O Homem que Explodiu o Presidente

Resenhas - O Homem que Explodiu o Presidente

1 | 2 | 3 | 4 | 5

bibliotecadamalu 26/12/2022

Sensacional!!!
Otelo é um personagem excêntrico, se você não o odeia, é porque provavelmente o ama. Esse homem com um passado de tormentos, encontra um bilhete de loteria premiado e vê nisso uma oportunidade única. Seu objetivo? Explodir o presidente da República. "Uma jornada arriscada onde uma prostituta suicida, um amigo sem memória, um advogado assassino e um traficante vaidoso embaralham os conceitos de certo e errado; onde a morte não é a última das consequências, mas, sim, o início de um longo caminho."

De forma até mesmo poética, o autor trás em sua obra grandes dilemas da vida diária do brasileiro, dentre a corrupção política e as desigualdades sociais, além de outros temas que temos visto cada vez mais não só no país, como no mundo. Com uma escrita esplêndida, Thiago nos envolve em meios as suas palavras em um emaranhado de acontecimentos e reviravoltas surpreendentes.

Esse é um desses livros que mexem com a nossa mente, você provavelmente terminará essa leitura, e ainda sim não conseguirá tirá-la de seus pensamentos. E com um final ainda mais emocionante, essa obra finaliza sua história de forma inimaginável ou imaginável, isso depende do que você espera.

Abduzindolivros 21/09/2023

Eu quero que você leia essa resenha imaginando que eu tô te segurando pela gola da camiseta, de olhão arregalado e cuspindo na sua cara o quanto esse livro é boooom hahaha

O ex-professor Otelo teve sua vida arrancada de si quando um senador bêbado provocou um acidente que matou sua esposa e seu filho. Da sarjeta, anos depois, Otelo vê o político filho da mãe se eleger Presidente da República ? pois dinheiro compra os melhores advogados, e poder compra inocência.

A sorte de Otelo vira quando ele encontra um bilhete premiado da Megasena no bolso de uma camisa comprada em um brechó. Será que trinta e dois milhões de reais serão capazes de colocá-lo cara a cara com o 🤬 #$%!& do Presidente para vingar a morte de sua família?

Mano, que livro. Sempre que eu ouvia falar sobre ele, acabava com a impressão que seria uma vingança de cunho político: não estou alinhado com as ideias desse presidente, então vou explodi-lo. Ok, se fosse; mas o que o Thiago entregou foi muito mais profundo, estimulante e me fez sentir muita empatia por Otelo.

A vingança de Otelo é pessoal, mas está permeada de críticas sociais. O personagem é um homem que conhece a realidade das ruas por ter vivido nelas, ao se tornar um alcoolista após o acidente. Ele vê a justiça que só existe para os ricos e poderosos, e toda a luta que milhões de pessoas enfrentam sem acesso à oportunidades de educação, trabalho digno, moradia, saúde, enfim, os direitos básicos.

Enquanto isso, quem tem dinheiro e poder compra silêncios, alicia pessoas, mata, manda e desmanda; pode fazer tudo isso e ainda manter uma boa imagem.

O autor soube inserir essas críticas ao longo da trama sem forçar a barra e sem empurrar seu juízo de valor goela abaixo no leitor. Temos o ponto de vista do Otelo ? ele é o narrador, possivelmente póstumo, pois temos acesso aos eventos através de fitas gravadas por ele ? e é difícil não se conectar com o protagonista.

A narrativa é rápida, dinâmica, Otelo conta sua própria história de um jeito que me fez ficar vidrada, eu não conseguia parar de ler! A experiência que tive ao ler ?O homem que explodiu o presidente? foi semelhante à leitura de ?O Seminarista? (Rubem Fonseca) e ?Sobrevivente? (Chuck Palahniuk). É só ação, sem enrolação ou muita explicação, porém de um jeito que prende, gera identificação e faz a gente desejar saber imediatamente o que está na próxima página.

