Santo Guerreiro: Ventos do Norte

Resenhas - Santo guerreiro

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Lukas 18/05/2024

ROMA INVICTA
Sou suspeito pra falar, porque não é de hoje que sou fã desse escritor sensacional que é o Eduardo Spohr.
É simplesmente fantástico, é aquela sensação de começar e não conseguir parar de ler. Personagens bons, história melhor aínda e ainda deixa gancho pra sequência, tudo perfeito.

Claudinei 30/04/2024

Ansioso pela continuação...

Como leitor, nada supera a satisfação de concluir a leitura de um livro bem escrito. Essa sensação de "que pena que acabou" é incomparável! Estas foram as emoções que senti ao terminar "Santo Guerreiro – Ventos do Norte", o segundo volume da trilogia de ficção histórica escrita por Eduardo Spohr, que narra a vida de Georgios Anício Graco.

Se no volume anterior acompanhamos a jornada do jovem Georgios pelas terras do Império Romano, fugindo de seus perseguidores ao lado de seu tutor Strabo, neste volume testemunhamos seu amadurecimento diante das intricadas burocracias e tramas políticas do império. Agora um comandante do exército, Georgios percebe que pode ser apenas uma peça na engrenagem movida pelos interesses dos poderosos de Roma.

A narrativa é um verdadeiro rito de passagem para a vida adulta de Georgios. Como tribuno, ele precisa lidar com a responsabilidade que sua patente lhe confere: treinar e preparar homens para o dever. Inteligentemente, ele conquista a simpatia e confiança dos soldados sob seu comando em Ulpia Trajano, enfrentando um grande desafio quando uma invasão dos bárbaros Francos, responsáveis pela morte de seu pai, se aproxima.

Durante esse episódio, o desenvolvimento do personagem é magistralmente construído pelo autor. Georgios aprende que a vida de seus homens está acima de sua sede de vingança, tornando-se um líder exemplar ao ouvir conselhos e aprender com seus erros. As descrições das batalhas e táticas militares, bem como os diálogos entre os personagens, são excepcionais.

Nessa mesma batalha, Spohr mergulha na parte mais mística da trama, deixando espaço para a ambiguidade na interpretação do leitor sobre possíveis eventos sobrenaturais. Georgios se vê envolvido nas práticas pagãs dos Francos, ao mesmo tempo em que observa a fé inabalável dos Cristãos, que se torna uma fonte de esperança para seus soldados.
No entanto, os inimigos de Georgios não são apenas os Francos, mas também poderosos desconhecidos que buscam vingança pelas ações heroicas de seu pai. Manipulações políticas e intrigas são enfrentadas com a ajuda de seus amigos, que se tornam sua única esperança quando ele é injustamente julgado.

O livro termina de maneira satisfatória, como o próprio autor afirmou, embora seja parte de uma trilogia, cada volume pode ser lido separadamente, embora a leitura completa enriqueça a compreensão da trama. Ao mergulhar nessa história, aprendemos muito sobre o período pré-cristão do Império Romano e como suas bases culturais moldaram a sociedade ocidental, especialmente no que diz respeito às questões políticas.
A conclusão desta magnífica ficção histórica promete ser épica. Para essa leitura, minha nota é 9.

site: https://www.instagram.com/leitor1986/

Milenna.Pessoa 17/04/2024

Graças a esse livro conheci o autor, em uma sessão de autógrafos no meu estado, a leitura fluiu bem, Li ele rápido por causa da sessão de autógrafos. Ansiosa pelo último livro.

