Exílio Christina Baker Kline
Christina Baker Kline

Resenhas - Exílio

Cah. 02/06/2024

DEVASTADOR.
Quanto sofrimento essas adolescentes e Mathinna ainda uma criança passaram!

Evangelina, tão inteligente e inocente, não merecia tudo o que aconteceu com ela. :'/

Hazel, tão forte, resiliente, tão nova, mas tendo que enfrentar as dificuldades da prisão, por culpa da mãe.

E Mathinna? Tratada como um animal exótico? Sendo arrancada do único lugar que conheceu como lar, e depois ser descartada quando não servia mais aos propósitos da família que havia levado. E quando ela perde seu bichinho?! Como não sentir a dor dela?! Só faltou saber o que houve com ela, fiquei tão curiosa ...

Ainda bem que existem pessoas boas no mundo como Dr. Dunne, se não fosse por ele, o que teria acontecido a Ruby?! E a Hazel?

Lívia 25/05/2024

Um dos melhores livros que já li!

É um livro cheio de detalhes e muito bem escrito. A autora consegue nos transportar até à época da colonização e consegue transmitir o sentimentos de cada personagem.
Saber que esse livro retrata uma história real gera um misto de impotência diante de um assunto tão importante que é a colonização.
A forma como é retratada e interligada a vida de uma nativa da Austrália, quatro condenadas ao exílio pelo governo da Grã-Bretanha, um médico que trabalha em um navio de escravos, entre tantas outras figuras, demonstra fielmente como a realidade e o futuro de várias pessoas, em camadas sociais distintas, foram impactados pela colonização.

MindNotes 22/05/2024

Descobri um novo gosto meu
Nunca havia lido uma obra tão trágica como essa e descobri que adoro livros trágicos, dramáticos e tristes. É uma história sensível, repleta de infortúnios e desafios, e o mais chocante é lembrar que o ambiente em que se passa a narrativa e as situações em que as protagonistas são inseridas são fortemente baseadas em um período histórico. Essa narrativa me emocionou diversas vezes, me apeguei demais à Evangeline, Hazel e Mathinna. Pessoalmente, senti falta de mais um pouco de desenvolvimento dos povos indígenas, mas isso não estragou minha experiência.
De longe essa obra se tornou uma das minhas favoritas da TAG, reconheço todo o trabalho de pesquisa da autora em trazer uma ficção condizente com a realidade da época, e me sinto grata por ter essa experiência, por descobrir em mim um lado que não conhecia, o quanto eu gosto de narrativas como "Exílio".
Cah. 02/06/2024minha estante
O livro o Trem dos Órfãos da mesma autora te deixa em lágrimas.

MindNotes 02/06/2024minha estante
Preciso ler O Trem dos Órfãos depois!!

@SaraWSouza 15/05/2024

"Não deixe ninguém dizer que o passado está morto. O passado está ao nosso redor e dentro de nós". - Oodegeroo Noonuccal, poeta aborígene.

Simone de Cássia 13/05/2024

Gostei do livro? Gostei. Mas foi um "nossa, tô encantada" ? Não, não foi.Quando li as resenhas fiquei pensando: Uai, acho que estou (ou sou...) meio insensível.. rs rs As pessoas escreveram : "livro muito triste e pesado"  " chorei horrores"  "só pude ler aos poucos porque ficava deprimida"  e eu lá pensando:  "oi"???  Tudo bem, tem sofrimento das personagens, tem passagens mais delicadas, mas a ponto de chorar e ficar deprimida??  Senti nada disso não!  Eu e minha "malevosidade aguda".. Acho que o que  gostei no livro foi a época em que ele se passa, isso me atrai. Gostei também do cenário inicial da Londres antiga e até da personagem Evangeline. Mas são muitos os poréns.. O final da própria  Evangeline foi tosco! Ridículo ! O final da Mathinna foi sem noção, tipo " não sei o que fazer com ela, então termino de qualquer jeito|"  Faz lembrar desse povo que abre o portão e solta o cachorro na rua porque não quer mais. Eu, hein! Até o romance que surgiu foi estranho... Se conheciam há séculos, de repente um olhou pro outro e pensou: acho que vou te beijar. Pronto, amor Nescau, é instantâneo!  (Depois eu sou a insensível...)   Enfim, livro bonitinho, mas nada de muito.
Fabricio268 13/05/2024minha estante
Amor Nescau!!!?? ????

