Emily Wilde

Emily Wilde's: Encyclopaedia of Faeries (E-book) Heather Fawcett

Resenhas - Encyclopaedia of Faeries

Maria @booksofmary 04/06/2024

Cozy Fantasy + Light Academia
Emily Wilde é uma jovem cientista, uma espécie de bióloga, que estuda as fadas e que a muitos anos vem juntando material de estudo para fazer o que ninguém jamais fez antes: uma enciclopédia completa sobre esses seres, com suas culturas, sociologia, morfologias, capacidades, etc; e ela está quase no fim, só precisa de mais um capítulo e finalmente vai receber o reconhecimento que merece. Mas pra isso precisa fazer uma viagem a um lugar remoto e cercado de mistérios nunca resolvidos.

Esse livro foi uma mistura de "O Castelo Animado", principalmente na forma um pouco maluca e inesperada que com que as coisas se desenvolviam, além do temperamento meio mal humorado da Emily que me lembrou a Sophie e da personalidade autocentrada do Wendell que me lembrou do Howl; com a mitologia de "As Crônicas de Spiderwick", onde as fadas possuem formas diferentes e humor instável, agindo por meio de barganhas.

A história tem quê de conto de fadas e é narrada como se fosse o diário de campo da Emily, que tem por objetivo fazer anotações das observações científicas dos seus objetos de estudo, as fadas, mas que se vê tão envolvida nas tramoias que essas criaturas impõem aos moradores da cidadezinha gelada no meio do nada onde ela está hospedada, que suas narrativas acabam se tornando cada vez mais pessoais, enquanto conta todas as aventuras, e problemas, nos quais se enfia.

E a Emily se enfia em muitos problemas, vários deles movidos por teimosia ou pela curiosidade insaciável, por vezes inconsequente, da protagonista, disfarçados pela desculpa que ela mesma se dá de que tomou essa ou aquela decisão por mero interesse científico e não pela vontade intrínseca de ajudar aquelas pessoas esquisitas as quais ela vai se apegando aos pouquinhos. Portanto, essa é uma história de aventura, mistério e autoconhecimento, tanto para Emily quanto para o Wendell, seu meio amigo, meio concorrente, do trabalho.

O Wendell foi um personagem engraçado e bem diferente de outros nesse mesmo contexto em outros livros, ele é reclamão, mimado, vaidoso e meio egoísta, mas de um jeito cômico em que você acaba revirando o olho e rindo, que veio pra atazanar e ajudar, do jeito dele, a Emily em igual proporção. As verdadeiras motivações dele são muito sutis porque, fora uma invasão ou outra da narrativa dele no diário, a história é contada pela Emily que é bem esperta em descobrir alguns dos segredos dele, que são muitos, mas que se faz de cega para outros, então algumas coisas podem até parecer meio abruptas, porque a Emily não é uma narradora muito confiável em relação a coisas que a envolvem muito pessoalmente, mas que ficam bem claras pra quem presta atenção aos detalhes que o Wendell solta.

Ou seja, nenhum dos dois personagens é perfeito ou um poço de simpatia, ambos parecem duas velhas corocas, o que chega a ser tão engraçadinho e a evolução gradual deles tão divertida de se acompanhar, que você se afeiçoa a eles mesmo assim. Sem contar que, principalmente depois que o Wendell entra na história, estão sempre acontecendo coisas estranhas na vila e que requerem a ajuda da Emily, que podem até parecer não ter tanta relação, mas que no fim são peças do quebra-cabeça que junta toda a trama principal, desse e dos próximos livros, não vou me alongar aqui pra não dar spoiler, mas tudo é feito de uma forma a deixar o leitor curioso pra saber o que viria a seguir. Também adorei os personagens secundários e como eles foram se enfiando na vida da Emily, ensinando lições que ela precisava e ajudando a modificar sua visão das coisas. Tirei meia estrela porque as vezes a Emily era imprudente um pouco além da conta, de um jeito que você fica querendo só que ela se aquiete e escute, mas tudo nesse livro tem justificativa, então não me incomodou demais.

Assim sendo, a trama desse livro se conclui, mas a autora inicia várias situações e mistérios que só se resolverão nos próximos livros, pelos quais já estou ansiosa, recomendo!

Isabela 13/05/2024

Um bom equilíbrio entre vibe e plot, mas é difícil se sentir "cozy" na ebulição global.

Skoob tem mínimo de letras pra escrever a resenha mas ao mesmo tempo só mostra oq eu li no final do ano se eu fizer a resenha de todos os livros, eu preciso de pouco pra me irritar.

Mariottoni 05/05/2024

??
Achei mt legal o mundo e os personagens, e toda a vibe de escrever uma enciclopédia e estudar aqls criaturas é bem legal, mas por alg motivo nn consegui me conectar mt c a história, nn sei explicar direito kkkkk mas foi isso ????

