O Claustro

O Claustro Priscilla Kerche

Resenhas - O Claustro

Núbia Cortinhas 24/12/2023

É impossível não devorar esse livro! Fortíssimas emoções!
Estou maravilhada com a escrita dessa autora! Que estória envolvente! Impossível parar de ler! Simplesmente devorei esse livro em duas madrugadas, sim, varei a madrugada, pois a escrita é gostosa e a trama te prende além de dar aquela sensação de nostalgia.
   Personagens bem escritos que nos cativam logo de cara, amei os pets também.
   Me lembrei de Oliver Twist rapidamente, a escrita da Priscilla Kerche tem um toque de Dickens em sua forma, seja nas reflexões, na forma poética e dramática, no desenrolar da trama aquele toque de mistério e muita, mais muita emoção em cada capítulo, que se iniciava com uma delicada ilustração, um charme a mais.
  Amei, simplesmente amei esse livro e favoritei!
   Que esse livro seja muito hypado de tão belo e emocionante que é! Já quero ler tudo dessa autora!!
Pri.Kerche 24/12/2023minha estante
Nossa, Nubia? Dickens! Que emoção ?

Núbia Cortinhas 24/12/2023minha estante
Priscilla, que estória, hein!?! Não demore para lançar outro livro! Te desejo muito sucesso!!

Pri.Kerche 24/12/2023minha estante
Obrigada ?já estou escrevendo meu segundo romance, mas eu demoro p escrever?acho que só ficará pronto no segundo semestre de 2024

Núbia Cortinhas 24/12/2023minha estante
Então vc escreve rápido! Kkk. Pensei que fosse lançar lá para 2030,kk. Não importa, que leve 1; 2; 4; 10 anos... o importante é que seja bem escrito e cativante. ??

AndrAa58 26/12/2023minha estante
???? que resenha linda, Núbia. Vou ler essa preciosidade em 2024 ??

Pri.Kerche 26/12/2023minha estante
AndrAa58, preciosidade são vocês ? pq é o leitor que da vida ao livro a cada página que lê ?

Núbia Cortinhas 27/12/2023minha estante
Andrea, já prepares o lencinho! É muito emocionante. ?

Núbia Cortinhas 27/12/2023minha estante
Priscilla, devolvi o livro ao Kindle Unlimited, com o coração apertadinho. ?

Núbia Cortinhas 27/12/2023minha estante
Sensação de apego e saudade.

Pri.Kerche 27/12/2023minha estante
Que bom Núbia? essa foi mesmo a intenção, gerar pertencimento, apego, fazer um livro com o qual o leitor criasse laços de emoção ?

Wesley - @quemleganhamais 20/02/2024

O mundo não dá voltas, capota
Essa foi a primeira grande surpresa literária do ano. Me aventurando cada vez mais no universo da ficção, tive essa satisfação de ler essa obra nacional e exercitar um pouquinho os conhecimentos adquiridos através dos livros de não-ficção.

Nesta obra vamos acompanhar Ludovido, um imigrante alemão que saiu de casa por questões familiares e vem para o Brasil buscar uma vida nova. Nessa época ainda existiam escravos trabalhando em fazendas de café e alguns pontos são levantados sobre esse período.

Também vamos conhecer Maurício, um professor de literatura que tem um momento muito marcante na sua vida quando acontece um assalto em sua casa. Acompanhamos um pouco de suas relações e as consequências que eventos traumáticos podem proporcionar.

E um outro personagem bem marcante é o Ruivo, um garoto que vive a margem da sociedade e que se vê em meio a uma encruzilhada da vida: Ou segue o destino próprio para os marginalizados da sociedade, ou refaz a vida com as oportunidades que a vida apresenta?

Além desses 3 personagens, muitos outros aparecem, gerando um pouco de suspense, diversão, reflexão e muito mais.

