Herdeiros do Tempo

Herdeiros do Tempo Adrian Tchaikovsky

Resenhas - Herdeiros do Tempo

Silas Jr 12/04/2024

Muito bom!
Estava bem seco por uma ficção científica bem nesse nível aqui e curti pra caramba o desenvolvimento do enredo. Se tratando da narrativa, teve alguns momentos que só na marra mesmo kkkkk tirando isso, tá tudo certo!

HeloAsa7 29/02/2024

História muito boa, bem desenvolvida, descrições excelentes, mas um pouco enrolado em algumas partes, o que deixa cansativo em alguns momentos.

Andre 16/02/2024

Não se deixe enganar pelo título brega, esse é um livro fantástico.

Acompanhando dois núcleos completamente diferentes sendo a tripulação de uma nave espacial praticamente à deriva e uma sociedade alienígena com seus próprios conflitos sociais, científicos e religiosos.

É uma história madura e bem desenvolvida, com personagens criveis e motivações tão fortes que é impossível não ter pelo menos um pouco de apreço por eles, mesmo pelos vilões, aliás, nem sei se tem alguém aqui que possa ser chamado de vilão.

Vale a pena encarar esse tijolinho.

Ana Gouvêa 09/02/2024

Eu facilmente cortaria umas 200 páginas desse livro. Aleitura me pegou por conta das aranhas, realmente amei o ponto de vista delas, assim como gostei bastante do final. A parte dos humanos eu achei quase que despinsavel

Bianca 06/01/2024

O livro é MUITO bom. No meio, fica um pouco arrastado e eu enrolei bastante pra terminar. Tirando isso, é excelente. O final é realmente muito satisfatório.

Rodrigo 24/12/2023

Que experiência HORRIVEL
Herdeiros do tempo inicia sendo uma ficção científica com muito potencial, e realmente o primeiro terço do livro é bem interessante de se acompanhar.

Nesse início, você descobre junto aos personagens um universo de possibilidades e se vê ansioso em como isso vai ser explorado na obra, mas no fim, a execução dessas ideias são tão mal feitas que se torna entediante.

O livro é recheado de capítulos inteiros completamente inúteis e que não acrescentam em absolutamente nada para a história, além disso, há diálogos tão vazios que você começa a se perguntar se tudo isso é um plano para algum plot twist lá na frente (e não é).

A escrita do livro é confusa e muitas vezes você vai se questionar o que de fato tá acontecendo, já que os acontecimentos pouco se conectam e as mudanças são tão abruptas que a sensação é de enrolação.

Não existe um único personagem nessa obra que seja minimamente interessante. Todos são um uma carta de baralho e seguem assim durante toda a história. Personagem X é cientista inteligente e personagem Y é o guerreiro determinado e assim eles tomam as sua decisões, de forma totalmente raza e entediante.

Apesar de todos os defeitos eu segui me convencendo de que a reta final do livro poderia ser interessante, mas a verdade é que se inicia um terceiro ato final digno dos piores filmes genéricos de herói já lançados. A sensação que tive foi de vergonha alheia e sem acreditar que estava lendo aquilo.

Ao finalizar e entender o plano geral da obra, eu chego a conclusão que se fosse uma história de até 200 paginas, talvez fosse uma leitura mais confortável. Mas com mais de 500 páginas, além de 2/3 do livro ser completamente inútil e passar uma sensação constante de enrolação, é um investimento de tempo que não vale a pena.

A verdade é que o enredo dessa obra é simples e bem bestinha, mas existe todo um esforço para tentar tornar essa história uma ficção mais densa e complexa, o que não funciona de maneira alguma.

Herdeiros do tempo foi facilmente a minha pior leitura em muito tempo, e se eu pudesse te dar um conselho: passa longe! Há muitas obras incríveis te esperando por aí.
Suruassossaurus 17/01/2024minha estante
Cara, eu não poderia discordar mais de ti. Devorei o livro como não fazia há tempos (inclusive terminei hoje!)

