Imogen, obviamente

Imogen, obviamente Becky Albertalli

Resenhas - Imogen, Obviously

missmirtle 22/05/2024

Gosto muito da escrita da Albertalli e imagino como esse livro deve ser importante pra ela, depois do que a coitada passou com essa galera MALUCA da internet que forçou o coming out da autora.

Mas, pra mim, ?Imogen, Obviously? podia ter, tranquilamente, umas cem páginas a menos.

O começo é muito bom, bem desenvolvido, interessante. O final também! Você lê e quer ver tudo se desenrolar e dar certo pra Imogen. A questão é que na metade da história nada acontece.

Várias e várias e várias páginas trazem o questionamento bissexual (válido) e a incerteza e as inseguranças e os traumas queer. E tudo certo.

Mas teve uns momentinhos que admito que eu fiquei entediada de ver personagem girar em torno das mesmas falas e repetir a mesma coisa 386 vezes sem nunca sair do lugar.

Tirando isso, a história é bonitinha, vai.

Maria1691 18/05/2024

Um livro gostosinho, que fala sobre autodescoberta e autoaceitação, tem um romance muito fofo e as amizades são lindas. É um livro perfeito pra quem está se descobrindo bissexual

Thaarci 15/05/2024

Queria ter lido esse livro quando tinha 15 anos ?
Eu gostei, obviamente, mas esse livro teria sido incrível na minha adolescência. Ainda assim tive uma curiosidade de terminar de ler, me senti na pele da Imogen em alguns momentos. Os capítulos curtos e rápidos fazem a leitura beeeeeeeeem dinâmica, amei isso. Sinto que é um texto que vai impactar pessoas mais jovens em processo de compreensão sobre a sexualidade. Tem algumas referências difíceis de compreender mas não atrapalham a história.

Italo159 13/05/2024

Becky poderia ter resumido esse livro a uma thread de twitter
Longe de mim dizer que as pautas que a autora traz não são importantes. Na verdade, considero-as relevantes e válidas. No entanto, questiono se a melhor abordagem seria dedicar um livro de 385 páginas, onde, por cerca de 350 delas, temos uma menina lamentando por ser hétero e sem que mais nada aconteça.

É algo que, literalmente, leva o leitor à exaustão. É possível avançar facilmente 20 páginas sem perder nenhum ponto significativo porque ela está repetindo os mesmos questionamentos, da mesma maneira, diante da mesma situação.

Todos os diálogos do livro giram em torno da sexualidade, já que os personagens constantemente se resumem a isso. Portanto, cada conversa dela com os amigos parece mais uma reunião do DCE discutindo as letras da nossa sigla.

Se você compartilha das mesmas aflições que Imogen e isso te interessa MUITO, talvez funcione para você. No entanto, se busca um romance leve, uma comédia romântica ou algo do tipo, provavelmente se sentirá decepcionado.

Lembro-me de ler "Com amor, Simon" e apreciar a escrita de Becky. Continuo a apreciá-la, mas todos os personagens parecem tão iguais, tão LGBTs descolados, que só consegui diferenciar as amigas dela e a irmã nas últimas 50 páginas do livro. Essas páginas, ao levar a trama adiante, acabam sendo a melhor parte do que poderia ser apenas uma thread no Twitter, ao invés de um livro com 384 páginas.

mhawthorne 10/05/2024

Comfort Book!
Simplesmente amei a experiência de ter lido esse livro!! Os capítulos são super curtinhos (o que eu adoro) e a leitura flui muito. Imogen está aqui para nos mostrar sua jornada de autodescoberta, que possui muitos conflitos e inseguranças, mas é retratado de uma maneira muito bonita! A autora apresenta uma adolescente de 18 anos ansiosa e insegura, mostrando que não estamos sozinhos quando nossa cabeça está a mil por hora, ou quando queremos apenas sumir por um buraco. Imogen fez eu me sentir acolhida ?

