Nevasca Angie Thomas

Resenhas - Nevasca

1 | 2 | 3 | 4

Queria Estar Lendo 22/04/2023

Resenha: Nevasca
A nova antologia de amores e desencontros escrita pelas autoras de Blackout chegou no Brasil. Lançado pela Editora Seguinte - que cedeu este exemplar em cortesia - Nevasca foi escrito por Dhonielle Clayton, Tiffany D. Jackson, Nic Stone, Angie Thomas, Ashley Woodfolk e Nicola Yoon, e se passa durante um dia de grande nevasca em Atlanta.

O aviso para a população de Atlanta é de que vai ser um dia de caos. Uma nevasca pesada caiu sobre a cidade, e o governo pede que as pessoas evitem sair às ruas a menos que seja de extrema urgência.

Para Stevie, é. Ela pisou na bola com a namorada, e precisa dar um jeito de consertar antes que seja tarde demais - Sola, o amor da sua vida, deu um ultimato a ela. Para que elas tenham uma segunda chance, Stevie precisa fazer valer esse ultimato.

Por isso, ela pede ajuda de todos os seus amigos e conhecidos a fim de realizar uma grande revolução apaixonada em um lugar marcante para o casal. Acontece que, em meio à neve e ao caos da cidade tão perto do Natal, vai ser mais difícil organizar isso do que parece.

Nevasca tem a mesma pegada de Blackout: são histórias de amor protagonizadas por personagens negros e estão interligadas por um problema climático, e giram em torno dessas poucas horas em que ele está acontecendo. O verão causou um blackout em NY. Aqui, o inverno causou o apocalipse natalino em Atlanta.

O livro mantém em segredo qual autora escreveu qual conto. Diferente de Blackout, no entanto,

Nevasca não conseguiu me conquistar. As histórias aconteceram, mas sabe quando falta aquele tempero que rouba corações? Eu senti isso. Só dois casais mexeram comigo no livro todo.

Os contos são todos movidos pela história da Stevie e da Sola. Que é, honestamente, a que mais me causou desgosto. Pura e simplesmente porque a Stevie é uma versão jovem do Sheldon Cooper, e achei o perdão ao que ela fez muito, mas muito apressado.

Eu entendo de introversão e fobia social melhor do que ninguém, mas se ela faz comigo o que fez com a Sola, não olho mais na cara da pessoa. E todas as atitudes dela são muito detestáveis. Sabe aquela pessoa que é inteligente e gosta de corrigir tudo e todos por causa disso? Então, é ela.

Por isso, a motivação principal para essa história estar acontecendo já me causou desgosto, porque a Sola é um raio de sol que merecia mais. Muito mais.

Achei bonitinho o quanto os amigos se desdobraram para ajudar a Stevie (ainda que ela tenha uma personalidade péssima que não faça por merecer); e é nesses desdobramentos que vamos conhecendo as outras histórias.

Kaz e Porsha. E.R. e Van e Eric. Jordin e Omari. Jimi e Téo. Ava e Mason.

Apesar da correria das histórias, acho que o que faltou nelas não foi desenvolvimento, mas sim profundidade. Em contos assim, eu acabo preferindo ler instalove do que relacionamentos passados. Sinto que dá para transmitir mais emoção em uma coisa momentânea do que uma que vem de longa data - e, aqui, todos eles têm essa coisa em comum. O coração partido. A reconstrução de alguma coisa. Uma declaração que se segurou por tempo demais.

Kaz e Porsha, por exemplo. Ele é apaixonado por ela, mas é aquele amigo apaixonado chato e ciumento, sabe? E ela é insensível com um monte de coisa relacionada a ele. Não gostei, não senti nada pelos dois, e achei que se atropelou ali no final.

E.R. e Van e Eric é uma confusão porque tem muita coisa acontecendo com três personagens, então as informações só são jogadas sobre a gente e mal dá tempo de assimilar os sentimentos da E.R. e as decisões que ela toma antes de passarmos para o próximo conto.

Jimi e Téo acabaram sendo... Ok. É bonitinho a coisa de eles terem se magoado e se reencontrarem num momento tenso para os dois, mas, de novo, eu não consegui sentir nada pelo casal porque as informações só foram contadas e não transmitidas. Dá pra entender o que eu tô querendo dizer?

Para não dizer que eu fui chata com tudo e não gostei do livro todo, teve sim dois contos que eu amei - e chuto que foram escritos pela Angie Thomas e pela Nicola Yoon, pela ambientação e o jeitinho de desenvolver o romance. Posso estar errada, e aí o mistério me mata!

