Pimenta & Mel

Pimenta & Mel Bolu Babalola

Resenhas - Pimenta & Mel

Marina 11/05/2023

Não consegui gostar esperava muito desse livro, a escrita e a tradução me afastaram muito da história e acaba ficando tudo tão chato são umas coisas tão bobas umas intrigas nada ver, ao mesmo tempo que o livro tenta ser "sério" com assustos importantes ele não é uns diálogos constrangedores e coisas sem sentido. Lá prós capítulos finais o livro melhora mais os grandes parágrafos e descrições o deixam cansativo.

Livia Barini 23/06/2023

Chato, chato e chato
Até agora estou tentando entender porque este livro foi escolhido pelo Clube do Livro da Reese. É uma bobagem sobre fraternidades lutando por popularidade e mulheres negras hiper empoderadas brigando por causa de macho.

A escrita da autora é mega descritiva, parágrafos e parágrafos sobre look da fulana e da beltrana. Que diferença faz se o top dela era do mesmo rosa do chiclete que ela estava mascando? Olha o nível da coisa...

Pensei várias vezes em desistir. Aqui falta o básico: história.
Willianpm1 31/07/2023minha estante
Que maldade essa nota

Bárbara Souza 12/01/2024

Sexy e inteligente
Que livro sensacional, muito superior a grande maioria das obras do mesmo estilo. Inteligente, bem humorado, sexy e educativo. Uma obra de comédia romântica leve e ao mesmo tempo "milituda", repleta de referências culturais do continente africano e cheia de trechos que demonstram consciência de classe, raça e gênero.

Além disso, foi maravilhoso acessar uma narrativa sob a perspectiva de personagens que fogem do esteriótipo físico e cultural europeu/norte americano. Personagens que enfrentam questões sociais relevantes, latentes. E já ajudam a letrar o leitor sobre essas pautas.

O tipo de livro que tu escolhe ler pelo entretenimento, mas ganha de brinde um pouco mais de consciência social. Certamente vou acompanhar as próximas publicações da Bolu Babalola.

Danny 19/02/2024

?Às vezes as coisas bonitas são uma bagunça.
Tudo bem ser uma bagunça .?

Uma das minhas autoras favoritas (Oi Tia Willians) falou que Pimenta e Mel é uma carta de amor ao R&B e é exatamente isso, tem uns dez dias que eu li e ainda estou presa nas playlists do livro.
Kiki comanda um programa de rádio na universidade onde dá conselhos para as mulheres pretas. Por isso (e por outros traumas) ela não se mistura e é apenas uma observadora da própria comunidade. Mas tudo isso muda com a chegada de Malakai que de início é logo intitulado de boy lixo e pilantra do pedaço pela Kiki no programa para milhares de ouvintes, então imaginem o que acontece quando depois disso, pra se livrar do ex dela, eles se beijam em uma festa pra todo mundo ver?
Os dois se aproximam em um acordo que vai ajudar ambos, tanto em projetos da universidade como na reputação de cada um, mas constroem uma amizade e um amor a partir disso. E eles tem tanta química, é engraçado como dois personagens ali no papel podem ser imaginados tão bem, tudo no livro funciona pra isso.
Ele lê o livro favorito dela, uma série de livros de fantasias, fica obcecado com a história e ainda leva ela em uma convenção vestido como o personagem favorito dela!!!!!!!!!!!
O livro é muito mais que o romance entre Kiki e Kai, a autora é nigeriana-britânica, então muito do livro traz essa cultura e é incrível, também trata de assuntos mais delicados sem pesar mas trazendo reflexão.