Pra mim, o melhor de tudo foi ter um bate-papo discutindo a obra com a própria autora. Conheci a Priscilla aqui pelo Skoob e falar da obra com ela fez eu ver outros pontos que tinha passado desapercebido, abriu a mente e me fez refletir mais ainda.

No começo da obra tem um desafio para o leitor e eu cheguei ao final e não consegui acertar o desafio. Porém ele fez com que eu prestasse bastante atenção durante toda a leitura, e foram muitas as conjecturas para descobrir esse segredo.

Enfim, uma leitura leve, reflexiva, com personagens e suas camadas e um desafio para prender até o final da leitura. Acho que é o que uma boa obra precisa.
Pri.Kerche 21/02/2024minha estante
Obrigada, Wesley, pela resenha? espero que o Claustro tenha despertado em vc um novo leitor de ficção??? e te mostrado um novo horizonte rumo à leituras de Literatura

Wesley - @quemleganhamais 21/02/2024minha estante
Foi muito boa a experiência sim. Deu mais vontade de ler ficção e para esse ano a lista tá grande. Obrigado pela indicação e atenção. ?

Pri.Kerche 21/02/2024minha estante
Vc já colocou "O Tempo e o Vento" na sua lista? É ótimo!!!

Wesley - @quemleganhamais 21/02/2024minha estante
Vou incluir sim! Obrigado pela indicação

missi-dominique 15/01/2024

Os infortúnios da vida: superação e reparação
O Claustro me foi como um presente do início ao fim. É daqueles livros que enquadro na categoria ?Speciale?, pois nos ganham acima de tudo pela afinidade do coração.

Ludovico, Maurício e Ruivo são personagens que têm suas histórias trançadas por uma narrativa encantadora, leve e ao mesmo tempo madura e consciente. No decorrer da trama somos levados a reflexões proveitosas sobre o ser, o existir, o querer, o agir.

Pode o passado ser apagado ou reinventado? Há reparação adequada para os infortúnios da vida? Se há, até que ponto somos agentes passivos nessa reparação? O quanto nossas ações podem impactar e desenhar os rumos de nossa vida e de outros, seja de nossa própria geração ou de gerações futuras?

Continuidade, legado, herança. O que fazemos nós e o que fazem os outros do quinhão que recebemos da vida? Ah?!, e se pudéssemos enxergar além das nossas lentes antes de reclamar juízo sobre a vida alheia?

A leitura envolve demais, é um livro recheado de reviravoltas e subtramas que nos provocam reações diversas. Há personagens para amar, para odiar, para rir, para admirar, até para sofrer e chorar. O desafio é não devorar o livro de uma só vez.

Se vale a pena? Claro que sim, tenho certeza que será como um presente para muitos também. Indico para pessoas que gostam de história de época (brasileira) e que amam conjecturar sobre os fatos narrados.

Um puxão de orelha na dona Priscilla Kerche por alguns palavrões que esbarrei no caminho, mas ainda assim um ótimo trabalho. Sucesso! Queria outro livro na minha mesa pra amanhã.
Pri.Kerche 15/01/2024minha estante
Missi, que resenha!??? fiquei sem palavras

missi-dominique 15/01/2024minha estante
Que nada, o livro que inspira ?

Núbia Cortinhas 16/01/2024minha estante
Belíssima resenha! Parabéns!! Quando terminei de ler o livro me senti órfã, foi super doloroso devolvê-lo para o Kindle.

missi-dominique 16/01/2024minha estante
Obrigada minha amiga ? Também me senti órfã! É daqueles livros que a gente sente que é uma companhia, uma delícia.

Pri.Kerche 16/01/2024minha estante
Núbia e Missi, obrigada? vcs me deixam emocionada?

Pri.Kerche 16/01/2024minha estante
Esse ano pretendo reler mais uma vez o livro e fazer uma edição física.

Núbia Cortinhas 16/01/2024minha estante
Confesso que eu também fiquei curiosa pelas receitas culinárias... ? Queria receitas e mais dicas. ?

