Maud Martha

Maud Martha Gwendolyn Brooks

Resenhas - Maud Martha

vAnicius0 28/03/2024

?.???.??
?Mas ele continuava vendo minha cor, que é como um muro. Ele tem que pular esse muro para encontrar o que tenho para dar. Ele tem que pular um muro muito alto para ver isto. E ele cansa muito de tanto pular esse muro.?

Isadora Silva 28/02/2024

Em 1940 Maud Martha é uma menina negra cheia de sonhos e planos futuros, com gostos peculiares e muitas tentativas. Maud cresce e rememora elementos de sua vida entre raiva e frustração. A gente vai colhendo tudo isso através de uma escrita poética e intensa.

Esse livro é bom, não é dos meus favoritos e acho que para mim teria feito sentido se eu tivesse lido em outro momento, mas ainda assim a história é interessante. A autora foi a primeira mulher afro- americana a ganhar o Pulitzer e eu fiquei curiosa para ler seus poemas.

Carla Verçoza 12/02/2024

Leitura rápida e muito boa.
Maud Martha é uma negra de pele escura que vive nos EUA dos anos de 1940.
O livro se utiliza de pequenos recortes da vida de Maud Martha para contar toda sua história, a infância pobre, as dificuldades da vida de casada, a filha. Apesar de tudo, Maud era inteligente, interessada em literatura, teatro, cinema, ciente das questões raciais, colorismo e, apesar de tudo, segue vivendo da melhora forma que pode.
Bem bonito, recomendo.

"E o ar entrando pela pequena fresta era como uma pena, fazendo cócegas na garganta dela, brincando com os cílios, e fez Maud Martha se sentar na cama e se espreguiçar, erguendo a persiana verde até o topo da janela - e a fez sussurrar: Mas o que… o que eu vou fazer com toda essa vida?"

Lurdes 24/12/2023

Maud Martha vive em Chicago nos anos 1940, é uma menina negra de uma família pobre e tem dois irmãos, Helen e Harry.
Maud Martha percebe a diferença com que a pessoas a tratam. Algumas vezes ela se torna mesmo invisível.
Os olhares de admiração sempre recaem primeiro sobre sua irmã, de pele mais clara, mais bonita e sedutora.

Mas Maud Martha sabe que tem valor.
Muito inteligente, dedicada e generosa, sabe ser vítima de preconceito e racismo, mas optou em seguir em frente e tentar realizar seus sonhos, mesmo com todas as adversidades.

Nada abala Maud Martha.
Quando se sente enfraquecer, busca sempre lembrar de coisas boas que tenham acontecido em sua vida, que considera muito satisfatória.

Vamos acompanhar sua vida desde a infância. Sua família, colegas de escola, primeiros namorados, o marido Paul, a filhinha Paulette.

Através da narração de pequenos acontecimentos de sua vida formamos um painel de sua trajetória, de suas preferências, seus sonhos, suas frustrações.
Um livro curtinho, gostoso de ler. Uma personagem encantadora.
Maud Martha é especial, sim.
Em sua simplicidade, ela nos mostra o quanto cada existência deve ser respeitada em sua plenitude. Mas não se engane. Ela não é ingênua ou desinformada.
Sua pureza de alma não a faz ignorante do que se passa ao redor.
Culta, adora ler, frequentar cinemas, teatros. Acompanha, mesmo de longe, os novos escritores negros e os movimentos anti racistas.

Sua forma de enfrentar o racismo é sendo feliz, não importa o quanto isto incomode as pessoas.

Maria 28/11/2023

Favorito da vidaaaaa
E o que eu vou fazer com tanta vida agora, Maudie? Eu nunca quis tanto conhecer uma personagem...

É tão comum esperar uma grande reviravolta, uma grande fala, uma personalidade feroz dos protagonista, e a Maud é só uma protagonista comum, vivendo uma vida comum e sendo a melhor versão de si. Tantas vezes eu desejei mais pra ela, eu desejei que ela reagisse e esperei por alguma coisa e mesmo sem heroísmo algum, sem uma grande reviravolta esse livro é extraordinário.

Além da autora tratar de colorismo, o que mais me encantou foram as reflexões sobre a morte, o luto. E nós temos uma Maud criança experienciando isso e bem mais na frente o olhar maduro da Maud adulta. A Gwendolyn tem ensinamentos incríveis sobre isso. E que escrita maravilhosa!!! simples e direta!

Esse livro tem resoluções sobre questões que levamos pra terapia kkkkk
Ana 29/11/2023minha estante
vou até printar, porque essa quantidade de págs já me ganhou (viciada em livros curtinhos kkkk)

Maria 30/11/2023minha estante
Sksksks eu to assim tbm. Tu vai gostar desse e também leia o som do rugido da onça e andando com os mortos, curtinhos e maravilhosos.

Ana 02/12/2023minha estante
Já vou escolher um dos 3 para ser a próxima leitura. obrigada ?

romulorocha 04/10/2023

Maud Martha, de Gwendolyn Brooks
Gênero: Romance
País: Estados Unidos
Ano: 2023, 168 páginas
Editora: Companhia das Letras

Maud Martha Brown é uma jovem negra que parece ser muito consciente sobre o que quer desde muito nova. Envolvida por um cenário racista e misógeno, Maud terá que lutar para não desistir de seus ideais e se manter firme diante das adversidades, que não serão poucas em sua vida.

Um livro super sensível, honesto e arrebatador. A autora possui uma linguagem muito bem articulada e conseguimos nos conectar bastante com Maud ao longo da trama. O livro aborda temas como o racismo nos Estados Unidos, o patriarcado e violência. Mas também é um livro sobre esperançar, lutar e não abrir mão de sua dignidade.

Para Maud Martha, 9/10.

#literaturaestadunidense
#MaudMartha
#GwendolynBrooks

Adriano.Cury 23/08/2023

Racismo: o grande mal da humanidade
No começo do século XX Maud parece não perceber o racismo, embora haja violência ao redor dela o tempo todo. Inocência? Conformidade com o mundo da época?

Joanne.G.P. 13/06/2023

Gostei
Esse livro é quase como um álbum de família sabe? A autora parte da infância da Maud até sua maturidade, e a cada capítulo vemos um pouco dos momentos principais da vida dela. A autora não se aprofunda na personalidade dos seus personagens mas aprofunda nas críticas sociais da época, racismo, desigualdade social, isso é bem legal