Srta. Austen Gill Hornby

Resenhas - Srta. Austen

brugmansia 18/03/2024

Epiphany
Simplesmente surreal a forma que você viaja no tempo juntamente com Cassandra. Foram incontáveis vezes que chorei com as cartas escritas por Jane

Entender a personalidade de ambas as irmãs Austen, as dificuldades, os desamores e as felicidades momentâneas.

?Sou incorrigível. Mostre-me um céu perfeitamente azul e encontrarei uma nuvem.? ? Jane Austen.

Encontrei essa frase em meio a uma das milhares da cartas de Jane para Elizabeth, e achei interessante. Creio que todos nós somos assim, em algum momento da vida.

?Você não escreve somente por dinheiro. Escreve também, com toda certeza, para o seu prazer pessoal e da sua família.? ? Cassandra Austen.

Jane estava sem esperanças, não sentia vontade de escrever e muito menos de pensar. ?Aceitou? o fato de ser a que ficaria para trás mediante às coisas familiares, cuidando da mãe.

Confesso que demorei um pouquinho para concluir o livro, queria me dedicar 100% tal como me dediquei para Orgulho e Preconceito.

?E, ao me aproximar da partida final, sou grata, de forma egoísta, que não seja meu destino ser a que sobreviveu. [?]

Com profunda afeição,
J. A.?

Fran 11/01/2024

A leitura do livro se arrastou bastante por um tempo, acho que o livro não me pegou muito, mas apesar disso, ele é bem escrito e na reta final consegui acelerar mais a leitura dele.

Lícia ou Lili 09/01/2024

Para sempre irmãs
Esse livro foi escrito pela fã número um da Jane Austen, e com certeza ela amaria essa história, ela alterna entre passado e presente onde no presente, em 1840 Cassandra, sua irmã, viaja em busca de cartas que poderiam revelar traços do passado conturbado de sua falecida irmã e dela mesma, Cassandra está disposta a fazer de tudo para se livrar das cartas problemáticas, assim o legado da irmã permanecerá intacto. No passado, acompanhamos as diversas jornadas, dificuldades e felicidades que as jovens irmãs passaram ao longo do tempo, até a morte de Jane.

Eu sabia que Jane Austen havia sido uma grande escritora, mas nunca poderia nem sonhar com todas as dificuldades que teve de encarar ao longo do tempo, eu realmente chorei nesse livro, por ele ser tão triste, mas tão verdadeiro, as vezes, as mentes mais brilhantes são as que mais sofrem

Eu só tenho a agradecer a Jane Austen, uma mente tão brilhante, que partiu tão cedo, obrigada pelo legado que deixou, obrigada por ser a escritora que foi
"Talvez a de nossos maridos, sim, mas a nossa história nunca será contada, ninguém se lembrará de nós"

Mary Jane nunca esteve mais enganada

Alexandra50 01/01/2024

Srta. Austen
Começar o ano acabando esta leitura é realmente muito especial!!!
Aos amantes de Jane Austen vale a leitura.
Mas não se engane, aqui a história da escritora é sob o olhar de sua irmã Cassandra, a Srta. Austen do título.

Sil71* 19/12/2023

Cassandra, outra importante Srta. Austen
A autora nos apresenta Cassandra Austen, a irmã e grande parceira de Jane Austen, relatando as alegria e perdas, mas também o grande amor que existia entre as duas.

O livro mostra os grandes desafios que as mulheres, principalmente as solteiras, enfrentavam no século XIX. Além da dificuldade financeira quando não havia um homem na casa para sustenta-las o quanto os seus trabalhos e suas obras não eram valorizadas.

O pano de fundo da história são as inúmeras cartas que Jane trocava com a família e a autora usa de sua criatividade para criar um motivo para que Cassandra tenha queimado algumas delas.

É um livro interessante, mas ao mesmo tempo um pouco triste.

Bia 15/12/2023

Uma obra aguçada e triste para fãs da autora

Baseado nessa pergunta, nossa história começa. Como é ser uma mulher solteira em uma época que tudo visava o social?

Eu adoro ler os livros da jane Austen e enquanto estava mergulhada nesse, me senti de volta as suas obras. A sua sagacidade, ironia e forma de pensar. Foi uma leitura divertida, agradável e poderosa.

A historia se passa em dois momentos: o passado através de cartas e o presente, no qual nossa protagonista já está idosa. Intercalando as linhas do tempo, o desfecho acontece.
Acredito que faltou um melhor desenvolvimento para os motivos de Cassandra para a destruição das cartas da irmã.

Mas, fato é: fiquei ainda mais curiosa sobre a família Austen. Algumas ressalvas ficam para a quantidade exacerbada de personagens secundários: muitos e sem importância alguma ( ao meu ver) no enredo.

Nesse mundo fictício de Jane e Cassandra, as mulheres estão a mercê dos homens, não possuem liberdade de viverem, nem de serem quem querem. Vivem submissas como moedas de troca.
Abordando temáticas importantes sobre o papel da mulher na sociedade, sua liberdade de expressão, relacionamentos, problemas familiares. A obra traz a lembrança da Jane Austen nas entrelinhas e isso me fez adora-la.

