Srta. Austen

Srta. Austen Gill Hornby

Resenhas - Srta. Austen

Bruna 29/03/2023

Cassandra Austen descobre que um amigo da família, reverendo de uma paróquia faleceu recentemente, e, que sua irmã Jane, costumava se corresponder com a esposa dele, também falecida. Com o intuito de preservar a memória da irmã ela parte a fim de recuperar as cartas, antes que a privacidade de Jane possa ser exposta. Mas ao ler as cartas acaba descobrindo mais sobre a irmã que tanto amava.
Cassandra se dedicou a vida inteira a família, e após perder o noivo antes do casamento e por uma promessa feita a ele ela decide nunca mais se casar.

Como nunca li nenhuma obra de Jane Austen esse livro foi uma surpresa em toda a sua essência. Obviamente grande parte do livro é ficção, mas é interessante ver a familia Austen ser retratada.
A dedicação de Cassandra pela família é louvável, porém achei muito triste em solitária em algumas partes.
A escrita da autora é bem fluida, tornando essa uma leitura rápida.

Gostei bastante da história, apesar de não ser muito fã de literatura biográfica (apesar de a maioria da história ser ficção).

Nathy @peculiareslivros 28/05/2023

Adorei
Não sei vocês, mas eu sou apaixonada pelos livros e por saber mais da história de Jane Austen, uma mulher incrível que teve muito amor e provações em sua vida.

”Srta. Austen”, de Gill Hornby, é uma obra que mescla história e ficção, trazendo muito da história da família Austen e também o que a autora acredita ter sido escrito em cartas que Jane encaminhou à sua irmã e grandes amigas também em vida. Cartas estas que foram queimadas por Cassandra Austen, sua irmã mais venha e responsável por seu legado, pouco antes da morte da mesma.

Nesse livro temos o presente (1840) e o passado, iniciando em 1795, onde vemos tanto a busca de Cassandra por cartas da irmã quanto suas lembranças do passado delas.

Adorei ver o companheirismo entre elas e também a proximidade que tinham com outros membros da família e dos Fowle e Lloyd, cada um com suas particularidades.

Achei a história muito focada na vida de Cassandra, mostrando os romances que ela viveu, apesar de não ter se casado, assim como sua irmã, e admito que isso me decepcionou um pouco, pois esperava saber mais da família como um todo e também esperava um pouco mais das cartas, cujo conteúdo a autora imaginou.

Enfim, ainda assim é uma boa leitura para quem gostaria de conhecer mais da família Austen e uma das teorias do conteúdo das cartas que Jane Austen trocou com amigos e familiares.

site: https://www.instagram.com/p/CsTxsVfOKVe/?utm_source=ig_web_copy_link&igshid=MzRlODBiNWFlZA==

@sandraalmeidaeseuslivros 25/04/2023

Uma grata surpresa
Confesso que não li ainda nenhum livro da aclamada Jane Austen. Já assisti inúmeras vezes Orgulho e Preconceito e agora tive a oportunidade em ler este livro, que embora não seja baseado em fatos reais, traz muito do universo desta grande escritora.

27 anos após a morte de Jane Austen, Cassandra Austen precisa resgatar as cartas que contam os segredos da familia e que podem de alguma forma manchar a memória da sua amada irmã.

Nos deparamos com a questão das mulheres que não se casavam e ficavam totalmente sem recursos quando os pais morriam.

?.Jane havia sido o sol de sua vida, o coroamento de todo o prazer, o bálsamo de cada dor. Sua morte era como se tivesse perdido um pedaço de si.

?.. existem tantas formas de amor quanto instantes no tempo.

?. finais felizes estão à nossa disposição em algum lugar, trançados no tecido da vida.