Os demais personagens agregaram bastante à história, são gente como a gente. O autor teve sacadas muito boas, como o apelido do Eugênio (amigo de Otelo), que sofre de amnésia: Celembra. O jeito que ele compôs os personagens, as características dadas, a atenção aos detalhes que fazem a gente gostar do que tá lendo, saca? Eu amei demais.

O final do livro, pra mim, foi cinematográfico. Li imaginando aquela cena na tela do cinema, e já quero. Ficaria perfeito.

Enfim, gente, pra mim, bah, um baita livraço. Já tá no top 10 dos melhores do ano, amei, e com certeza merece releitura. Recomendo fortemente.

Priscílla 17/12/2022

Ameeeeei
Um livro incrivel, que li super rapido e sai da minha zona de conforto ( e gostei demais).
A escrita do Thiago é maravilhosa, você vai se ver muito envolvido na leitura e só vai querer parar a leitura, quando tiver terminado.
Achei muito bom também, que o autor da o seu merecido destaque a todos os personagens, cada um tem o seu momento de brilhar no livro.
Enfim? Recomendo MUITO a leitura!

@livretoencantado 18/12/2022

Thriller Nacional Eletrizante e de Qualidade!
Eis aqui um thriller nacional com requintes de thriller policial e mistério, somados a críticas sociais que só aumentam aquele ar de reflexão.

Uma trama eletrizante, envolvente, emocionante, angustiante e repleta da mais pura adrenalina que brinca com a ansiedade que se apossa de nós em meio ao singelo folhear de cada página.

É impossível largar a leitura até chegar ao último ponto final. A cada momento, a cada situação, já estamos completamente envolvidos e temos a nossa curiosidade atiçada com gosto.

Além do fato de que nos afeiçoamos aos personagens. Otelo, Bira, Francês, Vivian, Maria Flor? Celembra, Ah, esse dá vontade de guardar dentro de um potinho e protegê-lo de todo o mal.

Quando entendemos o que há por trás da ocasião que dá título ao livro, ficamos estáticos, reflexivos e a empatia é extrema. Mas, só lendo para entender do que estou falando. O rebuliço de sentimentos inclusos nesta leitura beiram o inexplicável de tão maravilhoso e intenso.

A vingança banha as páginas desse livro . Sem contar as citações do mestre William Shakespeare que nos rendem altas reflexões.

A escrita do Thiago é direta, descomplicada e mega instigante. É quase palpável a maestria com a qual ele nos submerge inteiramente em uma obra com um enredo bem ambientado, personagens bem construídos que em muito se assemelham aos da vida real.

Uma super indicação de thriller nacional de qualidade, onde fui capaz de imaginar cada cena como se estivesse assistindo a um filme.

Bela Calli 27/12/2022

“O homem que explodiu o presidente” foi uma daquelas leituras inesperadamente maravilhosas e viciantes que nos conquista por causa do seu caráter único, e principalmente pela escrita do autor que me deixou maravilhada em diversos momentos.

"Shakespeare estava certo: a maioria de nós atiramos o passado no abismo, mas nunca se inclina para conferir se ele está morto de verdade..."

A história é contada através do Otelo, que deixou doze fitas explicando os motivos que o levaram a literalmente explodir o presidente. E é justamente através dessas fitas que conhecemos mais sobre nosso protagonista, que mesmo não sendo o mesmo de Shakespeare, possui uma vida trágica o suficiente para carregar sua referência. Ex-professor e ex-alcóolatra, tenta sobreviver com o fato de ser também um ex-pai de família. Há cinco anos, sua vida virou de cabeça para baixo. E foi por causa de um bilhete premiado da megasena que ele pôde colocar em prática o seu plano e obter a mais doce das vinganças.

A linguagem utilizada na narrativa é rápida, próxima à oralidade e bem intimista. É como se aquelas fitas fossem descobertas e escutadas por alguém, talvez um investigador, ou repórter, e veio parar em nossas mãos de alguma forma. Apesar do tom informal, o livro é muito bem escrito, e traz muitas referências brasileiras, que tornam a experiência de leitura ainda mais profunda, bela e real. Uma tragédia. Além disso, as epígrafes que antecedem os capítulos são as últimas palavras de grandes autores, músicos e gênios da humanidade — o que dá um toque mórbido e, ao mesmo, esplendidamente simbólico.

