Sobreviventes

Sobreviventes Alex Schulman

Resenhas - Sobreviventes

1 | 2 | 3 | 4

VIVIWOO :) 08/03/2024

Terminei esse faz alguns dias e de princípio eu achei que seria um livro extremamente interessante, porém é bem confuso e complicado de se entender (não em questão de palavras, mas sim em ordem cronológica)...

jessycah 09/02/2024

Do livro todo, teve UM ÚNICO MOMENTO aos 91% que gostei. Um plot que foi interessante. De resto, a história é totalmente fora de ordem, uma bagunça, sem sentido e recheada de detalhes desnecessários. Os personagens não geram conexão, você nem consegue conhecer eles direito no meio de tanta desordem da história? é exatamente como eu havia lido nas resenhas: apesar de pequeno um livro demorado de ler e com uma história ruim. Só li porque tinha ficado com muita vontade e por muito tempo, mas foi uma decepção total

Cris 08/02/2024

Sobreviventes
Creio que outros também iniciaram esse livro imaginando um suspense?bem não é. Tema interessante, uma reviravolta que conseguiu me surpreender. Gosto da desordem cronológica que o autor escolhe; além das duas épocas onde a trama se desenvolve o presente fica indo e vindo. Não é um livro ruim mas não me impressionou.

Giuliana Sperandio 25/01/2024

Compre um suspense e leve drama ??
Na sinopse do livro, vi muitos comentários elogiando-o como um suspense envolvente. Confiei nisso sem checar resenhas, o que talvez tenha sido um erro.

Vamos às considerações:

O livro é ruim? Não, mas também não se destaca como algo extraordinário. A narrativa é um pouco lenta, e em algumas partes, achei um tanto confusa (ou talvez eu estivesse sonolenta e não conseguisse ler com clareza). O autor apresenta duas versões da história: uma com uma família à beira de um lago, composta por três irmãos na infância, e a outra anos depois, quando já estão adultos.

A impressão que tive é que os meninos foram frequentemente negligenciados na infância, evidenciando sinais claros de pais problemáticos com tendência ao alcoolismo. Esse elemento, de fato, resultou em um acontecimento marcante que deixou uma marca permanente na vida de todos.

Apesar de não ser um livro excepcional, é possível lê-lo. Minha expectativa por um suspense foi substituída por um tom mais dramático.

Recomendo para quem gosta de dramas.

maria 19/01/2024

Sinceramente, não tinha nenhuma esperança de gostar desse livro, mas eu amei. Eu definitivamente não esperava tamanhas reflexões e que o plot do final fosse me pegar do jeito que pegou. Eu amei como a história é narrada, de trás pra frente e com capítulo alternados entre os "dias atuais" e a infância dos irmãos. E talvez um ponto que tenha me feito gostar mais ainda foi como pude me identificar com o Benjamin e ver alguns aspectos da minha irmã nos irmãos dele e suas relações.

Erika.Lucena 06/01/2024

A leitura é lenta, embora o livro seja pequeno. Refere-se à um drama familiar.
Infelizmente, não é um livro tão bom a ponto de ser recomendado.

Bia 15/12/2023

Um bom suspense, mas previsivel e com imperfeiçoes
De início, voce pode interligar o título ou a capa a um thriller. Porém, a trama gira em torno de um drama familiar. Uma família disfuncional, que tem na perda da mãe e na paternidade negligenciada , um ambiente opressivo e volátil.⁣⁣
⁣⁣
Em uma metáfora associada a floresta e ao lago, os três irmãos vivem as consequências, as traições, as magoas da infância e da vida adulta. As suas relações interpessoais, as frustações, a negligência paterna e os efeitos na vida adulta.⁣⁣
⁣⁣
A leitura, por vezes, é lenta e bem densa, mesmo sendo curta. A história tem muitas cenas fortes e vívidas, além de uma reviravolta muito boa e que não era esperada.⁣⁣
⁣⁣
As minhas ressalvas giram em torno dos saltos temporais e o quanto isso foi confuso, mesmo com os flashbacks. Além, do final e sua credibilidade quanto ao resto da história. Porém, achei bem interessante a narrativa, mesmo com esses “poréns”.⁣⁣

site: https://www.instagram.com/meus2literario/

bArbara.chrisostom 04/12/2023

Querendo entender até agora o motivo de colocarem como um thriller, se obviamente é drama atrás de drama. Leitura arrasante, lenta e no fim de tudo você só quer abraçar o Benjamin e dizer que em algum momento você acha que vai ficar tudo bem com ele.
Giuliana Sperandio 19/01/2024minha estante
Tô lendo e sentindo frustração pelo mesmo motivo.