Camila Zuza 11/05/2023

Amor de irmãs
Ah eu gostei de mais da Cas o amor que ela tem pela Jane e Jane por ela e tão lindo gostei do livro

Lêticia Lopes 08/03/2023

Queria saber mais da irmãs Austen
Esse livro é como uma ficção biográfica. Muitos dos fatos apresentados aconteceram de verdade, assim como as pessoas retratadas existiram. Isso faz com que cresça uma enorme curiosidade para saber sobre o comportamento dessas pessoas e tudo que está relacionado a elas, até porque Jane Austen é uma das maiores escritoras da literatura inglesa (e eu amo seus livros!).

Reparei em cada passagem que demonstrava como era o comportamento das mulheres que não casavam. É angustiante ver como elas sofriam, quando ficavam à própria sorte. Como se o casamento fosse o único fim possível para a vida de uma mulher. Mas Cassy, Jane e ainda outras, como Elizabeth Fowle, eram mulheres fortes e determinadas a serem felizes a seu modo, mesmo sem nunca casar.

Fiquei triste, mesmo assim, porque Cassy (pelo menos na história do livro) teve a chance de encontrar o amor e fugiu dela. Ainda assim, é bom que ela tenha sido feliz de qualquer modo.

Uma boa leitura para fãs da Jane Austen, recomendo!

Karla Lima @seguelendo 08/09/2023

@seguelendo
Quando iniciei a leitura, não sabia muito bem o que esperar, mas os primeiros 10% da obra foram promissores e suficientes para me fazer acreditar que eu amaria a obra…

Será que essas primeiras impressões se confirmaram?

Vamos lá!

Em primeiro lugar, gostei muito do humor da autora, e das suas escolhas narrativas. De alguma forma, me lembrou o estilo de contar histórias da própria Jane Austen, que sempre parecia provocar o leitor a compartilhar sua visão crítica do mundo e do papel da mulher nele. Fiquei imediatamente empolgada com e leitura e sequer tinha passado das 50 páginas.

Me apaixonei pela narrativa, que fluiu fácil e despertou curiosidade. A impressão que dava ao passar das páginas é que, de alguma forma, eu estava lendo um romance de Jane Austen sobre sua própria família, recheado de ironia e sarcasmo. Foi muito gostoso de ler. Na metade do livro eu já sabia: nem precisaria terminar a leitura para recomendar. Que leitura gostosa!

Mas nem tudo se provou maravilhoso, e vou falar um pouco sobre isso. A história se passa em dois períodos distintos, que se alternam: o passado é retratado pelas cartas e memórias de Cassandra; o presente mostra a protagonista idosa, em meados de 1840. Como fio condutor temos as cartas trocadas pelos personagens; principalmente cartas de Austen.

O plot é justamente a necessidade urgente que Cassandra, tem de destruir as correspondências que poderiam comprometer a memória de sua querida irmã Jane. Nesse ponto da resenha preciso confessar que, infelizmente, sobre o desenrolar dessa parte da trama, fiquei decepcionada. Realmente esperava algo mais, justamente por ser o maior atrativo da premissa da obra. Por outro lado, foi interessante acompanhar a família através dos tempos. De qualquer forma, mesmo com seus defeitos, o enredo e a forma de apresentá-lo que me cativou bastante.

Além disso, podemos partir para outro ponto que julgo forte na história: os personagens. Muitos, por sinal. No começo me confundi um pouco, até porque praticamente todos se dividem entre três famílias e não dava muito tempo de assimilar quem era quem. Alguns foram muito bem construídos, como a própria Cassandra, e consegui captar suas essências através das páginas, outros apenas fizeram volume e pouco contribuíram para o desenvolvimento do enredo. Na balança final, os personagens saem como positivo pois os que foram bem retratados superam os coadjuvantes sem sal e sem açúcar.

Creio que em vez das cartas, o maior triunfo da trama seja a forma como aprofunda os laços de amizade e amor entre as irmãs Austen. Além do senso de dever que une alguns membros da família.

