As palavras não ditas

Resenhas - As palavras não ditas

1 | 2 | 3 | 4

joskegshikta 13/01/2023

? Malach HaMavet.
? Provavelmente, os homens mais fortes são aqueles que se permitem sentir. ?

As palavras não ditas de Gui Ribeiro me deixou literalmente sem palavras para dizer após terminar esse livro em menos de 2 dias.

[início: 12/01/23 - fim: 13/01/23]

Meu primeiro contato com o autor e com esse tipo de tema e não poderia ter me apaixonado mais. Nesses tempos não venho conseguido ler livros tão sentimentais e que passam sentimentos mais aprofundados, porém, essa obra mexeu comigo de uma forma inexplicável, me peguei apaixonado por tudo que a compõe.

Todos os temas retratados pelo autor são muito bem utilizados e aprofundados, não contém um furo sequer. Pelo protagonista ser autista e a narração acontecer em primeira pessoa (melhor modo possível é em 1°p) me senti muitooo mais conectado com os acontecimentos, sentimentos e ações dele ??

O plot foi bem produzido desde o início, não tive noção alguma e nem se passou pela minha cabeça. Não foi largado de qualquer forma e teve um desfecho muito bom, já estou com saudades deles. Nessas 509 páginas tive crises de ansiedade, pânico, depressão, quis me matar, chorei, gritei, me bati, quase quebrei a televisão, quase derrubei meu kindle no chão e não consigo ficar em pé faz 30 minutos se não desmaio.

Adoro livros que me fazem refletir de maneira intensa, sou completamente facinado por obras marcantes, que causam dor, sentimentos de angústia, te fazem se perguntar "Oh senhor, por que permite tamanho sofrimento" e >esse< é o livro certo para isso.

Irei fazer uma confissão agora: o medo me consumiu, estava nervoso pois não queria detestar esse livro e ter que fazer uma resenha negativa pois as expectativas estavam nas alturas (depois de 7M Evelyn Hugo eu fiquei com um leve trauma) e mesmo parecendo impossível, conseguiu ultrapassar minhas expectativas de um modo muito positivo, apenas não dei 5 estrelas porque achei os capítulos antes do final bem zZzZz pois tava um clima ultra pesado.

Na minha humilde opinião, o Levi e o Honi (apelido carinhoso porque não sei escrever o nome dele) não precisavam ter sido um casal pois mesmo tendo química, vi mais para o lado amigável, porémmmm, o livro não é sobre isso, então é totalmente inútil pensar nessa possibilidade.

A escrita ?$!(#({¢=??¢ o que falar dessa escrita meus amigos?! o autor faz questão de escrever magnificamente e ainda utilizar os diálogos de uma maneira bem sutil para inserir os devaneios sem sentido do Proofwell. Meu primeiro romance de época e não poderia ter começado melhor, nacional, lgbt e com representatividade de autismo.

Os gatilhos me mataram profundamente tanto por dentro, quanto por fora, e nem costumo chorar lendo, acho incrivelmente difícil algo me afetar de uma maneira tão sentimental. Obviamente nunca passei por nenhumas daquelas situações porque os tempos mudaram e nem nos anos 2000 eu nasci (a igreja ainda passa muito isso de cura lgbt hoje em dia, mas agora é motivo de chacota e meme, mesmo sendo preocupante para a época as pessoas ainda pensarem de uma forma tão primitiva), no entanto, é inegável que senti na minha pele cada dor, lágrima, crise e sede por liberdade que eles tinham.

? Engraçado... Elas brilham entre a escuridão, como as teias de aranha nos cantos das vigas do meu quarto e as lágrimas que vertem pelo meu rosto. E nós três queimamos, cada qual a sua maneira. ?

[?] Citações

Estou aqui porque estou sozinho.
Estou aqui porque, ao mesmo tempo que me sinto em paz, quando olho aos rapazes lá embaixo, sinto a maior das batalhas dentro de mim. E delas, só há um resultado... Mas nem sempre foi assim.

...

Tento me tranquilizar pensando que não há qualquer razão em particular para que eu seja uma criatura terrível e anormal, mas quando, claramente, te tratam assim, é difícil de se olhar no espelho e não se perder em nuances do que se realmente é.

