100 minutos para entender Aristóteles

100 minutos para entender Aristóteles Astral Cultural

Resenhas -

Camila.Bi.Saturnino 24/05/2024

MUITO BOM
O livro é basicamente uma síntese de quem foi e os pensamentos/ ideias de Aristóteles. É uma leitura fácil e prática, sendo ótima pra quem busca conhecer mais sobre o filósofo, mas não gosta de enrolação e coisas desnecessárias. É um ótimo meio de conhecimento e recomendo para qualquer um que busca saber sobre as origens dos conceitos mais famosos. O mais interessante do livro é ele apresentar de forma rápida os assuntos e sempre trazer frases do próprio Aristóteles para nos "provar" que esse é realmente o pensamento dele. Além disso, o livro traz informações sobre outros filófos como Platão e Sócrates oque só torna ele mais fascinante.

Gabsouza 15/05/2024

Filosofando
Incrível, escrita fácil, fácil de entendimento, não é uma leitura cansativa como parece ser. Ja quero os outros da coleção!!

Rick177 15/03/2024

Uma boa introdução
É um livro curto, que em tese é pra ser lido em 100 minutos, que cumpre bem o que propõe. É uma boa introdução geral para as obras de Aristóteles, quem foi ele e quem ele influenciou.

Sara mel 14/03/2024

Cumpre exatamente oq se propõe , traz um conhecimento breve sobre um pouco de tudo que envolve aristotéles . Não é bem aprofundado mas esse não é o intuito do livro e é bem curtinho e foi ótimo ler ele pq tava com uma ressaca literária danada que n saía de jeito nenhum . FINALMENTE voltei a ler ??? !!

JAlia.Compan 27/02/2024

Simples e didático
É o tipo de livro que eu presentearia alguém leigo em filosofia (eu mesma sou um pouco). Funciona tanto pra pré adolescente até pra uma pessoa que não tem hábito de leitura.

Muito didático, várias vezes retoma o ponto pra fixar o conteúdo, só não vai servir pra quem já é da área e quer se aprofundar. Mas eu recomendo bastante! Leitura leve e conteúdo maravilhoso.

Kat 16/02/2024

"100 Minutos para Entender Aristóteles" é uma obra que integra a coleção "Saberes", oferecendo uma introdução concisa e acessível à filosofia do renomado pensador grego, Aristóteles. Escrito por Paulo Ghiraldelli Jr., o livro proporciona uma visão geral das principais ideias e conceitos desenvolvidos por Aristóteles ao longo de sua obra.

Ghiraldelli explora de maneira didática e clara temas como a metafísica, a ética, a política, a lógica e a poética aristotélicas. Ele contextualiza as ideias de Aristóteles dentro de seu tempo e influências, destacando sua importância e relevância para a filosofia ocidental.

Ao longo da obra, o autor apresenta as contribuições de Aristóteles para diversos campos do conhecimento humano, além de discutir as interpretações e controvérsias em torno de suas ideias. O livro é uma excelente opção para aqueles que desejam iniciar o estudo de Aristóteles ou aprofundar seu conhecimento sobre sua filosofia, proporcionando uma compreensão clara e abrangente do pensamento deste grande filósofo da Antiguidade.

Por meio de uma linguagem acessível e exemplos elucidativos, "100 Minutos para Entender Aristóteles" cumpre seu propósito de fornecer uma introdução sucinta e informativa à obra deste importante pensador, tornando-se uma leitura recomendada para estudantes e interessados em filosofia e pensamento crítico.

Vanessa.Brito 28/01/2024

Ok...
O livro trouxe muitas informações sobre outros filósofos como Sócrates e Platão, e acredito que deixou a desejar sobre os feitos do próprio Aristóteles.

lumapinotti 21/01/2024

Muito bom, didático e pratico. recomendo para todos q querem começar a entender mais sobre filosofia

BeatrizFonseca1 11/01/2024

Aristotles nasceu em 384 a.c em estagia na Grécia Antiga, foi aluno de Platão, organizou mais de 540 espécies de animais , foi tutor de Alexandre O Grande , em 335 a.c fundou em escola de filosofia.
Seguia a metodologia de ensino "Peripatheicus" que significa aquele que caminha, ou seja ele lecionava andando.
Bases do pensamento
ele estudou sobre vários assuntos, como antronomia,biologia, zoologia e fisica, usava de metodologias de observar e analisar o comportamento humano, suas principais obras são etica a mitômano e metafisica .
Suas principais ideias eram o silogismo ou seja suposições que são feitas, para se tirar conclusões , Exemplo: (João é homem, todos os homens morrer, portanto João ira morrer)
, não concordava com Platão, sob o mundo da ideias, para ele o homem nasce um papel em branco que vai mondado e modelado de acordo com seu aprendizado e suas experiências de vida, possuía o conceito de leis para organizar os pensamentos, que eram lei da identidade, lei da não contradição, e os ideias de forma e matéria, que constituem os seres humanos, de acordo com ele todos os seres humanos são iguais , porque pertencem a mesma forma, .
Ele frisava que o homem tem a tendencia de ser politico, porque vivemos de forma coletiva, ele defendia a forma de governo politeia, que era uma democracia evoluída, todavia ele tinha visoes e formas de intepretar o mundo que hoje em dia,mas devemos respeitar o modo de vista dele(Já que se julgarmos, ele nesse ponto, podemos cair no problema do anacronismo histórico) não são bem vistas, como defender a escravidão ,defender que as mulheres eram inferiores e por isso não poderiam votar e o geocentrismo(Terra no centro).
LIVRO INTERRESSANTE QUE EU APRENDI E REFORÇA ALGUNS CONCEITOS APRENDIDOS NA FACULDADE COM O PROFESSOR D.CRISTIANO.

esteclara 17/12/2023

Simples e direto
Bom, ele bastante útil para saber um resumo sobre a vida e filosofia de Aristóteles, claro, que detalhadamente não retrata, mas passa uma pincelada sobre informações importantes do filósofo.

Vittor 12/10/2023

Bom livro
é um livro bem prático, sintetiza muito da filosofia aristotélica, da para compreender o pensamento do filósofo em poucas palavras, recomendo a leitura.

frzenhow 26/08/2023

Entrega o que promete.
Um bom livro pra você que quer começar a estudar filosofia!
Conta bem a história de aristóteles e o que ele contribuiu para a história!

Raylane20 18/06/2023

Bom resumo
O livro tenta ser um bom resumo da vida e obra de Aristoteles o que é muito bom para quem não conhece o filósofo. Contudo, quando tenta mostrar os desdobramentos do autor tenho a impressão que ele se perde um pouco, sendo, algumas vezes, bem enviesado.

Tirando esse detalhe, acredito que é uma boa obra de introdução!

Lolô 13/05/2023

Prometeu tudo e entregou tudo!
Quando comprei esse livro, eu achava que seria uma experiência legal, mas nem tanto.
Mas, pra me contradizer, o livro não só é bom e tem uma linguagem super acessível, como também é super aplicável e possibilita analogias.
confesso que eu fiquei super fã da parte que fala da arte, afinal eu sou uma amante assumida da arte e de tudo q faz parte dela.
Foi uma leitura super rápida também, papo de 2 horas lendo (contando com algumas distrações). Enfim, leiam esse livrinho fofo!

Less 06/05/2023

Muito bom!
Aristóteles foi um grande sábio da antiguidade. Seus ensinamentos nos influenciam até hoje. É um dos maiores filósofos clássicos juntos de Sócrates e Platão.