Luz del Fuego

Luz del Fuego Javier Montes

Resenhas - Luz del Fuego

Lulys 09/01/2024

Luz del Fuego
Personagem ousada e esquecida de nossa história sempre me despertou curiosidade, por isso busquei o livro.
A escrita de Javier Montes é cheia de floreios e voltas que tornam a leitura cansativa, mas vale para conhecer a história dessa mulher incrível

alenikollas 20/03/2023

Menos roupa e mais pão!
Luz del Fuego, título desta obra e também nome artístico escolhido por Dora Vivacqua, é um resgate ao espirito e a representatividade de uma mulher esquecida e que, quando lembrada, é apenas pelo seu exibicionismo. Javier Montes faz um ótimo trabalho apresentando Dora desde sua infância, de certa maneira apagada, até o fim de sua vida, já como Luz del Fuego.

Entre dançar com serpentes, andar sem roupa e fundar o naturismo no Brasil, Luz del Fuego foi alguém que nadou de forma radical contra a corrente: contra todas as convenções, preconceitos e regras. Em seu espirito, Luz desejava ser a representação da liberdade, de se desamarrar de qualquer amarra que a sociedade podia lhe impor. Ela dizia: "Para a fome, temos o pão, para a sede, a água, para a imoralidade, a nudez."

Em seus relatos, Javier aproxima o leitor de uma Dora humana, não só aquela figura folclórica e carnavalesca que vemos nas antigas reportagens sobre ela. Mas, de toda forma, me parece que mesmo com todo o esforço do autor, parte da história de Dora acabou de fato apagada. Em partes do livro, Javier teve de se contorcer, assim como as jiboias de Luz, para dar vida a detalhes mais honestos de sua vida.

Me sinto feliz por ter cruzado essa obra e ter conhecido uma personalidade que, de outra forma, dificilmente conheceria.