Pantera Negra: Contos de Wakanda

Pantera Negra: Contos de Wakanda Jesse J. Holland

Resenhas -

Glaydson5 17/06/2023

Fraco.
Do livro, enredo, personagens principais, pontos fortes e pontos fracos da obra.

Pantera Negra: Contos de Wakanda é uma coletânea de histórias do universo do Pantera Negra, personagem da Marvel Comics criado em 1966 por Stan Lee e Jack Kirby. O autor Jesse J. Holland reuniu diversos contos ambientados na nação fictícia de Wakanda, apresentando diferentes narrativas e personagens que se conectam com o universo do super-herói africano.

O enredo do livro é diverso e rico em detalhes, permitindo que o leitor se aprofunde ainda mais no universo de Wakanda. As histórias exploram as relações políticas, sociais e econômicas do país, além de trazer dilemas pessoais dos personagens. A maioria dos contos é contada por narradores diferentes, o que contribui para a variedade de estilos de escrita e de perspectivas.

Entre os personagens principais, destacam-se alguns já conhecidos dos fãs do Pantera Negra, como a General Okoye e a Dora Milaje, as guerreiras de elite do país. Mas o livro também apresenta novos personagens, como o agente secreto Nakia e o jovem herdeiro N'Yami.

Os pontos fortes de Pantera Negra: Contos de Wakanda são a riqueza de detalhes na ambientação, a diversidade dos personagens e a variedade de narradores. Cada conto traz um pedaço diferente da cultura de Wakanda, permitindo que o leitor se sinta ainda mais imerso na nação africana fictícia. Além disso, as personagens femininas são muito bem desenvolvidas, o que é ótimo para uma indústria conhecida por subverter as mulheres.

No entanto, a obra também tem seus pontos fracos, como alguns diálogos que soam um pouco forçados e expositivos. Alguns contos também acabam sendo um pouco previsíveis, ou deixando pontas soltas que podem decepcionar alguns leitores.

Considerando todos esses aspectos, Pantera Negra: Contos de Wakanda é uma obra que agrada aos fãs do universo do Pantera Negra, além de ser uma excelente porta de entrada para quem quer conhecer mais sobre a nação de Wakanda. Com riqueza de detalhes na ambientação e personagens interessantes, alguns contos são excelentes e outros nem tanto, mas todos juntos formam uma obra coesa e emocionante.

Davi.Paiva 07/05/2023

Médio, mas com todo o respeito.
Link Amazon: https://amzn.to/3LEaZw4

O filme do Pantera Negra em 2018 é um marco cinematográfico e cultural no que tange a cultura afro. E graças a ele uma antologia como essa pôde ser organizada, publicada e teve uma tradução publicada no Brasil tanto em versão impressa quanto em e-book. Adquiri a versão impressa, a priori, aproveitando que ela estava mais barata até que a versão para Kindle e pensava em vender o exemplar assim que terminasse a leitura. Mas mudei de ideia, por enquanto, ao ver como o livro tem um ótimo acabamento gráfico, que vai da fonte serifada ao papel pólen ou similar. Sem contar a dedicatória ao Chadwick Boseman...

Já elogiei o acabamento gráfico (e deixo aqui uma nota: podiam ter colocado um índice, né?). Hora de falar do conteúdo e vou começar pela organização.

Como também sou organizador de antologias, devo dizer que esta é a parte mais fraca do livro. Motivo: por mais que Jesse J. Holland tenha escrito uma apresentação que introduz e ambienta parcialmente o leitor (explicarei melhor o que quero dizer mais para frente), a ordem dos contos é um pouco complicada não só pela forma como foram escritos como também porque parecem se conectar. Por exemplo, "Concepção Imaculada" tem uma personagem chamada Erica e termina como se fosse o começo de alguma coisa. No conto seguinte, "Legado", temos uma personagem chamada Erika. Demorou um tempo para eu perceber que ambos os textos eram independentes e que o uso de uma personagem com um nome similar exceto por uma letra foi mera coincidência.

Além disso, vale ressaltar que esta é uma antologia que se vende como sendo produzida por autores africanos. Mas quando alguém lê as biografias dos autores no fim do livro, se depara com algumas pessoas nascidas nos EUA (?!). Talvez sejam naturalizados ou mesmo descendentes diretos de africanos. Seja como for, eu gostaria de saber a origem de todos os autores e até que o livro tivesse fotos deles. Não queremos apenas nos ler como também queremos nos ver.

Sobre os contos em si: alguns só dependem que você conheça o personagem pelo filme de 2018. Outros trabalham com a concepção do personagem na HQ "Quem É o Pantera Negra?" ou do livro "Pantera Negra: Jovem Príncipe" e ainda há alguns que partem de pontos muito específicos, como T'Challa já ter namorado Ororo Munroe (a Tempestade, dos X-Men) ou que o primeiro Pantera se chamava Bashenga ou ainda que há um Pantera "adotado" por T'Challa, que era um policial até ser convocado pelo rei de Wakanda e aprimorado com a famosa Erva Coração e um traje de vibranium. Sem contar os autores que criaram seus próprios Panteras ou ainda resolveram dar protagonismo a outros personagens como Shuri, Okoye ou Killmonger. Tudo isso gera uma leitura ora imprevisível e ora prazerosa, se você estiver bem familiarizado com os arcos.

Sobre os contos em si: a maioria eu achei nota 3 de 5. Todavia, não posso negar que muitos iam além para uma nota 4 de 5 ou até 5 de 5. Entre eles, cito "A Ascensão de Killmonger", "Fé", "Ukubamba", "O Retorno da Rainha" e outros.

Em suma, "Pantera Negra: Contos de Wakanda" é um trabalho médio, mas com todo o respeito. E se um dia for superado por alguma obra, eu quero ler tal livro.

Recomendo!