...

Meu mais profundo desejo seria que a resposta pudesse ser tão simples quanto: um ladrão de palavras as tomou para si, tal que seus sentimentos nunca me alcançaram.

...

Costumo o fazer depois de chorar, de madrugada, quando acordo sem entender porque estava chovendo dentro do quarto, até que o sonho se afasta em detrimento da lucidez, permitindo que eu perceba que a chuva vem dos meus olhos, tempestuosos e perdidos.

...

? Boa noite ? termino, girando nos calcanhares.
? Boa noite ? responde uma voz. Todos os pelos do meu corpo se arrepiam.

...

A vida seguirá, os dias passarão, e nenhum segundo ficará para trás para esperar por você.

...

Tick tack. Tick tack. O relógio de chão estala a cada segundo que passa e eu não consigo sair da cama. Tick tack. Tick tack. Ainda que eu escolha e queira viver... simplesmente... não dá. Tick. Tick tack. Hoje não. Tick tack. Tudo bem. O amanhã pode ser melhor. Tick. E talvez a vida tenha que passar por cima de mim, vez ou outra.

...

? Não acho que o conhecer seria um arrependimento. Seus lábios colam em uma espécie de sorriso torto.

? É porque ainda não me conheceu ? responde. Penso sobre isso pelo restante do dia.

...

? Não posso deixar de notar os privilégios que me são concedidos, professor. ? Opto por utilizar de um termo louvável para que ele não se ofenda.
? Privilégios que me tornam diferente, quando tudo o que mais desejo é ser...
? Normal? Vê-lo completar meu pensamento me retrai.
? Pois eu lhe afirmo, sr. Proofwell, que a proteção que lhe recai vai além de qualquer estranheza de sua pessoa. Ouso dizer, na verdade, que é um dos rapazes mais normais que temos por aqui.

...

Talvez não fôssemos tão diferentes dos livros. Talvez só precisássemos nos abrir para o mundo.

...

? Permita-se a viagem, senhor Proofwell ? encoraja, voltando para detrás de sua mesa. ? Veja o que pode aprender com Alice.

...

Queria entender seus sentimentos, para que eu estivesse um pouco mais próximo de entender a mim.

...

Não que eu, alguma vez, tenha cogitado saltar da beirada do telhado de ardósia, no qual aprecio a vista com grande estima. Jamais. Porém... se eu... escorregasse... Quem sentiria minha falta?

...

O que está acontecendo? Por que... minha virilha formiga?

...

Curioso... eu definitivamente prefiro o plano em que minha mente está sozinha com o corpo de Honorius Logan Shortcutt.

...

? Eu também poderia tirar seu sangue, cachorro adestrado. ? O vociferar escapa entre os dentes. ? Mas que valor ele teria?

...

Meu rosto cora e esquenta como uma chaleira quando meus olhos alcançam o volume entre suas pernas, mais firme do que da outra vez, marcado entre as dobras de seu chemise.

...

O desejo de se anunciar ao mundo e ser reconhecido é um tanto impensado, pois no instante em que você o realiza, seu corpo sente o medo, a aflição e toda a insegurança de seus julgamentos. Viver é ser julgado.

...

? Como isso seria bom, Levi?
? Estaria nos colocando no caminho correto. No futuro mais próspero. Numa vida certa.
? E desde quando as percepções de alguém se tornam as únicas verdades?

...

Expectativas irreais são perigosas, e preciso separar minha realidade do que tenho lido. Preciso encontrar a minha voz. Preciso me encontrar.

...

Parece que lembranças tem uma ligação direta com as lágrimas que guardo dentro de mim, pois elas ameaçam cair e turvam minha vista.

...

? E o que viu? ? quer saber, atraindo-me de volta ao nosso momento. Até que algo mais forte surge em minha mente. Morte. ? Senhor Proofwell? Não o ouço me chamar. Morte. Morte. Morte. Morte. Morte. Morte. Morte. Morte. Morte. Morte. Morte. Morte. Morte. Morte. Morte. Morte. Morte. Morte. Morte. Morte. Morte. Morte. Morte. Morte. Morte. Morte. Morte. Morte. Morte. Morte. Morte. Morte. Morte. Morte. Morte. Morte. Morte. Morte. Morte. Morte. Morte. Morte. Morte. Morte. Morte. Morte. Morte. Morte. Morte. Morte. Morte. Morte. Morte. Morte. Morte. Morte. Morte. Morte. Morte. Morte.

