A chama dentro de nós

A chama dentro de nós Brittainy Cherry

Resenhas - A chama dentro de nós

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

ibellarrd 08/01/2024

? | "Ela era o fogo que me mantinha aquecido [...]"
Esperava-se um "Friends to Lovers", escrito com a maravilhosa narrativa característica de Brittainy, abordando desafios da vida real, como disparidades sociais, doenças e dependência química, explorando a força do amor e da superação pessoal diante dessas dificuldades. Contudo, devido a diversas resenhas negativas que li sobre o livro, minhas expectativas já não eram altas. Mas eu nunca critico algo sem propriedade, então mesmo assim, decidi dar uma chance à leitura. No entanto, me deparei com aspectos que dificultaram minha conexão com a história. Logo, poderia ter sido melhor... bem melhor.

"A Chama Dentro de Nós" é o segundo livro da série "Elementos". Nele, acompanhamos a história de Logan e Alyssa, extremos opostos que se conhecem em circunstâncias improváveis. A partir desse encontro, uma amizade única se desenvolve entre eles ao longo dos anos, transformando-se em algo mais profundo. No entanto, a vida apresenta desafios difíceis, causando fragilidades no relacionamento e poderia separá-los para sempre. Seriam as reviravoltas do destino e as cicatrizes no coração capazes de extinguir o amor que sentem um pelo outro?

É meio complicado falar sobre tudo o que senti ao ler este livro, porque eu já não esperava algo perfeito, especialmente conhecendo a "receita" que a autora utiliza em seus livros. Então, é claro que muita coisa seria deixada de lado ou até romantizada.

A história é dividida em duas partes. Na primeira, a trama se concentra no relacionamento entre os dois, ainda adolescentes, explorando seus sentimentos, diferenças e desafios pessoais. Eu estava gostando, e apesar das cenas fofas, a narrativa também aborda fragilidades, defeitos e traumas do passado dos personagens, incluindo gatilhos pesadíssimos para quem não se sentir bem ao ler sobre os assuntos tratados aqui (recomendo pesquisar antes). No entanto, temos um episódio que antecede o fim da primeira parte, o qual me incomodou bastante, e a partir daqui somos encaminhados a um salto temporal de 5 anos (parte 2). E ao analisar o "todo", boa parte da minha satisfação com o livro também foi pra culatra neste momento. Resumo: parte um prometeu tudo enquanto a parte dois não entregou nada.

Vamos às falhas. Posso começar citando a tremenda falta de comunicação dos protagonistas. Muitos problemas poderiam ser evitados se os dois tivessem uma simples conversa, e isso causou a maioria dos mal-entendidos, tornando tudo muito cansativo. O Logan achava que estava tudo bem ser egoísta, sumindo do mapa e voltando sem querer dar satisfação, mesmo com todos os problemas que ele teve que enfrentar, o que deixava seu receio compreensível porque era impossível ter sanidade mental no ambiente em que ele vivia. Mas mesmo assim, é importante entender que as relações são um equilíbrio, e as decisões não devem ser unilaterais.

Também havia uma romantização exagerada da dependência emocional deles um no outro, e a falta de maturidade de ambos era irritante. Cinco anos se passaram e nenhum dos dois amadureceu mentalmente. Mesmo depois da reabilitação, Logan agia como uma criança birrenta em relação a Alyssa. Ele negava seus sentimentos, a tratava mal e ela simplesmente fechava os olhos para os sinais de alerta e se tornava a muleta dele. E se teve alguém que realmente me irritou, foi Alyssa. Na parte dois, era quase insuportável ler as cenas dela; ela acreditava em todas as fantasias que criava na cabeça, como se sua vida girasse em torno de alguém que só estava a machucando; praticamente lambia o chão que Logan pisava, se humilhando e insistindo em algo que não existia mais. Ela via tudo com um olhar cor-de-rosa, mesmo depois de ser rejeitada até pelos pais, nunca aprendeu a impor-se, e sua personalidade era ser a âncora emocional de Logan. Detalhe: eu esperava que ele ao menos insistisse e desse um motivo real para que ela o perdoasse sobre toda a situação que ocorreu, mas não aconteceu.

