Sobreviventes

Sobreviventes Alex Schulman

Resenhas - Sobreviventes

1 | 2 | 3 | 4

edisik 05/04/2023

Peguei esse livro sem saber nada dele. É uma escrita mais lenta onde vai mostrar a relação entre três irmãos. A história se passa em dois momentos, é boa, mas foge muito do meu gosto literário.
Mãe de dois 18/07/2023minha estante
Idem!!!!

fefasecretss 20/04/2024minha estante
Achei o mesmo, poderia ser desenvolvida de outra forma, particularmente falando.

Pri Paiva 02/05/2023

Dor, infância conturbada e culpa.
Comecei lendo o livro enganada por essa sinopse que dizia se tratar de um thriller psicológico.

Não se trata de um thriller, mas de um drama familiar.

Durante a leitura recebi boas doses de indignação com alguns personagens ...rs e a narrativa é linear por assim dizer, mantendo quase sempre o mesmo ritmo, mas prendendo o leitor até o desfecho.

Apesar da expectativa para com os acontecimentos, o livro mantém mais uma descrição dos traços dos irmãos e conta a história da infância conturbada com seus pais displicentes.

Por muitos momentos cheguei a pensar que eles não eram os pais de 2 dos meninos. Acreditava que eles tinham sido sequestrados, tamanho desamparo e indiferença com que os tratavam. Enfim...errei no palpite!....rs

Mas, existe um plot twist durante a leitura, o que causa uma certa surpresa no final do livro.

Algumas frases do livro são ótimas! Anotei todas!

Apesar de não ter achado a leitura perfeita, achei boa!

José Carlos 01/02/2023

Lento, mas muito bom!
Pela resenha da editora, esperava uma leitura rápida, mas não! A escrita do autor é muito boa, mas é lenta! O livro gira em torno de três irmãos, há tempos afastados, que se reencontram quando perdem a mãe! Intercalando capítulos entre passado e presente, o autor foca principalmente no irmão do meio, Benjamin, e desenrola fatos de antes e depois de um acontecimento na infância que abalou as estruturas da família! É um romance (não um thriller), com um final surpreendente! Gostei muito!
Gersonita0 03/03/2023minha estante
Amei sua resenha. Simples e objetiva. O final surpreendente ligam todos os fios do contextos. Realmente o escritor parece lento, mas é nessa lentidão dos fatos que ele nos amarra. Gosto de livros assim. Com bagagem emocional e que seja impactante. Afinal a alma humana é quase indescritível.

jessycah 09/02/2024

Do livro todo, teve UM ÚNICO MOMENTO aos 91% que gostei. Um plot que foi interessante. De resto, a história é totalmente fora de ordem, uma bagunça, sem sentido e recheada de detalhes desnecessários. Os personagens não geram conexão, você nem consegue conhecer eles direito no meio de tanta desordem da história? é exatamente como eu havia lido nas resenhas: apesar de pequeno um livro demorado de ler e com uma história ruim. Só li porque tinha ficado com muita vontade e por muito tempo, mas foi uma decepção total

Leticia.Liesenfeld 29/04/2023

Apenas Frases
O policial apalpa os bolsos em busca de um bloco de anotações. Ele ainda não sabe que essa história não pode ser escrita em uma ou duas páginas em branco, que ele está entrando no fim de uma história que se estendeu por décadas, uma história de três irmãos que foram arrancados deste lugar há muito tempo e agora se viram forçados a voltar, que tudo aqui está interconectado, que nada se sustenta por si só nem pode ser explicado sozinho. O peso do que está acontecendo neste momento é enorme, mas, claro, a maior parte já aconteceu. O que está se passando aqui, nestes degraus de pedra, as lágrimas dos três irmãos, o rosto inchado e todo aquele sangue, é apenas a última ondulação na água, a mais distante, aquela localizada mais longe do ponto de impacto.

Jeanine 18/04/2023

Pedi um thriller e ganhei um drama familiar
O livro conta a vida de três irmãos extremamente traumatizados, desde a infância até a vida adulta.
Uma história sobre negligência parental, depressão, tentativa de suicídio, bullying e culpa.
Achei a narrativa fluida e ágil, mesmo sendo bastante descritiva e indo e voltando entre passado e presente.
Não achei o plot twist muito bem construído, mesmo sendo surpreendente, não é do tipo que se vc volta a ler e consegue perceber do que se tratava.
Recomendo a leitura, acho a história boa, mas fiquei com a sensação de que podia ser melhor.