Jordin e Omari têm um problemão em uma rodovia, com o trânsito caótico por causa da nevasca. E é nesse problemão que eles acabam precisando confrontar um beijo inesperado que rolou entre os dois.

É fofo, porque é uma coisa simples. Envolve sim uma amizade cultivada há muito tempo, mas acaba funcionando por causa do fator inesperado e por ter sido tão abrupto. Então é um conflito "fácil" a se resolver, e acaba gerando interações divertidas entre os dois.

Mason e Ava terminaram um relacionamento. Ele diz que foi ela que terminou. Ela diz que foi ele. O motivo é uma coisa boba e até cômica, depois de tantos dramas grandiosos que não convencem. Eu adorei os dois porque são genuinamente divertidos e têm uma relação adorável, mesmo com as picuinhas.

Apesar de não ter funcionado comigo, acho que o público adolescente vai adorar o que vai encontrar aqui. O livro realmente fala com a juventude, principalmente a juventude preta; traz representatividade e diálogos fortes sobre amor, pertencimento e família.

A edição da Seguinte ficou muito bonita. Tem o mesmo formato e estilo de diagramação de Blackout, então lado a lado é uma fofura de ter na estante. A tradução da Karine Ribeiro também tá ótima, com boas adaptações para o português.

Nevasca é uma leitura rápida para quem ama romance contemporâneo. Em uma noite tempestuosa de neve, muitos amores, desencontros e revelações podem acontecer.

site: https://www.queriaestarlendo.com.br/2023/04/resenha-nevasca.html

Sereia Entre Livros 19/05/2023

Gostoso, fluido e quentinho!
Esse livro é uma delícia de ler!
A escrita das autoras é maravilhosa, leve, apaixonante.
Acompanhamos nesse livro a história de Stevie, que tenha reconquistar Sola depois de ter cometido um grande erro.
E durante esse dia de nevasca, vemos outros casais se formando, confessando seu amor, sendo sinceros e apaixonados!
E é isso que faz meu coração derreter: o quanto todos os personagens são apaixonados!
Eles amam com verdade, com intensidade.
A cada nova história vemos diferentes maneiras de estar apaixonado, de demonstrar o amor é de enxergar a beleza
É tudo muito singular e belo!
Eu amei, cada pequeno pedaço desse livro!
Claro, ainda gosto mais de blackout haha mas esse, ah que delícia de ler esse livro no friozinho embaixo de uma coberta quentinha!
Que delícia enxergar leveza na vivência das pessoas pretas, na minha vivência.
Que delícia abrir o coração para o amor.
Leiam nevasca e de preferência, no frio haha
??

mah :) 22/12/2023

Eu acho que eu nunca tinha lido algo que fosse parecido com a estrutura desse livro aqui. É uma história que de certa forma é focada em um casal, mas com várias e várias mini histórias dentro que se complementam aos poucos. Foi uma experiência diferente.

Eu adorei, de verdade, todas as ambientações desse livro com o toque especial de uma nevasca maluca acontecendo. Tudo se encaixou perfeitamente e deu muito certo, o que fez cada um dos espaços funcionarem MUITO bem e não ficar na mesmice de sempre. Amei!

Demorei um pouquinho para me conectar com tantos personagens, mas em algum momento da história eu consegui criar carinho por todos eles. São tantas histórias diferentes, tantas formas de amor e tantas maneiras de expor esse sentimento, foi muito legal. Acho que fica ainda mais interessante por conta da escrita, ainda que seja de diferentes pessoas em um único livro, fez com que cada momento tivesse um toque especial diferente.

Naturalmente, teve os casais que eu amei mais do que os outros. Acho isso normal, levando em consideração que cada um deles tinha apenas um capítulo para se desenvolver e se aprofundarem. Alguns achei muito rápido, outros achei que foram impecáveis na medida certa. Meus favoritos com certeza foram Omari e Jordyn, Even-Rose e Van, e Mason e Ava.

Agora sobre o casal principal, tive uma mistura de sentimentos do começo ao fim. Eu estava curiosa para saber o que a Stevie tinha aprontado e quando descobri fiquei pensando em COMO aquilo seria justificado e desculpado. Me apeguei a Sola muito fácil, achei ela um amor que não merecia todo aquele perrengue absurdo. No final, gostei delas juntas novamente, mas achei o pedido de desculpas e a solução muito apressada, elas mal conversaram e já estava tudo certo, o que perdeu um pouco da magia. Mas enfim, tirando essa pequena parte, eu gostei.