...

? Mas se mudamos o seu nome original, não acabamos por perder a sua essência? O professor considerou por alguns instantes, o ar pesado em meu peito.
? Eu estaria errado se arriscasse dizer que está tentando chegar a algum lugar, sr. Proofwell?
? Parece que negamos o nome de algo e atribuímos outro, porque somos incapazes de aceitar sua mera existência.

...

? A vida é rápida, Levi ? segue, tal que considero como uma negativa. ? Precisamos mudar, se quisermos viver cada fase dela.

...

? E quem define a sanidade? Quem define o que é certo? Meu estomago se embrulha. ? A Coroa, sr. Shortcutt!
? Pois se um louco se declara são, isso torna os outros insanos!? ? Sua euforia me atinge, a respiração acelera.
? Todos somos doentes por não amarmos como eles amam!?
? Não ouse comparar o amor a algo tão nocivo!

Nocivo... Preciso me agarrar a alguma palavra. A algum som. A algo que me permita respirar.

Nocivo. Nocivo. Nocivo. Nocivo. Nocivo. Nocivo. Nocivo. Nocivo. Nocivo. Nocivo. Nocivo. Nocivo. Nocivo.
Nocivo. Nocivo. Nocivo. Nocivo.

? Como podem nos odiar tanto, apenas por sermos quem nascemos para ser?

...

Voar é para os pássaros, diria. Tolo engano. Voar é para os sonhadores.

...

? Et tu, Brute? ? deixo escapar.
Guilherme.Ribeiro 14/01/2023minha estante
Ai que resenha MARAVILHOSA!! Muuito obrigado por esse carinho, por cada lágrima derramada, por ter dado uma chance ao Levi e o Honi (adorei o apelido kkkk). Espero te emocionar com muitas outras histórias, ainda, e que o Levi fique em seu coração como a lembrança de um bom amigo. Se puder deixar a resenha e 5 estrelas lá na Amazon me ajuda muito!!

Nilsonln 11/02/2023

Muito além do esperado
"As palavras não ditas", do autor Gui Ribeiro, é um drama homoafetivo com elementos de romance e suspense.

Minhas avaliações (estrelas): História: 5 - Final: 5 - Personagens: 5 - Escrita: 5 - Revisão dos textos: 3.

Meus comentários: "As palavras não ditas" é o primeiro livro que li do autor Gui Ribeiro e não poderia estar mais feliz e satisfeito por tê-lo feito. A história é maravilhosa, emocionante, me fez ficar aflito, com coração apertado, esperançoso e muito empolgado por estar acompanhando. Gostei desde o início, a história e a escrita do Gui me pegaram de jeito e não sosseguei até terminar. Até deixei em pausa o livro do Sanderson que estava lendo em paralelo para me focar no do Gui. E AMEI ler nos agradeicmentos que vai ter continuação. Quero muito ler e saber como vai ficar a vida do Levi e do Honorius daqui para diante. Parabéns, Gui, quero ler muitos de seus livros ainda, você escreve divinamente bem!

Quero ler do mesmo autor: Um cupido sem coração. Medo sublime e O mal que há em nós.
Guilherme.Ribeiro 11/02/2023minha estante
Ahh Nilson, muito obrigado pelo carinho dessa resenha! Se puder deixá-la na Amazon com as 5 estrelas, me ajuda muito!! Amei acompanhar seu envolvimento com a leitura, e "Medo Sublime" te recomendoooo já pegar a versão física no site da Editora Sinna!! Está linda demais e o segundo volume da série está para sair!!

Nilsonln 11/02/2023minha estante
Imagina, Guilherme, merecimento seu. Vou postar no Amazon, pode deixar, já avaliei por lá. Tudo de bom para você, continue a nos brindar com bons livros.

mpettrus 12/02/2023minha estante
Nossa, que resenha maravilhosa! Simplesmente fiquei mega na curiosidade para ler esse romance. E ao que me parece, é um romance nacional ????????