É corajoso escrever sobre política nos tempos em que vivemos. O autor não precisou citar nenhum partido ou político verdadeiro para trazer realismo, o que me deixou pensativa e, de certo modo, melancólica, afinal, como é possível que esse presidente fictício se encaixe no padrão dos políticos brasileiros? Vai muito além de fulano ou ciclano. É o país do futebol, mas nem tudo se deveria fazer torcida. O problema do Brasil não seria mais profundo?

"Eu sempre discordei de quem acha que o mundo está ficando louco. O mundo já está louco há muito tempo. O problema é que a loucura vem ganhando força. Desgraçado do tempo em que os loucos guiam os cegos. Essa talvez seja a maior ironia. [...]"

Esse livro nos mostra, através das suas camadas, que muitas questões deveriam ser levantadas. Quando Otelo cruzou com o bilhete milionário da megasena, por mais que seu plano original fosse um tanto quanto chocante, ele fez bom uso do dinheiro. E acho que isso foi um fator decisivo para a criação do meu apego pelo personagem. Mesmo que a conta bancária estivesse cheia, ele nunca perdeu a humildade, e fez o que estava ao seu alcance para ajudar o povo. Me arrisco a dizer que fez mais do que alguns políticos fizeram em seus mandatos, quando foram eleitos pelo próprio povo.

O livro traz algumas pautas sociais importantes, uma percepção quanto à forma que os moradores de rua são vistos e tratados pela sociedade, quando, se observarmos de forma crítica, eles são vítimas do sistema. Ninguém quer passar fome e morar na rua, passando frio e dormindo sobre um papelão fino, sem saber quando alguém de alma amargurada ou extinta aparecerá para mostrar sua barbárie. Ninguém deveria sofrer como o Celembra, que apanhou, quase perdeu a vida nas ruas, e teve danos irreversíveis. E talvez você pense que é exagero tratar os personagens de “O homem que explodiu o presidente” com tanta seriedade, mas a sensação de realismo é tanta, que é difícil não considerá-los pessoas reais.

"Você nunca esquece a primeira noite na rua. O frio da madrugada, o movimento das sombras, a superfície áspera da calçada. Leva um tempo até você fechar os olhos e conseguir relaxar. Um tempo ou uma garrafa de Corote — o que seu corpo absorver primeiro."

A questão é que a narrativa causa uma sensação de proximidade com os personagens, especialmente com os secundários. Todos são bem construídos, têm características marcantes, e conseguem conquistar o leitor. Eles são divertidos, e me deu vontade de encontrá-los para tomar um café "pretinho". É uma sensação nova e refrescante, pois nem sempre estabelecemos essa conexão para além dos protagonistas.

Preciso admitir que, conforme a história avançava à conclusão, senti uma ansiedade gritante, um friozinho na barriga. Naquele ponto, eu já havia criado certo apreço por Otelo, e não queria que ele concluísse seu objetivo, mas era compreensível que ele buscasse vingança com tanto afinco. Acho que o mais triste de tudo, é que ele só conseguia enxergar o que havia perdido. Ele poderia recomeçar sua vida com os milhões provindos do bilhete da megasena, poderia recomeçar com o que ele ainda tinha, afinal, havia pessoas ao seu redor. E me peguei imaginando como seria se ele decidisse seguir em frente com as pessoas que o amavam. Isso me deixou um tanto triste, confesso.

O final me atingiu como um soco. Precisei de alguns bons dias para espairecer e ser objetiva em minhas palavras. Ainda me restou dúvidas, mas por mera curiosidade. De qualquer forma, esse livro foi uma experiência profunda, reflexiva, e que dificilmente esquecerei. Algumas lições são para a vida, mesmo que elas tenham vindo através de livros... ou no caso, de fitas.

"A pessoa é a soma das suas escolhas.
As pessoas não são nada. Nem somas, nem escolhas, nem nada. Só um bando de marionetes perambulando por aí. Esperando a contagem regressiva terminar."

