Poltergeist James Kahn

Resenhas - Poltergeist

Anna 04/12/2023

Uma supresa boa
Admito, eu nunca tinha visto nada de Potergeist, eu só sabia que a história tinha televisões e mãos kk, esse livro foi me recomendado pro um amigo próximo, ele falou q era meio pirado mas era legal, eu entrei de cabeça e não me arrependo.

O livro conta uma história fascinante, ele parace maçante nas primeiras páginas, porque na real ele é um filme, e no filme essas coisas como apresentação de espaço e dos personagens acontecem mais naturalmente, no livro ele tem que ser descritivo e específico, mas eu insisti, e meu Deus do céu ainda bem que eu insisti, a história é fascinante, o fato do leitor ter que imaginar e tentar entender essas coisas inimagináveis e lunáticas é fantástico. Completamente diferente da minha primeira impressão, o livro é muito fluido, de repente você leu 20 páginas e pareceu que foram 10, ele é fantástico e te cativa a todo momento.

E tenho que falar, meu Deus que livro lindo, as fotos ilustrando as cenas, os detalhes, a capa, as fotos no final, meu Deus do céu que livro lindo, parabéns Darkside. Recomendaria muito esse livro para um amante de terror.

Rubia Godoy 17/05/2024

Poltergeist
O livro é muito rico em detalhes e a leitura é bem leve, em algumas partes da um certo medinho, uma angustia para que termine tudo.
A edição é linda do começo ao fim, fiquei encantada.

Thaci 13/10/2023

Amo terror e os clássicos de terror tem um espaço no meu coração, Poltergest é um deles, eu amei a ideia de lançar um livro baseado no filme e nessa edição da Darkside, ficou um luxo. Inclusive espero que façam mais. Sobre o livro, os capítulos longos sempre me pegam mas a leitura estava tão boa que em alguns eu nem percebi a demora, tem muitos detalhes mínimos e as vezes tem um turbilhão de informações ao mesmo tempo mas me agradou, gosto da aflição e do caos que o livro conseguiu mostrar, a parte que buscavam soluções mais lógicas em alguns momentos é chato mas compreensível e as partes das descrições das aparições eu passo pano pq é dos anos 80, achei um pouco tosco mas retratou bem o filme e foi uma leitura muito imersiva e gostosa de se fazer nessa época de halloween ?

Rittes 17/05/2023

Icônico... mas chatinho!
Não há dúvida que "Poltergeist" é um dos clássicos modernos do terror e que segue assustando gerações, mesmo depois de mais de 40 anos de sua estreia! O livro, no entanto, não envelheceu tão bem quanto o filme que o originou. Muitas descrições e explicações desnecessárias e tediosas quase transformam a leitura numa tarefa chata demais. Sem falar que tira de Tangina Barrons, a médium nanica, boa parte de seu carisma. Recomendado só para os muito, muito fãs da franquia e da obra original!

Aurora.Lovegood 01/11/2023

Poltergeist
Comprei o livro achando que o livro deu origem ao filme, mas foi a versão antiga filme que deu origem ao livro.

Gostei bastante do livro, conforme você vai lendo, vai aparecendo algumas ilustrações. Eu me arrepiava a cada página que lia kkk. Muito bom!

Juju 20/04/2023

Um grande clássico do terror
Os Freeling são habitantes do condomínio em expansão Cuesta Verde, sendo eles os pioneiros orgulhos daquela próspera região construída sobre um antigo cemitério. Mas de repente sua vida aparentemente perfeita é abalada por estranhos eventos que assombram sua residência: objetos esvoaçantes, tempestades de raios, odores estranhos, entre outras bizarrices. Carol Anne, a caçula da família, parece inocentemente fascinada pelas vozes que escuta em seu televisor e quando a mesma desaparece, capturada pelos seres que a espreitam, cabe aos Freeling confiar em uma equipe de cientistas aliados a uma médium anã para trazer sua filhinha de volta.

