Matei um cachorro na Romênia

Matei um cachorro na Romênia Claudia Ulloa Donoso

Resenhas - Yo maté a un perro en Rumanía

Yasmin O. 22/12/2023

Uma viagem pela Romênia sem romantismos, mas dotada de afetividade, com pitadas de road trip, da capital Bucareste a pequenos povoados, narrada por um romeno e uma sul-americana de país desconhecido, ambos imigrantes na Noruega, ele motorista de ônibus, ela professora de idiomas, abordando sofrimento psíquico, xenofobia, pertencimento, isolamento, apatia, desencontros, solidão e as complexas e contraditórias relações familiares e de amizade, quão estranhas e inusitadas muitas vezes elas são. Gostei muito, achei uma combinação insólita de acontecimentos, personagens e paisagens e recomendo!

Da contracapa: Com um verdadeiro road book, com direito a um Dacia verde, neon, clonazepam líquido, muito concreto em avenidas monumentais e blocos residenciais soviéticos, Claudia Ulloa Donoso cria uma obra sobre saúde mental, exílios e raízes, caminhos, companheirismo, pertencimento e comunicação - seja em espanhol estrangeiro, italiano macarrônico, romeno telepático com sotaque moldavo ou na inesperada linguagem canina.

"(...) como conseguiam se entender se ela não fala romeno e ele não fala espanhol? Porque gostam um do outro, é óbvio, quando as pessoas se gostam não precisam falar, como os casais de velhos, assim como estamos agora, na mesma cama, sem trepar nem conversar, como um casal de velhos".

"(...) Já até imagino como seria levar os piolhos para dar uma volta na Noruega. Que péssima imagem a gente ia passar carregando pragas, ainda mais agora que nós, estrangeiros, já estamos mal na fita, tirados para ciganos, ladrões, vagabundos, sujos, drogados, estupradores, traficantes, a depender do país, ora, dá até pra escolher, e se ainda por cima reforçamos o preconceito deles com piolhos, deportam a gente por falta de higiene, pode esperar, não tem erro".