Mães da máfia

Mães da máfia Alex Perry

Resenhas - Mães da máfia

Coisas de Mineira 17/03/2024

MÃES DA MÁFIA – A HISTÓRIA REAL DAS MULHERES QUE ENFRENTARAM A MÁFIA ITALIANA MAIS PODEROSA DO MUNDO, ALEX PERRY | RESENHA
“Mães da Máfia, de Alex Perry é uma obra envolvente que mergulha nas vidas de mulheres corajosas que desafiaram a máfia italiana – e pagaram o preço por isso. Aqui obtemos uma visão fascinante e, por vezes, angustiante, das complexidades e perigos enfrentados por essas mulheres extraordinárias.”

RESENHA DE MÃES DA MÁFIA, ALEX PERRY

A narrativa é centrada em torno dessas mulheres corajosas que, quase sempre contra todas as probabilidades, se determinaram a confrontar a máfia italiana e suas operações maléficas. O autor, Alex Perry, habilmente enredou essas histórias individuais nesse quadro mais amplo. Como leitor, podemos compreender melhor, e de forma mais abrangente, a forma como essas mulheres buscaram ser resistentes perante um império italiano criminoso.

Algumas mulheres ganham destaque na narrativa de Perry. Suas vidas ganham as páginas de Mães da Máfia seja através de ações diretamente voltadas contra o crime, ou contra maridos, pais e mandantes dentro desse grande e poderoso império. As personagens são muito bem desenvolvidas, com riqueza de detalhes e sensibilidade, mostrando que por trás dessa história pesada e sofrida, estavam sim mulheres fortes e determinadas (mesmo que com medo muitas das vezes).

Creio que a ideia principal do autor ao destrinchar tão bem a personalidade e história de vida dessas mulheres, é levar o leitor a compreender suas verdadeiras motivações. Uma vez que levados pela empatia, é impossível não nos transportarmos para suas histórias pessoais, e imaginarmos mil vezes o que faríamos estando naquela posição. Lembrando que a grande maioria entrava para o “império da máfia” sem seu consentimento, por casamentos arranjados ou nascimento.

E O CONTEXTO HISTÓRICO

O interessante nisso tudo, é que não só ficamos por dentro das experiências de cada personagem de forma individual e pronto. Óbvio que isso é um fator chave para o devido destrinchar do andamento da obra em si. Mas em Mães da Máfia, Perry busca contextualizar as histórias de suas personagens em relação ao cenário político e social da Itália naquela época.

Não é necessário ressaltar o quanto isso se faz importante e necessário no contexto geral do livro. Não só enriquece nossa compreensão como leitor, assim como nos deixa consciente a respeito de toda as pressões sistêmicas que perpetuam a existência da máfia. Sem contar a extrema coragem que foi necessária para desafiá-la – nem sempre sem retaliações.

Com uma narrativa de fácil compreensão, acessível, e que captura a atenção de quem está com seu livro em mãos, Perry nos ganha desde as primeiras páginas. Ele não deixa a história ficar muito técnica no momento das explicações, como também consegue não se perder quando se envolve nas histórias pessoais de seus personagens. E isso para mim fez toda a diferença para o livro ser satisfatório de ler, mesmo com um tema tão pesado.

DOS TEMAS CENTRAIS ATÉ O FIM

Mães da Máfia é um livro que só traz temas absolutamente profundos. Aqui você lerá sobre maternidade, extrema coragem, questão de moral, desafios a estruturas poderosas impostas, e resistência, por exemplo! Como falei anteriormente, o autor não se prende em contar fatos isolados ou histórias únicas, ele também consegue fazer essa reflexão mais ampla. Ele abrange a respeito da natureza da máfia, bem como seus efeitos corrosivos na sociedade de modo geral.

Em conclusão, Mães da Máfia é essa obra de não ficção que vai além do que gostaríamos de saber. Não é sensacionalismo, uma vez que é a verdade. Perry nos oferecendo uma investigação respeitosa sobre essas mulheres que enfrentaram a máfia mais poderosa do mundo. Essa é sim uma narrativa empolgante que é ao mesmo tempo educativa e comovente.

Você terá a oportunidade de perceber por outro prisma, uma visão única e inesquecível da luta contra o crime organizado. Também estará lendo não somente a respeito da resiliência feminina, e sim também sobre como essa história é um ato importante da coragem que, muitas vezes deixada de lado. Porém, como tudo isso aqui desempenhou um papel crucial na luta contra uma das organizações criminosas mais formidáveis do mundo.

RECOMENDAR, NESSES CASOS, É PRECISO

Mães da Máfia é uma leitura que não posso deixar de recomendar para aqueles que buscam entender a interseção entre a maternidade, coragem e a luta contra o crime. E só posso agradecer a Editora Melhoramentos por essa edição tão bem organizada e editada. Nós, os brasileiros, podemos ter contato com tudo que aconteceu tão longe, de forma íntegra e reverente, em terras tupiniquins.

Por: Carol Nery
Site: https://www.coisasdemineira.com/2024/01/resenha-do-livro-maes-da-mafia/

Giacomet1 30/01/2024

Muito interessante
O livro "Mães da máfia" conta a história de três mulheres (Lea, Giuseppina e Concetta) que enfrentaram a máfia italiana em busca de sua liberdade, por meio da legalidade, e do importante papel que a promotora Alessandra Ceretti teve no entendimento do papel das mulheres na máfia 'Ndrangheta. Como a família é de fato o ente criminoso que forma o conglomerado mafioso, todos os membros da família são controlados pelos homens, numa estrutura patriarcal e hierárquica extremamente violenta. A luta dessas mulheres que arriscaram e perderam suas vidas foi fundamental para um começo de desmantelamento da máfia e demonstra a força e a importância das mulheres na estrutura do grupo.