Nilsonln 12/02/2023minha estante
Sim, nacional da melhor qualidade. Vamos divulgar e prestigiar o autor, pois ele é muito talentoso. Penso que você irá gostar mpettrus. ?

HARROWCODED 05/04/2023

Vou mandar a real não tinha tanta expectativa pra esse livro mas tenho que admitir que foi uma LAPADA na minha cara e que estou em prantos e desesperada pela continuação. Só posso agradecer pela amazon ter me recomendado essa obra de arte e estarei panfletando ela até o quinto dos infernos!!!
Guilherme.Ribeiro 05/04/2023minha estante
Owwnt obrigado pelo carinho e pelas ameaças kkkk não esquece de deixar as 5 estrelas lá na Amazon que me ajuda muuuito, e em breve vem a continuação hehehe

Isa Cavalheiro 30/09/2023

As palavras não ditas que dizem.. TUDO!
Pra essa resenha não ser tendenciosa: sim o livro foi recomendado pelo autor (diretamente! que emoção), que é um querido, mas eu me interessei assim que vi a capa. É linda e representa muito do livro!!! Fofo demaaaaais.

Eu não sei nem como começar a me expressar na resenha, eu descreveria o livro como profundo, sentimental e muito rico em diversos tipos de detalhes. Cada momento é descrito com tamanha precisão que o personagem principal, o Levi, sendo do espectro autista muda totalmente o rumo do nosso pensamento como leitor. É muito significativo, abre horizontes que só a leitura consegue expressar por si, a oportunidade é muito positiva. O tema é denso, mas os detalhes explorados são cruciais pra fazer completo sentido. É tão fácil sentir os sentimentos que cria a sensação de você querer entrar no livro e salvar os personagens (coisa louca que eu amo sentir). Enfim, é cativante e lindo! Vale a pena favoritar e pagar pau diga-se de passagem hahahaha

O autor é um caso a parte eu não vou comentar muito porque eu (só) favoritei os 2 livros que li dele e que são livros muito distintos entre si. Fato que me enlouquece ainda mais, já que mostra o como a literatura nacional vale a pena. Um enorme beijo, Gui! Continue sendo incrível! ????
Guilherme.Ribeiro 01/10/2023minha estante
Oh meu Deus espero ver essa resenha lá na Amazon porque eu amei ela demais haha obrigado, de coração!! Torço para ainda te surpreender com muuuitas histórias e sempre deixar um coração quentinho - mesmo que eu tenha destruído ele antes hehe e foi uma honraaa ter sido favoritado DUAS vezes!!

Guilherme.Ribeiro 19/05/2023minha estante
Eu amei que durante toda a sua resenha eu senti real a sua NECESSIDADE de vir falar sobre hahaha muuuito obrigado pelo carinhoooo das 4 estrelas, Ma!! Já prepara o coração que em breve chega o segundo livro!!

VâniaAkira 21/04/2024

Que livro lindo
Eu não sou de ler sinopse, mas quando vi um video falando desse livro eu fui atras para ler, e que leitura, tão sensivelmente linda e emocionante, a forma como é narrada, nos leva ao intimo do persongem, a vê ele de diferente formas e angulos que não são visto so por fora !!
e vamos concordar é uma narrativa de primeira pessoa que pela primeira vez, eu não me sentia cansada e nem chateada, pelo contrario, eu vi carinho e duvidas e queria so o bem e queria coloca-lo sempre em um potinho... e quando você descobre as coisas, meu deus, o desespero e o alivio te toma na reta final desse caminho !!!
A FORMA QUE VOCÊ AMA, NUNCA É ERRADO, ERRADO É NÃO AMAR !!AME !!
Guilherme.Ribeiro 22/04/2024minha estante
Owwwnt obrigadooo pelo carinho dessa resenha

VâniaAkira 22/04/2024minha estante
Foi o que senti lendo seu livro !! Foi você!!