Os capítulos do livro são grandes (justamente para conseguir contar a história de cada casal) mas em alguns momentos pareciam muito maçantes e difíceis de entender. Era coisa momentânea e foi parte da minha experiência, então pode ser que seja diferente para cada um que ler isso.

Eu gostei e valeu a pena ter lido, foi bem diferente do que estou acostumada a ler!

Lumi Tie | @lumi.reads 19/06/2023

Se em Blackout um apagão recai sobre Nova York, aqui uma nevasca incomum abala Atlanta.
Stevie se vê prestes a perder a namorada, Sola, e precisa contar com a ajuda de seus amigos para reparar seu erro antes que seja tarde demais.
Stevie que sempre foi muito pragmática e bastante cética se encantou por uma garota fã de romances e, uma vez que Sola lhe deu o ultimato de consertar tudo até meia-noite, ela sabe que apenas um grande gesto romântico seria capaz de impressionar a namorada. Então cada um de seus amigos se torna responsável por uma parte do grande plano de reconquistar o coração de Sola enquanto eles mesmos tem de lidar com suas respectivas questões românticas – ao mesmo tempo que toda essa neve está atrapalhando a vida de todo mundo.

Você pode conferir a resenha completa no meu blog :D

site: https://wordpress.com/post/lumireads.wordpress.com/6416

Andressa.Kruger 15/03/2024

Sinopse tem potencial, já o livro?
Comprei Nevasca na espera de algo parecido com ?Deixe a Neve Cair?, por duas semelhanças que me cativaram nesse outro título: Histórias de Natal + Vários autores que escrevem tramas entrelaçadas.

No entanto, Nevasca não foi capaz de me envolver em nenhuma história, seja a principal ou as secundárias. Senti que os personagens tinham seus ?5 minutos de fama?, ou seja, você os conhece brevemente e nunca mais pensa neles.

Apesar de ser um livro bem leve, tive que me esforçar para chegar ao fim. Não recomendo esse título :(

Fernanda.Granzotto 16/04/2023

* Obrigado Netgalley e a editora por me fornecerem uma cópia deste livro para resenha, todas as opiniões são minhas *
Não foi tão bom quanto o primeiro livro que elas escreveram juntas.
Achei que teve muitos personagens, tanto que me perdi em quem era quem, e quem se ligava a quem, também achei algumas histórias muito rápidas, e não muito bem desenvolvidas, alguns romances poderiam ter sido bem melhores.
Também achei que o enredo do romance principal se resolve muito rapidamente, para mim parece que falta uma parte do livro.
Mas foi um livro bem rápido de ler, se você quer algo rápido e fácil de ler com muito romance de diversas formas esse livro é para você!

Nhyx0 11/10/2023

Nevasca - Antologia
Estou bem decapcionado com esse antologia. Gostei tanto de Blackout, mas Nevasca não funcionou para mim. A maioria dos personagens são desinteressantes, salvo Mason, Ava e Stevie - este último, adoraria conhecer Natasha Kingsley de O Sol Também é uma Estrela, de Nicola Yoon. Se fossem uma dupla seriam ciência e lógica.
Falando em Yoon, tenho 75% de certeza que único conto que gostei - Ava & Mason, fora escrito por ela. Em Blackout ela escreveu Seymour & Grace, alternando o ponto de vista entre os dois. Aconteceu a mesma coisa em Ava & Mason. E também em O Sol Também é uma Estrela, Natasha e Daniel. A outra coisa que me leva acreditar nisso é a sua capacidade de tornar o texto e a história atraentes. Ainda não sei identificar exatamente o que é, mas acho isso brilhante. Só posso presumir que ela escreveu esse conto. Mas acho que nunca vou saber, já que as escritoras quiseram fazer uma "brincadeira" - escrever seus contos e não revelar o autor.

Nat 16/07/2023

Nevasca
Gostei bastante da leitura, acabei em dois dias então foi algo que fluiu bem rápido pra mim! A personagem que mais me identifiquei foi a Jimi, vi muito de mim nela e isso foi muito legal!
O livro fala de vários casais e sinceramente eu achei o principal o mais sem graça, os outros foram bem mais interessantes pra mim!
Eu gostei mais do livro do que achei que fosse gostar, eu sinto que seria uma leitura bastante agradável durante o Natal!

Malu 11/05/2023

NEVASCA | RESENHA
“Para todos os jovens negros por aí: sua alegria e amor aquecem corações ao redor do mundo. Nós continuamos enxergando vocês", essa é a dedicatória de “Nevasca”, uma antologia fofa, romântica e leve para se ler despretensiosamente em um dia tranquilo, mas que carrega um grande peso para a literatura jovem.

