O retiro

O retiro Sarah Pearse

Resenhas - O retiro

edisik 13/02/2023

É um bom Thriller com uma leitura ágil e fácil. Mas peca muito no desenvolvimento da personagem principal que deveria estar se tratando e não trabalhando e um final entregue de qualquer jeito.
Nilsonln 13/02/2023minha estante
Bah, tinha melhores expectativas para esse novo livro, pois gostei muito de O sanatório. Mas irei ler assim mesmo O retiro.

Zé Paulo 11/05/2023

Esperava muito mais!!!
Neste novo livro eu esperava ter a resolução do epílogo do livro anterior, porém nada disso aconteceu aqui. Pelo contrário, acabou o livro com o mesmo mistério do anterior que por sinal eu gostei muito, diferente deste.

Contudo, a ambientação do livro é magnífica e você se sente exatamente no loca já que a autora é completamente detalhista.

Ademais, várias coisas não me agradaram neste livro a começar pelas personagens; Nenhuma me cativou. E que final xoxo! Pelo amor. "O retiro", deixou muito a desejar, pelo menos para mim. Espero que em outros livros se vir a ter, a autora explique estes epílogos misteriosos.

leaoliterario 11/03/2023

?Família é mesmo tudo o que se tem, mas isso não está restrito aos laços de sangue. Família é quem aparece nos momentos mais improváveis: em olhares trocados numa fração de segundo, ou mesmo em gestos, como uma mão estendida justamente quando você mais precisa.?

Carla.Zuqueti 03/09/2023

O Sanatório parte 2
Após solucionar a trama envolvendo um hotel de luxo em ?O Sanatório? , a detetive Elin Warner é convidada para assumir o primeiro caso após seu afastamento por motivos médicos. Sua chefe Anna entende que ela está pronta para um novo desafio.

Acompanhada por seu parceiro Speed, Elin vai até uma ilha misteriosa onde está um retiro muito luxuoso, cujo projeto foi realizado por seu namorado Will e a gerente é sua cunhada Farrah.

Uma jovem aparentemente caiu de um penhasco e morreu. Mas o acidente é bem misterioso. Primeiro porque a família da jovem estava no retiro, mas ela não havia os acompanhado. Ela informara que estava em um trabalho nos EUA, inclusive falando com a família por mensagens. Ninguém sabe como ela foi parar lá.

Ao investigar melhor a ilha, Elin descobre que há um passado sombrio: lá fora uma escola para onde eram mandados adolescentes desajustados, que sofreram maus tratos por parte dos professores. Tempos depois, 4 adolescentes foram assassinados em uma excursão. O acusado pelo assassinato pode não ter sido o verdadeiro culpado.

E a família da jovem acidentada também esconde muitos segredos. É nítido o conflito entre eles.

Quando outros jovens são assassinados, a conclusão é que os segredos da ilha podem ter votado para cobrar seu preço.

Segundo livro de Sarah Pearse é muito parecido com o primeiro:

Uma detetive traumatizada pelo passado, que comete muitos erros e tem muitas dúvidas sobre si mesma.

Um hotel de luxo inacessível, onde ela precisa resolver sozinha o enigma, pois é impossível receber ajuda no momento.

Um namorado chato que todo o tempo dúvida da capacidade dela.

A gerente do hotel é sua cunhada (de novo) e esconde muitas informações.

O assassino está preso com eles e ela precisa descobrir quem é.

Elin continua sendo uma pessoa problematicamente chata.

Enfim: parecido demais com o livro anterior, todos os elementos principais - até um toque sobrenatural - são iguais. Achei que faltou um pouco de criatividade no enredo e na finalização. Não foi um final totalmente surpreendente.

@caixas_e_livros 18/03/2023

O retiro
Esse é meu primeiro contato com a escrita da maravilhosa Sarah Pearse, e eu amei! Os cenários da história são extremamente bem detalhados nos transportando para a atmosfera tensa da história e nos fazendo sentir como o personagem que está conduzindo os fatos naquele momento, o que é fundamental para um thriller funcionar bem.

Resenha completa no ig @entrecaixas_e_livros
Sarah 20/03/2023minha estante
Se gostou desse entao precisa ler O Sanatório, que foi o primeiro livro da escritora. Esse O retiro é o segundo dela.

marcinha 05/02/2023

Um livro de perder o fôlego
Que Livro Gente!!!! Achei esse livro da autora ainda melhor do que o primeiro. Perdi o fôlego com esse trilher. Muito suspense e medo momentos macabros nessa ilha. Meu Deus. Super indico a leitura

Greicy 22/10/2023

Razoável
A escrita da Sarah é maravilhosa, o conduzir da história também. Amo os ambientes que ela cria, assim como o sanatório, esse retiro foi sombrio e deu arrepios. Não gostei desse grupo de adolescentes cheio de histórias mal resolvidas, prefiro problemas adultos e achei o cerne da história confuso, uns estudaram na escola, depois voltaram pra trabalhar no retiro, depois compram a ilha, achei uma bagunça e fiquei confusa (ou sou uma anta) kkk. Adoro a Erin ??

