Vítima

Vítima Gary Kinder

Resenhas - Vítima

Gessyka.Loyola 20/01/2024

Quanto vale uma vida ?
Eu amei esse livro, visto na maior parte da perspectiva das vítimas e seus familiares. Como ficam após sofrerem coisas tenebrosas na mão de assassinos á sangue frio?
Aqui vamos acompanhar 5 vítimas dos assassinatos á loja de eletrônicos hi-fi shop.
Achei realmente profundo como o estado paga e se "preocupa" mais com os assassinos do que com as vítimas. Mas não é só isso, então, leiam!!

edilsonjoaquim 25/05/2024

"Vítima"
Um livro-relato que reconta TODOS os detalhes relacionados ao caso da Hi-Fi Shop, uma loja de artigos de áudio em Utah que foi o cenário de bárbaros assassinatos, com tortura e outras violências.
Era 22 de abril de 1974, aparentava ser mais um dia normal em Ogden, Utah, mas aquela data marcaria um dos casos criminais mais chocantes da época.
"Vítima", como o nome sugere, é voltado para a história das pessoas que sofreram e sofrem com tal crueldade. Contado com detalhes do que aconteceu naquele fatídico porão da Hi-Fi Shop e também da investigação e do julgamento do caso, esse livro te faz duvidar da bondade humana, é muito difícil ler e não se revoltar com tamanha maldade com que algumas pessoas são capazes de fazer. Você fica totalmente desacreditado.
A grande maioria dos livros de true crime focam nos criminosos, assassinos, psicopatas, é interessante irmos mais fundo que isso, conhecer a quem o mal foi causado, ouvir a história de quem passou por tudo aquilo. "Vítima" proporciona isso, te faz abrir os olhos, querer saber além, a empatia é um sentimento presente em toda a extensão desse livro.
Nos deparamos também com a parte burocrática de todo o julgamento, em como aquilo perdurou, provocando mais sofrimento e angústia.
A leitura é muito pesada, tem muitos gatilhos, mas é fluída, você se conecta de verdade.
É um livro que te toca, te revolta e te faz ter esperança!
AliJu 25/05/2024minha estante
Gostei demais da review, amigo! O livro parece ótimo mesmo ?

edilsonjoaquim 25/05/2024minha estante
Obrigado, amiga?
Ele é maravilhoso mesmo!!!

stephany :) 25/05/2024minha estante
adorei a resenha!!! acompanhei seus históricos e já tinha ficado interessada, agora com essa resenha... vou adicionar na minha estante.

edilsonjoaquim 25/05/2024minha estante
@stephany :) Amg, recomendo demais, você vai amar!

Josiane Gonzaga 06/03/2024

Vitima
"Eu queria que se importassem tanto com meu filho quanto se importam com aquele cara na prisão".

QUE LIVRO INCRÍVEL... é um pouco pesado dizer isso por ser um relato real de um assassinato brutal, mas esse livro é um presente.

É uma história apavorante, mas a forma como Gary relata é genial, e é o primeiro livro focado na vítima e não no assassino. É delicado, detalhista, te revira o estômago, e te emociona... E como emociona.
Várias vezes no metro e eu com os olhos marejados, tanto de tristeza quanto de alegria.
Gary reúne falas da família, policia e todos os envolvidos no acontecimento numa loja de eletrônicos, numa ordem cronológica impecável, instigante e pesada.

Apenas leiam essa história FORTE e INSPIRADORA.

Juju 13/04/2023

Vitimas: pessoas como eu e você
A tarde de 22 de abril de 1974 em Ogden, Utah ficará marcada para sempre como a data de um dos crimes mais brutais, cruéis e assustadores já perpetrados. Os chamados "Assassinatos do Hi-Fi" aconteceram em uma loja de produtos eletrônicos - a Hi-Fi Shop - e envolveram a princípio três homens que puderam ser identificados mais tarde: Dale Selby Pierre, William Andrews e Keith Leon Richards (o último não participou diretamente dos assassinatos e portanto foi condenado apenas por roubo e associação, e além disso cogita-se a possibilidade de mais pessoas estarem envolvidas, no entanto, não foi possível comprovar). Mantidos como reféns no porão da loja, dois funcionários (Michelle Ansley e Stanley Orren Walker), um estudante do ensino médio (Cortney Naisbitt) e duas pessoas relacionadas como parentes (Carol Naisbitt e Orren William Walker) sofreram terríveis torturas com ácido, estupro e posteriormente tiveram mortes horrendas ocasionadas por balas na região da cabeça. Apenas dois sobreviveriam para contar a história, sendo que Cortney Naisbitt lutaria incessantemente por sua vida durante meses, correndo o risco de perder a visão e ter as funções cognitivas e motoras afetadas seriamente e de maneira irreversível. Orren Walker foi testemunha ativa e através de sua narrativa detalhada auxiliou a promotoria a obter a pena de morte para Pierre e Andrews.