Rafael B. Juck 05/04/2024

Ótimo livro!
Fico mto feliz em terminar esse livro. Eduardo Spohr novamente mostra todo seu talento e técnica narrativa. A trama é maravilhosa e a prosa é envolvente, fazendo a leitura fluir deliciosamente.
Por ser o segundo livro de uma trilogia, esta obra se coloca como um grande desafio para o escritor, mas que, ao meu ver, consegue manter um ritmo rápido sem perder a mão na maior parte do texto.
A forma como ele narra as batalhas, tanto de exércitos, quanto política e até espiritual é extremamente envolvente e convincente. Não é forçado dizer que temos um Bernard Cornwell brasileiro entre nós.
Mas como nem tudo são flores, acho que o finalzinho (ultimas 50 paginas +-) teve seu ritmo prejudicado. Provavel que seja questão de gosto, mas o foco se voltou para o fechamento de arco de alguns personagens enquanto eu estava muito preso ao que acontecia com o protagonista.
Acho que estou caçando pêlo em ovo, mas o primeiro terminou com a tensão lá em cima. Sei que é uma dificuldade muito grande por ser o segundo volume e tenho certeza que o terceiro vai ser magistral. Estou ansioso para a chegada do Império do Leste!

Pedro.Melo 20/02/2024

Mais uma entrega primorosa de Spohr
Parece uma mistura de aula de história com um filmaço! Nesse livro a gente acompanha George em uma missão no norte da fronteira do império Romano e vai com ele aprendendo como a miscigenação de etnias e culturas foi diluindo o império e todas as tramas políticas que existiam. Vale cada página.

FlaviosParanhos 16/02/2024

Gostei muito. Torço para livros sobre o Flávio Constantino
SANTO GUERREIRO: VENTOS DO NORTE. E venho aqui com o segundo livro da trilogia Santo guerreiro. Estória ficcional sobre São Jorge, ou como chamado no livro, Georgios. Fiquei surpreso com o livro, no começo negativamente, não por má qualidade, longe disso. Mas, por já estar cansado pelo clima de treinamento na academia e pela viagem pouco estimulante "menos em dois momentos" de Georgios, Constantino e Theodora. Adorei a aparição de certa personagem feminina e, o fato deste livro ter um vilão mais claro e palpável, tornou muito mais fácil ter empatia com Georgios. Mas aqui vai minha opinião pessoal. Da metade para o final, o livro dá um salto de qualidade até difícil de definir. Nós leitores amadurecemos com o próprio Georgios, ele evolui e nós evoluímos juntos. A guerra espiritual entre Deus e lúcifer se torna muito mais clara, mas sem se forma exagerada. Tudo pode ser explicado de forma racional ou não, e essa dúvida tempera o livro, o julgamento e o final me deixaram bem empolgado, apesar de achar o Georgios bem pouco carismático. Para mim, Flávio Constantino é o grande astro dessa trilogia, não só isso. Ele merecia ter um spin off focado só nele. Achei um personagem excelente e muito cativante, principalmente na troca de cartas com sua mãe e, em fazer questão de honrar a memória de Georgios. Gostei mais deste livro que do primeiro e sinto que a escrita do autor evoluiu muito. Recomendo.
#santoguerreiroventosdonorte #eduardospohr #veruseditora #saojorge #constantino #livro #book #bookstagram #ficçãohistórica #autornacional

joaomarques 01/02/2024

Nível alto
Eduardo é um excelente escritor. Essa continuação, mostra mais detalhes da vida de são jorge e os desafios que ele teve. Impressionante como Eduardo da uma atenção ao desenvolvimento dos personagens secundários de uma forma simples e natural. Esperando o terceiro e último livro da saga.

Cínthia samm 22/01/2024

Assim como no primeiro livro, Eduardo Spohr nos leva a uma viagem incrível da perspectiva histórica, cheia de tramas e ação.
Ansiosa pelo terceiro livro!