Houve muito foco em personagens secundários e em outro casal, o que normalmente não contribui positivamente para a experiência. Mas neste caso, eu preferiria até ver mais sobre a história de Kellan com Erika. A autora deixou alguns cenários e personagens em aberto; alguns simplesmente desapareceram e eu gostaria de ter visto mais sobre eles, já que haviam adicionado elementos à história.

Na parte dois, faltou desenvolvimento no relacionamento do casal e acredito que eles poderiam se beneficiar de terapia. A maneira como a autora retratou o amor como solucionador de todos os problemas e como se toda a situação pudesse ser resolvida apenas com um remendo também não me agradou. Além disso, achei o final extremamente corrido.

Não entrei em muitos detalhes para evitar spoilers, mas apesar dos problemas, gostei do ambiente em que o livro foi escrito, e a escrita me prendeu muito. No entanto, acredito que o enredo poderia ser mais elaborado. Dar 3 é uma nota média, mas não é ruim. Valorizei trechos emocionantes e românticos, mas não é um livro que eu leria novamente. Porém, também não vou deixar de ler os outros por conta deste.

Paula Hoffmann 01/07/2023

Cumpriu com meu objetivo principal
Eu gostei do livro de forma geral, não tinha grandes expectativas por dois motivos: um, nunca crio expectativas com romances clichês. Dois, a maioria fala mal desse livro.

É um livro com uma carga emocional pesadíssima, não é à toa que a classificação é +18 porque possui muitos gatilhos. Isso não é algo que me incomoda.

Gostei da primeira parte, apesar de todo o drama. Mas a segunda teve algumas coisas que me incomodaram e por isso tirei nota.

Uma das coisas é que o foco é muito grande no Kellan e na Erika, às vezes parecia que o romance era sobre eles e não sobre o Logan e Alyssa. Dava pra ter trabalhado o drama deles que incluía principalmente o Logan, sem tanto destaque.

Já a outra questão é sobre os próprios protagonistas. Entendia o Logan em vários momentos, afinal, ele sentia uma culpa gigantesca por tudo que tinha acontecido, mas, ele pesou a mão em muitos momentos com a Alyssa.
E a Alyssa também foi sonsa em muitas coisas, tinha momentos que eu não tinha nem dó. Faltou um pouco de amor próprio.

Enfim, o livro cumpriu com o objetivo principal pra mim: leitura rápida, fluída e com final feliz.

Poli 12/04/2024

Tentando entender o motivo de tanto drama em um livro só ?
Mais um livro da série Elementos que leio e fico me perguntando o motivo de tanto hype. Esse segundo volume é tão mediano quando o primeiro, O Ar que Ele Respira. Mas aqui a autora inseriu tanta "desgraça" que a carga dramática é mais pesada. Se ela tivesse dado um bom desenvolvimento para a história, ok, mas ela não aprofundou nada e tudo ficou raso. Alyssa não passa de uma coadjuvante em toda essa história, sendo que a verdadeira estrela é o Logan.
Vejam, eu gosto de um livro de romance com um drama, mas acho que não precisa jogar de tudo ali apenas para elevar a carga dramática ao extremo e não desenvolver bem a história ao redor dos assuntos abordados. Fica um livro triste, raso e no qual o "felizes para sempre" não convence.

Lerei o restante da série, afinal estou com o box em casa, e torço para que algum livro dessa série se salve... ?
wmaite 12/04/2024minha estante
Na minha opinião o melhorzinho foi a força que nos atrai
li com muito esforço os três primeiros.

Poli 12/04/2024minha estante
Eita... Vamos ver o que vou achar dos próximos.... ?

Henrique 15/10/2023

A Chama Dentro de Nós
Segundo livro da série elementos que eu leio e tenho que dizer que me decepcionei um pouco porque eu tinha acabado de ler o silêncio das águas que foi um livro sensacional e eu tinha amado muito achei que todos os livros seriam do mesmo nível mas me enganei esse livro foi bem mais fraco que os outros tipo eu tive muito problema com o Logan par romântico da protagonista Alyssa por conta de certas atitudes que ele toma no livro então não gostei muito e também os pais desse livro tanto do Logan quanto da Alyssa são muito babaca e todas as vezes que eles apareciam e diminuam os filhos eu só passava raiva mas continuei lendo pra ver onde ia dar e no geral foi legal de ver como a relação da Alyssa e do Logan evoluí e também é legal a relação deles com outros personagens por exemplo como Logan e seu irmão Kelan que me deixou emocionado em várias partes enfim ainda é um livro bom mas não é no mesmo nível de o silêncio das águas mas acho que pra quem quer ler a série toda acho que vale a pena ler e ver se gosta e eu espero gostar mais dos próximos.

