Amanhã, amanhã, e ainda outro amanhã (E-book)

Amanhã, amanhã, e ainda outro amanhã (E-book) Gabrielle Zevin

Resenhas - Amanhã, amanhã, e ainda outro amanhã

Lyssa 23/05/2024

Talvez eu só não tenha me dedicado o bastante a essa leitura
Com muita dor no coração é que digo que não gostei. Eu sempre tive uma curiosidade em relação a esse livro (que nem sei de onde veio) e quando um influencer que eu gosto disse que era maravilhoso eu corri pra ler? porém eu me decepcionei num nível absurdo!!!!! eu gostei da temática de jogos, completamente diferente de tudo mas eu não gostei do desenvolvimento da história da sadie e do sam.
uma conversa civilizada resolveria todo o drama do livro e alguns acontecimentos são muito aleatórios pra mim. o final não chegou em lugar nenhum e eu realmente não entendi qual o ponto central do livro.

Sté 23/05/2024

Incrível
Amei o livro! A história é boa demais e nos faz sentir todo tipo de sentimento (alegria, tristeza, raiva, indignação?), a escrita me agrada demais com diálogos fluidos e a passagem do tempo muito bem feita, os personagens são complexos e o livro nos da espaço para conhecer todos. Vale a pena a leitura!

Carolina2600 22/05/2024

A história é muito interessante e a proposta é diferente. Adorei as referências mas achei bem arrastada a história. Não precisava ser tão grande

Carol 21/05/2024

Tá ai um livro que me proporcionou muitas emoções. Senti raiva, amor, frustração, dor, mas principalmente, muito carinho pela história e seus personagens. Ri, mas também chorei bastante. Em algumas paginas me vi agarrada, sem querer largar, querendo entrar cada vez mais no livro. Em outras, muito poucas, tive um pouco de preguiça de ler. Mas quando terminei o livro, foi com um sorriso e muita afeição ao mundo e aos personagens de Amanhã, amanhã e ainda outro amanhã.

Fluorescentbnny 19/05/2024

Mid
Pouquíssimos personagens cativantes, homens que não respeitam mulheres e umas referências legais a jogos... Eu poderia ter gostado muito mais mas senti que faltou coração até os 70% do livro e mesmo assim... Valeu a leitura mas não vai ser a melhor

ketherinne 16/05/2024

Amei muito
A verdade é que o livro só me prendeu mesmo na metade, mas o final é muito lindo e pra mim foi o que mais valeu a pena

esty 16/05/2024

Você ainda joga, né?
Acho que nunca tive muito saco pra jogos tecnológicos e todos são muitos chatos no meu ponto de vista geral, talvez pela quantidade de palavras que consigo ler e me sentir bem, ou talvez pela minha falta de interesse em viver vidas que posso perder ao longo da jornada, de qualquer forma, jogos nunca foram muito a minha coisa favorita a ser discutida e por isso talvez esse livro tenha tido um impacto tão grande pra mim, vi as discussões sobre o tema de forma muito humanitária, considerando período histórico e ambiente de trabalho, antes de considerar os jogos como sendo uma entidade, o que eles são aqui.
Sam é um personagem terrível, acho que passei boa parte da leitura desejando que ele morresse de desinteria, até não desejar mais. Sadie é linda, mas tem um senso de justiça que apenas alguém criado com tratamento silencioso entenderia. Marx me teve desde o primeiro instante, acho que eu sempre me apaixono por um e esse foi ele. É um livro lindo, dói em todos os lugares. Queria conseguir me envolver com jogos no nível que eles jogavam, de conseguir me encolher numa tela e passar horas existindo onde posso deixar de existir, esse livro aborda depressão de uma forma interessante, nos dando uma visão do sobre como ela pode alterar nosso cerébro de forma a nos odiar e odiar tudo que somos, vivemos e amamos. Sadie estará sempre comigo em meus projetos, assim como Sam e principalmente Marx.

nathaliabeatriz 16/05/2024

É amanhã, amanhã e ainda outro amanhã. É a possibilidade de renascimento infinito, de redenção infinita.
Sabe quando um livro consegue se comunicar com você? Esse foi o sentimento que senti durante toda a leitura de "Amanhã, amanhã e ainda outro amanhã". O livro me prendeu desde o inicinho e o tempo parecia passar mais rápido enquanto lia. Livros com a premissa de acompanhar a vida dos personagens durante certo período têm me cativado já que faz me sentir mt mt próxima deles. Foi incrível e triste percorrer o caminho e me identificar com diferentes aspectos do sam e da sadie (embora sam tenha vacilado em diversos pontos), e muito fácil gostar do marx ("todos amam marx"). Além disso, me encantou o paralelo do mundo dos videogames com a vida real, como essa mídia consegue criar inúmeras possibilidades e como a vida é diferente de um jogo já que não podemos simplesmente reiniciar uma fase e recomeçar do zero, fazendo diferente, sem o peso de nossas vivências passadas. ("No final, tudo que podemos conhecer é o que aconteceu, no único mundo que conhecemos"). Enfim, poderia acompanhar essa história por mais páginas que acho que não me cansaria.