O livro, que reúne novamente as autoras de “Blackout”, será ambientado na cidade de Atlanta, as vésperas do Natal, em uma enorme nevasca. Durante a narrativa teremos contato com diversos personagens, tendo como plano de fundo principal a história de Sola e Stevie.

A primeira é uma romântica incurável, amante de grandes gestos e clichês adolescentes. Enquanto a segunda é uma cientista cética, que acredita que o amor é apenas um conjunto de químicos dentro do cérebro.

Após pisar feio na bola e receber um ultimato de Sola, Stevie precisa planejar junto com seus amigos um grande gesto para reconquistar a namorada.

Em cada capítulo teremos contato com uma grande história de amor, que carrega sempre uma característica em comum: o protagonismo negro. As vivências dos personagens são um fator importante durante a narrativa, mas sempre com um teor de comédia romântica.

Além disso, muitos capítulos estarão abordando casais LGBTQIA+, principalmente os sáficos, de forma leve e tranquila, como um livro clichê de Natal deve ser.

Apesar de ser um livro curto e simples ele entrega exatamente aquilo que promete, um clichê de Natal para uma leitura despretensiosa. Os personagens são simples e capazes de cativar em poucas páginas com suas respectivas histórias de amor.

site: https://www.youtube.com/channel/UCGm8ryBwihE-mLuoijOZRag

José Vitor - @zetalendo 20/07/2023

3,5 estrelas!
Stevie tem até meia-noite para reconquistar a sua namorada, Sola, após ter feito algo que estragou todos os planos que ela tinha. Stevie é aquele tipo de pessoa difícil de demonstrar grandes gestos românticos, mas terá que sair um pouco dessa zona de conforto se quiser ter Sola de volta.
Para isso, Stevie vai precisar da ajuda de seus amigos, e cada um fica responsável por uma parte do grande plano. Acontece que, de uma hora para outra, a maior nevasca começa a cair por Atlanta e tudo na cidade vira um caos.

"Nevasca" é um livro das mesmas autoras de "Blackout" e tem a mesma linha narrativa, onde seguem uma história, mas, em paralelo tem histórias de outros personagens e no final todas se encaixam.

Já vou começar falando que tive muita dificuldade de entrar na história, pois achei a Stevie extremamente chata. Vi uma resenha que a moça disse que ela é parecida com o Sheldon Cooper, e não tem melhor comparação do que essa. Como Stevie é mais da área cientifica, tudo para ela é para esse lado, tudo precisa ser comprovado cientificamente para ela acreditar, e isso me irritou bastante.

Por outro lado, os capítulos dos outros personagens foram simplesmente perfeitos, e os personagens são muito bem escritos também. Amei todas as histórias paralelas que as autoras contaram. O legal desses capítulos é que eles já tem uma resolução ali mesmo, e a forma como cada autora contou um foi muito boa. Gostei, principalmente, dos capítulos 2 e 10.

A ambientação, assim como em Blackout foi perfeita. A forma como essas autoras trabalham juntas é fantástico, não deixa nada faltando, me senti na cidade mesmo. Mas, em Blackout eu entrei mais na história, pois é sobre uma cidade que tem um apagão, aqui, por se tratar de uma nevasca, eu não me conectei tanto. Porém, enquanto estava lendo, fez muito frio, o que me ajudou a entrar um pouco mais na história e sentir frio junto com os personagens.

É um livro super rápido de ler e com uma história que te prende. Perfeito para quem quiser uma leitura para passar o tempo, ler entre livros mais pesados ou, até mesmo, sair de uma ressaca literária. (Leiam Blackout também, curto demais ele).

EIii080 16/12/2023

Sem criatividade para título
Fim de ano e eu estava buscando uma leitura natalina para entrar no clima de Natal, e me arrependi amargamente dessa escolha.
O livro se passa em Atlanta, quatro dias antes do Natal, e a nossa protagonista, Stevie pisou na bola com a namorada, Sola, que deu um ultimato à ela: se Stevie não fizer um grande gesto romântico até meia-noite, o relacionamento das duas acabará de vez. Então Stevie pede ajuda aos seus amigos, que também estão resolvendo seus próprios dilemas amorosos, enquanto a neve não para de cair.

