O Homem que Explodiu o Presidente

O Homem que Explodiu o Presidente Thiago Barrozo

Resenhas - O Homem que Explodiu o Presidente

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Viniciusfmelloo 23/03/2024

Muito bom. Um livro nacional que prende bastante. A história se passa em São Paulo e tem muitas críticas sociais, além de falar muito sobre temas sensíveis como alcoolismo. Tem várias referências e citações às obras de Shakespeare (acho que quem lê ou já leu as obrar dele com certeza vai gostar mais ainda do livro). Achei a história bem desenvolvida, com cenas bem detalhadas. O final é bem previsível e óbvio, mas o desenrolar até ele, pra entender como aconteceu tudo é bem legal. Senti falta apenas de alguns finais para alguns personagens que sumiram no meio da história e não apareceram mais.

Monique.Machado 02/02/2024

Recomendo
"O Homem que Explodiu o Presidente" é uma obra complexa e intensa que mergulha nas profundezas da psique humana, explorando temas como vingança, redenção e os complexos labirintos da moralidade. Escrito por um autor hábil e perspicaz, a narrativa apresenta um protagonista multifacetado: um ex-professor, ex-alcoólatra e ex-pai de família, cuja vida se transforma completamente quando se depara com a oportunidade de vingança em um bilhete de loteria premiado.

A trama intrincada desenrola-se a partir do momento em que o protagonista descobre que seu algoz é nada menos que o Presidente da República. Essa revelação desencadeia uma jornada arriscada, permeada por personagens igualmente complexos e intrigantes. A inclusão de uma prostituta suicida, um amigo sem memória, um advogado assassino e um traficante vaidoso adiciona camadas ricas à narrativa, desafiando os conceitos convencionais de certo e errado.

A escrita do autor é afiada e envolvente, conduzindo o leitor por reviravoltas surpreendentes e reflexões profundas sobre a natureza humana. A citação de Shakespeare, "é a tentativa, e não o ato, o que nos aniquila", serve como um lembrete constante do peso das escolhas e das consequências que podem se estender para além da morte.

A obra não apenas explora a vingança como um tema central, mas também aborda questões mais amplas, como a busca pela redenção e a complexidade das relações interpessoais. Ao desafiar as convenções morais e éticas, o livro propõe uma reflexão sobre a subjetividade desses conceitos e como eles se transformam diante das circunstâncias extremas.

"O Homem que Explodiu o Presidente" é uma leitura envolvente e provocativa, que cativa o leitor com sua trama intricada, personagens memoráveis e questionamentos filosóficos. Uma obra que transcende as fronteiras do gênero, oferecendo uma experiência literária que permanece na mente do leitor muito tempo após o término da leitura.

Elô 25/01/2024

Segundo livro do ano
É um bom livro, a leitura é fluida e natural, eu achei o rumo da história bem construída, super leria novamente. Mas é um livro que demora um pouco pra se entender em que época ele se passa e isso me incomoda um pouco, principalmente quando a gente observa situações muito próprias de um ambiente na década de 90 (fitas cassete e algumas situações de dificuldade de comunicação) e há um choque quando o autor começa a trazer temas atuais, como o uso de app de transporte. Quanto ao cunho político, achei muito bem explorado, vemos pouco livros de ficção que tenham esse ambiente para a história

Geovana Rodrigues 20/01/2024

Afinal, explodiu o Presidente ou a minha mente no final?
“É a tentativa, e não o ato, o que nos aniquila” - Shakespeare - é uma frase presente no livro que define bem essa obra para mim. Otelo, o personagem principal, vive atormentado pelo luto: perdeu a mulher e o filho num acidente de trânsito por conta de um motorista embriagado.

Ele não só perdeu a família naquele dia, como sua vontade de viver - e se existe combinação mais perigosa do que desilusão, vingança e ideação su!cid4, eu desconheço.

O que poderia ser considerado uma benção, um baita golpe de sorte do destino, vira a munição perfeita que faltava para sua vingança. Otelo planeja milimetricamente um plano, que o levará ao limite.

A trupe de personagens que faz companhia à Otelo nessa jornada maluca é uma combinação ímpar: traficantes, policiais, advogados e uma prostituta suicida. E acima de tudo, uma bela crítica social no meio de linhas ágeis e envolventes.