Evy 09/03/2023

Sobreviventes foi uma surpresa! Pela capa eu estava esperando um super thriller de suspense e me deparei com uma história familiar profunda e cheia de dramas! De forma nenhuma vi isso como negativo, pois adoro um bom drama e creio que essa leitura, apesar de ter sido um pouco confusa e arrastada no começo, trouxe muitos elementos importantes e reflexões necessárias de como pequenas ações, falas ou até mesmo a ausência delas, pode reverberar pelo resto da vida.

Sobreviventes gira em torno de três irmãos que acabaram de perder a mãe e regressam à casa de campo onde passaram um verão juntos para atender ao seu ultimo pedido jogar suas cinzas no lago próximo ao local onde um terrível acidente mudou a vida de todos para sempre. Durante a viagem de carro, os irmãos acabam mergulhando em lembranças e revivendo situações que marcaram suas infâncias e vidas desde então. Entre flashs do passado e momentos do agora, vamos descobrindo uma família totalmente desestruturada cheia de silêncios, traumas, indiferença e agressões que acabaram por moldar as personalidades e traumas dos três irmãos, cada um a sua forma.

Aos poucos, vamos começando a entender as manias estranhas, a forma de se esconder no silêncio, a naturalidade que tentam imprimir no dia a dia sem conseguir se desvencilhar dos fantasmas do passado que os acompanham em toda jornada. O enredo da história é muito bem amarrado e apesar de não ter sido o tempo todo um thriller extremamente empolgante, a revelação final do terrível acidente foi super impactante pra mim e me deixou no chão!

O trabalho narrativo foi bem elaborado para chegar ao plot final, embora confesso que apesar do drama dos irmãos, não senti conexão com os personagens e nem mesmo empatia em alguns momentos que achei que deveria. Mas, creio que faça parte de ser uma história bem a vida como ela é, com personagens reais e seus dramas e defeitos.

Recomendo a leitura!

Karini.Couto 05/04/2023

Enfrente o passado, para que seu futuro possa ser melhor e que não sejas assombrado.
Nesse enredo temos três irmãos que em sua infância, conviveram com seus pais em uma cabana isolada, num local remoto. Intercalando passado e presente o autor vai nos contando sobre os dramas vividos pela família, que tem início a partir do presente, onde os irmãos estão na tal cabana, aguardando um carro de polícia chegar ao local e daí vamos reviver momentos cruciais que marcaram passado e presente.

O policial estranha a cena que vê, três homens sentados lado a lado nos degraus da frente chorando e se abraçando. Vestidos de terno e gravata, eles têm uma urna ao lado. Eles estão molhados e a impressão é que levaram uma baita de uma surra e aí entende o motivo de terem chamado uma ambulância.

Uma história que assim como diz no livro, não pode ser escrita em uma ou duas páginas em branco, uma história que se estende por décadas, uma história de três irmãos que foram arrancados do local em que cresceram e tiveram que voltar e enfrentar o passado. Um drama intrincado, que vai se ligando ponto a ponto, conforme passado e presente se entrelaçam.

"O peso do que está escondendo nesse momento é enorme, mas, claro, a maior parte já aconteceu. O que está se passando aqui, nestes degraus de pedra, as lágrimas dos três irmãos, o rosto inchado e todo aquele sangue, é apenas a última ondulação na água, a mais distante, aquela localizada mais longe do ponto de impacto."

E com esse trecho venho falar sobre sentimentos, família, situações que marcam nossas vidas, ciclos que se iniciam e que precisam ser fechados. Um drama familiar profundo e que mais do que nunca somos fruto de experiências que vivemos e das novas que construímos ao longo das nossas vidas. Que nós precisamos perdoar aos outros e a nós, para que só então possamos ter algum tipo de paz e seguir em frente realmente. Mas sem esquecer que mesmo os espinhos têm importância em nossa jornada pela vida.

Os irmãos retornam a casa onde cresceram como último pedido de sua mãe que acabou de falecer, para que suas cinzas pudesse ser jogadas no lago perto da cabana e com isso vão relembrar um acidente que mudou o curso de suas vidas. Eles tiveram uma família desestruturada, e marcada por muitos vazios e silêncios, indiferença, agressões que criacaram cicatrizes profundas e tudo isso óbvio que impacta em quem eles são hoje, o agir, as personalidades... E com jsso vamos compreendendo o jeito de cada um deles, os silêncios, comportamentos estranhos, a farsa de fingir que aquilo é natural em partes é e em tantas outras não é. E o mais importante, tudo que eles passaram ainda está tão enraizado, que eles reverberam isso a todo instante, mesmo quando não é a intenção.

