A revolução dos bichos

A revolução dos bichos George Orwell

Resenhas - A revolução dos bichos

Sophia1005 03/05/2024

"Todos são iguais, mas alguns são mais iguais que outros"
O livro tem uma leitura fácil e rápida, mas traz uma crítica e reflexão excepcionais. As analogias aos acontecimentos históricos são muito boas e fáceis de entender, então o livro não se torna cansativo e te prende até a última página. Sua maior lição é como o poder torna o oprimido no opressor.

Suzana245 30/03/2024

Introdução ao processo ditatorial
Seja qual for o espectro político, o livro mostra uma receita pra a instauração de uma ditadura e como os valores de uma revolução se perdem com o tempo.

Ignoramos semelhanças, dizemos que tudo não passa de um exagero e deixamos nossos líderes tornarssem o que desejamos combater.

Ficamos tão cegos pelo medo do retorno de algo que nos deixamos ser manipulados por falácias, por discursos de representantes carismáticos. Ficamos sem coragem para lutar pelo que é certo.

Livro que ramificou para muitas obras modernas e, até mesmo, distopias adolescentes que fizeram muito sucesso na década passada. Um dos melhores que já li.
Iasmim.Suzana 30/03/2024minha estante
Eu criei um monstro

Suzana245 31/03/2024minha estante
Tu que me aguente

JAlia.Compan 07/03/2024

Atual, mas não o único caminho
A revolução dos bichos traz uma leitura fluída e simples sobre a sujeira dos sistemas políticos atuais. Apesar de ser muito interessante a colocação do autor, eu não concordo muito com a ideia de que não há esperança e que a revolução é só uma ilusão.

Tudo bem esse pensamento lá no século XVIII. Mas no mundo atual, acho que podemos não nos basear só nessas ideias eurocêntricas de organização, e pensar que existem sim formas de revolucionar se pensarmos em permacultura ou nas comunidades tradicionais, tudo o que é possível existir e persistir (claro, com muita luta) fora do sistema capitalista.

Apesar de não concordar, é um livro que eu poderia sugerir pra ampliar o pensamento crítico. Vale a pena a leitura.

Ivis.Jos 14/02/2024

Resenha- A revolução dos bichos
O livro a Revolução dos bichos, de George Owell, é uma narrativa inteligente e intrigante, que te mostra através de referências históricas a luta da classe trabalhadora e de maneira contraditória possíveis ?consequências? da ganância. Recomendo muito, um livro curto mas ao mesmo tempo envolvente!

giovannalvst 06/02/2024

A revolução dos bichos
?Todos os animais são iguais, mas alguns animais são mais iguais que outros.?

Apesar da boa critica a sociedade e muitos governos ditatoriais no qual estudamos, o livro não se mostra envolvente ou cativante, terminar esse livro foi realmente desgastante, se foi por conta da sátira se passar na experiência de animais ou a escrita não ser leve, eu não sei dizer, mas ler esse livro foi como nadar em lama.

Todas as boas ideias podem ser corrompidas se ministradas por pessoas com más intenções ou que pensam apenas no próprio benefício e de seus iguais.

Maria5209 27/01/2024

Do idealismo à corrupção
É um livro curto e a leitura tranquila só tive que usar o dicionário porquê é repleto de palavras diferentes.
Este livro traz críticas sobre utopias, totalitarismo (especificamente o comunismo, o que é surpreendente devido ao fato do autor ser um comunista), a manipulação da verdade e a igualdade social.
Só não coloquei como 5 estrelas, pois de certa forma o livro é previsível no que vai acontecer já que A Revolução dos Bichos é uma alegoria que se relaciona diretamente com os eventos do Revolução Russa.

Crischarles 27/08/2023

Qualquer semelhança com a sociedade não é mera coincidência
O livro conta sobre uma revolução feita pelos animais em uma fazenda, buscando mais direitos e vantagens, sem a necessidade de bancar a vida dos humanos exploradores.

Contudo, no decorrer dos tempos, sob a gestão dos porcos, acabam vendo a necessidade de mais organização, padronização dos trabalhos, e até de comunicação com o ambiente externo, visando um ambiente interno ainda melhor, com menos trabalho no futuro (por conta das automatizações) e aposentadoria mais cedo.

Nessa fazenda, uma vez que cada animal fica responsável por suas tarefas diárias, vai se criando ainda mais distância entre aqueles que tem trabalhos mais braçais daqueles que tem trabalhos mais ?intelectuais? (se é que podemos chamar assim). E com isso vai se criando um ambiente muito mais favorecido àqueles que gerenciam a fazenda, com mais regalias e sem se importar muito com a condição dos que vão ficando cada vez mais abaixo na cadeia de organizacional da fazenda.

E no meio de todas essas segregações, há aqueles que ficaram responsáveis pelo gerenciamento da fazenda (e que acabam se beneficiando mais, já que estão no controle), os que ficam responsáveis pela segurança destes primeiros, os que ficam responsáveis pelo controle de massa (comunicação, muitas vezes apaziguando situações entre a massa, onde regras são alteradas pelo alto escalão para benefício próprio), ficando a maioria do resto fazendo parte da massa, e dentro dessa massa também há vários tipos diferentes de comportamentos, como aqueles que trabalham duro, sonhando com seu momento de aposentar, fazendo o possível para ajudar quem governa, até perceber que terá que trabalhar até a morte; há os que preferem fazer sua parte, no mesmo ritmo, independente do que acontece ao redor, pois sabe que tudo muda com o tempo (inclusive os objetivos de quem governa), os que acreditam no governo e os que desacreditam, os que veem eles mudando tudo a favor deles e os que preferem não ver.

Enfim, notou qualquer semelhança com a humanidade? Talvez não seja coincidência.

Tiago88 20/08/2023

Atemporal
Um livro atemporal que aborda os conflitos entre o capitalismo e socialismo em que no fim todos são um só quando se trata de poder e conquista. Os princípios iniciais podem até ser diferentes, porém o resultado no fim é o mesmo quando falamos da forma de diferenças de classes, trabalho e benefícios. Tudo abordado aqui pode-se fazer uma referência ao presente.

Adriana723 10/05/2023

A crítica que o livro faz é incrível
"Todos os animais são iguais, mas alguns animais são mais iguais que outros."
A obra é uma sátira e uma crítica contundente sobre o
que acontece quando um grupo revolucionário chega ao poder.

Micael 09/05/2023

Muito legal, curto.e leve.
Amei o livro, muito rápido de ler, não só por ser pequeno, mas também porque é uma história leve, uma história muito legal, que você lê que não percebe, e que não é nada cansativo de ler, simplesmente muito legal.

elita.y 18/02/2023

Tudo volta no final.
Esse e muitos outros livros trazem temas que vivenciamos em nossa sociedade atual, como enganação, discursos falsos para agradar a população, opressão de classes (consideradas inferiores) e regime totalitário. Em relação a opressão de classes, eu só me lembrei sobre a SGM (Segunda Guerra Mundial) em que os porcos (os quais seriam os arianos), tratam os outros animais como se fossem seus escravos (como se fossem os judeus), mas a diferença é que os animais eram muito inocentes para perceberem o que realmente estava acontecendo na fazenda, esquecendo o real motivo da rebelião e de seus mandamentos iniciais (principalmente o ?todos os animais são iguais?)