Fiquei pensativa durante uns bons dias: o que eu faria se achasse um bilhete premiado da loteria? Com toda certeza, nada do que Otelo fez e isso me deixou em modo questionadora sobre como a motivação do momento influencia nas atitudes e nos cenários futuros.

O dinheiro pode comprar a inocência, como já vimos diversas vezes aqui no nosso Brasilzão, mas também te compra uma passagem só de ida para a autodestruição, que na minha opinião, foi épica - recomendo!

site: https://www.instagram.com/p/C2A6sk1v8XL/

Vanessa.Liandro 16/01/2024

Surpreendente
"O homem que explodiu o presidente" é uma obra que traz em sua essência o que vivenciamos em nosso país. Otelo é um cara que representa a todos nós brasileiros e passa na pele as injustiças e percalços do dia a dia. Suas perdas o transformam e determinam sua vingança contra o Presidente da República. Após encontrar um bilhete da loteria e descobrir que está premiado, tornou-se possível concretizar seus planos contra nosso governante. Será que tudo irá se desenrolar como planejado?

Garanto a vocês que será divertido (sim, há momentos engraçados em meio aos dramas vividos pelos personagens), momentos de tensão (principalmente na reta final da história), personagens carismáticos (facilmente nos identificamos com alguns deles ou pelo menos alguém comum que conhecemos) e não menos importante a crítica por trás da história de Otelo (injustiça, corrupção, estrutura política do Brasil, a criminalidade entre tantas outras adversidades encontradas por aqui).

Mas será que nesse enredo só vou encontrar sofrimento? Como disse acima, temos situações de humor entre os envolvidos. O círculo de amizade de Otelo é composto por indivíduos comuns, entre eles: Celembra, Francês, Bira, Vivian e Maria Flor. Em meio a tantas contrariedades, eles ainda tem uns aos outros. Isso torna o enredo um pouco mais leve.

Quero agradecer ao autor por ter me cedido sua obra. Como disse em um dos meus stories, fechei o ano de 2023 com chave de ouro! Espero futuramente conhecer mais do seu trabalho espetacular.

Flavia1332 15/01/2024

História maluca
Demorei a pegar o fio da história, depois que engrenou foi só ladeira acima.O personagem principal é confuso,sofrido,carismático e inteligente. História mirabolante, porém se passa no Brasil e nosso país não é para amadores"Senhoras e Senhores". Um história trágica e divertida ao mesmo tempo. Vale a leitura.

Elinamara.Assis 03/01/2024

Uma leitura fluida, intensa, que toma rumos inesperados, de capítulos curtos e contada através de fitas. Uma ambientação que promove esse clima Noir a história - bares, noite, dor, mistério, crimes, detetives... e personagens incríveis "gente comum" fácil de encontrar por aí, com ótimas, tristes e infelizmente passíveis de serem reais histórias de vida.
É possível ver em Otelo, o carinho e preocupação que tem por seus amigos -- mesmo com toda dor que ele carrega, ele é uma pessoa boa.

Kaleo Santiago 11/12/2023

O.H.Q.E.P.
Estou muito feliz por ter tido a oportunidade de conhecer a escrita do Thigo Barrozo... que livro maravilhoso é que história fantástica, o livro tem ação do início ao fim. Mais uma pérola nacional.

Victor 08/12/2023

Adorei esse! A premissa é muito interessante, além do fato do autor ter desenvolvido a história muito bem e o final ser uma delícia de bom.

Livro super rápido de ler.

HAgata2 20/11/2023

Vi recomendação e arrisquei
Peguei esse livro pra ler após uma recomendação no booktok, o título também me chamou a atenção foi uma leitura rápida mas nada de impressionante, não recomendaria é só mais um livro legal.

Rauecker 16/11/2023

O homem que explodiu o presidente
Uma leitura muito reflexiva e filosófica, mostra o quão rica a literatura nacional pode ser, é impressionante a criação de Thiago com um bilhete premiado da mega sena, uma grávida suicida e um presidente filho da p@#%.

A estrutura do livro é legal e cativa a leitura, é uma gravação do nosso protagonista Otelo, 12 fitas gravadas que vai contar toda sua trajetória desde o momento em que encontra o bilhete premiado ao acaso (não, ele não joga na mega sena), até o momento em que finalmente explode o presidente da república.