Z Mario 08/05/2024

Nunca é tarde ?????
MEU DEUS QUE RAIVA DA GRETCHEN KKKKKKKKKKKKKK PQP!

Enfim, agora que soltei minha raiva dela agora posso falar sobre o livro!

Esse foi o segundo livro que li da Becky depois de muito tempo, o primeiro foi ?Simon Vs A Agenda Homosapiens? e eu esqueci do quanto eu gosto da escrita leve dela dentro de assuntos importantes e com pontos de vistas reais e muitas vezes reais antes mesmo dela saber sobre sua própria verdade!

Saber sobre a história da Becky (que se descobriu bissexual aos 32 anos de idade) e ver esse espelhamento na Imogen de 18 me fez perceber o quanto existem pessoas diferentes e que nunca é tarde de fato pra se descobrir. Claro que eu que sei que não sou hétero desde sei lá, os meus 14 anos ?? (Antes até talvez) nunca vou entender esse sentimento, mas isso mostra a importância de assuntos sérios em uma leitura leve!

?Imogen, Obviamente? fala sobre rótulos serem administrados através do quanto você sofreu como pessoa LGBTQIAPN+, o que é totalmente absurdo! Ou então heterossexualidade compulsória, o quanto as vezes o preconceito existe sim dentro da própria comunidade. É uma jornada de autodescoberta muito foda e a relação dela com a Tessa aaaaaaaaa que delícia acompanhar. Eu adorei adorei e merece ser lido por todes! Principalmente às sáficas vão amar, esse momento é de vocês ??

Mirian.Lima 08/05/2024

Divertido?
Diferente do que eu esperava ele é um livro até divertido, onde uma garota está descobrindo novas amizades, uma nova faculdade e putz, a sexualidade dela, em meio há pensamentos que nos mostram serem legítimos há idade, vemos diversas maneiras de se amar.

Milena102 26/04/2024

Reconfortante
A cada página que lia com Imogen descrevendo seus sentimentos eu dizia "sim, você é sáfica! como não enxerga isso?" até lembrar de mim mesma e todos os crushs em personagens e etc ao longo da infância e adolescência e, assim como Imogen, também cresci achando ser hétero. Esse livro não é um simples romance, é o retrato - através da nojenta da Gretchen - de como o fato de ser da comunidade LBGTQIA+ não quer dizer que você seja dona do vale, que não possa ser LGBTfóbica, que saiba de absolutamente tudo. Para Gretchen, Imogen JAMAIS poderia ser sáfica por "nunca" ter tido crush em nenhuma pessoa alinhada ao feminino, mas quantas de nós não nos descobrimos depois de adultas? E quanto à pressão social? Além disso, para ela, se a pessoa é muito feminina também não pode ser sáfica, já que tem uma passabilidade maior, mas quantas de nós mesmo assim sofre pressão da família? Da sociedade em geral? Fora a pressão interna. São tantas formas de nos expressar e amar que não cabem em caixinhas. Feliz demais por essa leitura e espero que alcance ainda mais pessoas LGBTQIA+, pois é muito importante!

Geronimo 26/04/2024

Que amor !!!
Uma leitura leve , divertida, cheia de representatividade e auto descoberta. Você vai ler o livro achando que é só mais um romance sáfico , mas esse é muito mais , ele fala sobre descobertas , insegurança, medos, amor e amizade e as notas da autora só elev o apego e carinho que o livro transmite.

erica. 21/04/2024

Incrível!!
Um livro tão gostoso que li em dois dias e me rendeu várias emoções: raiva, tristeza, momentos de fofura, de autorreflexão e de autoconhecimento. A autora conseguiu abordar vários temas importantes e envolver o romance ainda.

Primeiro, vemos a questão da heterossexualidade compulsória que a Imogen enfrenta constantemente, além da relação tóxica que ela tem com a Gretchen, que está sempre tentando definir quem a Imogen é. Gretchen insiste que Imogen é "super hétero" para gostar de um filme sáfico, ou para ter um crush em uma atriz, invalidando qualquer questionamento que Imogen possa ter sobre sua própria sexualidade e colocando ela numa caixinha a qual ela molda. Fazendo paralelo a esse ponto, temos a Lili, que é simplesmente a melhor de todas, me ganhou desde o início, nunca critiquei.