Rafaela1756 18/02/2024

3.75??
eu gostei muito do livro, durante toda a leitura fiquei com um sentimento muito bom de conforto. a vibe é incrível, tem a trope de found family que pra mim foi muito bem executada. o começo foi BEM difícil, tem vários termos e nomes difíceis de entender mas depois que você se acostuma, a leitura flui bastante. as migalhas de romance foram 10/10, to ansiosa pela continuação e pelo desenvolvimento do casal!

Gustavo616 18/01/2024

Nossa eu amei tanto esse livro ? ele tem uma atmosfera tão gostosa, ler ele me lembrou de um dia meio frio e chuvoso.
É perfeito para quem gosta de lendas sobre fadas e folclore em geral.

Maybeinabook 09/01/2024

Emily Wilde's Encyclopaedia of Faeries - Heather Fawcett
Confesso que achava que ia gostar mais. Não foi ruim, mas esperava algo um pouco diferente dada a proposta.

O livro se lê como um conto de fadas, então não vale a pena ficar procurando sentido em tudo, eu me diverti muito mais depois de entender isso.

A primeira coisa que me atraiu foi a proposta da escrita em formato de diário, mas acho que a autora não soube aproveitar muito esse conceito, esperava algo bem mais acadêmico, o que não aconteceu, ao ponto que às vezes até esquecia que estava lendo o diário da protagonista, de tanto que parecia uma narrativa comum.

O ponto alto do livro foi o romance, a relação entre Emily e Wendell, apesar de achar algumas questões entre eles mal aproveitadas, me rendeu vários sorrisos bobos; Além disso, me agradou muito o fato dele não ser o tipo moreno sarcástico misterioso que ninguém (eu) aguenta mais como par romântico. Autores, peço por mais Wendell Bamblebys na literatura, por favor.

É um bom livro pra quem já tem um inglês avançado e quer expandir o vocabulário.

Comecei a ler achando que seria um livro único, depois descobri que será uma trilogia. Faz sentido, o livro concluiu uma aventura mas ainda deixou pontas soltas o suficiente para uma continuação, então tudo bem, é o suficiente para me fazer querer continuar.

bibi1985 30/12/2023

Outro favorito
Meu deussss o que eu não faço por uma boa fantasia??? Acho que atingi novos pontos de nerdice com esse livro (como se eu já não fosse nerd o suficiente) nada como uma boa nota de rodapé para manter as coisas interessantes para nós pessoas que vivemos por validação acadêmica. Esse livro é uma montanha russa de coisas, vai acontecendo um evento por cima do outro e no fim você nem viu e o final já chegou.

B 28/09/2023

Demorei DIAS pra passar dos 20% desse livro pq todo vez que eu lia, eu dormia. Achei muuuuuito descritivo na parte introdutória, o que tornou a leitura bem maçante e me fez demorar pra engatar. Porém, depois que engatei, li tudo de uma vez. O livro por vezes é bem confuso, tem muitos nomes e explicações e acho que a autora deu uma empolgada nesse aspecto. Mas os momentos mais "calmos" compensam muito bem, principalmente pq eu gosto bastante do trope found family - que encontramos bastante nessa narrativa. Eu também gostei muito do casal e da forma como eles se desenvolvem, só gostaria de ter visto mais sinais de interesse desde momentos mais iniciais da leitura.
Nara_Thais 04/11/2023minha estante
Fiquei pensando se vc tb achou confuso pq a tradução as vezes não parecia certa. Foi isso? Pq eu fiquei com essa sensação.

faerie.pages 10/07/2023

Ninguém precisa de magia se conhece histórias suficientes
Apesar de ter sido uma leitura difícil (inglês britânico não é o meu forte), uma vez que eu estava em um lugar calmo e confortável a leitura fluiu sem muitas atribulações.
A história tem uma vibe bem light academia/cottage core e é bem imersiva, abrangendo uma vastidão de histórias sobre fadas e seres mágicos.
Tem sua cota de found family, embora a história gire mais em torno de outros aspectos.
Além disso, a protagonista está quase na faixa dos 30, o que foge da linha de protagonistas de fantasia com 16 anos. Emily Wilde é a típica rata de biblioteca quando o assunto são fadas, desajeitada e estranha socialmen enquanto Wendell Bambleby é um Golden Retriever meio preguiçoso que sempre dá um jeito de fazer o mais fácil, ou seja, delega suas obrigações. É um bom equilíbrio.
O romance não deixou a desejar, sendo um slow burn beeem slow onde ele é literalmente a encarnação do "se encostar nela eu te mato duas vezes".
Enfim, nada além de felicidade por ter continuado a leitura mesmo me achando burra por ter que reler certos parágrafos algumas vezes.
Nara_Thais 04/11/2023minha estante
Adorei a descrição do Wendell como um Golden! Caiu perfeitamente bem. Afinal um Golden abre sorrisos por onde passa e é um deleite, além de conseguir vê-lo se esparramando preguiçosamente. O slow burn é MESMO muito slow kkkk mas me deixou já com muita vontade de ler o próximo e tb achei que fez sentido para uma personagem racional e distanciada dos próprios afetos como a Emily. Espero vê-la desabrochar mais ainda na sua sensibilidade com a ajuda de Wendell, mas fico esperando vê-la se percebendo apaixonada. Vai ser o puro caos pra mente dela.

