Zachary Ying e o Imperador Dragão

Zachary Ying e o Imperador Dragão Xiran Jay Zhao

Resenhas - Zachary Ying e o Imperador Dragão

Dani 18/05/2024

"dragões chineses controlam a água, não o fogo"
Zachary ying não sabe muito sobre sua herança chinesa. Sua mãe vive ocupada garantindo a sobrevivência dos dois, e as escolas dos Estados Unidos só ensinam história e mitologia ocidentais. Então o garoto se vê completamente desamparado quando descobre que é descendente do Primeiro Imperador da China e nasceu para hospedar seu espírito em uma missão vital: selar o portal que leva ao submundo chinês e impedir que espíritos malignos se espalhem pelo reino mortal.

Só que a missão começa de forma desastrosa. O Primero Imperador fracassa em possuir Zack e acaba preso aos óculos de realidade aumentada que o garoto usa para jogar videogame. Agora, com um dos tiranos mais infames da história tagarelando em seu ouvido, Zack precisa aprender a controlar inscríveis poderes de dragão de água do imperador, viajar até a China em busca de artefatos mágicos e derrotar importantes figuras da história chinesa.

Se Zack não conseguir fazer tudo isso antes do Mês dos Fantasmas, o mundo mergulhará no caos absoluto e a alma de sua mãe desaparecerá para sempre.

"Não estou preocupado com o que os outros vão pensar de mim. Estou preocupado que você seja um supervilão tirânico que acha que não tem problema fazer coisas terríveis só porque tem uma história de vida trágica! E eu não faço ideia de no que você está me metendo de verdade!"

"[...] diferente dos dragões ocidentais, dragões chineses controlam a água, não o fogo."

Uma fantasia né, então tem aquele monte de informação. O que torna a leitura menos fluida.

Amo os títulos dos capítulos, no estilo Percy Jackson.

Eles jogando Reinomítico me lembrou de Pokémon Go.

" [...] e todos os seguiram, equipando-se com os próprios óculos inteligentes. Jogadores de Reinomítico nunca perdiam tempo ficando parados ao ar livre. Estavam sempre em movimento, capturando as criaturas virtuais e os itens que surgiam em todo lugar."

Uma história sobre ancestralidade e sobre pertencimento (ou não pertencimento), sobre amizade, sobre o bem e mal, e sobre a mitologia e cultura chinesa.

"Ei, vai ficar tudo bem - Simon sorriu. - Você está em casa. /Estou mesmo? Um tremor abalou o coração de Zack. Será que algum dia encontraria um lugar ao qual pertencesse de verdade, mesmo sendo tão diferente de um americano típico, de um chinês típico, e até de um muçulmano típico?"

Custei a ler, não é uma leitura fluida, mas a parte do final foi mais fácil de ler e muito interessante também. Cheio de plot twists.

Milysheik 05/05/2024

Que livro incrível!Amei demais,sem palavras para essa obra-prima.Estou até agora raciocinando como este livro pode ser tão perfeito (para mim).Definitivamente meu favorito,ansiosa pro 2????
Como não tem fandom???

Vênus 21/04/2024

Gostei MUITO desse livro, só fiquei um pouco agoniada por que nem eu sabia mais em quem confiar.
Acontece tanta coisa que não sei o que escrever aqui, ainda tô meio chocada com o final.

Gabriela2842 20/04/2024

Um pouquinho de magia com tecnologia
Zachary Ying me surpreendeu muito positivamente, amei o jeito q e autore inseriu diversos contos da mitologia chinesa de forma tão divertida.
O coitado do zack não tendo um segundo de paz até o final do livro, e espero muito que algum dia haja a continuação, adoraria ver uma nova aventura dos 3

Ludmilla Silva 03/04/2024

"Isso não está nem perto da pior coisa que já fiz!"
Amo encontrar livros únicos no meio de tanto livro genérico atual. Sei reconhecer também que hoje é difícil escrever um livro 100% inovador com tudo que já foi criado ao longo de centenas de anos. E não estou aqui para dizer que o livro de Xiran Jay Zhao é extremamente inovador, ele não é por completo. Obviamente ainda segue algumas regras e padrões clássicos de literatura infanto-juvenil, contudo, mesmo em um gênero tão trabalhado e autore consegue inovar ao trazer a mitologia chinesa muito bem entrelaçada com a tecnologia recente.

