asil começa a ser assombrado por estranhas visões que mostram uma garota desconhecida em perigo e isso o enche com um proposito irresistível de salvá-la, mesmo não fazendo a mínima ideia de onde ela está ou de quem ela é.

Maré de Mentiras não é um livro devagar, não é daquelas fantasias que começa com um lento desenvolvimento. Não. A narrativa começa em meio a confusões, armadilhas e inúmeras coisas acontecendo ao mesmo tempo e o autor consegue manter esse ritmo por todo a história. É fácil demais sentar para ler algumas poucas páginas do livro e, sem se dar conta, terminar devorando boa parte daquilo que ele tem pra contar. A alternância entre os personagens mantém o leitor envolvido, ansioso por saber o que acontecerá no próximo capítulo.

Os três protagonistas são incrivelmente carismáticos e é muito fácil se apegar não apenas ao trio, mas também aos personagens secundários que preenchem Maré de Mentiras.

Com uma construção mais realista, os conflitos políticos, sociais e religiosos ficam no centro da trama - um traço recorrente nas obras do autor. Os elementos fantásticos são sutis e demoram a roubar a cena, mas isso não tira a beleza e a fascinação que carregam.

O primeiro volume de Mar Interno deixa muito evidente o crescimento do Roberto Pellanda como autor. Esse é o meu terceiro ou quarto contato com sua escrita e apesar de ter me afeiçoado a todas as suas narrativas, essa me pegou demais. A forma como ele conecta as três realidades apresentadas é extremamente inteligente e bem construída. É feita com tanta delicadeza que os caminhos se cruzam da maneira mais natural possível.

As vidas de Anabela, Theo e Asil sempre os encaminhou para um lugar comum e quando a história atinge seu ápice, é impossível parar de ler e se empolgar. A sensação que eu tive enquanto percebia que a história chegava ao fim, mas que ainda havia muito a ser contado foi impagável, o livro é frenético até a última página e o final me deixou completamente desesperada para colocar as mãos na continuação dessa aventura.

site: https://twitter.com/anaestalendo

TG Braga 13/05/2023

Excelente trama!
Gostei muito da história de Maré de Mentiras, um mundo criado com base nas cidades antigas do mar mediterrâneo. Guerras navais, espionagem, traições e mistérios antigos. Tudo isso em uma trama alucinante.

O autor tem uma escrita envolvente e de fácil entendimento. Compõe bem os capítulos que são descritos nas visões de Asil, Theo e Anabelle.

A história já começa com o anúncio do desaparecimento do duque Alexander Terrassini. Apesar de termos mistérios com seres místicos o que Maré de Mentiras tem de melhor é uma trama recheadas de traições e usurpadores como lobos famintos pelo trono do duque.

Vale muito a pena ler e super indico para os amantes de game of thrones e c&a. Agora é esperar pela continuação pra ver como Anabella, Theo e Asil conduziram a sua jornada.

Guilherme 26/04/2023

Resenha
Vou começar pela primeira qualidade que surgiu logo que comecei a ler: a ambientação. O autor consegue, ao longo do livro inteiro, fazer uma descrição dos cenários detalhada e ao mesmo tempo gostosa de ler, não sendo nem um pouco cansativa. A descrição de Valporto e seus telhados coloridos ficou marcada na minha cabeça até o final da história, tanto que para o final do livro existe uma menção a isso e reconheci a cidade antes de citarem o nome. Ajuda que os locais são bem diferentes entre si, dando mais possibilidades de serem memoráveis.

A trama tem um grande foco em política e intrigas de corte e, apesar de ser um livro de fantasia, esta se apresenta de um modo muito sutil, de forma que, cada vez que é mencionada, fica um gostinho de quero mais. O enredo é bem amarrado, os acontecimentos presenciados pelos três protagonistas, que a princípio não possuem relação direta, acabam impactando na vida uns dos outros. Minha única reclamação é que um personagem específico acaba se mostrando um traidor, e não sei se foi a intenção do autor, mas desde o começo já estava muito claro que seria ele, então não causou impacto em mim quando isso é revelado.

Falando em personagens, adorei todos e também gostei muito da jornada deles (com algumas ressalvas). Anabela e a gigantesca responsabilidade que caiu em seus ombros me deixavam sempre tenso sobre o que aconteceria com ela e com Sobrecéu. Os capítulos com Asil me fizeram ficar na expectativa de quando ele iria recuperar sua força de vontade e agir. E a viagem de Theo por várias localidades foi muito empolgante, justamente por ser um ponto de vista que mais variava o cenário e mostrava mais detalhes da magia no mundo. Acho que minha única crítica neste ponto seria que Theo nunca me pareceu o tipo de pessoa que não se importava, de forma que desde o início ele agia pelo bem de Raíssa.

De qualquer forma, são pouquíssimos pontos negativos em um livro que é grande e não é nem um pouco cansativo. Recomendo muito e ficarei de olho para quando sair a continuação.

