Garota, Serpente, Espinho

Garota, Serpente, Espinho Melissa Bashardoust

Resenhas - Garota, Serpente, Espinho

Miwy 23/05/2024

Os monstros que criamos com nossa ignorância
Sempre escondiam Soraya por ser diferente, mas será que realmente era necessário? Ou só precisavam olhar por outro ponto de vista?

Por conta de nossa ignorância sempre tiramos conclusões sobre tipos de pessoas sem nem antes saber a verdade. Às vezes vinculadas a crenças, família, mídia e esquecemos que nem tudo é uma certeza absoluta.
As pessoas tem sentimentos, vivências e ideias diferentes e nem sempre o que é a sua verdade, é a verdade do outro.

Com uma fantasia diferenciada inspirada na mitologia persa, "Garota, serpente, espinho", é uma história bem legal para passar o tempo. Não é nada extraordinário ou inovador, mas ainda sim, explora uma temática bastante diferente dos clichês de muitas fantasias atuais, o qual considero seu ponto forte.

Por ser um livro único, sinto que a história foi um pouco corrida. Tudo acontece muito rápido e sem um desenvolvimento muito profundo. Por tentar encaixar politica, ambientação, construção de personagem e romance tudo ao mesmo tempo em 300 páginas, mas nada que atrapalhe a leitura em si. Não é nada complexo, mas sem deixar espaços vazios.

O relacionamento sáfico é bem simples, mas fofo, adoro a forma como a Parvaneh ama a Soraya do jeito que é, sem ter medo de mostrar o que sentem uma pela outra. Mas retornando ao que disse a cima, o interesse das duas é espontâneo, acontece praticamente do nada KKKKK.
A família também é um assunto bastante explorado, principalmente a relação da protagonista com sua mãe, além da solidão, rejeição e as coisas que fazemos por amor. Isso me pegou bastante, confesso.

Mima.Lavez 02/04/2024

Amei!
Um livro diferente dos que eu leio normalmente, mais no âmbito da fantasia e simplesmente amei, fazia tempo que eu não ansiava para chegar em casa e continuar a minha leitura. Lendo você se sente dentro do universo e consegui imaginar cada detalhe, nesse detalhes você acaba se apegando aos personagens (mais nos principais). Achei que a família dela podia ter sido explorada mais.

Lizia.Yohanna 16/03/2024

Adorei
Tava bem ansiosa por essa leitura estava cheia de expectativas e tenho que dizer que elas foram todas alcançadas. Adorei a história, os personagens, o desenvolvimento e os plots. Achei o final um pouco corrido muita coisa acontecendo de uma vez ainda assim não deixou a história ruim. Leiam é muito bom vale a pena.

stephany :) 10/03/2024

Garota, serpente, espinho é uma fantasia diferenciada com vários elementos inovadores, inspirada na mitologia persa, tem uma linguagem simples e uma leitura fluída.

Sem dúvidas é um livro interessante, mas, para mim, deixou a desejar em vários aspectos, principalmente na política e no romance.

Edna Rocha 17/01/2024

Era uma vez uma maldição
Primeiro ponto positivo desse livro é a capa, apaixonada fiquei quando vi. Depois vem a mitologia totalmente diferente das que estou acostumada e por fim a história em si.
Gostei de como o autora entrelaça maldição x dádiva e isso com muitos detalhes que me fez viajar legal nesse livro kk simplesmente não consegui parar de ler e ele é perfeito do início ao fim.

librianaliteraria 17/01/2024

Muito bom!
Eu gostei muito desse livro, muito mesmo, principalmente do início. Fiquei arrepiada logo no primeiro capítulo, o que eu considero um ponto muito positivo, porque me deixa com as expectativas nas alturas.

E o livro alcançou essas expectativas até a metade. Devo dizer que o universo da história me conquistou muito rápido, com todos os elementos da mitologia persa e as histórias por trás da maldição da protagonista. O início foi realmente eletrizante, mesmo que um pouco previsível em alguns pontos, e eu me vi devorando o livro.

Contudo, depois da metade, achei que a história ficou morna. Faltou o coração disparado e a curiosidade que eu senti no início.

Como uma romântica incurável, acho que o livro podia ter um pouquinho mais de romance. Por um lado, o romance foi muito rápido. Por outro, eu queria mais. Queria mais interações e cenas para me fazer suspirar.

De todo modo, eu gostei muito do livro. Recomendo para todos que buscam uma fantasia mágica e rápida de ler (com o bônus de um romance sáfico).

Grazi 02/01/2024

Basicão
É uma fantasia bem rala, pareçe escrita por uma pre adolescente. Vi bastante hype sobre este livro e não vi nenhum motivo pra tal, talvez seja por ser descrito como um romance sáfico em alguns locais, mas o romance q teve foi deixado de lado, os personagens não tem nenhum carisma, ou melhor, não foram desenvolvidos pra nos apegarmos a eles, as descriçoes dos personagens sao bem simples e a de locais sao super confusos. Oq resume esse livro, bem confuso, não tem historia, explicação, so os acontecimentos, fiquei bem triste ao terminar pq o livro é lindo e tinha tudo pra ser uma otima fantasia, pq a idéia é mt boa, só foi mau desenvolvida

clarwice 04/12/2023

Achei o livro bonzinho até, ela poderia MUUITO, ter tido uma história diferente, ter virado uma vilã muito boa, ou anti heroína, mas a história foi boa mesmo assim. Achei bem interessante na questão da autora fazer a história com coisas persas dentre outras coisas. É bem confuso no começo mas garanto que vão gostar.