Pri.Kerche 16/01/2024minha estante
Verdade, Núbia! A receita do frango c creme de cebola é a que eu faço kk

GabrieIaMaisa 21/12/2023

Com coração quentinho, amei!
Que livro lindo! Muito bem escrito, uma leitura fluente. A gente se envolve tanto com cada personagem, consegui me simpatizar com todos, inclusive os bichinhos. Fiquei encantada com Seiji. Adorei a personalidade da Maria Giordana. Fiquei chocada com a Ana, uma vibe do Lady Killers.

Foi incrível acompanhar a jornada desse ruivinho curioso. O desenvolvimento dele foi tão bonito.

Amei a forma que as histórias dos personagens foram entrelaçadas

Uma das cenas mais tocantes para mim foi a do leito de morte do Ludovico, fiquei emocionada.

E o final do Maurício e do Ruivinho, sem palavras!!

Um livro reconfortante que com certeza vou reler.

Errei feio o narrador, estava super curiosa.
Pri.Kerche 21/12/2023minha estante
Fiquei super feliz por saber q o livro te deu vontade de reler?

Rayssa 07/12/2023

Achei bastante interessante o livro
O livro vai se tratar de uma família que vai se passando de geração em geração, como uma geneologia de uma família mesmo, só que ao redor que vai se passando a história, acontece uma tragédia e as pessoas antigas daquela família se tornam um pouco esquecidas, só que aparece um menino em que irá encontrar um diário em que tudo será relembrado novamente, quem será? Você vai descobrir lendo, hehehe (atenção, sua missão caro leitor, é descobrir quem é o narrador através da história, ao redor do livro, a autora jogará pistas e são elas que você conseguirá descobrir quem é)

Esse livro é para pessoas de 14 anos pra cima, a escrita ela é bem fluída, você consegue terminar em poucos dias e é um livro bem divertido, principalmente na parte da missão, só que é um livro que vai acontecendo várias tragédias (mas não ao ponto de ser aquele livro que te dá gatilhos pesados)

eu admito que tive um apego com o Lucas, o menino ruivo que roubava e que a mãe morreu e tals, amei o desenvolvimento, gostei também das frases desse livro, alguns foram bem impactantes, a autora conseguiu me fazer conectar com a história e fazer eu ter empatia com os personagem, se sentir na pele com o que eles passavam

fiquei impressionada na metade do livro, tanto que eu li bem rápido, eu admito ter ficado impressionada principalmente pela a escrita porque é o primeiro livro da autora e ela conseguiu literalmente chamar a atenção do autor colocando sua criatividade na missão e em cada palavra que falava, os personagem também foram fáceis de serem memorizados e cada momento que teve por ali fez sentido, porque quando uma autora tá começando naquele ramo, normalmente algumas se atrapalham e as vezes os lugares, os momentos, ficam desconexos, prestei atenção nisso e admito ter duvidado se realmente foi a primeira vez da autora, ela deixou o livro bem caprichado.

Eu fiquei muito pistola quando eu errei quem era o narrador, eu literalmente QUASE ACERTEI, mas é isso, espero que quem ler, acerte logo na primeira pista. ??
Pri.Kerche 07/12/2023minha estante
Oba?Dúvida: é um livro que você leria novamente um dia?

Rayssa 07/12/2023minha estante
Sim!

Claudia.livros 13/02/2024

Uma história do tempo, de família e de amor.
O claustro pode significar uma prisão física, mas pode ser também uma prisão mental, um apego ao passado. Quem pode dizer que é inteiramente livre?

O narrador é alguém que acompanha as gerações dos donos de um casarão no interior de São Paulo. Tudo começa com o imigrante Ludovico que chega da Alemanha e com dificuldades imensas consegue se erguer e prosperar. Daí se desenrola a história de sua linhagem, mesclada com as histórias paralelas de outros personagens que acompanham sua família.