Italo Bernardo | @wesleyliterario 15/03/2023

Imperdível!
"Sempre discordei de quem acha que o mundo está ficando louco. O mundo já está louco a muito tempo. O problema é que a loucura vem ganhando força"

Otelo tem em seu passado questões que ainda o assombram e cada dia parecem cobrar uma resposta. Até que ele encontra um bilhete de loteria premiado e vê nele a oportunidade de finalmente se vingar daquele que é o seu maior inimigo: o Presidente da República. Envolvendo uma gama de personagens diversos e distintos, Otelo planeja se vingar e está disposto a ir até o limite dessa história repleta de altos e baixos surpreendentes.

Um livro de tirar o fôlego, é isso. Thiago Barrozo estreou na literatura com muita força ao entregar uma narrativa frenética, fluida, cheia de camadas e críticas sociais que vão se aprofundando ao longo da narrativa, levando o leitor a refletir sobre as nuances da desigualdade que permeiam o nosso país.

A obra é carregada de referências que deixam a história rica e conseguem nos aproximar do enredo, mesmo questionando certas atitudes de Otelo, podemos pensar em como a dor e a injustiça podem levar pessoas a agirem sem temer qualquer consequência. Com os capítulos divididos em gravações, temos a chance de acompanhar a história da perspectiva pós acontecimentos o que nos deixa curiosos para saber tudo que aconteceu e como aconteceu, achei a ideia ótimo e muito bem executada.

Ao termos a aparição de novos personagens o narrador apresenta uma breve contextualização da história daquele personagem, esse foi um recurso que eu apreciei muitíssimo, pois mostra a importância que aquele personagem secundário tem para o curso da narrativa. Barrozo soube como envolver o leitor nessa trama e ansiar por cada decisão de Otelo, além de podermos pensar sobre como agiríamos no lugar dele.

"O Homem Que Explodiu o Presidente" é uma narrativa que nos prende em uma cadeia de acontecimentos empolgantes, surpreendentes, levando-nos a realizar a leitura num completo frenesi. Repleto de referências musicais, literárias, contemporâneas e sheakeasperianas, o obra promove reflexões necessárias e lições que permanecem em nós após concluirmos a leitura.

Angie - @livros_libras 29/09/2023

Otelo é pobre, sem grana e brasileiro.

Otelo tem raiva do governo que atropelou suas necessidades e fugiu.

Otelo quer explodir o presidente.

Mesmo que a obra tenha aquele selinho de meramente ficção e que não retrata a realidade, que é coincidência; temos alguns elementos anteriores a 2022 que apontam para um "serto sugeito di bem, tá ok?."

O homem que explodiu o presidente mostra relatos de Otelo, que gravou em fitas o que aconteceu com ele após ganhar na loteria.
A partir disso, conhecemos seus amigos, inimigos e um pouco da sua família. E, nós leitores, queremos que ele consiga executar o seu plano!

Temos aqui um sujeito que tá na pindaíba, sem emprego decente, sem família e cuidando pra não pegar num copo de álcool de novo. Mas, aqui, temos um enredo genuinamente nacional que aborda a nossa necessidade básica: dignidade enquanto ser humano.

Recomendo e muiiito essa obra. O Thiago é um querido e talentosíssimo. Este livro venceu no ano passado o prêmio Ecos de literatura, na categoria Melhor Enredo. E o prêmio não veio à toa.

Leia e se indigne com este país também.

Carol Nery 27/02/2023

5 estrelas
Essa é uma história que poderia ter acontecido, mas não foi assim. Dá para sentir nosso sangue brasileiro pulsando a cada linha, porque é mais de nós. O autor consegue contar sua história, nos fazendo sentir como que se estivéssemos ali, vendo acontecer. E isso se dá porque além de Thiago Barrozo ter mostrado ser um excelente autor, ele também conta sobre algo factível.
Mesmo que não tenhamos nenhum bem feitor ganhador da Mega Sena por aí, que explodem presidentes.
Isso aqui pode ser muito real, sem ter ao menos chegado perto de acontecer. Nota mil! Mas como não tem, fico com as famosas 5 estrelas.