Adrielly111 04/12/2023

Uma pegada parecida com A PACIENTE SILENCIOSA.
Primeiramente, é um livro triste, mas bonito. Gostei da leitura, não esperava pelo plot e achei comovente a "redenção" da família. É um daqueles livros que vou ficar pensando nele por alguns dias. Pensando em quantas pessoas saem com a cabeça desgraçada da infância por tragédias. Em quantas famílias que começaram tão bem e acabam tão mal.

Ivana 04/09/2023

Melancolia palpável
De início, acreditamos que a história será sobre três irmãos vivendo o luto pela perda da mãe, afinal, essa é a premissa do livro.

Contudo, já nas primeiras páginas, ao ganharmos uma narrativa intercalada entre passado e presente (algo que inicialmente fica um pouco confuso, mas a dinâmica é facilmente captada pelo leitor depois disso) percebemos que há algo muito sério por trás da dificuldade que essa família tem em se comunicar.

Aqui, temos o reencontro de três irmãos: Benjamin (nosso protagonista), Pierre e Nills na antiga casa (cabana?) que a família morou. Os irmãos voltam lá para jogar as cinzas da mãe e cumprir seu último desejo.

Somos então, expostos a história deles. Sempre a partir da ótica de Benjamin, ele vai nos relatando como as "disfuncionalidades" familiares moldam nossa vida adulta e como lidar (ou não) com nosso trauma interfere em nossas relações, principalmente, familiares.

Achei impressionante que o livro exala melancolia mesmo nas cenas em que nos são contadas momentos alegres, a impressão é que a qualquer momento algo de horrível vai acontecer. E quando acontece, bem... É surpreendente, é aquele tipo de plot que sempre esteve lá, mas precisamos que o narrador nos aponte. Quando percebemos, é esmagador.

Allan 27/07/2023

Complicado
Que livro mais confuso de ler, meu Deus.
Os eventos começam a ser contados em duas linhas temporais, até aí tudo bem, vários autores usam dessa ferramenta, o problema é que nenhuma das linhas temporais seguem uma ordem cronológica continua, chega até a ter capítulos diferentes que terminam no mesmo evento, repetindo partes, sem falar que o livro narra a história do ponto de vista do Bejamin, retrocedendo para o passado, como se cada capítulo terminasse em um ponto anterior ao começo do mesmo.
Dito isso, apesar de confuso, é uma leitura legal, com um plot twist bom, que acaba aplicando muita coisa.

AryLis 26/07/2023

Memórias reprimidas, dor, luto e ausência
Esse livro sueco de início parecia um retrato de uma família disfuncional (com pais disfuncionais) que poderia ser encontrada em qualquer canto do mundo. Após finalizar o livro ainda acredito que essa história poderia ter ocorrido com diversas famílias, todos estão sujeitos a passarem por situações ruins e difíceis. Mas vários pontos fazem essa narrativa ser única, melancólica e reflexiva.

Chorei no último capítulo, me emocionei surpresa (não achava que essa história a princípio um tanto lenta e de certa forma comum pudesse mudar de rumo de forma avassaladora). Não posso contar spoilers do final, porém é realmente um bom livro.?

CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA +14 ANOS

Luschnee 15/07/2023

Surpreendente
Confesso que tive um pouco de dificuldade de entender a estrutura da narrativa, o que fez com que eu demorasse mais que o normal para ler.

Parece que obedece à estrutura do ensino do norte da Europa: você aprende um pouquinho hoje, amanhã você revisita o assunto e aprende mais um pouquinho e depois de amanhã mata uma revisita e mais um pouquinho.

Essa estrutura faz com que nós, latinos, e apressados por natureza, fiquemos um pouco desconfortáveis.

Mas o final surpreende, porque você consegue entender o que aconteceu e recebe finalmente toda carga emocional e psicológica do livro.

Não é um livro que possa cair do gosto da geral, mas quem tiver coragem (e tenacidade), não vai se arrepender.

1 | 2 | 3 | 4