Para mim esse é o primeiro trunfo do livro: o fato de Xiran Jay Zhao conhecer muito bem a mitologia e a história da China e nos trazer isso de uma forma extremamente cativante e simples de entender. É claro, que algumas mitologias são fortes por aqui, principalmente a grega e a egípcia, e por vezes a nórdica, entretanto mitologias e histórias 100% orientais tendem a ser apagadas no ocidente e geralmente não chamam tanto a atenção das pessoas.

O fato é que Zhao nos apresenta uma história ancestral chinesa extremamente interessante, e consegue misturar as mitologias e fatos sobre seu país ao nos apresentar um protagonista que seria a nossa própria representação: aquele que não sabe nada sobre a China, mas que cogita aprender com as histórias. Gosto como o Zach é chinês, e tem essa ligação ancestral com esse país, mas não sabe nada sobre ele, pois, ao mesmo tempo que ele está aprendendo mais sobre sua história e sua ancestralidade, nós, leitores, também estamos aprendendo.

É claro que aqui a história da China é simples, resumida e direto ao ponto, porém Xiran Jay Zhao é tão perfeite que para quem tem interesse em saber mais sobre a história completa do primeiro imperador da China, Qin Shi Huang, elu tem a versão completa em seu canal do YouTube. Enfim, essa parte do background chinês me interessou muito, pois eu sempre tive vontade de conhecer mais sobre as histórias orientais e não sabia como dar o primeiro passo. E, bem, aqui estamos. Para quem é fã de Percy Jackson e de outros livros de outras mitologias, com certeza amará esse aqui.

Para além da história, outro fato muito bem trabalhado aqui é a tecnologia. Zhao conseguiu associar mitologias e contos milenares com uma tecnologia extremamente recente. Parte da premissa do livro tem a ver com o fato desse primeiro imperador chinês, Qin Shi Huang, tentar possuir o corpo de Zachary Ying e não conseguir e acabar então por possuir seus óculos de realidade aumentada. E o seu principal antagonista, o Imperador Amarelo, simplesmente controla a maior empresa tecnológica do mundo, a mesma que produz os óculos do Zach.

Sei que o livro foi oficialmente lançado em 2022, mas o meu timing foi simplesmente perfeito, pois esse ano a Apple lançou o Apple Vision Pro e esse aparelho é basicamente a melhor forma de descrever esse livro, e a dinâmica entre a criança e imperador, que consigo pensar. Não sei se Zhao foi revolucionárie ao pensar nessa estrutura de óculos de realidade aumentada ou se de fato já existia como ela descreveu, só sei que funcionou muito bem aqui, e está longe de estar defasado ao ser justamente o que está permeando a nossa realidade.

Outro ponto que me agrada muito nos livros de Zhao é o quão eles fogem um pouco dessa fórmula de bem e mal. Ainda existe protagonista e antagonista, mas aqui é um pouco diferente, pois os personagens principais tendem a não ser 100% bonzinhos e heróis, eles fazem coisas extremamente questionáveis que você não sabe se defende ou não, eu os considero mais anti-heróis do que heróis, e isso traz um tom e uma profundidade maior a obra. Talvez o Zach não se encaixe tanto nessa descrição, mas digo isso mais dos imperadores: Qin Shi Huang, Wu Zetian (a também protagonista de A Viúva de Ferro) e Tang Taizong. E o fato de todos eles serem personagens históricos — lê-se imperadores tirânicos — torna a obra, e talvez até o nosso julgamento, mais interessante. Sabemos que eles fizeram coisas horríveis, mas, ao mesmo tempo, também tiveram passados e vidas repletas de sofrimento, e agora estão tentando se redimir. Então, é certo torcemos por eles? Esse é um dos questionamentos que o livro nos traz e que me agrada bastante.

Eu não entrei tanto aqui na história do livro, pois particularmente acho uma maravilha começar sem saber muito sobre. Mas de forma geral, digo que o livro foi uma ótima surpresa, tem amizade, tem família, tem luta, guerra, sangue, tem protagonista LGBT+ e o melhor de tudo tem cliffhanger no final, significando que teremos, sim, mais livros desse universo maravilhoso. E eu torço muito por uma trilogia. Espero de coração que a Zhao se livre dessas amarras da editora estadunidense que ela se meteu e consiga o mais breve possível lançar as sequências dos seus dois livros. Por fim, eu recomendo demais a leitura, é, sem dúvidas, um ar novo para um gênero tão repetitivo.