Nathalia.Guidorizz 07/05/2024

Mais um livro gostoso pra quebrar aualquer ressaca literaria!
até o momento o box Elementos 10/10.
Faltam 2 ?
Pollyana52 07/05/2024minha estante
Esse box é maravilhoso ?

Bella 20/07/2023

Mas que aflição!
Eu comecei esse livro sem expectativa nenhuma , e sai boquiaberta dessa leitura, foram tantos gatilhos, tantos sofrimentos e angústia que fiz uma pausa.

A leitura é maravilhosa, prende até o fim, te faz sentir coisas boas e ruins , e pra experiência em leitura ele é perfeito . Mas os assuntos aqui retratado são muitos reais e você se abala demais , talvez ele mereça aí um aviso maior antes da leitura , de contra indicação de preferência!

Logan e Alyssa são meus queridinhos , eu poderia amar ele facilmente por mais uns 4 livros , mas a vida deles são tão pesadas , tão cheias de traumas e medos que me faz querer fechar esse livro e não ler de novo !

Mas a recomenda é das melhores , leiam , afinal Brittainy não está pra brincadeira quando escreve seus ?clichês?
Talita707 21/07/2023minha estante
Realmente esse livro é montanha russa de emoções.

Tania 22/07/2023minha estante
Essa série toda é perfeita....nos faz sentir um looping de emoções...amei todos!!!??

Lara.Cidrao 23/03/2024

A falta de maturidade dos personagens me irritou um pouco.
Passaram-se 5 anos, mas a sensação era de que os dois continuaram adolescentes ?

A relação (infantil) do Logan com a Alyssa me incomodou, mas em contrapartida foi lindo ver o relacionamento dele com o irmão Kellan ?

É o segundo livro da série Elementos que eu li e sigo apaixonada pela escrita da autora ?

Dannielholanda 31/12/2023

"Inspirar era doloroso; expirar, um tortura."
A Chama Dentro de Nós:

O segundo livro que eu leio da autora, e esse livro tornou muito mais difícil pra mim querer ler as outras obras da Brittainy, sério mesmo, esse livro fez com que em muitos momentos eu quisesse arrancar meus olhos fora, eu quase conseguia enxergar o meu cérebro de tanto que eu revirei os olhos durante a leitura. Resumindo bastante, não gostei de quase nada desse livro.

A ideia principal do enredo me agradou no início, a possível redenção dele, e a tentativa de virar uma pessoa melhor mesmo com uma vida tão sofrida, mas na minha cabeça ambos os protagonistas apenas envelheceram já que não tiveram amadurecimento nenhum no salto temporal que tivemos no livro, eu até consigo entender as burrices que eles cometeram na fase da adolescência para a vida adulta, mas depois de anos eles continuaram as mesmas pessoas imaturas e bobas, que viviam numa contante birra sobre tantas coisas, e aparentemente não conseguiam manter uma conversa séria entre eles. Sim, eu entendo que o Logan realmente mudou radicalmente, e continuou lutando constantemente contra o seu vício em drogas, mas mesmo assim ele agiu em muitos momentos como um garoto que só se interessava em fugir das responsabilidades.

O Logan teve realmente uma vida muito complicada, toda a situação dos pais dele é de ferir a alma de qualquer ser humano na face da Terra, mas mesmo depois da reabilitação ele continuava agindo como uma criança birrenta em tudo que estava minimamente relacionado a Alyssa, negando os sentimentos e nisso machucava tanto ela. Mas ele não foi o personagem que me irritou de verdade, esse prêmio vai para a Alyssa, ela não parava de agir como uma dama em perigo, como se sua vida girasse ao redor de uma pessoa que negou ela tantas vezes, que fez dela um mero capacho, e mesmo assim era perceptível em suas ações uma humilhação enorme na tentativa ínfima de reconquistar ele, como se ela estivesse presa ao passado e não conseguisse avançar na própria vida. A forma que ela lidava com seus family issues, vivendo num mundo ilusório em relação ao pai, e num medo constante e cheio de negação em relação àquela mãe narcisista e egocêntrica, mas pelo menos acho que foi uma forma de mostrar que pessoas quebradas não precisam de um simples remendo, o que só retoma a minha ideia de que o relacionamento dos protagonistas era um tanto tóxico.