lais.paulino 08/05/2024

Pimenta e mel, entrelaçados
Esse livro tem gosto de chocolate.
Esse livro pode ser sentido como uma tarde quente e tranquila, com o sol em meu rosto me fazendo querer viver. Viver mais.
Esse livro pode ser ouvido como um som de deleite de uma música de amor intensa de R&B.
Esse livro tem cheiro de café sendo passado no meio da tarde.
Esse livro é exatamente como Pimenta e mel. Intenso, doce e...
Um livro de uma mulher preta escrito para mulheres pretas, que prova que o amor preto existe, que a amizade preta existe, e nós, mulheres pretas, merecemos e podemos viver exatamente isso. Okay, isso pareceu um discurso motivacional fajuto, mas ei? Eu juro que a sensação de lê-lo é maior que isso. É como encontrar um lugar que parece que você sempre quis estar, vivenciar.
Li criticas a esse livro e tentei compreendê-las, mas de verdade? Nenhuma fez sentido para mim (digo, para minha experiência individual). Bolu Babalola consegue criar um mundo divertido, entre pessoas pretas reais, em um ambiente universitário, e o que é a universidade se não surtos, fofocas e intrigas bobas? Eu realmente não sei. E ela traz isso de uma forma alegre, com desenvolvimento de personagens únicos e bem construídos, inclusive os secundários. Estereótipos? Um pouco, mas quem nunca olhou para alguém apenas pelo estereótipo principal do seu grupo de amigos? Mais uma vez, isso é o ambiente universitário e autora trabalha excelentemente com isso, porque, queridos, não vamos mentir, não vamos fingir que há tanta maturidade assim para sermos superiores a tudo isso (digo, quem não ama uma fofoquinha de vez em sempre?).
A trama principal do romance não é mais do que espetacular. A autora constrói uma personagem feminina forte, mas bagunçada (ops, nós mulheres pretas meio Kiki), e a desenvolve, conseguimos sentir com ela, entendê-la, entender seus maiores medos e também seus maiores desejos. E o que dizer de Malakai? Que nego doce, meus queridos, que nego doce. Sua história é bem desenvolvida e acabamos nos apaixonando junto com Kiki, porque sinceramente? Dá pra entender, né?
A questão de discussões sociais e raciais permeia todo o livro, mas não de uma forma cansativa, já que obviamente não há aprofundamento das pautas, porque de verdade: você está lendo um livro de romance, não um artigo acadêmico sobre "a solidão da mulher negra" , "colorismo" ou o "racismo institucional no ambiente universitário". Pessoas pretas merecem viver para além do racismo e acho que é isso que o livro passa, meio: "ei, podemos discutir o racismo aqui sim, podemos também fazer piadinhas sobre e também podemos simplesmente viver". Feminismo liberal? Não, em nenhum momento a autora trás a luta individual como sua principal pauta, Kiki é uma mulher negra, incentivando a coletividade entre mulheres pretas. A militância de Kiki é apenas uma de suas faces, acho não só isso incrível, mas também lindo como isso se entrelaça com suas amizades ao longo do passar do livro.
Para além disso, as referências pretas que estão em todo o livro são perfeitas! Nunca tinha lido um livro com referências de músicas somente pretas e isso foi inovador e incrível de se ler, principalmente junto com uma playlist inspirada nas músicas. Sinceramente? Maravilhoso, o amor pela música durante todo o livro fica evidente e não é simplesmente jogado no livro, como em muitos que já li, a música aqui é uma personagem, ela tem voz e se entrelaça no enredo dos protagonistas, é lindo de se ver (e escutar rs).
Obrigada Bolu Babalola por entregar essa obra de arte. Favoritado com 5 estrelas.
Leticia.Pereira 08/05/2024minha estante
amei a resenha

Talita 23/04/2023

Romance forte e delicado ao mesmo tempo
? Há um universo inteiro nela e eu teria muita sorte de viver nele, de caminhar por lá. De novo e de novo.?

O livro começa muito morno, demora pra engrenar, mas em um determinado momento , eu não conseguia mais parar a leitura. Gostei bastante do livro ter mostrado um pouco da cultura afro. Achei muito legal os termos em iorubá e a culinária da afro sendo retratada . Acho que o livro é um romance com muitas camadas. Podemos perceber isso ao abordar temas como racismo, misoginia, machismo, etc. Primeiro romance da Bolu Babalola, seu primogênito espiritual, como ela mesma afirma, é lindo, forte e determinado. Recomendo!

Isadora Silva 24/10/2023

Maravilhoso
Pimenta e mel reinava na minha lista de desejos e foi maravilhoso ler e não me decepcionar em absolutamente nada.

Nesse primeiro romance de Bolu Babalola nós conhecemos Kikiola Banjo, podcaster e entendedora das relações do Campus de Paço do Rio Branco, mas Kiki, como é conhecida, não se mistura, não faz parte das panelinhas e não se distrai com homens. Quando escuta falar de um malandro no Paço Kiki fica irada, só não imaginava que esse malandro seria Malakai Korede e que de malandro ele não tem nada. Quando coisas acontecem e eles se vêm frente a frente não são capazes de prever o que acontece.

A escrita da Bolu é maravilhosa e a forma como ela conduziu essa história me fez sentir tudo, eu dei risada, fiquei boba suspirando e chorei também. O livro aborda de forma muito leve e bem feita temas como racismo, masculinidades e estereótipos. A trilha sonora é uma das melhores que eu já vi e estou ouvindo sempre que possível. Me identifiquei com a Kiki em vários momentos e gostei muito de como a relação dela e do Malakai foi construída. Os outros personagens do livro também são maravilhosos e eu já quero ler mais dessa autora incrível.

Andy.Sena 20/04/2023

Esse livro foi um parto. Meu 2° contato com q escrita da autora, sendo que o livro anterior, eu abandonei, não consegui me conectar com a história ou personagens. E por pouco, também ia abandonar esse.

A história gira em torno de Kiki e ela é bem intensa e achei um pouco hipócrita em certas ocasiões. Me cansa essa generalização de que todo homem é pilantra, fora que a mulher pode tomar o que é seu, isso seria reparação histórica mesmo que suas atitudes sejam tóxicas em relação ao homem. Mas seguir lendo...

Os coadjuvantes da história são bem mais interessantes que a protagonista. E a versão masculina não é de toda ruim.

O incidente do passado da Kiki achei meio bleh, e senti que foi apenas jogado ali para que o leitor tivesse empatia e perdoasse a chatice da personagem. Não me convenceu e a resolução, foi bem sem graça. Já o 2 incidente, se tivesse sido melhor trabalhado, teria me feito esquecer a chatice inicial da história.

