A intuição da ilha

A intuição da ilha Pilar del Río

Resenhas - A intuição da ilha

Edu 30/11/2023

Mergulho na intimidade do Mestre.
Prepare-se para adentrar no coração da'Casa. Lugar cuidadosamente construído para ser o lar e escritório de José Saramago, onde dividia seus dias com sua esposa, Pilar, seus 3 cães, e muitos amigos que vinham de todas as partes do mundo para visitar e conhecer a ilha de Lanzarote.

A sensação é de poder fazer parte, como observador, de todo o processo criativo de suas obras ali concebidas. Prepare o lencinho, pois eu não estava preparado. Obrigado, Pilar del Rio, por dividir conosco essa intimidade de maneira tão leve e sensível.

Leila 28/05/2023

A Intuição da Ilha: Os Dias de José Saramago em Lanzarote escrito por Pilar del Río, é uma obra que cativa desde a primeira página. Este livro oferece uma perspectiva íntima e emocionante sobre a vida e a essência de um dos maiores escritores da literatura contemporânea, José Saramago.

Pilar del Río, esposa de Saramago, nos leva em uma viagem envolvente pelos dias do autor em Lanzarote, a ilha onde escolheu viver. Através de suas palavras habilidosas, ela nos convida a mergulhar no cotidiano de Saramago, revelando seus pensamentos, inquietações e paixões.

A leitura é verdadeiramente deliciosa. Pilar del Río possui uma narrativa envolvente, que nos transporta para os cenários paradisíacos de Lanzarote, permitindo-nos sentir a brisa do mar, ouvir o eco das ondas e admirar a natureza exuberante que cercava Saramago em sua morada. A autora descreve os detalhes com maestria, criando uma atmosfera sensorial que nos envolve por completo.

Além disso, a obra é comovente pois consegue transmitir as emoções de Saramago de maneira tocante, revelando sua sensibilidade, suas lutas internas e sua profunda conexão com a escrita. É impossível não se emocionar ao testemunhar a paixão que ele nutria pela literatura e o compromisso com suas convicções.

A Intuição da Ilha também nos presenteia com um retrato mais amplo de José Saramago, revelando sua personalidade complexa, suas reflexões filosóficas e seu senso de humor peculiar. Através das páginas, descobrimos mais sobre o homem por trás das palavras, nos aproximando ainda mais de sua pessoa icônica e muito amada que foi e ainda é.

Ao terminar a leitura, sai do livro ainda mais apaixonada pela figura do Saramago. Pilar del Río consegue transmitir o legado do escritor de forma brilhante, nos convidando a refletir sobre a importância da arte, da literatura e da busca incessante pela verdade e pela vida, nos mostrando o homem brilhante e humanista que ele era.

Enfim, é uma obra que não só entretém, mas também inspira. É uma leitura que aquece o coração, que nos faz valorizar a vida e a literatura em sua plenitude. Recomendo demais.

Camila Faria 19/04/2023

Se você procura um livro (de não-ficção) para te deixar com o coração leve e um sorriso na alma, não precisa mais procurar. Pilar del Río, jornalista e tradutora, casada com José Saramago desde 1986, conta com delicadeza absoluta sobre os dias do escritor na ilha de Lanzarote, localizada no arquipélago das Ilhas Canárias, para onde foram morar seis anos depois e onde Saramago viveu (e escreveu) até o fim da vida. Deslocado do seu país natal, onde vinha sofrendo censura pelo então presidente de Portugal Cavaco Silva, o escritor encontrou n’A Casa da ilha não apenas um refúgio, mas um lugar de encontros, conversas, amizades, solidariedade e muita alegria. Os episódios domésticos narrados por Pilar são tão plenos de ternura e afeto que é impossível não se emocionar, não desejar também uma vida repleta de sensibilidade, cooperação e grandeza. O bônus é que o leitor fica, inevitavelmente, com vontade de ler (ou reler, se for o caso) todos os livros que Saramago escreveu na ilha, uma vez que Pilar fala sobre o processo de criação de cada um deles. Um deleite.

site: https://naomemandeflores.com/os-quatro-ultimos-livros-37/

Marcelo.Alencar 09/02/2023

Um espetáculo
Muito interessante esse livro de Pilar del Rio, companheira de Saramago.
Ele nos traz várias histórias da vida desse gênio da nossa literatura. Detalhes do dia-a- dia, da criação de sua obras, o seu olhar perante mundo. Excelente livro!
Quando eu for em Lisboa visitarei a Fundação José Saramago.

Patrícia.Bilibio 15/01/2023

José Saramago e Pilar del Rio são figuras fascinantes e ler este livro foi um deleite do início ao fim. É como se eu estivesse em Lanzarote e Saramago estivesse vivíssimo. Nós não lhe esquecemos, Saramago, como também o amamos cada vez mais. Nove meses para o esquecimento de quem morreu não é o seu caso, definitivamente. E Pilar é espetacular e excelente escritora. Recomendo com fervor o livro.