E temos Maurício, o protagonista triste do século XX, que carrega um claustro dentro de si.

Uma história tocante, simples e bonita, que faz a gente torcer pelo melhor, mesmo sabendo que o melhor nem sempre é o que pensamos ser.

Li esse lindinho pelo Kindle Unlimited.

Pri.Kerche 25/11/2023minha estante
Oi Kelly, obrigada pela resenha?o livro está com uma 2a edição ilustrada. Acho q se vc abrir de novo o seu arquivo no kindle, a atualização baixa automática.?

grazi225 13/01/2024

Vale a pena
Livro maravilhoso,daqueles que meche na alma e você sabe que mudou depois de ler.
Nunca tinha lido um livro que não se foca-se necessariamente numa só pessoa num só momento,esse livro conta a história de muitas vidas que se ligaram nesse Brasilsão.
Foi incrível que mesmo sem perceber me apeguei a os personagens e fiquei grata de poder conhece-los por meio da leitura,me senti um pouco como o ruivo do casarão,um obsevador obsoleto.
Me pergunto se foi realmente ficção, a forma como a autora fez os personagens ganharem vida quase me levou a acreditar que essa poderia ser uma história que teria acontecido.
A escrita é incrível, esbanja abilidade e estudo em cada palavra.
Pri.Kerche 13/01/2024minha estante
Oi Gaziela43, linda sua resenha? Me emocionou muito? Respondendo sua dúvida: sim, alguns fatos do livro tem base em fatos reais dos meus antepassados. Por exemplo, o pai da minha bisavó era fotógrafo (só que nao era Alemão e sim Italiano). Ele foi mesmo tirar o retrato de famílias que moravam numa fazenda, conheceu uma moça, se apaixomou e apressou o máximo que pôde a revelação do retrato só pra voltar na fazenda e pedir a mão dela em casamento. Eles se casaram e tiveram 4 filhos, sendo minha bisavó um deles. Mas a mãe da minha bisavó não era ruim igual a Aninha?

grazi225 13/01/2024minha estante
Que máximo! linda essa história da sua família

Ana Carol 18/02/2024

Pérola preciosa
Essa história não trata de um personagem principal, mas de uma "família principal". Ao longo dos anos, ou melhor, século, seguimos acompanhando as dores e alegrias dos membros dessa família, seus descendentes, amigos e conhecidos, que embora não sejam os protagonistas, tem seu espaço e importância ao longo da história. Acho lindo como isso se encaixa com a vida real, pq embora existam as pessoas em "evidência" (artistas, influences, empresários, ou seja, pessoas "famosas") existem muito mais pessoas "comuns" vivendo suas vidas "comuns" que talvez não tenham significado para muitos, mas que são muitos significativas no seu entorno imediato.

A história começa em 1855, quando Ludovico, imigrante alemão, desembarcou no Rio de Janeiro, buscando uma nova vida mais conectada com seus valores e sonhos. Aos trancos e barrancos ele foi construindo essa vida, trabalhando duramente até conseguir se estabelecer. Acompanhamos sua vida, suas dificuldades e também a recompensa por seu trabalho duro. Seguimos as histórias de seus descendentes (Lauro, Pedro, Maurício, Carlinho), ora em épocas mais longínquas, ora em épocas mais recentes. A história não é linear, havendo um vai e volta na linha temporal e é muito interessante essa construção pois não é aleatória mas uma construção e entendimento da vida do "personagem do momento", o que torna a história mais rica e amarrada.