Continuo recomendando a obra, mas sem aquele entusiasmo que achei que recomendaria quando estava lendo os primeiros 30% da obra. De qualquer forma, foi bem gostoso de ler, foi divertido e muito interessante acompanhar essa “fanfic” da história da vida de Jane Austen.

site: https://www.instagram.com/seguelendo

Jane.Mello 09/04/2023

Se é sobre Jane Austen leio até sua lista de compras ?...
Confesso que o começo dessa leitura foi pra mim muito devagar, mas no decorrer da estória fui pegando a narrativa e tudo fluiu...

Uma (quase biografia) de nossa querida Jane Austen... como adorei ver ela sendo retrata escrevendo seus romances ...

Cassandra sua irmã tão apegada a Jane, e também a todos ao seu redor. Tento pela frente sua missão de achar as cartas de sua irmã para poder destruir e assim proteger o legado de sua dela... Mas o que ela não esperava que também iria encontrar cartas a seu respeito, e reviver tudo aquilo talvez fosse mais que ela pudesse suportar...

Como nas estória não pode faltar pessoas detestáveis aqui nessa temos mais de uma... Mary sua cunhada é a pessoa mais insensível da face da terra...

Achei tão lindo a amizade e o companheirismo das irmãs e fiquei com o coração partido quando Jane morreu nos braços da irmã ...

Fato é que mesmo sendo em uma época diferente de agora, pouca coisa mudou sobre como as mulheres tem que viverem sobre o tabu que a sociedade estabeleceu ...
Casar, cuidar do marido, ter filhos, netos etc ... Só que muitas vezes a felicidade não depende de seguir esse padrão, Jane, Cassandra na estória deixam bem claro isso ...

?Quote?
"Finais felizes estão à nossa disposição, em algum lugar, trançados no tecido da vida."

Lícia ou Lili 09/01/2024

Para sempre irmãs
Esse livro foi escrito pela fã número um da Jane Austen, e com certeza ela amaria essa história, ela alterna entre passado e presente onde no presente, em 1840 Cassandra, sua irmã, viaja em busca de cartas que poderiam revelar traços do passado conturbado de sua falecida irmã e dela mesma, Cassandra está disposta a fazer de tudo para se livrar das cartas problemáticas, assim o legado da irmã permanecerá intacto. No passado, acompanhamos as diversas jornadas, dificuldades e felicidades que as jovens irmãs passaram ao longo do tempo, até a morte de Jane.

Eu sabia que Jane Austen havia sido uma grande escritora, mas nunca poderia nem sonhar com todas as dificuldades que teve de encarar ao longo do tempo, eu realmente chorei nesse livro, por ele ser tão triste, mas tão verdadeiro, as vezes, as mentes mais brilhantes são as que mais sofrem

Eu só tenho a agradecer a Jane Austen, uma mente tão brilhante, que partiu tão cedo, obrigada pelo legado que deixou, obrigada por ser a escritora que foi
"Talvez a de nossos maridos, sim, mas a nossa história nunca será contada, ninguém se lembrará de nós"

Mary Jane nunca esteve mais enganada

regifreitas 14/08/2023

SRTA. AUSTEN (Miss Austen, 2020), de Gill Hornby; tradução Elizabeth Ramos.

Um dos vários mistérios que envolvem a romancista Jane Austen é do por quê sua irmã Cassandra teria destruído boa parte da correspondência da autora. Seria a pedido da própria Jane? As cartas revelariam aspectos íntimos que a família não queria ver expostos publicamente? Em SRTA. AUSTEN, a escritora e jornalista britânica Gill Hornby, propõe-se a preencher algumas dessas questões que ficaram em aberto.