Carolina747 25/03/2024

Xiran Jay Zhao você é tudo pra mim!!!!
Se você leu Percy Jackson porque gosta de aprender sobre mitologia grega você vai amar esse livro!!

"Mas Ana, eu já não tenho mais 12 anos, vou conseguir gostar dessa história?" Sim!!! Esse não é o seu livro infanto juvenil genérico de super poderes!!!!

Zhao apresenta um mundo completamente novo e um sistema de magia fantástico!! Uma vez Brandon Sanderson disse algo do gênero "não é sobre o que o protagonista consegue fazer com os seus poderes, é sobre o que ele não consegue fazer. As limitações" e Zhao fez isso com maestria!!!!

É uma história divertida e dinâmica sobre um menino de 12 anos descobrindo que o mundo não é preto no branco, que as pessoas podem ser más e boas ao mesmo tempo. Aprendendo sobre si mesmo e sua herança cultural

É TUDO DE BOM!!!!!!!

E aprender sobre a história da china imperial e suas lendas foi maravilhoso!

10/10 recomendo demais!

Lium 25/02/2024

Aprendi mais sobre a China em 3 horas do que na escola
Eu não tenho palavras pro quão divertido foi ler esse livro e pro quanto eu precisava de uma leitura assim pra me fazer voltar a ter vontade de ler com frequência.

Zachary Ying foi uma aula em formato fantasia, é claro que por ser ficção não dá pra tratar 100% das coisas ditas como a maior veracidade histórica mas ainda é impressionante como nada disso é explicado em uma escola mas temos que aprender todos os impérios antigos do ocidente enquanto os que ultrapassam as fronteiras da antiga babilônia viram nota de rodapé.

Zachary tem 12 anos e mostrar o ponto de vista de um pré adolescente sobre todo o problema dos espíritos com um monte de imperadores super poderosos o influenciando deveria ser uma tarefa extremamente difícil, mas ainda assim é possível perceber como a escrita e narrativa faz o público entender todos os problemas e sentimentos que ele tem relativos a sua herança cultural e étnica e sua situação atual. Xiran Jay Zhao deu um show nesse livro e criou uma aventura que consegue lembrar Percy Jackson, porém com um rumo totalmente diferente. Não pense nem por um segundo que a personalidade dos protagonistas são parecidas, vou ter que questionar sua interpretação de texto caso faça isso.

Enfim, 4.0 para o livro. A construção não foge muito de alguns arquétipos que conhecemos de outras histórias (não que isso seja necessariamente um ponto negativo), mas os acréscimos culturais são um dos maiores pontos do livro que me fazem adorar.

cyberenjeru 06/02/2024

Adorei a premissa e os elementos da história, a base da história de um filho de imigrantes que cresceu com pouquíssimo contato com a cultura de seus ascendentes não é novidade, tem vários livros assim escritos por autores filhos de imigrantes asiáticos, mas o charme de Zachary Ying é a narrativa de videogame e anime, cheio de referências geek e misturar histórias milenares com coisas do mundo moderno, como óculos de realidade aumentada e inteligente artificial.

Infelizmente, eu achei que a história derrapa em alguns momentos, enrolando em pontos desnecessários e passando rápido demais em pontos que poderiam ser mais explorados e desenvolvidos. Além de pitadas de ideologias anti China, em um livro que foi escrito durante a pandemia da Covid 19, momento em que o ódio a China foi ainda mais fomentado e intensificado, acho que não foi de bom tom.