Entremeando toda a narrativa tem voz do narrador, que logo no início do livro a autora propõe um desafio para o leitor descobrir quem é (confesso que eu refleti muito, captei a pista e a ideia, mas o nome não foi tão óbvio quanto achei que fosse e por isso mesmo gostei do desfecho mais ainda!). Esse narrador e sua forma tão ampla de ver as coisas realmente é quem nos coloca para pensar sobre os dilemas e os encantos da vida. Nos faz refletir sobre emoções , sobre as decisões dos personagens, sobre a complexidade da vida e todas as nuances de cada situação. Sua voz de sabedoria nos faz ver os dois lados da moeda, que tudo é relativo.Ele não imprime emoção pois é objetivo, acurado e assertivo, mas ao mesmo tempo descreve lindamente emoções e sentimentos dos personagens de forma a tocar a nossa alma. Ele diz o que todo mundo pensa mas não tem coragem de dizer... Seja porque é uma realidade dura, seja pq socialmente não podemos dizer. Guardei muitas de suas frases pq apesar de apreciar uma boa leitura tenho dificuldade de dizer de uma forma bonitas as coisas simples (é isso é o que mais encontramos nesse livro).

Outra coisa muito rica é o desenvolvimento do texto. Começa de uma forma muito "machadiana" se eu puder assassinar o português, quando trata da história que acontece de 1855 até a virada do século, e o texto / gramática / termos vão evoluindo conforme a passagem do tempo. Em paralelo os diálogos marcam toda a diversidade da nossa língua nas mais diversas regiões do país, tornando a leitura muito agradável e real.

Não vou me estender sobre a história em si, pq penso que melhor que uma resenha é ler o livro inteiro e tirar nossas próprias conclusões. E ele possui muitas camadas além da trama e dos fatos. Aborda questões como o luto e tristeza, violência, justiça e liberdade, o poder dos afetos e da amizade (inclusive entre animais, o que achei também de uma delicadeza incrível e surpreendente!) e, principalmente, que é o tom do livro, e para mim seu ponto alto: a capacidade de redenção que todos podemos ter se nos abrirmos para isso através da auto observação, da compreensão amorosa, das oportunidades que a vida nos dá para que isso aconteça. ?

E o nome do livro, que é uma peça a parte de toda a história ... Faz todo sentido sobre as clausura em que vivemos, limitações que nos colocamos, regras que seguimos mas que não existem, nossos aprisionamentos condicionados ou não. Se eu pudesse resumir esse livro em uma frase eu diria que ele é uma pérola preciosa que precisa ser descoberta e apreciada por mais e mais pessoas!
Pri.Kerche 18/02/2024minha estante
Carol, que resenha pronfunda! Parece que vc leu minha mente no memento que escolhi o título! Era isso mesmo?

Ana Carol 18/02/2024minha estante
Completei aqui pq são tantas camadas que foi difícil escrever sobre tudo! Parabéns por essa obra de arte, essa preciosidade! O dia que sair o físico quero ser a primeira a comprar e ter pq é um livro que fala na alma da gente e toca em tantos pontos que me são caros! Obrigada por nos brindar com seus pensamentos Pri ??

Pri.Kerche 18/02/2024minha estante
Pode deixar? vou fazer a diagramação e a capa p a edição fisica ainda esse ano. E aviso vc?

Cleber 19/02/2024minha estante
Que pérola de resenha!!
Não conhecia o livro, obrigado por nos apresentar um livro tão interessante.

Pri.Kerche 19/02/2024minha estante
Oi Cleber, se vc ler o livro, acredito que vai gostar! Te garanto que trabalhei mto p fazer um texto que, por um lado, não deixasse o leitor cair no tédio, mas por outro lado, que não fosse raso.

Cleber 19/02/2024minha estante
Oi Pri, quero ler sim, já estou procurando o livro. Adoro ler novos autores e fico feliz por poder ter a honra de interagir e ter um feedback da própria autora

Pri.Kerche 19/02/2024minha estante
Que legal, Cleber! E eu adoro acompanhar as leituras. Os comentários são um novo horizonte sobre a obra

Ana Carol 20/02/2024minha estante
Clever, Essa é a melhor parte : conhecer a autora! Fora o fato de ela ser tão atenciosa e muito querida! Leia o livro pois tenho certeza que irá gostar! ?