Rodrigo 17/01/2024minha estante
Nossa, que pena eu não ter conseguido experienciar dessa maneira. Pra mim, infelizmente não rolou ?

aanaelamesma 14/12/2023

Bem bom
A história do livro é bem boa mas achei a leitura um pouco travada, não foi uma coisa muito fluída pra mim e por isso demorei bastante pra terminar de ler, mas valeu a pena.

Pedro P. R. 25/11/2023

Maravilhoso
Vamos falar um pouco de um dos melhores livros que li esse ano.

Esse é um livro de ficção científica onde a história se divide em duas narrativas após a introdução.

Somos apresentados a um futuro distante onde a tecnologia da humanidade nos permitiu terraformar planetas para que possamos viver em novos mundos.

Infelizmente, moldar um planeta não é o bastante e existem pessoas que desejam criar vida inteligente nesses planetas. O clássico vamos brincar de Deus.

É claro que isso dá errado, guerra explode entre a humanidade e a própria Terra é arruinada. Somente depois disso somos apresentados aos personagens e a trama principal da obra.

O planeta terraformado infectado por um nanovirus da inteligência a uma espécie de aranhas que começam a se desenvolver como uma sociedade, em contrapartida, acompanhamos a tripulação de uma nave arca saída da Terra em busca de um novo lar para a humanidade.

A história da vários saltos temporais com a perspectiva das aranhas evoluindo de geração em geração, mostrando o desenvolvimento da vida e da sociedade no planeta terraformado. Já a humanidade na nave passa por várias crises que espelham acontecimentos das aranhas no planeta.

O livro traz um desenvolvimento de personagens que me pegou do início ao fim. A narrativa das aranhas é bem criativa e a própria escrita do autor em si prende o leitor. O livro traz alguns questionamentos muito bons e espero encontrar mais leitoras para poder comentar sobre ele

Rafael 08/10/2023

É uma grande ficção científica, sem dúvidas, mas não é uma leitura fácil, algumas vezes tive uma certa dificuldade de entender o que estava acontecendo. Achei os personagens bem esquecíveis, talvez o livro funcione mais pelo conjunto da obra. Um aspecto que merece elogios é a criatividade do autor, é um Sci fi inovador (na minha opinião). Não recomendo pra quem quer iniciar nesse mundo da ficção científica.

Johnnyoss 04/10/2023

Que livro bom
O livro foi muito bom, os pontos de vista eram muito diferentes entrei si, porém isso é muito bom porque acompanhamos o desenvolvimento de duas civilizações diferentes através dos milênios (isso é bizarro, mas foi feito de uma maneira incrível), a das aranhas e o dos humanos, e de vez em nunca do antigo império também.

As discussões que o livro levanta são muito interessantes e feita de uma maneira muito inteligente, pondo em discussão temas como tempo, morte, imortalidade e humanidade, discussões que nos fazem pensar realmente em como vemos outras espécies e oque nos faz melhores do que elas, além da discussão da ciência x religião que foi muito legal de acompanhar no ponto de vista das aranhas que serviram como uma excelente maneira de retratar a humanidade através da história, fazendo uso muitas vezes do "e se?" para mostrar vários cenários diferentes que foram muito bem construídos. Os personagens são bem marcantes oque me surpreendeu já que o livro se passa em uma janela de milhares de anos. A maneira que o autor utilizou os nomes nas aranhas para separa-las foi muito inteligente e funcionou muito bem pra mim. os humanos também foram bem marcantes, desde Holsten o historiador e nosso protagonista, como Guyen o louco comandante da Gilgamesh em sua louca busca por poder e controle.

Outro fator interessante é a forma com a qual o autor não permitiu existir um lado bom e um lado ruim, são apenas dois lados com visões diferentes, não existindo um vilão ou um herói ( isso vale até para o Guyen).

Porém, o livro tem seus defeitos, algumas partes eu senti como sendo muito arrastadas, oque fez delas desinteressantes, se arrastando em diálogos desnecessários algumas vezes. Outras partes que estavam muito interessantes passaram muito rápido, mas isso não muda o fato de que o livro é muito bom.

Resumindo, o livro é incrível, com um desenvolvimento bem legal e personagens muito marcantes, o plot é diferente de qualquer livro que eu já tinha lido.