Mas "Vítima", apesar de ser um livro do gênero true crime, propõe uma abordagem completamente diferente das que já estamos habituados. Nessa obra escrita em 1982 pelo autor best-seller, advogado e empresário Gary Kinder, o foco não estará única e exclusivamente nos assassinos (embora ele detalhe bem os crimes e discorra abertamente sobre a história de vida de Dale Pierre bem como seu julgamento e execução), mas sim nas vítimas de crimes brutais e todas as nuances que as englobam. Temos a oportunidade de acompanhar detalhadamente o processo de superação corajoso de uma família destruída física e emocionalmente em todos os sentidos da palavra: os Naisbitt. Enquanto haviam perdido o sol de suas vidas, a esplendorosa matriarca Carol, também tinham de lidar com o fato de que Cortney talvez não fosse sobreviver ou se recuperar completamente do trauma cerebral. Porém eles nunca perderam as esperanças e à sua própria maneira conseguiram encontrar forças e uma maneira de permanecer juntos apesar das circunstâncias extremamente desfavoráveis e catastróficas. Essa é uma história potente, triste e inspiradora sobre pessoas reais, seres humanos com qualidades e defeitos assim como eu e você, pessoas que sobretudo se recusaram a desistir provando que afinal o amor muitas vezes pode operar milagres. Ninguém espera que algo tão terrível aconteça com os seus, mas quando acontece o processo de recuperação e de luto é longo, cansativo e excruciante. Em "Vítima", Kinder dá voz à esses indivíduos e lhes permite dividir seus sentimentos, dores e angústias, o que por si só provou ser fonte de ajuda e catarse para muitas outras vítimas que não sabiam ou simplesmente não conseguiam expressar suas emoções de uma maneira coesa, uma vez que os eventos traumáticos e as consequências destes lhes impossibilitavam de fazê-lo. Por conta disso o livro é revolucionário, sensível e extremamente importante sendo utilizado e estudado por especialistas do FBI até os dias de hoje.

Ainda no final do livro o autor debate um outro ponto bastante interessante: a grande insatisfação da família, principalmente por parte do patriarca Byron Naisbitt, que afirma categoricamente que o tratamento que os presos recebem do governo não é nem um pouco justo, uma vez que eles tem seus custos de vida (moradia, saúde, alimentação, vestimentas) eternamente bancados pelo sistema ao passo que as vítimas não recebem nenhum apoio financeiro. Creio que seja mesmo um posicionamento muito válido a ser ressaltado e deveria existir de fato uma espécie de auxílio para as vítimas, ainda assim ao meu ver trata-se de uma escolha amarga que afinal necessita ser tomada pelo órgão público: caso sejam libertados ou tenham suas penas diminuídas os assassinos podem retornar à sociedade mais brevemente e fazer novas vítimas, ao passo que ao permanecerem encarcerados em regime de prisão perpétua mesmo que bancados integralmente, estarão isolados do convívio social e então representarão uma espécie de 'perigo contido', sendo impedidos de espalhar ainda mais sua maldade por aí.

Foi uma leitura bastante densa e como citei acima também muito triste, mas valeu a pena. A lição que se pode tirar dessa obra é que por detrás de todo crime, seja ele célebre ou não, existem pessoas de verdade. Pessoas que sofrem, choram, riem, amam e sobrevivem (em muitos casos infelizmente não), apenas seres humanos e embora exista certo fascínio pelos agressores eles também merecem ser reconhecidos e validados, não apenas seus assassinos.

Ariane335 08/05/2023

Baseado em uma história real
Apesar de ser baseado em uma história real, sinceramente só fiquei sabendo disso ao iniciar a leitura. A leitura é densa, apesar de ser uma boa história, possui narrativa de violência bastante detalhada, deixando o crime ainda mais visual. Caso não goste de descrições de violência, não leia esse livro.