Vamos torcer que a adaptação seja melhor que o livro.

Lorrane Fortunato 30/01/2023

Mais um livro maravilhoso de Bolu Babalola <3
Uau. Eu fiquei completamente apaixonada por esse livro!
Que a escrita da autora é maravilhosa, eu já sabia por causa de Amor em cores, mas Pimenta & Mel me deixou arrebatada.
O livro é tão doce e envolvente. E amei tudo sobre ele. Principalmente como a autora traz várias pequenas histórias de amor dentro de uma maior. Com certeza entrou nos favoritos da vida!

yass 21/09/2023

?o sorriso que ele tinha me dado tinha um quê de R&B?
Pimenta e mel foi sem dúvidas o melhor livro do ano pra mim. parece que a autora juntou tudo oque eu mais amo e colocou nesse livro: música; muuuuuuitas referências à cultura negra; fofoca e um romance delicinha demais ?

a escrita da bolu é algo mágico, os diálogos são impecáveis e muitos profundos, também é muito envolvente e o desenvolvimento do casal é lindo. eles pegando intimidade, se conhecendo melhor, se apaixonando um pelo outro sem perceber mas é tão intenso e natural que todos percebem menos eles e isso é tão bom. o humor do livro também é muito bom, ele é muito divertido.

eu como beyfã não poderia deixar de falar sobre as referências a beyoncé foi outro ponto alto do livro e deixou ele ainda melhor!

amei esse livro e me senti em casa lendo ele, a última vez que fiquei assim foi com o ?uma rosa no concreto?.
é bom demais ler sobre um amor tão lindo que nem o do malakai e kiki e poder se ver nesses dois, vê eu e meu namorado ali, é uma sensação indescritível ????

Panndora 21/04/2023

?É assim que ela me faz sentir.

Este livro é a junção de tudo de bom em uma leitura, uma verdadeira lição de representatividade e empoderamento negro feminino, com uma pitada de romance que torna ele perfeito. Este livro é bom porque seu objetivo não é falar do romance , o romance e o a mais dele.
Kiki e Malakai são muito bons juntos, por que antes de tudo são bons separados , cada um com seus traumas e questões pessoais, que vão precisar confrontar seus medos e receios antes de entender em a profundidade desse romance.

Luh 08/06/2023

Melhor livro de romance do ano
Vocês nao estão entendendo a grandiosidade desse livro.

Isso aqui nao é apenas um romance, é um livro que serviu muito mais que um romance impecável, serviu representatividade preta, de forma linda e impecável.

O quão informativo e forte esse livro foi, essa história que conseguiu transmitir cultura e crítica sociais fodonas, com personagens femininas e negras fortíssimas, lutando por causas incriveis e ainda com um romance perfeito para deixar tudo melhor.

Existem poucos livros quem eu amo o desenvolvimento de todos os personagens, e esse aqui foi um deles, impecável, gigante, belíssimo o modo como ela escreveu cada um dos personagens.
A Kiki é tão forte e genial, maravilhosa lutou com unhas e dentes pelo que acreditava, se tornou um exemplo para mim.
E o Kai? QUE HOMEM INCRIVEL MEUS AMIGOS, o sonho de consumo de muita mulher, fiquei rendida por ele na primeira vez q ele apareceu, mas depois ele só foi melhorando, e eu ficando mais rendida ainda, uma coisa linda, preciosa, riquíssima. TE AMO MALAKAI.

SÉRIO GENTE, SÓ LEIAM ESSA PRECIOSIDADE, VAI SER O MELHOR LIVRO DE ROMANCE DO SEU ANO, EU GARANTO!!!

nana 27/05/2023minha estante
você, com certeza, é branca.

nana 27/05/2023minha estante
brancx*

emanoelle.santos1 19/11/2023

Pimenta & Mel
A Bolu Babalola se tornou a minha mais nova escritora favorita.
O jeito que ela desenvolve os personagens, mostrando suas fragilidades, dramas e ancestralidade é único. Amei acompanhar a jornada da Kikiola e do Malakai, eu só queria habitar no mesmo universo que eles. A amizade desenvolvida com as personagens secundárias também é algo muito especial. Amei.

Malu Batista 28/10/2023

Amo como o Malakai é a representação de um nego doce
Ta!

Que delícia de livros gente, JURO! Eu sou apaixonada por um romancezinho clichê que chega e prende a gente e foi isso que aconteceu nesse livro.

Achei a escrita da autora muito boa, primeiro trabalho que li dela e sinto que foi um contato inicial bem legal (também sei que é o primeiro romance dela, achei ótimo pra um projeto de abertura).

Como eu disse: tem uma história de romance clichê que te prende do início ao fim. Essa formulazinha de romance que a gente gosta NUNCA falha.

Os personagens são muito queridos!! Além da leitura ser válida pela representatividade que o livro nos traz. Me apaixonei pelo Malakai e talvez aconteça o mesmo com vocês.

Meu único problema na leitura é que alguns capítulos são bem longos e isso me incomodou (apesar de ter bastante diálogo), mas não ao ponto de ficar cansada, porém ao ponto de esquecer/me distrair.