Melissa349 29/04/2023

"Os homens mais fortes são aqueles que se permitem sentir"
Esse livro apareceu por acaso nas recomendações do Kindle Unlimited, e começei a ler sem pretensão nenhuma, eu não sabia que eu tava prestes a ler um dos melhores livros que já li.
Eu me sinto privilegiada de ter encontrado esse livro, me sinto privilegiada de poder ter conhecido a história de Levi e Honórios, por poder ter lido cada palavra, cada frase deste livro que não pode ser chamado de nada menos do que obra prima!!
Guilherme.Ribeiro 30/04/2023minha estante
Oh meu Deeeeus, obrigadooo pelo carinho!! Se puder deixar as 5 estrelas na Amazon, me ajuda muito também!! Espero te fazer se apaixonar ainda por muitas outras histórias!!

Sarah.Estefane 26/04/2023

Como sentir o coração sair da boca?
Então apresento, em minha nova resenha, o livro que me apareceu e agradeço por isso, um livro de época com um tema de extrema importância. É trabalhado muito bem, e é isto que contarei nesta descrição.

Escrita: Me cativou, do começo ao fim. Tão boa, tão esplêndida, tão incrível. É bom demais ler um livro onde a escrita é tão natural e prazerosa. A qual fez me interessar demais e procurar por mais obras do autor, e poder ler novamente com esta escrita cativante. Então, conseguiria recomendar facilmente o livro apenas citando o quão boa sua escrita, é um ponto fortíssimo que me deixou satifesta.

História/Plot: Outra coisa que me prendeu totalmente, precisava entender e compreender mais sobre o protagonista, que é fascinante, e também sobre o Instituto onde o drama passa. Quando você passa a entender o que ocorre, entra em um estado de choque de ódio, o que aconteceu comigo, e apenas me grudava cada vez a saber como poderiam solucionar e o que aconteceu, o que vai acontecer. Então, foi muito bem trabalhada nesse quesito, encantei-me com o plot deste livro.

Personagens: Todos personagens sendo bem trabalhados e perfeitamente colocados me atraiu. Lógico que, a forma que alguns aparecem e infelizmente somem, e descobrir o motivo me entristece. Gosto da ideia dos personagens. E não posso deixar de ressaltar sobre o protagonista ? nunca vi um personagem lacrar com tanta elegância como Levi Proofwell. É notório que o mesmo há espectro de autismo, mas gosto da forma que é retradada no livro, e me irrita como não possam atendê-lo naquela época, mas compreensível justamente por isso. Mas ele está em um lugar do meu coração, me apaixonei por ele, juntamente com Honorius Shortcutt. Dois queridos da literatura que guardei para mim.

Romance: Por mais que acontece algo mais no final, me adora a relação entre os personagens. A junção das diferentes personalidades é um ponto, e a ligação que os dois constroem é outro. Por fim, o amor que cresce foi genuíno, e fiquei tão aliviada com o final, tive bastante medo de um acabar tendo o mesmo destino que os outros meninos.

Eu indicaria o livro (como já falei para alguém), sendo claro que gostei bastante da obra. Então cinco estrelinhas para "Palavras não ditas", adorando ter embarcado nessa leitura.
Guilherme.Ribeiro 26/04/2023minha estante
Ahhh obrigadooo pelo carinho dessa resenha, de verdade!! Fico feliz de ter te conquistado em tantos aspectos!! Se puder deixar a avaliação na Amazon, também, me ajuda muito!!

Gabrielly 11/06/2023

MUITO BOM, JÁ TÔ COM SAUDADES
Um livro intenso, que tem representatividade autista de uma maneira não esteriotipada, dá para notar nos detalhes o quão cuidadoso o autor foi para escrever sobre o protagonista, um casalzinho lindo, e muito suspense. O enredo é muito envolvente, faz você querer ler a todo momento para entender oq acontece de vdd.
Guilherme.Ribeiro 11/06/2023minha estante
Oh meu Deus obrigadooo Gabrielly!! De verdade, fico feliz que te conquistei, e se puder deixar as 5 estrelas e a resenha lá na Amazon, me ajuda muuito!!