Quando falamos de clássicos do terror, Poltergeist certamente desponta como um dos mais célebres filmes do gênero, tendo sido escrito por ninguém menos do que Steven Spielberg em colaboração com Tobe Hoover (diretor) no ano de 1982. O filme foi um sucesso comercial de modo geral, arrecadando milhares de dólares em bilheteria.
Devemos nos recordar que televisores eram algo demasiadamente comum já naquela época, logo, ao pegarem um objeto popular e o transformarem em uma coisa amaldiçoada com certeza capturaram a atenção do público que jamais pensara em enxergar as coisas daquela maneira. Porém todo o conceito de paranormalidade começava a ser debatido de forma reticente, com demasiada descrença, uma vez que a parapsicologia em si não poderia (e até hoje não pode) ser considerada uma ciência exata, a prova de falhas e com um método definido. O fato é que a história dos Freeling, e especificamente a figura loira e afável da doce Carol Anne que esbanjava fofura e carisma, conquistaram o espectador e até hoje a franquia Poltergeist (foram três filmes ao total) é mencionada várias e várias vezes pelos amantes de cinema como um marco inegável para o terror, além de contemplarem, é claro, os trágicos destinos que a maioria dos atores encontraram afinal (uma grande parcela sofreu mortes trágicas e bizarras, eventos que ficaram conhecidos como decorrentes da "maldição de Poltergeist").

James Kahn é médico e escritor e desde sempre nutriu um grande fascínio por clássicos. Assim, ele foi responsável pela novelização de muitos deles como por exemplo Os Goonies, Indiana Jones (O Templo da Perdição), Star Wars e, é claro, Poltergeist. Ao contrário do que estamos habituados normalmente, esta obra não foi a que deu origem ao filme (Spielberg concebeu a trama de Poltergeist originalmente), pelo contrário, Kahn a escreveu após o lançamento deste e sendo assim, converteu o filme em livro. Portanto, não espere encontrar aqui uma história diferente, ela é exatamente a mesma que você confere assistindo a Poltergeist, tirando alguns mínimos detalhes simplórios que tem pouquíssima relevância e deste modo não alteram nada de maneira significante. Nesse quesito eu fiquei um pouquinho decepcionada, pois esperava me deparar com algo novo (?). É fato que quando pegamos um livro nas mãos procuramos por mais detalhes ou talvez busquemos uma interpretação um pouco diferente, mas aqui a coisa toda se manteve praticamente a mesma do começo ao fim. Na verdade muitas vezes na obra literária os detalhes acabam se tornando até um pouco maçantes e não são exatamente aterrorizantes, por isso arrisco dizer que Poltergeist funciona melhor mesmo como um filme. O que configurou uma jogada inteligente por parte da editora foi justamente trazer os textos do autor brasileiro Cesar Bravo para complementar a obra e oferecer uma espécie de análise, um insight muito bem-vindo com paralelos interessantes sobre a cultura pop durante a década de 80, o que ajuda a contextualizar e compreender um pouquinho das inspirações que deram origem a este clássico.

A edição da Darkside em parceria com a Macabra TV está absurdamente linda e as ilustrações de um artista brasileiro ajudam a compor um design bastante atraente, uma bela adição para a estante!

Geysa Ferraz 25/10/2023

Poltergeist ??
Poltergeist é um clássico do cinema, dirigido por ninguém menos que Steven Spielberg, fez enorme sucesso nos anos 80, é um suspense paranormal de tirar o fôlego. ?

Quem não lembra da frase "Carol Anne, venha para a luz"? Se você ainda não assistiu, recomendo, mesmo quatro décadas depois, o filme continua incrível!?

Mas se não estiver a fim de encarar os efeitos especiais limitados da época, se joga na leitura dessa obra incrível publicada pela @darksidebooks.?

Poltergeist acompanha a história da família Freeling, moradores do subúrbio americano, que começam a perceber que a filha caçula, Carol Anne, provavelmente possui algum distúrbio do sono. Diversas vezes se deparam com ela, durante a noite, hipnotizada e conversando com a televisão.?

A família procura especialistas, mas com o passar dos dias, coisas estranhas também começam a rondar a casa, objetos se movendo sozinhos, manchas na parede, o cachorro começando a ganir para o além. ?

Tudo isso os deixa intrigados e com medo, mas ainda sim, quem acreditaria neles? Seriam taxados de loucos. ?

No entanto, durante uma tempestade, seguida de terremoto que aconteceu apenas no quintal dos Freeling, a garotinha Carol é "abduzida" mas continuam tendo comunicação com ela através do sinal de TV. Bizarro! Pois naquela época a tecnologia era super escassa!?