Livpi 06/04/2024

O livro mais pesado da vida
Sinceramente eu não sei nem por onde começar... Esse livro mexeu comigo de uma maneira inexplicável.
Qnd eu comprei o livro ja sabia que seria algo voltado para a história da vitima
Mas nunca nem nos meus profundos pensamentos imaginei algo tão forte e dolorido.
Em muitos momentos eu precisei parar e respirar porque me deu MUITOS gatilhos (vivi alguns momentos parecidos ha alguns anos)
Aqui tem todos os pontos de vista, tem o crime, o assassino e a parte mais importante que quase ninguem fala em conteúdo true crime é o lado e o sofrimento das vitimas.
Esse não é um tipo de livro que eu costumo ler, mas posso dizer com toda certeza que foi um dos favoritos da vida, 5 estrelas e mudou muita coisa na minha forma de ver a vida. Eu acho que é uma leitura muito necessária.
Logico.. se vc tiver +18 anos ?

Riva 04/04/2023

De doer na alma!
Impossível não sentir a alma doendo!
Impossível não sentir as dores físicas e emocionais que o Cortney!
Impossível não se emocionar com tudo o que o Cortney passou!
Impossível não se emocionar com o amor do pai do Cortney (que homem forte e resiliente)!
Impossível não querer chorar com os relatos da família, médicos e enfermeiras do Cortney.
Impossível não ficar revoltada com a frieza do ato em si? sadismo puro.
Impossível não ler esse livro!

BTM 17/05/2023

Gary.
É um livro bem sensível, mas é bom justamente por ser sensível, o livro fala de um assassinato em uma loja e a partir da começa a investigação, mas o que mais marca esse livro é pq ele não fala muito do lado dos assassinos, não foca neles e na história deles,
Mas sim foca nas famílias das vítimas e no após o assassinato, como eles reagiram, como lidaram com isso.
Quando você lê essa obra você entende o porquê dela ter ganhado tamanho destaque.

Leitor Noturno 23/05/2023

Resenha Noturna
Hi-fi era uma loja de eletrônicos, na pacata Ogden, no estado americano de Utah, o que tinha tudo para ser um ótimo ganha pão para seus donos se tornou palco de um dos crimes mais sangrentos e abomináveis que os Estados Unidos já viu. O ano era 1974, quatro rapazes entraram na loja e assassinaram 4 pessoas, com requintes de crueldade extremos, a frieza e a gana por sangue assustou até os mais experientes policiais que passaram pelo caso. Agora, imediatamente, eles tinham o dever de colocar aqueles criminosos atrás das grades.

Byron Cortney era apenas um adolescente quando entrou na loja, que já estava quase fechando, sem notar o assalto em andamento, ele se tornou refem, seus pais, preocupados foram procurá-lo algum tempo depois e também foram feitos de reféns, quando o terror acabou a mãe de Cortney estava morta, seu pai ferido e ele severamente prejudicado por tudo que os bandidos haviam feito com ele.

A história de Byron é o que norteia a trama de Vítima, um livro de crime real que fala sobre quem mais sofreu com os assassinatos, que teve a vida completamente modificada e que lutou muito pela própria vida, mesmo quando todos já o davam como morto.

O livro é muito interessante, diferente de tudo que já foi feito em obras do gênero, conta tudo que aconteceu com o adolescente em busca de recuperação. Claro que não deixa de fora a explicação sobre como tudo aconteceu, nos mínimos detalhes, falando inclusive sobre o julgamento dos assassinos e levantando discussões sobre a pena de morte, que na época ainda era pouco utilizada no país.

Gostei do livro, inegável a importância de sabermos a história da vida das vítimas e não só dos criminosos, mas o ritmo da história acaba um pouco prejudicado, muitos momentos da recuperação de Byron são iguais, já que ele passa muito tempo entre a vida e a morte no hospital.

Se você gosta de True Crime não pode deixar de ler esse livro fenomenal, diferente de qualquer outra história que você já tenha visto, mas tome cuidado, a loja Hi-Fi foi palco de uma barbárie, o livro é forte, chocante, você vai precisar ter estômago para aguentar.

Nota: ????????