Faah 27/09/2023

Palavras não ditas dizem tudo!
Acabo de terminar essa maravilha em dois dias, um recorde! Isso, porque o livro é excepcional!

O livro é repleto de frases emocionais, filosóficas, que fazem sua cabeça dar um giro de 360°, faz você pensar e repensar sobre como enxergamos o mundo. Além das descrições impecáveis, e do casal que é fofo demais, e um dos melhores personagens que eu já li: Levi!

O protagonista Levi, é um personagem completo demais, a narração dele é melancólica, mas forme, e por vezes, realista. O jeito que ele expressa seus pensamentos, sentimentos, e o jeito que entende as coisas ao seu redor, e a si mesmo é incrível.

Apesar da escrita ser muito detalhada, o que deixa meio cansativo pra mim, o livro inteiro é lindo. E tem um grande significado!

Recomendo muito essa obra, mas já aviso que o final vai ser meio nhé.

E por último: POR FAVOR FAZEM O 2!!!!
Guilherme.Ribeiro 28/09/2023minha estante
Aaaa obrigadoooo pelo carinho!! Logo mais vem a continuação hehe

Eduardo 07/02/2024

Li esse livro em leitura coletiva e confesso que me surpreendeu. Eu acreditei que acabaria sendo somente um livro de romance bobinho e clichê, mas teve bem mais profundidade do que isso. Quando eu parava de ler e lembrava da história, dava saudades da obra, do Universo etc.

Fiquei bastante impressionado que a representação autista desse livro é maravilhosa. Li em companhia da minha namorada que é autista e ela ficou abismada com o quão bem foi representado o transtorno. Às vezes, para quem não é, alguns detalhes podem passar batido (como passavam para mim), mas quem é, vai se identificar (como nunca passavam para ela).

No geral, foi uma experiência boa e gostei de ter lido.
Entretanto, o livro possui alguns problemas, sendo um deles a revisão da obra. Existe um tanto considerável de erros de escrita; várias palavras estão com erros de digitação (você percebe que não é um erro de não saber como escrever, mas de ter apertado uma tecla errada ou deixado de apertar uma tecla), e em outros momentos a palavra era substituída por outra (por exemplo, havia duas palavras parecidas, e o autor provavelmente se confundiu e trocou elas). Nenhum foi um erro grotesco, mas mediante a periodicidade que acontecia, acabava me tirando um pouco do fluxo da leitura. Sinto que pareceram erros de quem escreve o parágrafo e não chega a reler (não sei se foi o caso, mas parece).
Senti, também, que houveram algumas pontas soltas ou questões mal desenvolvidas; não sei especificar exatamente o que, mas sabe quando você termina de ler e sente como se algo tivesse ficado faltando? É nessa vibe.

De todo modo, pela boa representação LGBTQIA+, autista e pela trama, vale a pena ser lido.
Guilherme.Ribeiro 07/02/2024minha estante
Owwwnt obrigado pelo carinho de escrever essa resenha! Fico feliz demais pela sua namorada ter se visto no livro, e pode ter certeza que as pontas soltas serão fechadas no segundo volume hehe quanto aos pontos de revisão, obrigado por alertar! Irei checar o arquivo.

Duda 25/11/2023

Não é ruim
Gostei da abordagem do autismo sem ser estereotipado. Gostei do tema e da forma como foi bem trabalhado. Gostei dos personagens, mesmo q as vezes eu me distanciasse deles.
Minha única crítica é q pareceu meio arrastado do meio para o final.
Mas lerei o próximo livro quando lançar

Maysa 11/01/2023

Muito bom!
Levi é um jovem que vive em uma instituição só para garotos, ele se sente diferente em relação aos outros, característica comum para nós autistas, mas naquela época, século XIX, ainda não havia o conhecimento do termo autismo, só foi nomeado as características no século XIX. Para quem vive atualmente já é complicado o diagnóstico (tão difícil que só fui receber o meu ano passado, aos 24 anos) e a "aceitação" da sociedade, imagine na época que o protagonista vive.

Levi vive isolado, não faz aulas com os outros rapazes e não tem colegas de quarto. Mas seu desejo para se sentir aceito e ter amigos é grande e luta para conseguir, então o diretor concorda em inserir ele com os outros alunos e coloca um colega de quarto, Honorius, e assim Levi começa a descobrir muitas coisas e sentimentos e deverá aprender a lidar com as mudanças.