Acredito que a história atrairá os fãs de Jane Austen e lembraram pela graça e humor ácido das suas obras.

site: https://www.instagram.com/meus2literario/

Karla Lima @seguelendo 08/09/2023

@seguelendo
Quando iniciei a leitura, não sabia muito bem o que esperar, mas os primeiros 10% da obra foram promissores e suficientes para me fazer acreditar que eu amaria a obra…

Será que essas primeiras impressões se confirmaram?

Vamos lá!

Em primeiro lugar, gostei muito do humor da autora, e das suas escolhas narrativas. De alguma forma, me lembrou o estilo de contar histórias da própria Jane Austen, que sempre parecia provocar o leitor a compartilhar sua visão crítica do mundo e do papel da mulher nele. Fiquei imediatamente empolgada com e leitura e sequer tinha passado das 50 páginas.

Me apaixonei pela narrativa, que fluiu fácil e despertou curiosidade. A impressão que dava ao passar das páginas é que, de alguma forma, eu estava lendo um romance de Jane Austen sobre sua própria família, recheado de ironia e sarcasmo. Foi muito gostoso de ler. Na metade do livro eu já sabia: nem precisaria terminar a leitura para recomendar. Que leitura gostosa!

Mas nem tudo se provou maravilhoso, e vou falar um pouco sobre isso. A história se passa em dois períodos distintos, que se alternam: o passado é retratado pelas cartas e memórias de Cassandra; o presente mostra a protagonista idosa, em meados de 1840. Como fio condutor temos as cartas trocadas pelos personagens; principalmente cartas de Austen.

O plot é justamente a necessidade urgente que Cassandra, tem de destruir as correspondências que poderiam comprometer a memória de sua querida irmã Jane. Nesse ponto da resenha preciso confessar que, infelizmente, sobre o desenrolar dessa parte da trama, fiquei decepcionada. Realmente esperava algo mais, justamente por ser o maior atrativo da premissa da obra. Por outro lado, foi interessante acompanhar a família através dos tempos. De qualquer forma, mesmo com seus defeitos, o enredo e a forma de apresentá-lo que me cativou bastante.

Além disso, podemos partir para outro ponto que julgo forte na história: os personagens. Muitos, por sinal. No começo me confundi um pouco, até porque praticamente todos se dividem entre três famílias e não dava muito tempo de assimilar quem era quem. Alguns foram muito bem construídos, como a própria Cassandra, e consegui captar suas essências através das páginas, outros apenas fizeram volume e pouco contribuíram para o desenvolvimento do enredo. Na balança final, os personagens saem como positivo pois os que foram bem retratados superam os coadjuvantes sem sal e sem açúcar.

Creio que em vez das cartas, o maior triunfo da trama seja a forma como aprofunda os laços de amizade e amor entre as irmãs Austen. Além do senso de dever que une alguns membros da família.

Continuo recomendando a obra, mas sem aquele entusiasmo que achei que recomendaria quando estava lendo os primeiros 30% da obra. De qualquer forma, foi bem gostoso de ler, foi divertido e muito interessante acompanhar essa “fanfic” da história da vida de Jane Austen.

site: https://www.instagram.com/seguelendo

Daniella.Mancino 31/08/2023

Sendo fã de Jane Austen, gostei muito
O livro, de ficção, mostra como teria sido a vida de Jane e Cassandra, com os prazeres e dissabores de duas mulheres jovens solteiras na Inglaterra do século XIX.

regifreitas 14/08/2023

SRTA. AUSTEN (Miss Austen, 2020), de Gill Hornby; tradução Elizabeth Ramos.

Um dos vários mistérios que envolvem a romancista Jane Austen é do por quê sua irmã Cassandra teria destruído boa parte da correspondência da autora. Seria a pedido da própria Jane? As cartas revelariam aspectos íntimos que a família não queria ver expostos publicamente? Em SRTA. AUSTEN, a escritora e jornalista britânica Gill Hornby, propõe-se a preencher algumas dessas questões que ficaram em aberto.

A srta. Austen do título é a própria Cassandra Austen, que, em 1840, próximo dos 70 anos, recebe a notícia do falecimento do reverendo Fulwar, patriarca da família Fowle. Jane estabelecera uma copiosa troca de correspondência durante sua vida com membros dessa família, principalmente com Eliza, a esposa de Fulwar. Cassandra, então, parte rumo à propriedade da família Fowle, em busca dessas cartas. Seu objetivo nada mais é do que se apossar daquelas que poderiam ser comprometedoras para a biografia de Jane, cuja obra tinha ganhado certa notoriedade após sua morte.

