O cortiço

O cortiço Aluísio Azevedo

Resenhas - O cortiço

sarah549 05/03/2024

Uma leitura difícil
Livros do naturalismo costumam ser difíceis. Não pela linguagem de outro tempo, mas pelo teor do texto, que reproduz e naturaliza violências de uma forma muito crua e dolorosa. Ainda assim, é um documento importante, reflexo de valores e costumes que compõem a história do país. A interpretação do audiolivro merece destaque, por dar vida e personalidade a tantos personagens na voz de uma pessoa só.

Vivi.ana 01/01/2024

Muita treta kkkk
Amei, sério adorei esse livro a história me prendeu do início ao fim, tanto que fiquei um tempo sem ler mas vivia pensando nesse livro. Achei divertido e entendi a crítica social que tem no texto. Esse é um dos clássicos que realmente merecem o título ameii

Natane3 21/09/2023

Um clássico impecável!
Que história incrível, que escrita maravilhosa!
Esse livro é extraordinário pois, ao mesmo tempo que nos permite entender um pouco da mentalidade da época, extremamente patriarcal e, ainda, perceber a visão eurocêntrica que também vigorava, onde o Brasil era visto como um país de bárbaros e que de bom só tinha as mulatas voluptuosas e a cachaça, também nos faz notar que já naquele período existiam mulheres guerreiras que não levavam desaforo pra casa e que corriam atrás dos seus reais desejos. Pra além disso, há as reflexões sobre raça e a hipocrisia do ser humano, que me tocaram muito.
E o melhor de tudo, é que tudo que foi abordado na história encontra correspondências nos dias de hoje, claro, sem anacronismos; clássico, né?
De mais a mais, o coetiço em si é um organismo vivo que nos deixa com vontade de conviver com aquelas pessoas (a maioria, pelo menos rsrs)
OBS: a narração do audiobook também foi irretocável!

Amani.Cruz 03/03/2023

Caos declarado
Este livro nos conta a rotina de uma pequena habitação do antigo Rio de Janeiro.

O Cortiço mostra diversos personagens vivendo situações que, mesmo em 1890 se repetem em nossos dias atuais.

A linguagem de escrita é um pouco difícil, mas nada impossível de entender. Um termo ou outro que não conseguia saber, mas ao decorrer da história ele se tornava compreensivo. E eu gostei bastante do livro.

É um clássico e como retrata uma sociedade antiga, é interessante em ser lido até para ser comparado aos dias que vivemos.

Kamilla 31/01/2023

O que mais me impactou nesta leitura é os relacionamentos homem-mulher (o livro aborda muitas questões interligadas) e é nisso que vou focar; o livro é de 1890 e mesmo em 2023 nota-se o total de zero mudanças nesse tipo de relacionamento na sociedade atual em comparação com a do tempo passado no livro, mudam-se os modos de falar, a escravidão foi abolida, mas a natureza das relações homem-mulher não mudaram, eu vejo hoje na vida as mesma dinâmicas apresentadas no livro, até estrutura de certos diálogos mudando só os maneirismo; O tempo passou mas a essa estrutura permanece na vida. Não digo que seja por atemporalidade, que "é assim mesmo", mas que a sociedade não evoluiu neste ponto, até porque assim como no livro essas relações têm forte influência dos campos políticos e econômicos. Uma análise Bertoleza-Romão já daria um texto enorme e multifacetado, trazendo esses comparativos detalhados.
É um livro bem construído, personagens críveis, só não é meu tipo de história.

maryelli0 12/01/2023

Emocionante!!
O cortiço é impecável, uma escrita talentosa e imersiva. E a cada capítulo te transporta cada vez mais para a vida do João Romão, dos moradores do cortiço e para os dramas deles.

Uma leitura indispensável! Por ser um clássico escrito em 1890 esperava uma experiência cansativa e difícil. Mas Aluísio se mostrou um grande autor, com sua escrita impecável e, novamente, imersiva.

Indico muito essa leitura, vale muito a pena. O final me chocou muito, não esperava e nem sequer havia o teorizado.

Obs: escutei o livro pelo Skeelo e que narração incrível!