Fabio Brust 11/04/2023

Uma viagem que eu não gostaria que terminasse
Logo no começo de "Maré de Mentiras", Theo, um dos três protagonistas, está deitado sobre as telhas quentes do telhado de uma casa em Valporto, sentindo o cheiro de azeite de oliva e ouvindo as ondas do mar não muito longe, no porto. Com poucas palavras, tão singelas e aparentemente despropositadas, o autor nos transporta para um mundo fantástico onde acompanhamos uma série de intrigas que faz andarem as peças de xadrez de um jogo que envolve todos aqueles que conhecemos nessas páginas.

Só que "despropositadas" é o completo oposto do que são as palavras do Roberto Campos Pellanda - elas foram muito bem pensadas, uma a uma, colocadas sobre a trama de papel (ou, melhor dizendo, sobre os pixels da tela; estamos em 2023) com cuidadosa estratégia para capturar os leitores com a tenacidade de uma aranha tecendo sua teia. E vou dizer a verdade: é um deleite estar nessa cama de seda.

O mundo onde se desenrola essa história se chama Mar Interno, também nome da série que este "Maré de Mentiras" inicia. Antes deste volume, tivemos também a prequela "Terceiro Saber", que ainda não li, mas está me chamando cada vez mais alto na estante. O Mar Interno é uma versão alternativa do Mar Mediterrâneo, com suas cidades-estado opulentas, cheias de particularidades, castelos, fortalezas e uma temática náutica que se intercala com a estética medieval. Aos poucos, conhecemos uma boa parte dessas cidades importantíssimas e as rotas comerciais que as tornaram ricas, mas há muito ainda a conhecer nos próximos volumes.

As três personagens principais são muito diferentes entre si, com motivações complexas e objetivos que se entrelaçam, assim como seus destinos. Theo é um rapaz sem rumo que se vê impelido a tomar decisões pela primeira vez na vida após sua parceira no crime ser sequestrada; Asil é um famoso comandante de uma grande potência, já aposentado, atormentado por visões de fogo e morte; Anabela é uma das mais proeminentes personalidades da família Terrasini, que governa a mais poderosa cidade do Mar Interno, Sobrecéu. Admito que a importância de Anabela não pode ser diminuída, porque a história dela, após perder o pai e governante da cidade, é a que mais abre novas possibilidades e, de certa maneira, suga os outros dois para a sua.

Quando a narrativa começa, é praticamente impossível imaginar tudo o que vai se passar ao longo das páginas e as reviravoltas que se desdobram à frente de nossos olhos. O Roberto conseguiu me enganar em inúmeros momentos e me fazer acabar de ler capítulos inspirado, revoltado, confiante, melancólico. Os protagonistas se alternam a cada novo capítulo, o que sempre dá um respiro para a trama, porque permite novos ganchos e diferentes perspectivas sobre as situações, além de permitir um ritmo mais acelerado do que o de "Noite sem fim", outra obra do autor - que, embora seja um pouco mais lenta, também é incrível de acompanhar.

Sem sombra de dúvidas a atmosfera de "Mar Interno" é capaz de contagiar como nenhuma outra. O jogo político é intrincado, as cidades são apaixonantes, os personagens são carismáticos. Este é claramente um trabalho dedicado por parte de um autor que transporta seus leitores aparentemente sem muito esforço para um universo à parte do qual não se quer sair.

Queria Estar Lendo 03/04/2023

Resenha: Maré de Mentiras
Maré de Mentiras é o primeiro volume da série Mar Interno, do autor Roberto Campos Pellanda (que fechou parceria com a gente). Nesta fantasia adulta, política e conflitos bélicos cercam o cenário por todos os lados, enquanto três protagonistas lutam em suas jornadas que, eventualmente, podem acabar coincidindo.

Theo é um ladrão. Anabela é uma princesa órfã. E Asil é um comandante reformado marcado por remorso. Não há nada que conecte suas histórias, com exceção do mundo em que vivem. Por causa de uma guerra santa que terminou em vitória para Sobrecéu, a mais poderosa cidade marítima, as tensões crescem entre os países e as rotas comerciais ao redor desse proeminente território.

O duque de Sobrecéu está morto, e cabe a seu filho liderar. Anabela, a irmã mais nova, sente que o perigo está em crescente, mas ainda não sabe o que se aproxima.

Theo vê sua amiga e parceira de crimes, Raíssa, ser sequestrada por um grupo estranho. Em busca dela, ele acaba se envolvendo em uma situação muito maior do que um simples resgate. Uma trama que pode acabar coincidindo com a salvação do seu próprio mundo.

E Asil, mesmo distante de todos os conflitos, é empurrado em direção a eles quando o governante de uma grande nação do Oriente o procura para liderar suas forças. O problema é que Asil não confia nele; e, acima de tudo, tem preocupações maiores. Visões de uma garota em meio a um incêndio, garota essa que parece depender dele.

Maré de Mentiras é uma excelente história de fantasia. Tem tudo para se tornar favorito de quem adora histórias políticas, recheadas de intrigas da corte, aventuras em alto-mar e reviravoltas fantásticas de tirar o fôlego.

