O fascismo da cor

O fascismo da cor Muniz Sodré

Resenhas - O fascismo da cor

Lari 03/01/2024

é um livro com vocabulário difícil. algumas partes tive que ler mais de uma vez pra entender bem, mas mesmo assim a leitura é fluida. aborda racismo no brasil e compara bastante com racismo estadunidense. traz um contexto histórico para o tema e foca bastante na explicaçao do termo forma social escravista. é um bom livro pra quem é leigo sobre racismo, porque ele aborda o assunto de forma ampla e traz exemplos do cotidiano, mas além disso traz a luz questões um pouco mais teoricas pra quem estuda o tema como, por exemplo, a ideia de que o racismo brasileiro é institucional e não estrutural como muito se fala popularmente.
o livro pode soar repetitivo em alguns momentos, mas acredito que isso ocorra porque o Muniz Sodré está esgotando o tema para que fique claro o que é a forma social escravista. Explicar esse termo não é simples porque requer sensibilidade e subjetividade.
pretendo ler de novo em algum momento com mais calma.

LaAs165 11/10/2023

Uma leitura desafiadora. Levei muitos dias para conseguir terminar pois de fato o vocabulário não pode ser descrito como nada além de rebuscado, mas é sempre bom adicionar novas expressões ao vocabulário, de modo que além do assunto ser importantíssimo o conhecimento adquirido e o contato com novas palavras é maravilhoso.

Elide 08/10/2023

Uma discussão ampla e complexa sobre as chamadas "relações raciais" no Brasil e em outras partes do mundo. O primeiro capítulo, maior que os demais e com ideias mais complexas, foi um desafio vencido aos poucos, mas a leitura dos capítulos seguintes já é mais fluida e traz fatos recentes que ajudam a desenhar o panorama descrito pelas ideias dele e de outros intelectuais.

Messias 04/09/2023

O ponto central proposto por Muniz Sodré é, sem dúvida, intrigante. O ponto negativo, pra mim, é o último capítulo, uma reprodução quase literal de um artigo publicado em 2018 que poderia, a meu ver, ser ampliado diante do pensamento construído ao longo do livro.

AurAlio.Nestor 28/07/2023

Interessante, porém complicado.
Nesse livro, Muniz Sodré discute pontos importantíssimo sobre o racismo, com ênfase nas questões ocorridas no Brasil. O autor aborda informações que muitas vezes são ocultadas em nossa história. No entanto, a linguagem muito rebuscada e as "breves" pausas para aprofundar conceitos acabam prejudicando a interação com o leitor e proporcionando uma experiência mais direcionada para públicos mais "cultos".

Geisalanis 13/07/2023

Achei o livro histórico demais a linguagem não me agradou mas o tema é do meu interesse então li todo mas sem muita animação

Silva 10/07/2023

O racismo subsiste e a classe social é sempre racializada
Talvez só possamos compreender em sua totalidade e radicalidade a questão do fascismo de cor e do racismo em nossa sociedade daqui a muitos anos. Tal compreensão é dificultada pelo fato de que esses temas tocam em feridas ainda abertas e distantes de serem curadas. Além disso, muitos de nós não possuem um domínio pleno das inúmeras referências consideradas nesse contexto.
A meu ver, os conceitos apresentados nesse livro do Muniz Sodré afetam-nos diretamente. Pois, nosso modo de vida se constitui como uma forma social escravista, e o racismo, que se manifesta não apenas de forma estrutural, mas também institucional e cotidiana, está presente na vida real, desde as ruas até as discussões epistemológicas nas universidades.
De modo geral, o racismo é entendido como um dispositivo de poder que naturaliza a discriminação contra os negros e aprofunda a desigualdade social. Na realidade brasileira, ele se sustenta como uma forma de vida enraizada na escravidão, ainda vigente em diversos aspectos.
Recomendo a leitura deste livro, ele contribui de modo significativo para refletirmos e resistirmos contra a desigualdade racial e social à qual estamos violentamente submetidos, assegurada pela forma escravista de dominação das mentes e corpos no mundo contemporâneo.

Simone 18/05/2023

Fazia anos que não lia um livro em que tivesse tanta difícil de compreensão.

Com uma escrita erudita, Sodré me fez passar horas no dicionário e ler reler várias vezes parágrafos e até mesmo páginas inteiras para que pudesse compreender.

É interessante constatar que apesar do repertório de leitura que acumulei em toda minha vida, ainda existem livros que me tiram da zona de conforto e mostram que ainda tenho muito aprender.

Apesar da ressaca literária que ele me fez ter, foi enriquecedora a leitura. Mais um passo dado em direção ao entendimento de um assunto que é tão caro pra mim: racismo.