O discreto charme do intestino

O discreto charme do intestino Giulia Enders

Resenhas - O discreto charme do intestino

Katiucy0 22/03/2024

Excelente livro e de fácil entendimento. Serve desde pessoas que não possuem nenhum tipo de conhecimento como para aqueles que já tem um conhecimento e gostaria de saber uma forma de olhar diferente. Super recomendo !

debora-leao 03/02/2024

Surpreendente!
O livro foi muito mais do que eu esperava. Vê-se claramente que a autora é, de fato, apaixonada pelo tema, e, mais ainda, tem talento para conversar com leigos. Não é um livro difícil, como poderia ser, visto que não sou da área, mas intensamente interdisciplinar, focado em um bem-estar holístico, usando o intestino como ponto de partida para isso.

Os capítulos são longos e vão afunilando, vão do mais genérico ao mais específico, começando com definições, funções do intestino, etc, passando pelo ciclo digestivo e finaliza debatendo questões relativas a microorganismos do intestino (bons e ruins). Ao longo da leitura, ela reflete sobre doenças que podem estar relacionadas ao intestino (como diabetes e depressão), sobre medicações usadas para afetar este órgão, sobre as relações do intestino com outros órgãos como fígado, pulmão, coração, cérebro, enfim.

A autora mantém o ritmo da narrativa, não há momento em que ela parece menos animada ou clara, e isso é um sinal de grande talento a meu ver. Ela traz várias curiosidades sobre a vida cotidiana e o intestino, mas não ficam jogadas, são costuradas com beleza.

As ilustrações são muito divertidas, tornando o assunto mais pedagógico. Até mesmo os exemplos, ainda que focados na pátria da autora, a Alemanha, foram mais diversos que outras leituras de divulgação que já fiz, trazendo estudos e casos de outros países da América, África, Ásia, enfim.

Não é um livro simplista, é um livro claro, apaixonado, empolgante e informativo. Foi uma ótima leitura para 2024, aproveitei bastante. Terminei o livro querendo muito cuidar do meu intestino, como forma de bem-estar. Recomendo muito!

Cris609 29/11/2023

É um livro interessante, que nos leva a conhecer um pouco mais sobre o nosso corpo e seus mecanismos.

O livro fica um pouco cansativo em certos momentos, mas mesmo assim, vale a leitura.
eduardaoliveiraaa 29/11/2023minha estante
Incrível

Ingrid145 22/11/2023

Fascinante!
Um livro fantástico sobre um órgão fascinante! Super recomendo para quem quer aprender mais sobre o funcionamento do próprio corpo e sobre os mistérios (e o charme!) do intestino!

Anya 11/11/2023

Eu amo nutrição ??
Amei esse livro, marquei várias coisas e com certeza voltarei a ele em outros momentos. Muito interessante descobrir novas coisas sobre o corpo humano e o poder da nutrição, principalmente do ponto de vista de uma médica que claramente tem amor por seu trabalho.

Arthur Brandão 25/08/2023

Livro perfeito!
Livro incrível, fiquei apaixonado por cada detalhe nele e acho que é muito válido para quem quiser saber um pouco mais sobre coisas simples que acontecem com a gente e estão diretamente ligadas ao nosso intestino e no mundinho microscópio que reside nele, até pra quem não é da área, acho super válido ler.

E pra finalizar uma frase do livro que eu gostei bastante:

?Eles anunciaram uma nova era na ciência: uma era em que aos poucos possamos compreender as complexas ligações entre o ser humano, a comida que comemos, nossos animais de estimação e o minúsculo mundo que nos cerca e nos habita.?

Camila.Moscatelli 01/07/2023

Aprendi demais com esse livro, por mais que o tema principal seja o intestino ela faz um geral incrível, compartilhando diversas curiosidades. O livro é muito bem escrito, uma didática divertida e clara.

Pam 24/03/2023

O nosso corpo é incrível!
Apaixonada por esse livrinho que tinha tudo para ser chato, mas não é! Adorei a forma como a autora explica assuntos tão complexos de um jeito tão simples, amei as ilustrações e acho que o livro explica muito de nós mesmos e de como podemos nos cuidar mais. Quero comprar o livro físico para minha família ler também!