Ket 19/06/2023

Um queijo suíço tem menos furos
Pontos positivos:
- narrativa rápida
- capítulos curtos e com ganchos no final o que atiça a curiosidade

O que deu errado (na minha humilde opinião):
- Protagonista sem presença e sem carisma, parecia uma coadjuvante. Aliás, todo mundo nesse livro tem uma personalidade bem genérica.
- detalhes que a autora joga na história e no final, nem lembra de voltar e fechar os pontos,
- a logística do primeiro assassinato é ridícula, só sendo o MacGyver pra fazer (e a autora não se preocupa em explicar de forma lógica como foi feito, só dá uma sugestão meia-boca),
- quando você começa a analisar o livro com atenção, quase nada faz muito sentido ou fecha 100%.

Enfim, pra quem gosta de suspense rápido e não liga muito pra detalhes talvez funcione melhor. Mas o leitor que for mais exigente vai sofrer hahaha

Marcela.Enaile 05/07/2023minha estante
Eu tive essa manhã impressão. Sempre vejo o pessoal falando bem dos livros delas, mas eu acho os personagens sem carisma e para mim ela não fecha a história, tenho a impressão de ser um final de qualquer jeito.
Obrigada pela sua crítica

Carla 10/02/2023

Melhor que O sanatório
Eu caio muito no hype dos livros dessa autora pq acho as premissas dela sempre muito interessantes: um antigo sanatório que vira hotel, um hotel afastado numa ilha...

Infelizmente, eu me decepciono um pouco pq a autora criou uma detetive muito cheia de dramas que, com certeza, ela devia tratar na terapia e não trabalhando. A insegurança dela é bastante forçada e a autora bate nessa tecla incessantemente. Cansativo.

Alguns elementos do trabalho policial são fracos tbm, como uma detetive que vai para uma ilha afastada investigar uma morte e não leva arma. Como assim? Lidar com criminosos na força da conversinha é um pouco demais para mim.

Nesse livro em particular, a descrição do hotel que fica na ilha com falésias e uma pedra gigante ficou bem confusa. Não consegui reproduzir na minha mente o espaço geográfico que a autora tentou descrever e isso prejudicou um pouco o entendimento do que era onde.

Mas esse segundo livro é melhor do que O sanatório, a construção da trama evoluiu melhor, ela manteve mais o mistério, embora o plot tenha sido entregue de forma fraca, sem emoção.

Um pequeno plotzinho no final salvou um pouco mais a trama.

Tour Literário 19/03/2023minha estante
Concordo com você. Situações bem absurdas. Achei o desenvolvimento da história bem ruim.

Carol.Ramone 15/04/2023minha estante
Fiquei me perguntando a mesma coisa. Cadê as armas???

May S 05/03/2023

Repetitivo, é bom título para resumir
Por Deus, que livro chatoooo, sem brincadeira no meio do diálogo vem descrição dos pernilongos se pegando kkkkkkkk

Drama familiar digno de uma novela mexicana, que é sofrível. Mistérios que não dão em nada, personagens fracos e a protagonista é insuportável.

Ruim, ruim, li no ódio e pela força do ódio
Tour Literário 19/03/2023minha estante
Também achei o desenvolvimento bem ruim.

Lucineide 22/08/2023minha estante
Perdendo o meu tempo lendo esse livro. Péssimo.

Juliana990 24/04/2023

Suspense interessante, pois a ilha parece amaldiçoada e mesmo assim um retiro opera e assassinatos são rotineiramente comuns; porem imaginar quem seria o assassino foi muito fácil, apenas o motivo que demorou para ser revelado? outro ponto de incômodo foi a quantidade de descrição do sentimos das pessoas? cansativo demais de ler. Gostei mas não indico, pois não achei interessante para um suspense no estilo ?quem matou?.

Daiana 04/03/2023

Então...
Então livro se reveza entre um grupo de amigos e uma detetive .
Surprendente não.
Alguém me conta como policial vai pra uma caso de assassinato sem arma .
Aí deixa um corpo em uma sala o livro inteiro .
Parece que a ilha tem alguma coisa sobrenatural, só parece mesmo .
Do nada descobrir que uma irmã teve um caso com o namorado morto da irmã.
Não tem a menor necessidade desse livro ter 400 páginas.
Tour Literário 19/03/2023minha estante
Também achei o desenvolvimento da história bem ruim.