Bianca 14/05/2024

Amanhã, Amanhã, e Ainda outro Amanhã
Eu achei a história muito tocante e me conectei com os personagens, tomei as dores deles e fiquei feliz quando as coisas davam certo.
O final foi exatamente como tinha que ser, ela acertou muito quando deu esse desfecho para a história.
Como uma eterna fã de videogames, fiquei com muita vontade de jogar todos os jogos que eles criaram (mesmo sabendo que eles não existem).
No geral é uma história que retrata de maneira muito interessante os relacionamentos humanos, principalmente a amizade, e que vale muito a pena a leitura.

Maria Ana 14/05/2024

É sempre um amanhã, outro amanhã e ainda outro amanhã.
Comecei esse livro ano passado e eu não tinha conseguido me ver nessa história, mas 10 dias atrás me vi querendo dar uma segunda chance e obrigada Maria Ana por ter insistido, acho que tenho um novo livro favorito, a forma como essa leitura me tocou foi diferente, foi avassaladora! Gabrielle Zevin te amo.

GiovanaReis 13/05/2024

Estou numa mini ressaca literária então pra mim ficou arrastado e entediante em alguns momentos, mas, inevitavelmente, é um livro muito bom.
A parte da infância é linda e dolorosa, me apeguei nas dores do Sam

Chelsea.Archer 12/05/2024

Que livro!
Oieeee

Hoje concluí a leitura de Amanhã, amanhã e ainda outro amanhã, da autora Gabrielle Zevin.

Esse livro é a nossa leitura do mês do grupo Buddy Readings que tenho com o Nah do @viver.deler

A história já me ganhou por ter inúmeras referências dos jogos de vídeo game dos anos 80/90 e toda essa vibe do início do mundo com internet.

Mas o que me cativou mesmo nessa leitura foram os personagens. A amizade de Sadie, Sam e Marx me deixou apaixonada, muitas vezes com raiva e outra imensamente triste.

A profundidade e ao mesmo tempo simplicidade dos sentimentos e relacionamentos, faz com que a gente se identifique e fique realmente envolvido com o enredo.

Chorei em alguns capítulos como se fossem pessoas do meu convívio e acredito muito que um autor que consegue fazer a gente sentir essas coisas, merece respeito.

Meus aplausos ao livro da Gabrielle Zevin. Gostei muito de tudo.

clara 12/05/2024

Diferente de tudo que já li
Que história! Que personagens incríveis! Sério, uma escrita fantástica que consegue envolver completamente o leitor. A história orbita a amizade entre Sam e Sadie e o amor deles por jogos (e um pelo outro), passando mais de 30 anos da vida deles.
E juro: não fica cansativo hora nenhuma. Os personagens crescem e é um prazer de ler; parece que vc conhece eles, o que torna a despedida mais difícil quando se está chegando nas últimas páginas.

Os personagens secundários são muito bons e são desenvolvidos. Não estão ali apenas pra preencherem espaços ou buracos na história, mas sim, têm profundidade, sentido e se conectam verdadeiramente com os personagens principais. O capítulo dedicado ao Marx é um show à parte, simplesmente impecável. Não tem como selecionar trechos específicos porque o capítulo é inteiro bonito e cheio de delicadeza. Além desse capítulo, tiveram duas partes que eu amei:

A) na página 105: ?o avô de Sam tinha duas crenças centrais: (1) todo mundo era capaz de aprender qualquer coisa, e (2) qualquer coisa podia ser consertada se você tirasse um tempo para descobrir o que estava quebrado?;
B) na página 93, em que é descrito o interior do carro da avó de Sam: ?estar em um carro com a minha avó era saber tudo que era necessário sobre ela?.

Esses 2 trechos são muito simples e é justamente essa simplicidade que demonstra o quão bem construídos são os personagens de Bong Cha (avó) e Dong Hyun (avô), porque ao terminar o livro, você percebe que sim, eles são exatamente o que esses trechos descreveram.

Além disso, amei como a autora (que claramente estudou e formou uma ótima base pra escrever esse livro) traz conceitos de jogos para o dia a dia e faz o leitor acreditar que aqueles personagens genuinamente respiram e vivem jogos. É assim que eles enxergam a vida, então é assim que ela escreve.

Eu me emocionei, chorei, fiquei feliz, com raiva, torci pelos personagens e saí dessa leitura com o coração cheio. Ler um bom livro, bom de verdade, causa isso. Acho que foi o melhor livro do ano até agora.
??????????fácil!

aida13 11/05/2024

? sadie green girls
Esse livro foi uma coisa que eu não sabia que precisava, ver os personagens evoluindo enquanto as coisas iam acontecendo aos poucos foi tão bom.
também foir reconfortante, ver os acertos e os fracassos, ver as perdss, ver as pequenas coisas acontecendo.
nunca fui de consumir nenhum tipo de arte da qual ""não acontece nada""" mas amanhã amanhã e ainda outro amanha me fez gostar e querer encontrar, me identificar com mais livros e atos do audiovisual do gênero.
os personagens dão um pouco de raiva, mas são todos humanos oq me faz amar todos eles.

me fez voltar a querer ler denovo
acho que é um dos meus favoritos em 2024