A Pequena Dorrit

A Pequena Dorrit Charles Dickens

Resenhas - A Pequena Dorrit

Gabs. A 09/03/2024

Uma novela sobre as virtudes humanas.
"Dê poder a um homem e veja de que material ele é feito"

Primeiramente...
Que criatura adorável é nossa querida pequena Dorrit, que mesmo passando por tantas adversidades na vida, ela nunca perdeu sua doçura angelical.
Quanto ao Arthur, que carácter admirável tem esse homem.

Um clássico delicioso.
Mesmo sendo um leve caramalhaço, a história é tão boa e inteligente que não fica nada cansativa.

Crítica social fervorosa!
Onde o rico, fica mais rico e o pobre, cada vez mais miserável.

Tudo começa e termina na prisão.

Imagina o desespero de passar trinta anos de sua existência atrás das grades por uma dívida não paga (Serasa, te amo).

Que raiva desse velho!
Te faz ficar triste por ele durante metade do livro, depois te causa raiva por seu comportamento, e consegue te deixar triste novamente em seu fim.

A trama conta com uma infinidade de personagens, alguns muito bons, outros muito ruins, e vários que flutuam pela zona cinzenta da moralidade.

Foi uma leitura muito agradável e surpreendente, jamais imaginaria que certas situações fossem ser expostas da maneira que foram.

O destino é implacável em testar o coração dos homens, mesmo aqueles que se acham moralmente superiores, são passíveis de sucumbir à tragédia da ganância humana.

10/10

Ju 24/09/2023

Maravilhoso
Charles Dickens escreve como ninguém nesse romance maravilhoso. Conseguimos notar a hipocrisia das classes dominantes e como as classes mais pobres viviam na miséria e eram afetadas pela ineficácia das classes dominantes. Todos deveriam ler esse livro. É uma crítica perfeita as desigualdades sociais. Um livro antigo que continua tão atual.

Lohan Pedro 04/06/2023

? A Pequena Dorrit, de Charlie Dickens.

Como diz minha chefe, o tijolão. É um livrinho com apenas 896 páginas.

Antes de mais nada, preciso aqui enfatizar que foi minha primeira experiência com o autor. Apesar do livro ser muito bom, agora que o terminei não me restam dúvidas de que com certeza não será um dos meus livros favoritos do autor. Porém, deixa gosto de uma reeleitura até mesmo para estudos.

Quem me conhece sabe o quanto eu amo Jorge Amado, então não teria como deixar de gostar de Dickens, pois sua característica principal é crítica/denúncia social. E em Dorrit isso é beeeem explícito.

A história perpassa inicialmente por uma prisão onde o autor nos mostra a realidade intensificada dela, além do processo em como ser preso e também como seria acessar esses processos para obter informações. E nesse meio tempo temos um gostinho de como era o funcionalismo público naquela época. É claro que romance não poderia faltar, inclusive o final é agradável.

Minha implicância com o livro é a heroína. Além dela só aparecer no quarto capitulo, durante toda a leitura eu sentia falta de seu protagonismo. Fiquei diversas vezes me perguntando: onde está Dorrit? O autor deixa tudo amarrado (ou quase), o qual faz com que a personagem principal não apareça. O mais estranho é que não me pareceu proposital não, ele só foi escrevendo como se não houvesse amanhã. Porém isso não estraga o livro, pelo contrário, nos faz ficar atentos a todos os personagens já que na frente eles são desenvolvidos. Eu senti que o autor enrola muito para falar do assunto do capítulo, ele faz um rodeio que não haveria necessidade em determinadas narrações.

? O que vamos encontrar nesse livro? ?

? Muitas denúncias sociais;

? Romances mesmo no meio do caos;

? Personagens amáveis (Dorrit e Maggy) e irritantes (Fanny).

Apoiei o projeto @pedrazuleditora que vai nos trazer outra obra do autor, "Nosso Amigo em Comum" e já estou animado para ler. Também me disseram que eu iria ganhar o "Grandes Esperanças". Já não vejo a hora de devorar todos.

#charlesdickens #literaturaclassica #classicos #books #livros #booklovers #romance #apequenadorrit

livroscit 13/04/2023

A Pequena Dorrit
Como escrever sobre o livro que você amou desde a primeira página?

Me identifiquei muito com a escrita de Dickens, sua abordagem social, a crítica ao sistema público, a consideração e respeito pelas pessoas especiais... Sua obra publicada em 1855 a 1857 em Londres, como novelas, com núcleos muito distintos que vão se misturando ao longo da história...

Eu contei aproximadamente 35 personagens que vão ficar guardados na minha memória.

A História se passa, em grande parte na prisão de Marshalsea, onde o pai do Dickens ficou preso devido a uma dívida com o padeiro.

Assim como na vida real, na história os "prisioneiros ou hóspedes" tinham que pagar semanalmente para não serem tratados de forma desumana.

Dickens sentiu na pele muito do que eu já li em suas obras, frio, humilhação, vergonha, descriminação pela classe social. Ele trabalhou em uma fábrica de graxa para sapatos, até seu pai receber uma herança e quitar seus débitos...

Amy, A Pequena Dorrit, caçula de três filhos, nasceu na prisão. Seu pai, Sr Dorrit é uma espécie de líder na prisão, onde tem o respeito que provavelmente não teria, estando livre.

Nossa heroína conhece o filho de sua patroa, Arthur Clennam e diversos núcleos vão surgindo.

Ao longo da história, nos questionamos se realmente o pai de Dorrit é culpado, se ele vai ser solto ou não, se vai surgir um romance e qual o envolvimento da família de Arthur e da Pequena Dorrit?

O amor genuíno do filho do carcereiro e a amizade da amiga Maggy pela Amy dá o tempero "ao ponto" para o tema central do livro.

São mais de 800 páginas de uma história muito bem construída, onde reconhecemos mais uma vez nosssa admiração pelo escritor.

É um jogo de suspeitos que o leitor vai tentando descobrir quem é do bem e do mal. Quais segredos um dia serão descobertos e se a justiça, de um jeito ou de outro, chegará aos injustiçados.

Agradeço mais uma fez a @pedrazuleditora por essa edição maravilhosa, já fiz meu apoio ao próximo projeto da editora, também do Dickens: Nosso Amigo em Comum.

Praga.Enzo 04/03/2023

Fica rico, Fica pobre, Fica rico, Fica pobre
Eu tinha dado 5 estrelas, mas depois de ver a maravilhosa série da BBC, vi que a adaptação ficou bem melhor.
Eu amo Dickens, mas esse livro deixou tantas pontas soltas que agora, vendo a série, realmente não fazem sentido.
O trabalho da BBC foi primoroso, eles "amarraram" todas as pontas soltas deixadas por Dickens e aprofundaram muito mais (e melhor) a história. Não sei se foi a tradução precária da Pedrazul que atrapalhou minha leitura. Essa editora tem um histórico de fazer péssimas traduções e mudar o sentido de alguns parágrafos, inclusive.
Natty 28/03/2023minha estante
Vou ler essa obra agora ,e depois ver a série. Depois do seu comentário, tô apreensiva.??

Praga.Enzo 31/03/2023minha estante
O livro é ótimo, mas a série é melhor. Dickens é Dickens ??
E as produções da BBC são excelentes!

Natty 31/03/2023minha estante
Sim,concordo

Gabriela3816 11/08/2023minha estante
Eu estou lendo, que pontas soltas que o Charles Dickens deixou?