Eu gostei muito do jeito que o autor criou o Levi, tenho receio em ler livros com protagonistas autista e que não foram escritos por pessoas autistas, mas nesse livro não há a romantização do autismo e informações erradas ou capacitistas, há apenas um menino que não sabe lidar com suas características autistas.

Ler sobre a solidão e exclusão de Levi foi muito doloroso, pois, infelizmente, é a realidade de muitas pessoas autistas, nosso mundo foi "feito" para os neurotipicos, e nós neuroatipicos que temos que nos adequar a ele. E a sociedade muitas vezes não aceita o diferente e ser quem somos nos tornam "errados," e alvo de preconceito. Assim também ocorre com quem faz parte da comunidade LGBTQIAP+, grupo ao qual o Levi faz parte.

Outro ponto abordado é sobre a homofobia, onde acham que ser da comunidade LGBTQIAP+ é uma escolha e precisa de "cura". Não há cura para algo que não é uma doença, ninguém escolhe fazer parte da comunidade, já se nasce assim. O livro traz a mensagem para pessoas preconceituosas "ei, nós sempre existimos, não é apenas da atualidade, respeitem nossa existência".

O livro é muito bem desenvolvido e prende o leitor, nos deixando curiosos para saber o que irá acontecer. Quando cheguei no final eu fiquei "não pode acabar assim", já estava surtando achando que era o final, mas, felizmente, o autor escreveu nos agradecimentos que haverá continuação, preciso urgente!

Uma leitura que nos emociona, nos deixa curiosos, viciante e que vale muito a leitura. Recomendo!

Aliceð¼ 11/10/2023

"Em uma narrativa envolvente e delicada, o autor nos transporta para uma época em que o espectro autista é ainda pouco conhecido. Conhecemos Levi Proofwell, um jovem que se sente diferente, mas encontra consolo nos livros, onde explora sentimentos e lugares que lhe são estranhos. No entanto, sua vida toma um rumo inesperado quando é apresentado a um colega de quarto, Honorius Logan Shortcutt. Honorius é intrigante, provocador e parece ter segredos sobre o internato que Levi mal pode imaginar. À medida que a amizade entre eles se desenvolve, segredos são revelados, levando Levi a confrontar sua verdadeira identidade e seus sentimentos por Honorius. "

O livro mergulha profundamente no poder das palavras não ditas, explorando temas de autodescoberta, amizade e aceitação. Uma história cativante que nos faz refletir sobre a importância de compreendermos e aceitarmos nossas próprias diferenças e as dos outros.

é um daqueles livros que mexem com a gente desde o começo. O autor realmente sabe o que está fazendo, porque eu acabei em lágrimas com essa história

A forma como o autor escreve nos faz sentir tudo intensamente, como se estivéssemos vivendo cada momento com os personagens. As lágrimas que derramei ao ler essa história são uma prova do quanto ela mexeu comigo. "Palavras Não Ditas" não é apenas um livro, é uma experiência emocional que nos faz refletir sobre a complexidade da vida
Guilherme.Ribeiro 12/10/2023minha estante
Meu Deeeeeus "As Palavras Não Ditas" não é apenas um livro, é uma experiência emocional que nos faz refletir sobre a complexidade da vida" me emocionou demais! Obrigado por esse carinho!

Guilherme.Ribeiro 05/01/2024minha estante
Ahhh não, Juuu, que resenha mais linda, caramba, senti todas as suas emoções ao escrevê-la! Obrigado, de coração, por ter dado uma chance ao meu Levi, e por ter se apaixonado tanto. Logo mais vem a continuação, e quem sabe a versão física hehe saiba que são vocês, leitores, que me fazem seguir vivendo todas as vidas que eu puder para contar todas as histórias que há dentro de mim. Já ansioso pelos seus próximos surtos hehe

Ju :) 05/01/2024minha estante
KKKKKKKKKKKKKKK Você ama fazer os outros surtarem né.

1 | 2 | 3 | 4