Com a ajuda de cientistas paranormais e uma médium, os Freeling passarão por maus bocados para conseguir resgatar a amada garotinha de volta.?

Poltergeist arrepia os cabelos logo nas primeiras páginas, o suspense e a agonia de descobrir o mistério que ronda essa turma é fascinante!

Nota: 4,5 ?

Roberta 17/01/2024

De arrepiar
É meu filme preferido de criança. Adorei o quanto o livro é parecido. Não resisti e estou assistindo pela milésima vez.

NancYamada 22/05/2023

Uma pesquisa no paranormal
Baseado nao obra cinematográfica de mesmo nome, Poltergeist não perde em nada para seu original.

Com clima no sobrenatural, temos o desespero de pais tentanto, com afinco, libertar sua família desse mal. A preocupação e desgaste que enfrentamm para isso, é bem perceptível.

Se passando na época da televisão de tubo e com a famosa tela de chuvisco a pesquisa parapsicológica é desenvolvida nos antigos moldes. (O livro lembra muito os programas de caçadores de fantasmas)

Um terror de leitura fluída e que agrada, tanto aos fãs do filme, como aos que irão ter contato pela primeira vez com essa obra.

Diulle0 07/06/2023

Terror infantil
Acredito que o livro possa ser bom se você for uma criança? porém duvido que uma criança goste de uma leitura tão extensa.

Lucas 14/08/2023

À procura de Carol Anne
O livro é uma adaptação do filme de 1986 e, creio eu, que conseguiu captar todas as nuances do longa. Com momentos de tensão que dão um frio na espinha à momentos cômicos de alívio (como a batalha de controles entre os vizinhos no primeiro capítulo) que resultam em leitura dinâmica.

luhh_loopes 24/09/2023

Queria ter gostado mais?
Nunca assisti o filme então não criei muita expectativa para o livro mas ainda assim, queria ter gostado mais. Achei que pela fama que tem, seria mais uau mas não achei tanto. Claro que pra época que saiu o filme, deve ter sido surreal para as pessoas. Tive um pouco de dificuldade em visualizar tudo que aconteceu na casa porque é coisa pra caramba! O final é uma loucura só e estou bem curiosa pra ver o filme agora.
martinsbibi 24/09/2023minha estante
O filme é muito bom

martinsbibi 24/09/2023minha estante
Eu nunca li o livro

luhh_loopes 24/09/2023minha estante
Na verdade o James Kahn escreveu o livro em cima do filme, então quem gosta do filme vai gostar do livro. Não deve ter nada fora da curva rs

Diego 31/03/2024

Ele é um livro bem mediano. Acredito que senti muita falta das sutilezas sobrenaturais. Portas fechando, sussurros, arranhões, etc... Todo esse pacote de situações.
Apesar de ter bastante no livro, as coisas tomam uma proporção que acabam exagerando demais (me senti lendo um livro de super heróis).
Assisti ao filme muito pequeno pra afirmar, mas não lembro desses exageros todos. Vou assistir novamente pra ver.

nathaliavirginia.meirelles 31/03/2024

Memória afetiva renovada.
Gostei muito da versão em livro de Poltergeist. Não dou 5 estrelas pq teve algumas coisas dentro do enredo (na versão adaptada) que não gostei. Achei em alguns momentos a leitura arrastada, com muitos detalhes cientificos. É uma história de terror mas um pouco de ficção científica também e como não sou muito fã, não curti tanto essa parte. Adorei o destaque que o livro deu a Tangina, na maior parte do tempo gostei disso, só não de uma coisa em específico, que que preferi o filme. Dou 4 estrelas pelas (poucas) cenas realmente aterrorizantes, pela edição linda e bem acabada, as ilustrações assustadoras e exclusivas pra essa edição, e pelo artigo sobre a importância do filme Poltergeist pra nossa memória afetiva e pra história do cinema ao final do livro. Tem também comentários sobre as coisas bastante negativas envolvendo o elenco, que tornou a trilogia "amaldiçoada". Além disso, há um conto LINDO em homenagem à Heather O'Rourke, atriz protagonista de Poltergeist, falecida aos 12 anos devido a um erro médico imperdoável. Vale a pena a leitura.

Henrique Vaz Martins 28/10/2023

É uma história boa, porém achei o livro arrastado e por muitas vezes cômico como se estivesse assistindo ghostbusters