Ana Carol 20/02/2024minha estante
Cleber, está é outra parte incrível de se ler este livro: conhecer a autora! Fora o fato de ela ser tão atenciosa e muito querida! Leia o livro pois tenho certeza que irá gostar!

autorataissilva 12/03/2024

Um livro lindo do início ao fim.
Retratando a história de uma geração inteira, explorando profundamente os personagens, leitura fluida, uma escrita tão encantadora quanto uma poesia, foi assim que sse livro me cativou e me fez refletir sobre diversos pontos da vida.
Adorei o plot. Recomendo muito o livro.

Pensei que fosse acertar quem era o narrador, mas errei. kkk
Pri.Kerche 13/03/2024minha estante
Amei a resenha?

Kyony 14/04/2024

Um livro pra te emocionar e te fazer refletir
Tudo nesse livro é perfeito, a começar pela ambientação do século XIX principalmente no Brasil, a cada descrição as imagens vão se formando como cenas de uma novela de época da globo.
Os personagens são bem escritos e não tem como não se apegar e se emocionar com eles, vamos acompanhar a vida de uma família e suas gerações ao longo do tempo, seus laços de sangue, suas relações com outras pessoas e o impacto que isso trouxe as suas vidas.
A escrita da autora possui muita sensibilidade, são vários os momentos que enquanto lia sentia um aperto no peito ou uma vontade de chorar, com extrema delicadeza ela vai costurando os pequenos fatos ao longo do livro, garantindo que não haja pontas soltas ao final da leitura, tudo tem sua importância e o seu devido lugar na trama.
Ao final da leitura eu me vi pensando naquele velho ditado que diz que Deus escreve certo por linhas tortas, afinal de contas não foi por caminhos tortuosos que Ruivo e Maurício tiveram seus destinos entrelaçados? Não há como negar que as circunstancias não eram nada favoráveis para eles, ainda assim a libertação de um acabou desencadeando no resgate do outro e da maneira mais improvável possível ambos encontraram a salvação que necessitavam.
Pri.Kerche 14/04/2024minha estante

Pri.Kerche 14/04/2024minha estante
Adorei a "maneira mais improvável possível"

Nina Pina 08/01/2024

Encantada
O livro é ótimo, a história é bem construída, os personagens são bem cativantes, o enredo nos remete, para 1855 Ludovico um jovem rapaz imigrante alemão, sonhador que entrando em conflito com o pai, foge de sua terra natal para o Brasil, o começo de sua vida no Brasil, não foi nada fácil, enfrentou muitos problemas, além da fome e o idioma, aqui construiu família e fortuna.

Décadas se passaram e Maurício bisneto de Ludovico, morava no antigo casarão da família. De repente, uma tragédia,
Maurício é arrastado para uma vida de tristeza e melancolia.

Após o trágico episódio que ocorreu no casarão, Maurício desce ao porão diariamente, pois lá, ele mantém um segredo.

Uma história cheia de idas e vindas de amores, dores, amei quase todas as mulheres fortes dessa família, digo quase, pois Aninha era uma mulher muito má, fiquei decepcionada com suas atitudes.
Dica: leia para descobrir qual o segredo.
Super recomendo.
Pri.Kerche 09/01/2024minha estante
Nina, na sua opinião, é um livro que merece releitura?

Nina Pina 09/01/2024minha estante
Simm

Nina Pina 09/01/2024minha estante
Um livro para saborear lentamente??

CarinaBeatriz 17/02/2024

Delicado e Impactante. Surpreendente!
?O Claustro? apareceu no meu feed por acaso. Primeiro, me interessei por uma resenha. Então, vi a sinopse e comecei a lê-lo.

Minha leitura anterior havia sido um fracasso no quesito Expectativa versus Realidade. ?O Claustro? foi completamente oposto. Não que a minha expectativa fosse ruim, mas nunca sabemos o que esperar de um autor que é novidade para nós. Priscila me surpreendeu grande e positivamente!