Não é um thriller, considero a obra um drama familiar com um suspense a cerca do tal acidentes que mudou o curso da história dessa família. E a revelação ao final, é impactante, surpreende e nos deixa atônito.

Jamais esqueçam as boas reflexões que dramas familiares levantam, diálogo é importante, por os sentimentos para fora, verbalizar satisfações ou insatisfações, estrutura familiar, sentimentos precisam ser expostos, pois na falta de uma verdadeira relação, não tenha dúvidas, que muitas coisas poderão te assombrar para o resto da vida.

Um enredo com viés profundo e uma escrita envolvente, um livro sobre sentimentos, famílias, defeitos, danos, cacos, traumas e recomeços...

site: https://instagram.com/alempaginas

leiturasdaursula 27/02/2023

Um thriller diferente
Este é um thriller psicológico e familiar, lançado em janeiro de 2023. Aqui, três irmãos, que não se relacionam há muito tempo, precisam, após a morte da mãe,retornar à casa onde passavam os verões à beira do lago, quando eram crianças. Esse retorno ao cenário onde aconteceu uma tragédia há 20 anos, vai fazer com que sentimentos reprimidos venham à tona.

A narrativa é em terceira pessoa e intercala passado e presente, em uma atmosfera intensa e sufocante,  que foge aos padrões do thrillers tradicionais e que contém uma carga emocional muito forte. O autor sueco usa alguns elementos clichês do gênero, mas de forma inovadora e única. O plot do final me deixou chocada, porque segue uma linha que eu não esperava e que me surpreendeu muito positivamente!

Eu recomendo a leitura, mas cuidado com os conteúdos presentes nesse livro. O livro me fez chorar pois despertou gatilhos para violência doméstica (psicológica, principalmente), negligência parental e depressão. Mas, vale muito a pena a leitura!

Vivi 17/04/2023

Um final surpreendente!
Acho que todos nós esperávamos um thriller e fomos surpreendidos com um grande drama familiar, que intercala entre passado e presente.

Os personagens são bem construídos e o autor apresenta muitos detalhes, porém demorei pra engatar na história e achei a leitura bem arrastada, mesmo o livro sendo curtinho.

O drama familiar é bem triste e aborda alguns assuntos como: negligência, memórias, tragédia, depressão, bullying, traumas, carência afetiva, dentre outros.

O final salvou o livro e fez todo sentido. Precisei voltar e reler alguns capítulos pra ver o que tinha deixado passar.

Tathi (@Doidosporserieselivros) 15/02/2023

Olá queridos amigos leitores ! Essa semana chegou aqui em casa o lançamento do @grupoeditorialrecord e @veruseditora intitulado Sobreviventes do autor @alexschulman .
É claro que eu consumi ele em tempo recorde , e venho aqui hoje indicar ele para vocês.

Nessa trama conhecemos Benjamin, Pierre e Nils três irmãos com um passado conturbado que são obrigados a se encontrar novamente para espalhar as cinzas de sua mãe morta, mas os ressentimentos do passado, e confusões da mente jovem que ambos tiveram, fará com que assuntos enterrados sejam confrontados causando dor especialmente para Benjamin que foi o mais afetado dos três.

?????????

Alternando passado e presente o autor nos mostra o que os três meninos sofreram com uma mãe inconstante e um pai por vezes violento, que os forçavam a viver em busca constante de migalhas de amor.

É nítido como cada um dos filhos se fechou em sua própria concha, se defendendo como podiam em busca de sanidade mental.

O foco em Benjamin nos traz questionamentos sobre traumas, desassociação, bloqueios de memórias, carência afetiva, depressão e suicídio, violência doméstica na infância e como tudo isso deve ser confrontado em terapia.

O livro guarda uma revelação final , que confesso, me deixou arrepiada e que dá um sentido muito maior e mais profundo para as dores dos garotos do que se pensa a princípio.

Sobreviventes é uma das obras mais intensas que li nos últimos anos, com uma carga emocional tão grande que certamente entrou para minha lista pessoal de favoritos.

