A era imoral

A era imoral Deepti Kapoor

Resenhas - A era imoral

claroviski 01/04/2024

Violência, mas não gratuita
Eu nunca achei que gostaria de um livro desse tipo, mas me surpreendi.
Tive a impressão que estava assistindo um filme de ação, do tipo muito violento. Porém toda a violência que aparece aqui não é puramente gratuita, ela explicita o que acontece em uma sociedade doente na qual os personagens estão inseridos, desde o mais rico ao mais pobre.
No início seguimos a vida de Ajay, um garoto que passou por uma das piores infâncias já descritas, e cresceu para se tornar um homem de importância de uma rica família - que enriqueceu sabe-se lá como, mas não de forma lícita -, os Wadia. E então conhecemos Sunny Wadia e como o filho rico do homem rico está tão quebrado e fadado a um destino horrível, assim como qualquer pessoa que cruza o seu caminho.
Há toda a expressão da crise social e de segurança pública que aquele país sofre, e posso dizer que isso é assustador.

Iaszz 27/02/2024

Eu amei muito. Não estava preparada pra construção de personagem que rolou aqui, é um livro muito pesado e sensível, que escancara problemas como a corrupção e a desigualdade social e de castas na Índia, é impossível não ficar indignada com os acontecimentos. O Ajay tem uma das melhores construções de personagem que eu já vi, no início já é meio perceptível que ele na verdade não é responsável por nada não, e a construção, desde quando ele era uma criancinha, e as nuances da personalidade dele que fazem com que ele assuma a culpa por tudo são incríveis. A Neda me estressou tanto no início, mas por fim eu também consegui entender todos os motivos dela, acho que a construção dela não foi tão bem fundamentada como a do Ajay, mas no momento do email fez todo o sentido. E o Sunny.... O que falar né? Foi até difícil ler, sinto zero empatia pelo querido, por mim podia afundar mais. Eu gostei que o final é bem aberto e eu particularmente não costumo curtir tanto assim, fiquei surpresa.

Vanderson.Gomes 04/01/2024

Enredo fraturado.
Comecei a leitura com muita expectativa, a primeira parte do livro é muito muito boa, mas ele perde o fôlego, a história não se encaixa bem com todos os personagens e achei que o livro ficou longo e com um final apressado.

LisboaPB 18/10/2023

Não curti muito esta história e nem o estilo narrativo. Pensei que seria uma coisa e fui apresentado a outra então isso meio que colocou minhas expectativas lá embaixo. No final eu só queria que acabasse logo.

Gláucia 20/08/2023

A Era Imoral - Deepti Kapoor
Depois de ter assistido ao maravilhoso RRR, filme indiano cuja canção ganhou oscar em 2022, fiquei um pouco obcecada pela cultura indiana, especialmente os filmes. Me deparei com esse livro, comprei a comecei a ler imediatamente, a nota é bem alta e queria conhecer também a literatura do país.
A narrativa foca em 3 personagens, Ajay (meu personagem preferido), que se torna um submisso empregado de Sunny Wadya, uma espécie de playboy herdeiro de um império construído na base do crime organizado e a jovem jornalista Neda, que se envolve com ele.
Começa muito bem, fiquei muito entretida a maior parte do livro, é cheio de ação com frases e diálogos curtos. No quarto final do livro tudo fica muito confuso, surge um personagem que muda a trajetória de todos e até agora não dá pra entender bem qual o papel exato dele em tudo isso. Provavelmente por ser o primeiro volume de uma trilogia, fato que vim dolorosamente descobrir depois de terminar a leitura. Não era minha intenção me comprometer a esse ponto.
Essa trama funcionará muito bem num filme, certamente isso deve ocorrer, os indianos são a maior maquina de fazer filmes do mundo.

Marcelo Costa 26/05/2023

A autora consegue criar uma história ambientada na Índia, repleta de ação movida por riqueza, prazer e poder envolvendo dos três personagens principais - Ajay (que foi retirado de sua família na infância por uma gangue de mafiosos), Neda (uma jornalista) e Sunny Wadia (filho de um magnata corrupto) - fazendo com que o(a) leitor(a) fique imerso(a) quanto aos rumos dos personagens. Eu soube que é um livro de uma trilogia e que os direitos dos mesmos foram comprados para se tornar uma série através da produtora FX em breve. Espero que a serie televisionada planejada consiga transmitir o mesmo clímax que o livro possui.

Tati.Frogel 08/05/2023

Simplesmente maravilhosa essa leitura! Viciante e recomendo demais! Parece ser o primeiro livro de uma futura trilogia! Amei amei amei!!

Juliana990 27/03/2023

Adorei o livro e a narrativa entre os personagens. Achei muito parecido a escrita com o autor Khaled Hosseini, pois gosto muito de seus livros. Conhecer outra cultura cujo conhecimento é transmitido como pano de fundo em uma história me encanta. Apenas o final não gostei? ou não entendi ou terá uma continuação. História bem construída, bem narrada, porém o final foi ?atropelado? num fim abrupto. Espero que tenha continuidade? indico!
Callum 06/04/2023minha estante
vou começar hj, espero não me decepcionar