Li um terço do livro sem saber como descrevê-lo, mesmo sendo uma leitura deliciosa. É que, na sua delicadeza, ele é tão profundo, que eu não encontrava palavras. Atraente foi a primeira que me veio. Eu não conseguia parar de ler.

Eu queria saber cada vez mais de personagens tão complexas, no melhor sentido da palavra. São personagens muito bem desenvolvidas, numa leitura fluida, coerente e coesa. E, mesmo não tendo uma história sequer parecida com a de qualquer uma delas, muitas vezes interrompi a leitura para meditar em aspectos da minha própria vida e das minhas próprias dores.

Se na leitura anterior eu havia reclamado do cansaço de ler mais do mesmo, com ?O Claustro? eu fui presenteada com algo diferente de tudo que tem sido produzido em massa nos últimos tempos. É poético, profundo, maduro e único. É brasileiro, como os melhores clássicos com que temos contato nas literaturas escolares, porém, com uma delicadeza que me encantou e ultrapassou àqueles.

É verdadeiro. Com enredos originais, traz a verdade da vida com tudo que ela é: belíssima e dura.

De brinde, você ainda encontra por aqui no Skoob a autora com a sua simpatia e simplicidade. Despretensiosa e talentosíssima.

Vai ficar guardado como um dos meus livros favoritos, para revisitar e reler futuramente.
Pri.Kerche 17/02/2024minha estante
Mto emocionada com suas palavras, Carina?

Ester 06/05/2024

Um dos melhores livros que já li
Imagine que sua casa é invadida por um ladrão, que mata seu único filho. Tomado pela tristeza e pela fúria, você encontra o ladrão e o prende no porão da sua casa. Mas, e agora? O que fazer com ele? Que tipo de vingança seria suficiente para amenizar sua dor?

Essa é a premissa principal de "O Claustro", mas o livro é tão mais do que isso! Ele é belo de um jeito desconcertante e riquíssimo em detalhes.

Ele fala sobre vingança, justiça, legado, senso de dever, o apego que criamos com a nossa própria dor e se como as pessoas se condicionam às situações. Fala sobre liberdade, prisão, criar laços e como, às vezes, os laços estabelecidos com pessoas que não conhecíamos podem ser mais fortes do que os pré-estabelecidos com quem compartilha nosso sangue... É um livro pra ser sentido e saboreado com a alma.

Como são duas linhas temporais (passado e presente), a história fica indo e vindo, o que a deixa muito dinâmica e gostosa de ler. São 400 páginas, e eu terminei em 2 dias porque não conseguia parar. Sempre tem alguma coisa nova pra descobrir, e você nem vê o tempo passar.

Além disso, a Pri também usa muito a metáfora e o subtexto, o que faz com que o livro reverbere muito além do período da leitura: a história nunca mais vai sair da sua cabeça, porque ela entra direto para o coração.

Enfim, sou leitora crítica há anos e pra mim, até agora, o único livro que eu considerava perfeito era "O Perfume", do Patrick Suskind, mas agora "O Claustro" tá bem ali juntinho. Ele também traz alguns aspectos de outros dos meus livros favoritos, como Kindred (Octavia E. Butler), O Cortiço e uma pitadinha do filme "A Pele em que Habito".

Cinco estrelas é o máximo, mas se pudesse eu com certeza daria mais
Pri.Kerche 09/05/2024minha estante

Fabi 03/03/2024

Um passeio histórico delicioso acompanhando uma família que nasceu quando um imigrante alemão veio parar aqui no Brasil.
Neste desenrolar tem suspense, amor, dor, injustiça, um tiquinho de fantasia (ou seriam metáforas?) e redenção.
Fico pensando o quanto de pesquisa e estudo a autora precisou investir para construir tão bem esta narrativa.
Leiam!
Pri.Kerche 03/03/2024minha estante
Obrigada ? foram mesmo alguns anos de trabalho pra deixar tudo amarradinho kk