Bru | @umoceanodehistorias 14/01/2023

Um hino, é um hino!
Otelo enfrentou uma perda enorme. Ele é “ex” muitas coisas, professor, alcoólatra e pai de família, mas tudo muda e uma nova perspectiva surge quando ele encontra um bilhete da loteria premiado no bolso de uma camisa que comprou para um amigo.

Esse bilhete, além de trazer muito dinheiro para sua vida – 31 milhões – traz também Vivian, uma mulher que está grávida e sendo mantida em cativeiro. Isso mexe com a cabeça de Otelo e, conforme ele vai descobrindo mais da vida de Vivian, só consegue pensar em algo; vingança.

Esse livro vai ‘bugar’ sua mente. Ele é todo narrado do ponto de vista de Otelo por fitas, que ele grava antes de fazer algo. Isso, ao mesmo tempo que nos fascina por estarmos na mente desse homem que tanto sofreu, nos faz pensar se ele está sendo totalmente sincero e se podemos confiar nele. Genial, não acha?

O alvo da vingança de Otelo é Fernando Messias da Silva, o presidente do Brasil, que, no passado, atravessou sua vida. Em determinado momento, pensei que o livro todo mudaria, mas o Thiago me surpreendeu e entregou um final que me deixou minutos atônita e pensando: o que tô fazendo da vida?

O livro é frenético, primeiro porque queremos saber o que aconteceu na vida de Otelo, depois porque queremos saber se a vingança vai dar certo e o Thiago entrega TUDO, sério.

“Shakespeare estava certo: a maioria de nós atira o passado no abismo, mas nunca se inclina pra conferir se ele está m0rt0 de verdade...”

site: https://www.instagram.com/p/Cm96mkFPueK/

Marcelo 28/12/2022

Feito pra ressaca
O livro tem vários furos, o maior deles, é o fato do livro ser simplesmente uma fita, e ser contado como um livro kakaka
Um defeito grande também, e não ter criado um contexto pra essa fita, poderia ser por exemplo, uma menina vê a notícia sobre a morte do presidente, depois de x anos ela acha essa fita em casa, bem melhor kakaka.
O começo do livro é bem estranho também, mas com tudo isso, é bom, li em 1 dia akaka
Tata.Jesus 28/12/2022minha estante
Meu colação tá com um furo de sdds de vc?

Rauecker 16/11/2023

O homem que explodiu o presidente
Uma leitura muito reflexiva e filosófica, mostra o quão rica a literatura nacional pode ser, é impressionante a criação de Thiago com um bilhete premiado da mega sena, uma grávida suicida e um presidente filho da p@#%.

A estrutura do livro é legal e cativa a leitura, é uma gravação do nosso protagonista Otelo, 12 fitas gravadas que vai contar toda sua trajetória desde o momento em que encontra o bilhete premiado ao acaso (não, ele não joga na mega sena), até o momento em que finalmente explode o presidente da república.

Os personagens são simples porém muito bem construídos, conforme vamos lendo a narração de Otelo é impossível não simpatizar com a dor dele e também com as suas ideias, o mais radical que ele possa ser, temos os personagens que fazem o alívio cômico e também aqueles que servem para despertar algum sentimento no protagonista, é ótimo.

Eu fiz a leitura por ebook e me surpreendi com o números de página agora no aplicativo, é uma leitura viciante e da para terminar em um único dia tranquilamente! Vale a pena

Citação preferida:

?Eu sempre discordei de quem acha que o mundo está ficando louco. O mundo já está louco há muito tempo. O problema é que a loucura vem ganhando força.?

Cica Santos 18/02/2023

"O Brasil não é para principiantes". O homem que explodiu o presidente não é história política nem ideológica. É a história de um homem comum, lutando pela vida, oprimido, inconformado com as injustiças. É a história de Otelo, ex-professor, ex-alcoólatra, que tem a vida modificada ao encontrar um bilhete de loteria premiado e uma moça grávida. E muita coisa acontece nessa história. Fique preparado. Recomendo!