Hornby estrutura a narrativa em dois tempos, que vão se alternando: o passado retratado pelas cartas, e o presente propriamente da narrativa, o ano de 1840. Do ponto de vista do primeiro, as revelações que as tais cartas poderiam proporcionar, o chamariz maior da obra, acabam não se cumprindo. Inexistem, praticamente, grandes segredos prejudiciais à imagem de Jane Austen que deveriam ser encobertos. Nada que justificasse a eliminação da correspondência por parte de Cassandra. Esta, sim, teria alguns pecadilhos - bem bobos por sinal - que deseja não serem revelados.

Igualmente, no presente, nada de relevante acontece. Alguns personagens entram e saem de cena e nenhum conflito digno de nota se estabelece. Nenhum deles, aliás, é minimamente interessante ao ponto de ficarmos curiosos sobre seus destinos.

Se existe algo digno de destaque na obra de Hornby, é que ela ao menos fez o dever de casa no trabalho de pesquisa. Muitos acontecimentos reais da biografia da família Austen - pelo menos aqueles que se tornaram públicos - são mencionados. Mas o que ela faz com esse material não vai além do raso e insosso.

Michelle Cristiane de Carvalho 26/07/2023

Srta. Austen
"Por que a irmã de Jane Austen quis tanto queimar as cartas que a autora escreveu para familiares e amigos? Baseado neste mistério do universo literário, Srta. Austen, de Gill Hornby, recria a saga de Cassandra Austen para proteger os maiores segredos da irmã."

História boa, porém um pouco cansativa, sem muitos acontecimentos.

Maysa 23/07/2023

O livro tem uma proposta legal, mas acho que acabou se perdendo em histórias sem necessidade. Personagens com pouco ou nenhum desenvolvimento, histórias não encerradas ou encerradas de mau jeito. Não foi uma leitura que me prendeu.
Confesso que o único ponto alto pra mim foi a relação de Cass e Jane, e Cass e Isabella

Jaque @blogmalucadoslivros 10/07/2023

Uma grata surpresa
Jane Austen sem dúvidas foi e sempre será uma das autoras mais impressionantes do mundo. Suas obras sempre me chamaram atenção e como leitora apaixonada por “Orgulho e preconceito”, é claro que Srta. Austen me chamou atenção logo de cara.

A PREMISSA:
Em “Srta. Austen” acompanhamos uma história narrada entre o passado (1795) e o presente (1840) com Cassandra, irmã mais velha de Jane Austen. Após o falecimento do reverendo Fulwar, com quem Jane sempre se correspondia, Cassandra percebe que precisa encontrar as correspondências de Jane para que a memória de sua irmã se mantivesse intacta.

O QUE EU ACHEI:
Srta. Austen foi uma leitura surpreendente, tocante e com certeza uma viagem ao passado e ao legado da autora. A trama se aprofunda bem no passado e no laço de amizade lindo e profundo entre as irmãs Austen.

Apesar disso confesso que a trama demorou um pouco pra me prender mas depois que consegui me conectar com a história, se tornou uma leitura fluida.

Srta. Austen é sem dúvidas uma grata surpresa aos fãs da autora. Recomendo!

site: https://www.instagram.com/p/CuZ353uL3sn/

Nathy @peculiareslivros 28/05/2023

Adorei
Não sei vocês, mas eu sou apaixonada pelos livros e por saber mais da história de Jane Austen, uma mulher incrível que teve muito amor e provações em sua vida.

”Srta. Austen”, de Gill Hornby, é uma obra que mescla história e ficção, trazendo muito da história da família Austen e também o que a autora acredita ter sido escrito em cartas que Jane encaminhou à sua irmã e grandes amigas também em vida. Cartas estas que foram queimadas por Cassandra Austen, sua irmã mais venha e responsável por seu legado, pouco antes da morte da mesma.

Nesse livro temos o presente (1840) e o passado, iniciando em 1795, onde vemos tanto a busca de Cassandra por cartas da irmã quanto suas lembranças do passado delas.

Adorei ver o companheirismo entre elas e também a proximidade que tinham com outros membros da família e dos Fowle e Lloyd, cada um com suas particularidades.

Achei a história muito focada na vida de Cassandra, mostrando os romances que ela viveu, apesar de não ter se casado, assim como sua irmã, e admito que isso me decepcionou um pouco, pois esperava saber mais da família como um todo e também esperava um pouco mais das cartas, cujo conteúdo a autora imaginou.

Enfim, ainda assim é uma boa leitura para quem gostaria de conhecer mais da família Austen e uma das teorias do conteúdo das cartas que Jane Austen trocou com amigos e familiares.

site: https://www.instagram.com/p/CsTxsVfOKVe/?utm_source=ig_web_copy_link&igshid=MzRlODBiNWFlZA==

Camila Zuza 11/05/2023

Amor de irmãs
Ah eu gostei de mais da Cas o amor que ela tem pela Jane e Jane por ela e tão lindo gostei do livro

Gislene.Batalha 07/05/2023

Srta. Austen
Vinte e três anos após a morte de Jane Austen, Cassandra decide que precisa recuperar as cartas trocadas entre Jane e o também falecido Reverendo Fulwar.
Será melhor queimar estas cartas para que não venham a público ou guardar como lembrança?