Na minha cabeça, os dois precisam ir urgentemente num psicólogo e fazer um intensivão de terapia, os dois se agarram um no outro como se fosse morrer sem a presença do companheiro, uma dependência emocional gigantesca. Na minha cabeça a ideia da autora de demonstrar que duas pessoas quebradas podem se completar acabou saindo pela culatra, já que isso acabou sendo muito semelhante, de maneira perigosa, como um apoio extremo, como se eles fossem se consertar ou fosse despejar todos os seus problemas em cima da outra pessoa. Isso fica bem claro quando a Alyssa começa a mandar uma mensagem todos os dias para o Logan, congelada num momento que nem existia mais, abdicou de tanta coisa porque se prendia a um fio de esperança que era inexistente, eu fiquei com pena dela por se colocar numa posição um tanto humilhante como isso.

Fora isso, nós temos o casal maravilhoso que foi entre os irmãos dos protagonistas, aquilo sim é a demonstração de um relacionamento saudável, onde as pessoas se aceitam e se apaixonam pela personalidade do outro independente de todos os problemas que estiverem passando naquele determinado momento, eles sim são a definição de um casal normal, que mesmo em pé de guerra move montanhas para ver a felicidade do parceiro. Leria facilmente um livro contando apenas a história deles.

Não recomendaria a leitura dessa obra para ninguém, não gostei da dinâmica entre os personagens e a história poderia girar em torno de um enredo mais elaborado e mais humano, não me contentei com a forma que foi retratado muitas coisas no livro. E mesmo com um desgosto tão grande ao abordar o conteúdo desse livro, ainda teve certos trechos emocionantes e românticos, então ele não é de todo ruim, mas não leria de novo de maneira alguma.

Fabi | @ps.leitura 27/04/2023

{resenha feita no blog PS Amo Leitura}
Sabe quando duas pessoas não têm nada em comum, mas acabam se conectando por motivos similares de suas vidas? É exatamente o que vamos acompanhar ao longo de "a chama dentro de nós".

Nessa história vamos conhecer Logan e Alyssa, duas pessoas completamente opostas.

Logan é aquele cara que passa por momentos delicados em sua vida. Ele sempre conta centavos para pagar o aluguel, mas ainda precisa lidar com os problemas que sua mãe está enfrentando e toda a rejeição em sua volta.

Já Alyssa é aquela personagem que é filha de uma advogada controladora com um música, mas que tem um futuro completamente brilhante pela frente (se ela desejar seguir, é claro).

Os dois possuem uma realidade bem diferente, mas é na fila do supermercado que o caminho dos dois se cruza e um incidente dá o início a uma amizade incrível. Só que será que isso será permanente? Seria apenas uma amizade ou através dela um grande amor poderá surgir?

E é quando a história vai começar a desenrolar e uma tragédia acontecerá para colocar tudo em risco: a amizade, o amor e diversas outras questões em torno deles.

Se tem uma coisa que me encanta imensamente na escrita da Brittainy Cherry é a forma como ela consegue colocar carga emocional junto com romance e descrever diversas nuances importantes para a trama, fazendo com que eu fique totalmente presa em cada virar de página. E é exatamente essa sensação que "a chama dentro de nós" me proporcionou.

Logo no prólogo já conseguimos entender sobre a amizade de Logan e Alyssa e como um simples gesto foi capaz de mudar completamente a vida de ambos, principalmente a de Logan. A partir desse ponto, vamos conhecendo melhor sobre cada um e como essa amizade foi se intensificando ao longo dos anos.

Só que seria possível realmente ficar só na friend zone? E foi o ponto que amei! Quando a Brittainy explorou a trope de amigos que se apaixonam, meu coração ficou completamente fisgado! Para mim é quase impossível não amar livros com essa característica e vindo de uma autora como ela, era certeza de que iria me apaixonar.

E não deu outra! A forma como tudo foi desenrolando ao longo dos capítulos só me deixou com mais certeza de que essa mulher sabe escrever muito bem e sabe como explorar todos os contextos apresentados ao longo da trama. E Alyssa e Logan tem uma química única e inegável.