Vitória 01/02/2024

Primeiro livro q leio de Xiran Jay Zhao e devo dizer q não me decepcionou talvez eu seja suspeita pra falar por ser muito fã de percy jaskcon e esse livro ter várias coisinhas parecidas mas é realmente muito bom, ver coisas sobre a história da China, seus imperadores, discussão sobre moral, representatividade e mais só acho q ê autore poderia ter feito mais nesse final com ctz é empolgante mas acho q deveria ter passado mais emoção com o a situação lá da câmara e com a frase final do livro tbm fora isso não tenho nd a reclamar

Kuromiizz 15/01/2024

Que leitura maravilhosa
Primeiramente fiquei com medo de não conseguir acompanhar o livro e acabar ficando confusa, mas quando menos esperava eu já estava completamente absorvida na história. Preciso urgentemente de uma continuação

aanaelamesma 01/01/2024

QUE LIVRO BOM
Primeiro livro relacionado com cultura asiática que eu leio e desde o começo ele me fez se apaixonar por tudo. Eu adorei como a trama foi se desenrolando e toda essa temática de Reinomítico que eu imaginei durante minha leitura como se fosse um Pokémon Go VR. PRECISO DA CONTINUAÇÃO PRA ONTEM.

Thai lendo 29/12/2023

Um imperador chinês sendo controlado por uma criança nerd ?
"Mas desde quando consciências falavam mais alto?"

Acreditem se quiser, mas essa foi com certeza uma das minhas melhores leituras de 2023. De alguma forma eu me apeguei a história desde o primeiro capitulo, na verdade, desde o primeiro título.

Em resumo é uma história muito muito divertida, e realmente tem a pegada de Percy Jackson, mas num sentido interessante e legal, e mais moderno também. Eu já tinha lido outros livros de autore, tipo A Viuva de ferro, que também foi uma ótima leitura, então já estava com altas expectativas para esse, e elas foram todas superadas.

Eu amo ler livros com referências que eu entenda ou piadinhas e essas daqui foram muito boas, gosto quando a fantasia dá uma descontraída, deixando a leitura mais leve e divertida, e é realmente muito interessante ler protagonistas jovens e com esse livro aqui não foi diferente.

Apesar de previsível, e não ser perfeito, foi um livro incrivelmente bom, lotado de referências a cultura chinesa muito interessantes e legais, que eu jamais tinha lido sobre e também sobre críticas a própria cultura que eu também jamais tinha conhecido antes e que no fim, me fizeram gostar mais ainda do livro, é tipo um lendo e aprendendo, mesmo que eu tenha que ter ido pesquisar a maioria das coisas depois.

Mas enfim, é um bom livro, muito mesmo. É previsível, e um pouco enrolado e também um pouco confuso, além de ser suuuuper apressado nas últimas páginas (o que não fez muito sentido ou ficou muito legal), mas é também uma ótima opção para quem gosta de fantasia e quer uma descontraída, para quem quer ler uma aposta mais científica e interessante e sinceramente, eu gostei muito, não vejo a hora de ler o próximo e acho que já indiquei para todas as pessoas que eu conheço. Por isso demorei tanto pra fazer a resenha, simplesmente não sabia muito o que falar.

Ah, e os diálogos são muito bons. E sério, pesquisem os títulos de cada capítulo desse livrojkkkkk eu amei.

Thiago Mota 28/12/2023

Incrível
Um livro muito bom só que com aspectos bem diferentes de viúva de ferro o outro livro da mesma autora, o que foi interessante foi ver a visão da autora de uma jornada teen só que com aspectos maduros

avantaebooks 16/12/2023

Avatar/Percy Jackson but make it chinese.
Wow. A criatividade de Ziran Jay Zhao nunca deixa de surpreender. Mesmo tendo esse livro como segunda opção na livraria, de começo, consegui gostar muito dele num geral e usufruir da obra e do modo como ela apresenta a cultura e conceitos espirituais chineses. Zachary é um rapaz adorável, sabe? Ele não tem muita noção do que está fazendo ou porquê está fazendo, mas se isso vai ajudar a mãe dele, ele embarcará nessa jornada maluca (que conta com um plot twist tão inesperado QUANTO a palavra ?plot twist?). A dinâmica toda do trio de ouro Zack, Simon e Melissa é encantadora de se ver, também. Ao mesmo tempo em que senti a narrativa se arrastando em alguns momentos (talvez fosse só meu cansaço) e que minha falta de compreensão sobres vários temas chineses me atrapalhavam, as cenas de luta compensavam bastante, já que são muito bem escritas e épicas de acompanhar. Só estou esperando quando nosso imigrante chinês do Maine que ama videogames vai voltar num próximo livro!