1984

1984 George Orwell

Resenhas - 1984

Juliana2238 19/02/2024

O verdadeiro big brother!
George Orwell conseguiu com maestria o feito de publicar um livro atemporal.
A cada virar de página sentia uma angustia por conseguir conectar as narrativas aos acontecimentos cotidianos.

A humanidade é previsível ou Orwell era vidente?

GlAucia148 28/12/2023

Que livro!!
O livro mostra um cenário que predomina um governo autoritário, e o livro pode ser interpretado de várias maneiras. É muito interessante e vale a pena ler.

Leticia.Paula 13/12/2023

O começo é chato o meio legal e o final eu não entendi
Claramente não nasci para amar clássicos, o final foi realmente confuso para mim. No começo achei tedioso a vida pacata de alguém em um sistema, quando explicou sobre a forma do sistema eu gostei, mas daí já teve muita mudança muito rápido.

Caroline410 02/12/2023

...
O livro fala sobre um governo ditador, onde o governo comanda desde o alimento aos relacionamentos das pessoas. Todas as casas tem algo chamado tele-tela, que é tipo uma câmera na qual todos podem ver o que você está fazendo. Então o protagonista por impulso começa a escrever um diário, o que obviamente é proibido, afim de manter suas lembranças, pois não fugindo ao padrão ditador, o governo manipula a mídia e omite informações para poder manipular sua população. Eu, particularmente, esperava bem mais desse livro. Caí no Orwell pois achei que eram leituras comunistas(mas é justamente o oposto). E de 1984 eu realmente não gostei, e não só por não ser anticomuna, achei a leitura chata e os personagens bem rasos. Não consegui ter apego por nenhum personagem, todos são chatos e desprezíveis.

Ana Santos 03/07/2023

Nada de resuminho, só oquê achei mesmo.
O livro pra alguns pode ser que comece arrastado demais, porém vai ficando muito interessante conforme continuamos a leitura. O livro é maravilhoso e te faz refletir sobre os anos 80 e comparar com os dias de hoje. Tem uma ótima escrita e narrativa.

malumiau 06/05/2023

Uma leitura meio?
1984 me fez de fato repensar muita coisa na sociedade atual e eu simplesmente adorei a construção de mundo, porém, não deixa de ser um livro pesado, sabe aquele livro que a cada página que você lê você sente que ele tá sugando uma parte de você? Pois é, assim que eu me senti, eram coisas tão absurdas e ao mesmo tempo tão reais que me senti incrivelmente mal, em contrapartida, reconheço a importância desse livro e não me arrependo de ter lido, porém não leria de novo pelo simples fato de que não quero ler algo que me faça sentir com o coração pesado. Parabéns George Orwell!!!

Gabriella254 27/04/2023

Pra mim, o começo foi bem confuso, não sei se é por eu ser nova e não entender muito sobre governo e essas coisa. Mas o final eu gostei muito.

Michelly.Novaes 22/04/2023

Gente do céu. Depois de ter lido A revolução dos bichos, eu estava super ansiosa para ler 1984. É incrível como o livro se desenvolve e como você mergulha na história. Terminei completamente atônita, realmente esperava mas ao mesmo tempo tinha esperança de outros desfechos. Perfeito. Genial. Sem palavras.

Thayfx 16/03/2023

Muito boom
Uma distopia política, onde mostra o poder que o governo da época tinha sobre todos. A leitura tem momentos rápidos outros mais devagar e o final foi acontecendo tanta coisa... que olhaa ?
É uma leitura bem interessante!

Alex708 05/03/2023

Sou desses que avalia o livro pelo final kkk o livro é excelente, me fazendo refletir em muitos momentos, mas o final foi desesperançoso. É um daqueles livros que ficam marcados e você vai embora vez ou outra diante das situações da vida. Entendi por que é tão indicado.

Alice 09/01/2023

Muito bom! Um clássico que finalmente li! A narrativa sobre um governo autoritário (centrado na figura do Grande irmão) que vigia todos os indivíduos, exercendo o controle sobre todos os aspectos da vida deles, desde ao conjunto de palavras usadas até o próprio pensamento. A história não deixa de ter associações políticas com o mundo fora da ficção, e isso é o que a torna ainda mais interessante :)