Simone de Cássia 13/05/2024minha estante
Aham, Fabrício, "desjeitim messs" . O trem foi que nem preparo do Nescau, instantâneo... rs rs

Fransuerda 05/05/2024

Exile
Com contextualização da colonização da Austrália, o livro traz reflexões e uma imersão em "dois lados de um triângulo". Temos a anulação dos povos aborígenes nativos da Austrália e consequências dessa ocupação estrangeira e também a "realidade" por trás da vinda dos ingleses para a ocupação da nova "conquista". É triste, por vezes estarrecedor mas senti que falta algo, talvez um pouco mais de profundidade. Não deixa de ser uma boa leitura, envolvente e marcante com lições a serem aplicadas na vida.

RENATA1004 27/04/2024

Experiência de leitura sensacional
O livro tem uma narrativa bem escrita, ótima construção dos personagens, os assuntos abordados como a colonização da Austrália, o racismo e preconceito contra os povos aborígenes, e as desigualdades enfrentadas por mulheres pobres são retratados com a devida importância e atenção que merecem. Me emocionei bastante em algumas partes, com certeza irei levar comigo a lição sobre os anéis das árvores e dos colares de concha!

SilnAria 20/04/2024

Exílio
É surreal quando se ler uma ficção baseado em história real. Você sente as aflições citadas porém, sabe que na realidade foi muito além do que está descrito.

lbronski 15/04/2024

Livro intenso e reflexivo em suas infinitas formas. Além de contextualizar sobre a história da colonização da Austrália, também fala sobre a discriminação e desigualdade existentes desde sempre.

Josana.Bispo 13/04/2024

Mesmo sendo uma ficção o livro traz uma parte da história da formação da Austrália, de como o povo foi constituído por exilados e do extermínio dos aborígenes. A mesma história se repetindo em continentes diferentes?

debliterando 11/04/2024

Adorei, um lindo e emocionante livro. Como uma boa viciada em romance, achei que iria sentir falta.

Em determinado ponto da história achei que poderia ter e fiquei bem surpresa com o plot twist.. depois vieram algumas migalhas, mas confesso que o livro é muito mais do que isso.

É uma história sobre dor e injustiça. Sobre força e coragem. Uma história de emocionante e que traz uma mistura de sentimentos!

_Ane_ 02/04/2024

Há muito sofrimento, muita dor. Uma história baseada em fatos reais. Uma luta contra o patriarcado, as hierarquias, o machismo descarado, as imagens autoimpostas frente à sociedade inglesa do século XIX.

Saber que mulheres são fortes sozinhas, mas que quando juntas são ainda mais.

Linda história!

Day 29/03/2024

É um livro muito comovente, faz com que a gente acompanhe a trajetória de todas essas mulheres com muita atenção.

KD.leitura 17/03/2024

Leitura emocionante sobre injustiça e opressão!!
Autor(a): Christina Baker Kline
Nota: 5?

Acusada injustamente por roubo e por tentativa de assassinato, Evangeline grávida do filho de seu empregador é enviada para o Exílio nas terras além mar... a Austrália!!

A vida de Evangeline e as de outras duas mulheres - uma órfã aborígene e uma menina curandeira - se cruzam e se transformam em uma luta cheia de esperanças em busca pela liberdade.

Uma narrativa emocionante que mostram a Austrália colonial, a opressão às mulheres, a luta pela sobrevivência em situações precárias de higiene e também sobre amizade e amor acima de tudo.

" - Cada pessoa que você gosta, cada lugar que você ama, é uma dessas conchas. Você é o fio que os mantém juntos ... você carrega as pessoas e lugares que aprecia junto com você. Lembre-se disso e você nunca estará sozinha, filha."