Andressa Miranda (@pensandoalto19 ) 27/12/2022

Otelo, quase uma tragédia
Em O homem que explodiu o presidente vamos conhecer o Otelo, um ex professor, ex alcoólatra e ex pai de família. Ao longo do livro vamos descobrindo o que aconteceu na vida dele, para ir parar nas ruas e depois nessa pensão com personagens como Celembra, o Francês e o Bira.
Mas não é só isso. Assim como não é só um cara que quer explodir o presidente. Ele tem motivos para isso, e ele vai se deparar com as ferramentas perfeitas para realizar essa vingança, que sempre quis.
Uma história onde a morte é inevitável, se os planos de Otelo derem certo, e ele mesmo nos conta essa história e sua jornada, desde um bilhete de loteria, até encontrar uma mulher gravida de um traficante, que de repente ele quer ajudar, e o início do plano maluco.
Um livro cheio de reviravoltas, estranho em alguns momentos, principalmente no início, mas com personagens instigantes, que me deixaram curiosa com o destino deles e, claro, até onde toda essa loucura levaria.
Me surpreendi ao gostar bastante da leitura, tive algumas dúvidas no meio do caminho, e no final, bom, não posso contar, mas só digo que até torci para o Otelo conseguir o que queria.
Ótima leitura. Mais um livro diferente. Mais uma historia que valeu a pena ler e conhecer.
E, como temos muitas menções a Shakespeare aqui, não posso deixar de mencionar um pedacinho da sinopse deste livro, que realmente tem tudo a ver com esse personagem:
"Afinal, como bem disse Shakespeare, é a tentativa, e não o ato, o que nos aniquila."

Karini.Couto 18/10/2023

Escrito por Ka & Patty

O que você faria se encontrasse um bilhete premiado da Mega-Sena no valor de trinta e dois milhões de reais?

O Homem que Explodiu o Presidente é uma leitura FASCINANTE! Eugênio nos conta todos os acontecimentos que antecedem a sugestão do título. As motivações e fatos que ocorrem vão conduzindo o leitor de maneira visceral.

Thiago (autor) consegue de maneira extraordinária nos fazer submersos na trama, onde temos críticas sociais relevantes e atuais, tais como corrupção, arrogância e tudo que o homem é capaz por dinheiro, poder...

Além disso, vemos a fraqueza e vulnerabilidade social de pessoas que não tiveram oportunidade de crescimento na vida, por diversos motivos. A exemplo, a situação de alguns moradores de rua, o tráfico de humano, exploração sexual de mulheres que partiram em busca de emprego, sendo enganadas e se vendo obrigadas a tudo por sua sobrevivência.

"Esta não é uma história fácil. É uma história complexa cheia de altos e baixos —aliás, como toda história deve ser."

Vemos como a posição social e o dinheiro, confere poder e acoberta situações delicadas, como a de Otelo Bento de Oliveira que em sua trajetória encontra Vivian, uma garota que teve sua liberdade roubada e temos uma série de eventos inquietantes.

Vale mencionar os personagens, Maria Flor é uma personagem, que exerceu grande notoriedade na trama. Celembra e Bira, que fazem parte do ciclo de amigos de Otelo. Personagens cativantes e com particularidades distintas, ainda que secundários nessa trama, fizeram dela um enredo ainda mais incrível,  se é que isso é possível.

"Eu sempre discordei de quem acha que o mundo está ficando louco. O mundo já está louco há muito tempo. O problema é que a loucura vem ganhando força."

Instigante e um convite não apenas a um entretenimento,  mas trazendo reflexões sociais importantes e com uma construção de cenário e personagens intrínsecos e pontuados de maneira a deixar o leitor preso às páginas.

Alerta de Gatilhos: Violência física, dependência química e tentativa de suicídio

site: https://instagram.com/alempaginas

Raphaella.Saintclair 11/05/2023

"?Eu sempre discordei de quem acha que o mundo está ficando louco. O mundo já está louco há muito tempo. O problema é que a loucura vem ganhando força."

1 | 2 | 3 | 4 | 5