O livro tem 6 contos, 5 deles giram em torno do conto da Stevie e da Sola que, na minha opinião, é o pior de todos.
Para começar a Stevie é completamente insuportável. Ela cresceu ouvindo que tem um QI muito alto e que é super inteligente, e hoje é uma garota arrogante e boçal que corrige todo mundo e se acha melhor que todos. Eu simplesmente odeio ela.
Já a Sola é um amorzinho. Tipo, ela não tem amor próprio, afinal, ela namora a Stevie, mas ela é uma fofurinha. Ela merecia muito mais do que uma garota chata como a Stevie. Eu ainda não sei como ela perdoou o que a Stevie fez.

Sobre os outros contos:
Kaz e Porsha: foi o meu favorito!! Eu amei esse conto!! Eu super leria um livro só dos dois.
E.R., Savanna e Erik: Uma confusão. A autora jogou um monte de informação na nossa cara e de bônus um triângulo amoroso que foi resolvido em 40 páginas.
Jordyn e Omari: Eu achei a situação toda bem forçada e eu não senti química alguma entre os personagens.
Jimi e Téo: Um horror. A Jimi encontra o antigo "amor" de infância dela, que hoje está muito famoso. Até aí tudo bem, mas ela conta que depois do primeiro beijo entre os dois (que aconteceu quando eles tinham TREZE ANOS de idade) ela sentiu que o amava. Daí ela faz uma canção romântica para ele (me revoltei). O pior de tudo foi quando o Téo fala que depois daquele beijo a única coisa que ele tinha certeza era que ele queria beijá-la de novo (lembrando que eles tinham 13 anos). Isso não colou para mim.
Ava e Mason: Um amorzinho! Sério! Uma fofura de conto. Eles eram namorados, mas houve um mal entendido que podia ser resolvido em uma conversa! Isso deixou o conto engraçadinho e fofo (com certeza leria um livro só dos dois)!

Teve outros pontos que eu também gostei bastante do livro, como a representatividade negra e LGBT+, mas isso não tornou a leitura agradável.
Sendo bem sincera, eu não recomendaria esse livro, pois passei muita raiva lendo ele, mas só porque eu não gostei, não significa que você não goste.

obg se vc leu até aqui :)

Guynaciria 19/03/2023

Para quem gosta de romance adolescente é uma boa pedida, pois traz todos os elementos que encontramos nesse gênero de livro.
Um ponto positivo é a união dos amigos em prol de ajudar um conhecido a atingir seus objetivos.
E o fato da história se passar na época de Natal.

Maite.Neves 11/01/2024

Nevasca
Gostei do livro, mas achei Blackout melhor. Eu amo a representatividade nos livros e a forma como as autoras conseguem conectar as histórias. Isso deixa a experiência mais legal, já que ao longo da leitura você vai descobrindo a ligação que os personagens tem. Esperava mais, já que Blackout é um dos meus favoritos, mas Nevasca é bem legal.

(Ava e Mason são fofíssimos - meu casal favorito!!!!)

Iparisclarke 04/02/2024

Olha a nevascaaaaa
Não vou falar que gostei desse livro porque não foi o caso, gostei de alguns contos e poucos personagens. O melhor conto foi o mais curto que dor mds.

A história é ok, o desenvolvimento também, li pensando que ia ser algo tão envolvente quanto blackout que foi um livro extremamente adorável, entretanto acho que a memória afetuosa ficou apenas para aquelas histórias. Aqui foi bem meia boca, faltou um tempero e no fim todos terminam felizes, admito que queria mais caos, briga, tapas e beijos, mas não recebi então vamos para outra leitura.

gabs 01/08/2023

Nevasca
O livro começa introduzindo a história "principal" de seis histórias que acontecem ao mesmo tempo na época de Natal: a de Sola e de Stevie, que terminaram por conta de uma besteira enorme que Stevie fez no jantar para se apresentar como namorada de Sola.

As seis histórias giram em volta dos personagens ajudarem Stevie a reconquistar Sola e todas acabam juntando dois personagens.

O formato do livro é bem interessante, por ter várias histórias narradas ao mesmo tempo, mas isso acabou me deixando um pouco confusa em algumas partes, porque chegaram momentos que eu não conseguia diferenciar os personagens ou entender a relação que eles tinham, mas talvez isso seja algo meu e a experiência de leitura de outros leitores tenha sido diferente.

Não deixa de ser um livro bom e rápido de ler, por não focar em apenas uma história, fica menos cansativo de ser lido e as histórias contadas aquecem seu coração, já que ficam entorno de "second-chance romances" e até melhores amigos de infância se apaixonando.

1 | 2 | 3 | 4