Bianca.Falcari 15/03/2024

Pra quem tinha dúvidas se comprava e lia só digo: leiam, a história por si só já é sensacional, um crime que você fica pensando em como pode existir pessoas capazes de fazerem tanto mal à outras, mas saber o lado da vítima, da família, a trajetória de recuperação e superação, todos os desafios, a parte clínica, medica, psiquiátrica e psicológica do tratamento e ao mesmo tempo todas as pessoas envolvidas na tragedia tendo que lidar dia após dia com o ?a vida continua? tornam esse livro mais do que eu posso suportar. Nunca tinha lido um livro que retrata 99% a história das vítimas direta e indiretamente e confesso que concordo totalmente com um relato final que tem no livro que diz que o estado/país se preocupa e cuida muito mais do criminoso, dando água, comida, segurança e moradia, do que com a vítima, que se sobrevive fica a mercê dos cuidados de familiares com o dinheiro que tem e do jeito que dá

Vivis 27/12/2023

Clássico True Crime
Vítima: O outro lado do Assassinato, de Gary Kinder, é leitura obrigatória na formação dos agentes do FBI, e foi um dos primeiros livros de True Crime a ter seu foco nas vítimas das atrocidades, dando voz aos sobreviventes e familiares.

Em 1974, em Ogden, Utah, foi palco do crime que ficou conhecido como Assassinato do Hi-Fi, uma loja de eletrônicos.

Onde três homens, resolveram que um assalto não era suficiente e mataram com requinte de crueldade três pessoas e deixaram dois sobreviventes com sequelas terríveis.

Os assassinos são: Dale Selby Pierre, William Andrews e Keith Leon Roberts, os dois primeiros tendo participação ativa nas atrocidades e o terceiro estando ligado apenas ao roubo.

As vítimas: Vítimas: Stanley Orren Walker, de 20 anos, e Sherry Michelle Ansley, de 18 anos, funcionários da loja, que foram amarrados e jogados no porão enquanto o roubo acontecia. Cortney Nasbitt, um jovem de 17 anos que estacionou o carro na loja enquanto fazia algumas coisas para seus pais na cidade e entrou na loja durante o assalto para agradecer Stanley pela gentileza em deixar ele estacionar ali, foi também pego como refém. As últimas duas vítimas foram Orren William Walker, pai de Stanley, e dono da loja, que foi em busca do filho e Carol Elaine Naisbitt, que também aflita pela demora de seu filho Cortney saiu em sua busca.

A maldade e violência dos criminosos foi então aumentando em escala muito rápido e não descreverei os horrores que eles passaram naquele porão para não chocar vocês, mas não foi fácil ler os trechos que narraram tudo o que houve ali.

O livro é centrado Cortney Nasbitt e e seu pai, narrando toda a jornada dos médicos e da família para salvarem Cortney, que chegou em um estado gravíssimo no hospital e praticamente todos os médicos não imaginavam que ele sobreviveria. Mas eles resolveram não desistir principalmente por causa de Byron, pai dele e médico muito querido na cidade.

Além do foco nos Nasbitt, Orren William Walker também tem destaque mostrando como utilizando uma força de vontade monumental não somente consegui sobreviver como foi uma testemunha crucial nos julgamentos.

Oreen e Cortney foram os únicos sobreviventes e mesmo assim, precisaram lidar com sequelas físicas e emocionais da tortura que passaram.

Cortney, entre todos os problemas, ainda teve muitas sequelas mentais.

É um livro que tem depoimentos dos sobreviventes e familiares e tornou a leitura muito impactante e não à toa é uma referência dentro do gênero. Da poder aos sobreviventes de contar sua história e mostra o quão vidas são impactadas pela violência.

Kinder passou anos trabalhando no livro e foi convencido logo no início a dar foco nas vítimas do Byron Nasbitt, que não desejava dividir sua história em um livro onde os criminosos fossem o ponto focal.

Um livro pesado, mas ao mesmo tempo com uma escrita dinâmica e fluida. Que tornaram a leitura pelo menos não maçante, mesmo com toda dor narrada.

Um livro que todo fã de True Crime deveria ler e também aqueles que tem curiosidade no tema.

A edição está impecável. Muito bonita e com o padrão de qualidade da DarkSide, capa dura, fitilho, projeto gráfico muito bonito e que impacta.

Espero que tenham gostado da indicação e até a próxima.

Resenha publicada também no Blog Eu pratico Livroterapia

Kenyafdn 27/01/2024

Jornada fascinante!
Ver todos os desdobramentos após um crime hediondo, tendo a vítima como protagonista foi muito tocante e ao mesmo tempo angustiante? Precisei parar muitas vezes para me recompor. Mas valeu muito a pena! ?