Claro que tudo isso acaba mudando em algum ponto, certo? Afinal, estamos falando de uma autora que ama escrever um drama. E se eu achava que não poderia me apaixonar ainda mais por essa obra, estava enganada.

Amei a forma como tudo desenrolou e fiquei realmente presa com a história desses dois personagens. Tudo que aconteceu na jornada de ambos só mostrou o quanto a amizade é uma força poderosa e que pode sobreviver ao longo dos anos, independente se em algum momento essa pessoa tenha machucado seu coração.

Também mostrou que o medo de transformar uma amizade em amor é algo comum, mas se você nunca tentar, nunca seguir o seu coração, você nunca saberá se aquilo vai dar certo. É preciso ter coragem para se declarar, mas ainda mais coragem em seguir aquilo que grita em seu peito.

Então super recomendo a leitura de "a chama dentro de nós". É aquele livro maravilhoso e que vale muito a pena dar uma chance e conhecer todos os traumas dos personagens e como eles podem reconstruir o coração.

site: https://www.psamoleitura.com/2023/04/resenha-a-chama-dentro-de-nos-brittainy-cherry.html
Ra 28/04/2023minha estante
eu amo os livros dessa autora

Nádia Napoleão 29/09/2023

Aly&Lo, a história de vocês está gravada no meu coração!

Eu vivi parte da história desse livro, eu tive experiências reais da mesma história de amor dos dois. Enquanto estava lendo, não acreditei, era surreal estar lendo algo tão íntimo pra mim.

É um livro pesado, muitos gatilhos, muitos traumas, muito intenso, muito muito, muitíssimo.
Se atentem aos gatilhos antes de ler, por favor... mas, leiam! ?

"Amamos a dor, as cicatrizes, a chama que havia dentro de nós e que nunca poderia ser extinta."

"Por trás de toda a dor, das lágrimas e da destruição, de alguma forma o nosso amor sobreviveu. De algum modo, nós tínhamos uma ligação especial. De alguma forma, éramos indestrutíveis."

Mayara479 18/07/2023

Bom, a escrita da Brittainy é incrível, adoro os livros dela !
O livro foi bom, porém não foi UAU ,me apeguei mais na primeira parte, a segunda foi um pouco mais lenta...
Gostei que desenvolveu bastante personagens secundários !

Vit.hipollito 09/02/2024

O livro é bom, mas eu esperava mais, esperava que a Aly tivesse um pouco mais de personalidade, que confirmasse as pessoas, que colocasse um certo limite.
A história do Logan é muito difícil, isso mexeu comigo, fiquei muito feliz por ele ter conseguido se recuperar.

Ge... 23/03/2024

Meio sem sal, esperava um pouco mais
A leitura é bem fluida, até porque a escrita é boa, mas a história em si deixou um pouco a desejar.
Na minha opinião o livro fala sobre assuntos muito importantes como agressão, vício em drogas, abuso psicológico, a luta contra o câncer e coisas do tipo, mas acredito que é muita desgraça pra um livro só, ficou meio sobrecarregado sabe? Pareceu que a autora quis colocar toda a desgraça do mundo em cima de uma pessoa só e acabou que ficou muito repetitivo. Além disso tudo, no livro ainda tem uma dependência emocional explícita, que foi completamente ignorada pela autora.
Eu não desgostei dos personagens do livro, mas não me apeguei a nenhum deles, sinceramente não me apeguei nem a história, aconteceu tanta coisa no livro que ficou difícil até de processar, mas ao mesmo tempo pareceu uma história meio vazia, sem muito propósito.
Sobre os personagens principais, acredito que o Logan teve muitos problemas durante a vida, a história dele é extremamente complicada e para mim foi muito gratificante ver ele evoluindo e se tornando uma pessoa melhor, ao lado da Alyssa, é claro. Gostei do relacionamento dos dois, apesar da dependência emocional extrema e do jeito como o Logan usou a Alyssa literalmente como uma droga durante uma parte da história, acredito que os dois evoluíram bastante juntos e proporcionaram um final bem bonitinho pra essa história caótica.

Lurita 08/06/2023

Bom????????
eu demorei muito pra ler ele, tem umas partes
muito lindas e tristes, eu n sei como reagir a esse livro, eu gostei mas tbm achei mt fraco no romance

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6