ENTRE SESSÕES

ENTRE SESSÕES LUCAS LIEDKE

Resenhas - ENTRE SESSÕES

Mark 21/04/2024

Viver sem sofrimento não é viver
O que há em nós que queremos a todo custo fugir do sofrimento inerente da vida? Viver já é um mix de alegrias e sofrimentos e não há para onde fugir! Sejamos francos, a plena paz não foi, não é e jamais será alcançada nesta vida jamais.

Sim, posso parecer pessimista, um verdadeiro propagador da angústia de viver, mas compreendo que está é a mais pura, fria e ao mesmo tempo reconfortante realidade da vida. Nossa existência não é uma constante, mas sim uma variante que oscila entre o "bem" e o "mau" estar psíquico. Isto é o que somos.

Neste livro fantástico, o Lukas nos traz excelentes elucidações a respeito do que é a psicanálise, e com ainda mais brilhantismo, sobre o que não é a psicanalise. Comumente compreendida como um ponto de encontro de respostas, na verdade é um ponto de encontro de perguntas e inquietações aparentemente esquecidas, mas que estão ali vívidas e pulsantes em nosso ser, impactando direta e indiretamente nosso modo de ser e existir!

Com isto o autor nos lembra que a vida é uma variação entre as alegrias e angústias, as perguntas e respostas, o confronto e o afago. A vida é assim.

Erik 14/01/2024

Quando vi comentários e informações sobre o livro, imaginei que encontraria uma leitura mais rasa e óbvia. Mas o que encontrei foi um livro que aborda pontos muito importantes de uma maneira fluida e prazerosa. De fato me agregou muito.

Marcelo 01/08/2023

Resenha disponível no Booksgram @cellobooks ?
O livro explora o alcance da psicanálise em nossa vida cotidiana e na cultura, indo além do espaço tradicional do consultório. O autor apresenta a psicanálise como uma poderosa ferramenta de conhecimento e desconhecimento, capaz de promover reflexões pertinentes sobre o mundo contemporâneo.

A obra aborda, com base em premissas teóricas, experiência clínica e novos estudos comportamentais, temas como memes, sonhos, internet, ansiedade e a proliferação de conteúdos sobre saúde mental nas redes. O objetivo é ampliar o papel da psicanálise, tornando-a um exercício diário que transcende o consultório e contribui para o entendimento do mundo em que vivemos.

A escrita do livro é agradável e provocativa, evitando um vocabulário hermético sem perder a profundidade e o rigor conceitual. O autor desafia o leitor a se envolver na sua própria relação de descoberta com a psicanálise, encorajando analistas, analisandos, estudantes e entusiastas a se escutarem e se reconhecerem nesse universo.

Liedke destaca a importância de deixar os conceitos psicanalíticos em suspensão, reconhecendo que eles estão sujeitos a interpretações e evoluções ao longo do tempo e da cultura. A psicanálise é vista como uma experiência ética, não passível de ser corporativizada como uma profissão com diploma e habilitação, mas sim como um caminho de formação atravessado pela transferência com outros analistas e pela análise pessoal.

O autor reflete sobre a tendência natural de querer apreender e dominar o conhecimento da psicanálise, mas ressalta que a falta e a incerteza são características inerentes ao campo psicanalítico, o que pode ser penoso, mas também libertador. Confrontar-se com a falta e a incompletude é parte do processo de análise e do exercício da psicanálise na vida cotidiana, permitindo o crescimento pessoal e a transformação subjetiva.

Especialmente o ultimo capitulo me envolveu bastante devido a forma delicada como o autor aborda o tempo na psicanálise, as expectativas que temos quando entramos nesse processo e as descobertas que fazemos ao longo de uma análise. Segundo o autor ?O analinsando quer fazer síntese, mas o trabalho é de análise. É psicanálise, e não psicosíntese?.
edu basílio 04/08/2023minha estante
... me responde em parte algo sobre de que falávamos outro dia :-)

edu basílio 04/08/2023minha estante
... me esclarece em parte sobre algo de que falávamos outro dia :-)

Joyce Ikedo 10/06/2023

Maravilhoso
Um livro de leitura fácil, que nos faz enxergar a vida um pouco melhor. Recomendo para todos, entusiastas ou não de psicanálise.

gilmarpsicologo 06/06/2023

Um dos melhores livros que li neste ano
O autor nos exemplifica questões cotidianas e as relaciona com os estudos em psicanálise, citando grandes nomes da literatura (inclusive autores que gosto muito).