Os personagens são simples porém muito bem construídos, conforme vamos lendo a narração de Otelo é impossível não simpatizar com a dor dele e também com as suas ideias, o mais radical que ele possa ser, temos os personagens que fazem o alívio cômico e também aqueles que servem para despertar algum sentimento no protagonista, é ótimo.

Eu fiz a leitura por ebook e me surpreendi com o números de página agora no aplicativo, é uma leitura viciante e da para terminar em um único dia tranquilamente! Vale a pena

Citação preferida:

?Eu sempre discordei de quem acha que o mundo está ficando louco. O mundo já está louco há muito tempo. O problema é que a loucura vem ganhando força.?

Karini.Couto 18/10/2023

Escrito por Ka & Patty

O que você faria se encontrasse um bilhete premiado da Mega-Sena no valor de trinta e dois milhões de reais?

O Homem que Explodiu o Presidente é uma leitura FASCINANTE! Eugênio nos conta todos os acontecimentos que antecedem a sugestão do título. As motivações e fatos que ocorrem vão conduzindo o leitor de maneira visceral.

Thiago (autor) consegue de maneira extraordinária nos fazer submersos na trama, onde temos críticas sociais relevantes e atuais, tais como corrupção, arrogância e tudo que o homem é capaz por dinheiro, poder...

Além disso, vemos a fraqueza e vulnerabilidade social de pessoas que não tiveram oportunidade de crescimento na vida, por diversos motivos. A exemplo, a situação de alguns moradores de rua, o tráfico de humano, exploração sexual de mulheres que partiram em busca de emprego, sendo enganadas e se vendo obrigadas a tudo por sua sobrevivência.

"Esta não é uma história fácil. É uma história complexa cheia de altos e baixos —aliás, como toda história deve ser."

Vemos como a posição social e o dinheiro, confere poder e acoberta situações delicadas, como a de Otelo Bento de Oliveira que em sua trajetória encontra Vivian, uma garota que teve sua liberdade roubada e temos uma série de eventos inquietantes.

Vale mencionar os personagens, Maria Flor é uma personagem, que exerceu grande notoriedade na trama. Celembra e Bira, que fazem parte do ciclo de amigos de Otelo. Personagens cativantes e com particularidades distintas, ainda que secundários nessa trama, fizeram dela um enredo ainda mais incrível,  se é que isso é possível.

"Eu sempre discordei de quem acha que o mundo está ficando louco. O mundo já está louco há muito tempo. O problema é que a loucura vem ganhando força."

Instigante e um convite não apenas a um entretenimento,  mas trazendo reflexões sociais importantes e com uma construção de cenário e personagens intrínsecos e pontuados de maneira a deixar o leitor preso às páginas.

Alerta de Gatilhos: Violência física, dependência química e tentativa de suicídio

site: https://instagram.com/alempaginas

Emilly Marrichi 17/10/2023

Na procura de alguns autores nacionais, encontrei esse livro aqui e me surpreendi demais. Muito bem escrito, com um roteiro que desperta a curiosidade a cada capítulo e com muitas reviravoltas

Angie - @livros_libras 29/09/2023

Otelo é pobre, sem grana e brasileiro.

Otelo tem raiva do governo que atropelou suas necessidades e fugiu.

Otelo quer explodir o presidente.

Mesmo que a obra tenha aquele selinho de meramente ficção e que não retrata a realidade, que é coincidência; temos alguns elementos anteriores a 2022 que apontam para um "serto sugeito di bem, tá ok?."

O homem que explodiu o presidente mostra relatos de Otelo, que gravou em fitas o que aconteceu com ele após ganhar na loteria.
A partir disso, conhecemos seus amigos, inimigos e um pouco da sua família. E, nós leitores, queremos que ele consiga executar o seu plano!

Temos aqui um sujeito que tá na pindaíba, sem emprego decente, sem família e cuidando pra não pegar num copo de álcool de novo. Mas, aqui, temos um enredo genuinamente nacional que aborda a nossa necessidade básica: dignidade enquanto ser humano.

Recomendo e muiiito essa obra. O Thiago é um querido e talentosíssimo. Este livro venceu no ano passado o prêmio Ecos de literatura, na categoria Melhor Enredo. E o prêmio não veio à toa.

Leia e se indigne com este país também.

1 | 2 | 3 | 4 | 5