A srta. Austen do título é a própria Cassandra Austen, que, em 1840, próximo dos 70 anos, recebe a notícia do falecimento do reverendo Fulwar, patriarca da família Fowle. Jane estabelecera uma copiosa troca de correspondência durante sua vida com membros dessa família, principalmente com Eliza, a esposa de Fulwar. Cassandra, então, parte rumo à propriedade da família Fowle, em busca dessas cartas. Seu objetivo nada mais é do que se apossar daquelas que poderiam ser comprometedoras para a biografia de Jane, cuja obra tinha ganhado certa notoriedade após sua morte.

Hornby estrutura a narrativa em dois tempos, que vão se alternando: o passado retratado pelas cartas, e o presente propriamente da narrativa, o ano de 1840. Do ponto de vista do primeiro, as revelações que as tais cartas poderiam proporcionar, o chamariz maior da obra, acabam não se cumprindo. Inexistem, praticamente, grandes segredos prejudiciais à imagem de Jane Austen que deveriam ser encobertos. Nada que justificasse a eliminação da correspondência por parte de Cassandra. Esta, sim, teria alguns pecadilhos - bem bobos por sinal - que deseja não serem revelados.

Igualmente, no presente, nada de relevante acontece. Alguns personagens entram e saem de cena e nenhum conflito digno de nota se estabelece. Nenhum deles, aliás, é minimamente interessante ao ponto de ficarmos curiosos sobre seus destinos.

Se existe algo digno de destaque na obra de Hornby, é que ela ao menos fez o dever de casa no trabalho de pesquisa. Muitos acontecimentos reais da biografia da família Austen - pelo menos aqueles que se tornaram públicos - são mencionados. Mas o que ela faz com esse material não vai além do raso e insosso.

Sil 01/04/2023

A história como foi...
Um romance (quase) biográfico sobre Jane Austen e sua família.
Jane morreu no colo da irmã Cassandra que, depois da morte de Eliza, vai em busca das cartas trocadas por elas para manter apenas a parte boa da história.
Manu 01/04/2023minha estante
Nunca tinha visto esse livro!

Maysa 23/07/2023

O livro tem uma proposta legal, mas acho que acabou se perdendo em histórias sem necessidade. Personagens com pouco ou nenhum desenvolvimento, histórias não encerradas ou encerradas de mau jeito. Não foi uma leitura que me prendeu.
Confesso que o único ponto alto pra mim foi a relação de Cass e Jane, e Cass e Isabella

Jaque @blogmalucadoslivros 10/07/2023

Uma grata surpresa
Jane Austen sem dúvidas foi e sempre será uma das autoras mais impressionantes do mundo. Suas obras sempre me chamaram atenção e como leitora apaixonada por “Orgulho e preconceito”, é claro que Srta. Austen me chamou atenção logo de cara.

A PREMISSA:
Em “Srta. Austen” acompanhamos uma história narrada entre o passado (1795) e o presente (1840) com Cassandra, irmã mais velha de Jane Austen. Após o falecimento do reverendo Fulwar, com quem Jane sempre se correspondia, Cassandra percebe que precisa encontrar as correspondências de Jane para que a memória de sua irmã se mantivesse intacta.

O QUE EU ACHEI:
Srta. Austen foi uma leitura surpreendente, tocante e com certeza uma viagem ao passado e ao legado da autora. A trama se aprofunda bem no passado e no laço de amizade lindo e profundo entre as irmãs Austen.

Apesar disso confesso que a trama demorou um pouco pra me prender mas depois que consegui me conectar com a história, se tornou uma leitura fluida.

Srta. Austen é sem dúvidas uma grata surpresa aos fãs da autora. Recomendo!

site: https://www.instagram.com/p/CuZ353uL3sn/

Michelle Cristiane de Carvalho 26/07/2023

Srta. Austen
"Por que a irmã de Jane Austen quis tanto queimar as cartas que a autora escreveu para familiares e amigos? Baseado neste mistério do universo literário, Srta. Austen, de Gill Hornby, recria a saga de Cassandra Austen para proteger os maiores segredos da irmã."

História boa, porém um pouco cansativa, sem muitos acontecimentos.