Julia.miras 29/10/2023

Esse livro foi simplesmente uma mistura de sentimentos em mim do começo ao fim. Ele tem uma leitura muito fluida, tanto que vc se esquec que está lendo ele. Minha única reclamação sobre ele é que deveria ter mais cenas da Soraya e Parvaneh de resto nada a reclamar. Com toda certeza ele virou um dos meus favoritos

Eliane.Zachert 07/09/2023

Às vezes a princesa é o monstro
Essa frase define bem o livro, vemos a Soraya lutando contra a maldição até metade do livro e no final a vemos aceitar e se entregar a maldição se tornando assim completa. A Autora me fez ficar bem ansiosa durante a teoria, me fazendo criar várias teorias sobre o livro, me fez ter dó do Azad pq ele não era o interesse amoroso, esperava ansiosa pelos capítulos em que a Parvaneh apareceria, realmente foi uma história que me prendeu, gostei das reviravoltas e como ela conectou a história da Soraya com o Azad e a Parvaneh.

Eloiza 12/08/2023

É um livro bom
Eu gostei do livro, você consegue entender muito sobre a personagem principal, ficar com raiva da família dela e compreender todos os seus motivos mesmo sabendo que as ações no início são uma bola de neve que vai fazê-la se arrepender.
É uma leitura gostosa que corre bem, o final é previsível mas é gostoso chegar até lá.
Porém meu desvio de caráter me deixou indignada, pois eu teria casado sim com o vilão.
Ela perdoou a família, mas eu não. Depois de ser tratada como um cachorro a vida inteira esse finalzinho mixuruca? Deveria no mínimo ter assumido o trono e não voltar paras as sombras.
Enfim, Azad sempre teve razão, Soraya otaria deveria deixar esse povo 🤬 #$%!& .

Cele 03/08/2023

Ótima leitura
Garota, serpente, espinho foi um livro que ansiei muito ler, principalmente pelos elementos da mitologia persa e o romance entre garotas nesse cenário. Não vou mentir e dizer que o livro supriu 100% das minhas expectativas, ou mesmo que a história me cativou totalmente, mas levando consideração as promessas que fez e aquilo que eu esperava, foi uma boa leitura.
A autora tem uma escrita maravilhosa e antes das notas do autor, no final do livro, ela conta um pouco da inspiração pra criar os elementos dessa história, deixando algumas fontes para futuras pesquisas. Achei isso muito legal, porque tenho muito interesse nessa mitologia, mas esse é apenas o segundo livro que leio com ela envolvida e sinceramente não sabia muito bem por onde começar a pesquisar.
Sobre a história, eu mergulhei fundo de início porque AMO essa premissa de garota com toque mortal, não acho que foi entregue 100% do que poderia ter sido, mas ainda foi gostosinho acompanhar. Os personagens num todo não foram muito cativantes, acho que Parvaneh foi a única que me conquistou totalmente.
Soraya era alguém muito indecisa, eu meio que entendo de onde isso vem, mas já perto do fin do livro esse traço se torna bem irritante. Eu esperava algo mais fatale vindo dela, porque foi isso que me prometeram, mas seguindi aquele meme, acho que faltou um pouco de ódio nela.
Esse não é, de jeito nenhum um livro sobre o nascimento de uma vilã, como dizem, é apenas uma menina venenosa que vai apresendando a amar seus espinhos, e vai criando uma série de confusões no decorrer dessa autoaceitação.
Garota, serpente, espinho tá longe de ser a melhor leitura do ano, mas ainda indico a leitura por ser algo bem diferente e bastante gostosinho para os amantes de fantasia.

Manu 10/07/2023

Gostei
A história flui muito bem e é muito gostoso de ler eu gostei que tudo foi resolvido com diálogos muito bem feitos e uma autoaceitação muito grande e algo que é abordado de uma maneira leve e séria ao mesmo tempo, tem vários pontos profundo que foram muito bem abordados as algumas coisa podiam ter sido mais abordadas aprece que foram resolvida com pressa pra dar espaço pro plot principal o que faz sentido mas eu senti um pouco de falta.

Valentim 30/06/2023

Fantástico
Um livro bom no aspecto fantástico mas um pouco decepcionante no romance safico, eu confesso que esperava mais, porém a história é fantástica no quesito fantasia e história. Amei

THEBLACKCAT 26/06/2023

Eu fui ler esse livro sem saber nada dele e foi apaixonante, a escrita, a história, os personagens, tudo me prendeu.
Eu amo um clichê bem feito!