O livro todo te faz pensar e repensar sobre si e como a sociedade é de fato, parece que tu sai daquela bolha LGBTQIAPN+ e vê por fora, mesmo havendo preconceito dentro da comunidade e percebendo que há algo enraizado em cada um. Foi muito valioso pra mim enquanto pessoa da comunidade LGBTQIAPN+ para entender a posição de histórias de descobertas tardias e etc de outras pessoas. Recomendo muito!

obs: Imogen e Tessa são a coisa MAIS FOFA do mundo!! minhas protegidas

manoellen.ferreira 20/04/2024

Li pq a capa era bonita
Assim como a capa o livro em si também é bonito. muito fofo ler personagens adolescentes descobrindo o amor (falo isso, mas tenho 19 anos), sempre com um ar ingênuo e de fim de mundo. é uma delícia a atmosfera desse livro, o meio acadêmico não foca apenas nas aulas, nem nas notas, nem da angústia de querer ser alguém na vida, mas fala sobre amizade, uma família escolhido. achei simplesmente belíssima a forma que os personagens interagem um com o outro, a relação deles como amigos, o carinho que demonstram um para o outro, o acolhimento. fiquei meio confusa sobre a irmã de imogen, mas acho que não consegui prestar tanta atenção e naturalmente me perdi. tbm odiei a melhor amiga na imogen, mas ela é feita para ser odiada mesmo, esse é o objetivo dela na história, foi escrita extremamente bem. o romance em si também é muito fofo, são muitos rostos corados e batimentos acelerados e expectativas, é muito bonito. tbm gosto em como tudo é resolvido por uma conversa, mesmo que antes dela tudo tenha virado uma bola de neve tão grande quanto o mundo, mas o fato é que: a conversa teve o tamanho exato para a solução do problema. é um livro fofo, sobre descoberta sexual que pode ser útil para muita gente.

Ana 19/04/2024

A maior montanha russa emocional que eu já li. Meu Deus essa menina tão doentinha alguém dá um Rivotril pra ela, a cabecinha num para de falar e num deixa ela em paz por nenhum segundo.

Juro parece que eu li uma grande treta no twitter? Porque só lá em que as pessoas são malucas assim sobre identidades rótulos vivências problematização e que não conseguem simplesmente viver. Chegou num momento em que eu tava exausta só de ler as coisas que tavam na cabecinha dela.

Mas é um ótimo livro pra quem tá nesse processo de descobrimento. Talvez não tão ótimo porque pode colocar paranóia demais na cabeça da pessoa, mas se ela conseguir chegar no final sem endoidar, vai ser uma história com grande potencial pra auxiliar nessa aceitação.

E o casal é muito fofo!!!
Italo159 13/05/2024minha estante
Eu sou um homem trans, mas todas as vezes que ela citava a sigla minha vontade era de fechar o livro. Está cada vez mais difícil encontrar livro com protagonismo LGBT sem o livro ser sobre SER LGBT. Ainda mais com os americanos militantes sendo obcecados com esse lance da teoria queer.

Isafvsgrl 10/04/2024

Obvio que o livro tem suas imperfeições e etc, mas em geral sabe aquele tipo de livro que vc ta exatamente precisando em um determinado momento ?? É exatamente esse livro ai trás conforto e reflexões na medida certa e mostra tbm como muitas vezes moldamos nossas características só para agradar as pessoas ao nosso redor e como esquecemos muitas vezes de agradar a nós mesmo amei horrores !!

Liu MingYan 07/04/2024

Obviamente hétero?
Amei isso. O romance foi fofo, o tema discutido foi necessário e a nota da autora traz mais emoção a tudo. Me identifiquei muito em algumas partes.