Michel Chagas Aragão 30/12/2023

Excelente continuação. Aguardando ansioso para o final da trilogia.
Santo Guerreiro Ventos do Norte é um romance histórico baseado na vida de São Jorge escritor pelo Eduardo Spohr autor de livros: “ A batalha do apocalipse” e a trilogia “Filhos do Éden”. O livro começa bem com cenas de ação e capítulos encadeados curtos envolvendo o leitor pela sequência. O que mais chama a atenção no Primeiro Tomo - A princesa e o Cavaleiro termina colocando o nosso herói que tende a se tornar um santo, assim espero, num conflito interessante. Um homem santo é repleto de tentações e armadilhas do Diabo para que perca a santidade e se torne um ser totalmente desprezível e descartável. O diabo veio para matar, roubar e destruir o homem até que não sobre nem a própria alma. Adicionar esse elemento é bastante interessante. No primeiro livro existe uma cena se tratando da revelação do mal que apesar de ser bizarra soa "natural" pelo contexto. A carga dramática e os conflitos internos do personagem ganham vida.
Neste segundo volume há uma cena específica do mal se revelando através de um animal que não soou natural na minha opinião. Mais adiante existe uma proposta de um torneio e o escritor muda o rumo da história para apresentar um dos maiores confrontos numa batalha grandiosa com grandes consequências. A recompensa vem e transforma Georgios em um verdadeiro guerreiro. O autor transforma os oponentes principais em figuras mitológicas desenhando sua personalidade e trazendo um sentimento de deuses digladiando. Existe uma citação da Virgem Maria que dá a entender a falta de conhecimento bíblico. Como se trata de uma ficção não causa estranheza. Há uma confusão na mente de Georgios Graco que não sabe direito em que acreditar e isso também acredito seja uma parte do autor que é fascinado por mitologia e religião, mas não sabe realmente se é cristão ou ateu.
Um sentimento de esperança envolve o livro de fazer parte de algo maior e isso é bom. Com acontecimentos brutais encerrando o arco dos personagens torna o segundo livro mais conclusivo e evoluído do que o primeiro. Ele eleva o perigo e as consequências tornando melhor que o primeiro volume. O que já estava bom com cenas que lembram o jogo God of War fica completo com uma armadilha criada por inimigos do governo. O final é empolgante melhor que o primeiro volume e o que eu estava em dúvida que Eduardo Spohr iria fazer é tornar São Jorge como mártir. Em nota do autor isso irá acontecer. Excelente continuação. Aguardando ansioso para o final da trilogia.

Rosângela 12/12/2023

No começo é muito descritivo, fica cansativo. Depois as coisas começam a acontecer em vários lugares ao mesmo tempo, e ficamos eletrizados acompanhando tudo. Gostei bastante e agora estou ansiosa pelo terceiro volume!

Markhish 27/11/2023

Épico de ficção histórica
Para os fãs de história e pra quem curte o estilo visceral de Bernard Cornwell, esse segundo livro da trilogia é um prato cheio. Da pra ter uma percepção incrível do império Romano nos anos que sucedem o início do seu declínio. Um orgulho para os brasileiros ter um autor como Eduardo Spohr

Huber 20/11/2023

Meu preferido desta série, até agora. Várias tramas se conectam, tem muita aventura, ambientação, aspectos místicos e a história avança em uma ótima velocidade. Terminei ansiando pelo próximo volume.

Felipe 14/11/2023

Georgios comandante da púrpura
Livro incrível, com seus altos e baixos, traições, conspirações, fé e amores de flagrados. Não é só uma história de são Jorge guerreiro e nem tem as fantasias de conto de fadas, foi feita uma pesquisa histórica e retratada em detalhes. Simplesmente uma obra prima.

Renan 28/10/2023

Ventos do Norte
A continuação de Santo Guerreiro aborda os primeiros desafios de Georgios como comandante do exército romano. A construção dos principais personagens evolui muito neste volume, bem como os novos personagens são muito bons. O dilema entre religião, sobrenatural e ceticismo continua sendo o ponto chave dessa história e que o autor faz com excelência.

Gabriel 23/10/2023

Uma ótima continuação
A escrita do Dudu está simplesmente impecável nesse livro. Tantos detalhes e informações que deixam a obra muito viva.

Porém, eu achei que essas informações deixaram a obra muito carregada. Longe de ser prolixa, mas, era preciso certo tempo pra absorver as informações.

Algo que achei muito melhor do que o volume 1 foi a velocidade da narrativa. Aqui temos batalhas e porradaria o tempo todo, além de ver como todos os personagens apresentados, de uma forma ou de outra, possuem relevância na trama.

Agora é aguardar o vol. 3!

1 | 2 | 3 | 4 | 5