Bia Brasil 10/04/2023

Não amei o trabalho de edição!
Preciso começar essa resenha dizendo que tive sentimentos muito conflituosos em relação a esse livro. Primeiro porque esse livro não é um thriller, mas sim um drama familiar (!!!).

E aí chega a minha crítica para a edição do livro (pelo menos a versão brasileira, não tive contato com outras então não sei se é um problema geral): a capa e a sinopse te passam a ideia errada de que vai ser um thriller e não é nada disso. Eu pessoalmente amo drama familiar então não foi um problema absurdo pra mim, mas me senti enganada pela edição de qualquer forma.

Agora sobre a história: eu gostei. Não é nenhum livro que vou levar pra vida, mas é uma leitura rápida e com uma boa reviravolta no final. O autor escreve de uma forma muito boa e que te prende. Os personagens são bem interessantes, apesar de problemáticos. É um daqueles livros que você gostaria de conversar sobre com alguém.

Enfim, recomendo a leitura, mas vão sabendo que é um drama familiar!

Me sigam no Instagram @apaixonadapo 28/02/2023

Sobreviventes
Três irmãos, Nils o mais velho e que tenta a todo custo se desvencilhar da família que ele considera loucos, Pierre o caçula, o mais rebelde dos três e que sempre achou que a vida se resolveria no ataque e Benjamin, o do meio, o protagonista, o que sempre tentou manter a família unida e nos eixos, mas o mais atingido pela complexa e desestruturada família.
Eles tem uma missão, retornar a antiga casinha do lago e levar as cinzas da mãe, porém terão que revirar o passado e o terrível acidente ocorrido em um certo verão, que os marcou para sempre e de forma brutal.
Minha opinião:
Não considero Sobreviventes um thriller, mas sim um drama familiar bem agonizante.
O autor tem uma escrita fluida e bem diferente do que já li, que a princípio parece nos trazer certa confusão, mas que é proposital, pois ele quer nos introduzir nessa família tão desajustada. E assim o faz brilhantemente!
Entre o presente e o passado, logo estamos imersos neste núcleo e passando pelo desespero desses três irmãos que passaram uma infância precária, e disputando sempre a atenção, o amor e afeto dos pais, ao mesmo tempo que tentavam se manter unidos.
Benjamin foi um personagem que me apeguei muito, e foi difícil penetrar em todo o seu drama, sofrimento, memórias e culpa pelo que sentia com o acidente fatídico. E em como esse acidente e sua família o transformou na fase adulta.
Imaginei diversas coisas e finais, mas jamais o plot twist que o autor nos reservou.
Intenso, inovador e comovente. Super recomendo!!!

Jaqueline @icontextualize 07/03/2023

Para quem gosta de dramas familiares bem construídos, fica aqui a minha recomendação!
Neste livro somos apresentados a três irmãos que juntos tiveram uma infância marcada por muitos traumas. Na competitividade pelo afeto e amor eram oferecidos apenas migalhas. Agora adultos, precisam voltar a casa do lago, mas o passado quando não revolvido sempre vem à tona.

Gatilho para: negliência parental, violência, depressão etc.

Apesar das poucas páginas, esse é um livro que exige um pouco mais do leitor devido as cargas emocionais expostas. É um livro mais lento, então precisa ter paciência. E o que é mostrado marca quem lê, porque fala sobre temas recorrentes dentro de tantos lares. A negligência em suas diversas formas trazem um impacto intenso.

A narrativa marcada pelo presente e passado, mostra o quão fragilizados estes personagens estão, principalmente o Benjamin, irmão do meio que sempre tentou fazer com que a familia fosse unida, mas que aos poucos foi deixando de viver para ver a vida passar. Nós leitores nos refletimos como a vida destes personagens poderiam ser completamente diferentea se outras atitudes tivessem sido tomadas no tempo cabível.

site: instagram.com/icontextualize

Pedro 17/04/2023

Eletrizante
Confesso que o estilo de narrativa e a alternância entre passado e presente, no começo, foi um pouco confusa, porém você se acostuma e acaba sendo um diferencial interessante.

Um ponto positivo: O Autor detalha bastante a história e os elementos que nela compõe, trazendo uma visão abragente e rica, não chega a ser massante pois a narrativa é rápida e fluída.

Em suma, o drama familiar é assistido e sofrido pelos 3 jovens que carregam sentimentos
complexos sobre o que passaram na infância. Gostei da história, é um livro sobre família, irmandade, traumas e recomeço.

1 | 2 | 3 | 4