Giovanna.paginasda 31/05/2023

Complicado definir uma opinião. @paginasdagio
Esse livro vai ser traduzido para o português ainda esse ano, mas não lembro por qual editora. Mas se você quiser ler ele no idioma original, já começo dizendo: O inglês desse livro é muito difícil.

Como a história se passa em 1909, a autora fez questão de usar o inglês da época, o que fazia com que tivesse muitas palavras que eu nunca tinha visto antes, mas me mantive firme e forte na leitura porque toda resenha que eu via falar super bem da história.

Esse é um livro difícil de definir, ele é sim fantasia, mas diferente dos famosos de hoje em dia (não venha esperando TOG, ACOTAR ou Príncipe Cruel), esse é quase como se fosse uma fantasia sobre um estudo acadêmico sobre fadas.

O romance que existe no livro é praticamente inexistente, só em 70% que acontece uma declaração de amor e não tem nenhum beijo ou flerte na história. Porém, eu morria de rir com as cenas da Emily e do Wendell, dois professores universitários pesquisadores sobre fadas.

Esse é o tipo de leitura perfeita para o inverno, já que se passa em um local extremamente frio e inóspito. A história é realmente como se fosse um estudo científico, com o dia a dia da Emily andando pela floresta fazendo estudos, conversando e entrevistando moradores e tentando ganhar confiança das fadas para estudá-los.

É um livro que sinto que vai enganar e iludir muita gente que vão com expectativas esperando algo e na verdade é outra. No geral, é um livro bom, mas não consegui apreciá-lo 100% por conta do inglês difícil usado e por conta dos capítulos gigantes.

Se você quer dar uma chance para uma fantasia feérica completamente diferente das outras do momento, esse é o livro certo.

Lora_Bee 30/05/2023

A vibe é muito boa, mas a história se perde um pouco.
O livro é sobre uma acadêmica que é absolutamente apaixonada por estudar fadas. No universo da obra elas de fato existem, e são objetos de estudos em universidades como Cambridge. Emily é uma das pesquisadoras mais respeitadas nesse campo e está escrevendo uma enciclopédia que engloba informações sobre todas as fadas que podem ser conhecidas pelo ser humano. É lógico que ela é extremamente inapta socialmente, desastrada e não chama atenção por sua aparência. Bambleby, seu colega de trabalho, será seu oposto. Perfeito em absolutamente tudo o que faz, porém um péssimo acadêmico. Emily viaja para uma região distante a fim de investigar o último tipo de fadas para seu livro, e então a história se desenrola.
Note-se: a vibe do livro é muito boa. Grandes paisagens, muita natureza, seres esquisitos. Mas há algumas falhas de continuidade dos personagens que não tem como explicar. Em diversos momentos você tem uma revelação que deveria mudar todo o plot, e a Emily reage apenas com ?sim, eu já sabia?. Sendo que não havia qualquer indicativo de que ela sabia daquilo. Além disso, algumas atitudes dela, como querer se jogar em cima de outro personagem, acontecem sem que se tenha qualquer indicativo de que ela faria aquilo. Na verdade a impressão é de que ela não faria. A própria forma como o drama final se desenvolve fica meio estranha porque você não entende porque a Emily tá fazendo aquilo ali, mesmo quando ela tenta explicar porquê.
Então, no geral, é um livro bom para relaxar, mas não pode ter muita expectativa em relação à história.
Nara_Thais 04/11/2023minha estante
Fiquei curiosa xom sua resenha pq acabei de ler o livro. Vc falaria desse spoiler ? Queria saber o que vc quis dizer com a parte de não entender a Emily fazendo aquilo ali. Quais dos aquilo? Kkk

Bianca 21/05/2023

Esse livro foi uma surpresa! Se você quer ler um livro fofinho, que vai aquecer seu coração e curar sua ressaca literária, eu super recomendo! Mal posso esperar pro próximo da série!

Fayne Rafaela 12/03/2023

Uma gracinha, mas com um inglês não tão fácil, por retratar uma época distante, precisei procurar significado de algumas palavras. Gostei do casal e da dinâmica deles, vamos ver o que a autora vai fazer nos próximos livros.