Com uma narrativa rica em detalhes que nunca fica enfadonha, o autor conta a história desse mundo e dos conflitos que se desenvolvem nele. Narra as jornadas dos seus protagonistas, e daqueles ao redor dos personagens, com muito cuidado. Tem um timing excelente para inserir cliffhangers entre os capítulos, então é constante a sensação de "preciso ler só mais um capítulo" no decorrer do livro.

Maré de Mentiras tem traços de uma fantasia robusta em pesquisa e inspiração histórica. A construção desse universo é cheia de informações que o tornam quase real; desde as questões políticas na corte de Sobrecéu, às intrigas em conselhos mercantis, os problemas traumáticos de comandantes de guerra, e as questões religiosas que atormentam a região.

"Mas temo histórias antigas que criam vida e temo coisas que não pertencem a esse mundo."

A religião, aliás, é uma grande bússola de parte do conflito. Não apenas pelas cicatrizes deixadas pela Guerra Santa, mas porque toda a questão com a fé ainda move nações - e, quem sabe, até mesmo o destino do mundo.

É uma crescente de problemas que dá à fantasia um tom mais pé no chão. E o jeito com que a parte fantástica aparece na trama também é muito suave, lento e gradual. Afinal de contas, não estamos falando de uma alta fantasia, mas de um livro mais voltado para o cotidiano e os problemas humanos de um mundo onde as possibilidades fantásticas são muitas, mas ainda não são tão exploradas.

Mas, ainda é uma fantasia. E quando ela finalmente começa a mostrar o seu lado "extranatural", quando saímos da política e das navegações e de uma possível nova guerra santa para um conflito envolvendo um mal maior que vem de outro mundo, aí as coisas ficam boas demais.

Eu gostei de como Maré de Mentiras trabalhou esse arco principal entre seus três protagonistas. No começo, não parece realmente que as histórias deles vão se cruzar. Mas, de repente, elas começam a caminhar em uma mesma direção.

Se você gostou de histórias como O Aprendiz de Assassino e O Caminho dos Reis, com certeza vai gostar dessa.

Em relação aos personagens, eu me conectei muito aos três pontos de vista principais. Theo, Anabela e Asil são ótimos, com personalidades marcantes de acordo com suas histórias de vida.

Theo é astuto e ansioso. Anabela é curiosa e cautelosa. E Asil é intenso e solitário.

Aos poucos, outros detalhes escondidos dentro deles pelas suas vivências, e também pelas escolhas que fazem no decorrer da trama, começam a desabrochar. A coragem de Anabela foi um dos que mais me conquistou. Sua conexão com a irmãzinha, Júnia, e sua lealdade ao país - mas sua igual curiosidade e anseio de conhecer o que o mundo tem a oferecer - fazem dela uma protagonista muito interessante.

O jeito com que ela lida com os conflitos que aparecem, sempre astuta e cuidadosa, mostram que uma poderosa líder pode estar nascendo em seus passos.

"Lembre-se: um inimigo que não tem nada a perder é sempre o mais perigoso."

Theo, por outro lado, coitado, vive o caos. O tempo todo. Ele não tem um minuto para respirar porque tudo sempre está acontecendo com ele. E funciona bem demais para deixar os seus capítulos energéticos e carregados em ação e reviravoltas. Quando você acha que ele vai ter um pouco de paz, puf, vem outra reviravolta.

Gostei muito da lealdade dele com a Raíssa e com o seu mantra de "nunca se envolver demais" com nada ao seu redor. É ele por ele mesmo, e por Raíssa. Porém, quando a situação escalona além do que Theo pode controlar, e coloca na frente dele uma decisão que vai mudar a sua vida toda, foi emocionante acompanhar o desenrolar de uma personalidade muito mais decidida e cheia de bravura.

Asil, por fim, me ganhou por ser um grande sofredor. É meu tipo favorito. Em muito ele me lembrou o Dalinar, de O Caminho dos Reis: é um grande comandante de guerra, é respeitado e temido, carrega terrores do passado, e tem um coração de ouro.

Personagens poderosos e que temem o poder que carregam são muito interessantes. E toda a jornada do Asil, diferente da Anabela e do Theo, envolve conviver com os terrores do seu passado para tentar resistir ao presente - ainda mais com a crescente de um novo conflito que ele não quer viver.

Maré de Mentiras é muito sobre política, sim, mas também sobre seus personagens.

O ritmo do livro segue o de uma montanha-russa; tem seus momentos calmos, e então grandes picos de acontecimentos, reviravoltas e ação, seguidos por mais momentos calmos. As explicações são coerentes e se encaixam em tudo que nos é apresentado. E, quanto mais o mundo se expande, e mais entendemos sobre as possibilidades que oferecem, maior parece o risco que todos estão prestes a sofrer.

Roberto Campos Pellanda com certeza entrou para a minha lista de autores que vou acompanhar sempre. Maré de Mentiras me ganhou em criatividade, profundidade e carisma, e seu fim deixou um vazio que eu vou esperar ansiosa para preencher com o próximo volume da série.

site: https://www.queriaestarlendo.com.br/2023/04/resenha-mare-de-mentiras-roberto-campos.html