A Escuridão de Kyoshi

A Escuridão de Kyoshi F.C. Yee

Resenhas - A ESCURIDÃO DE KYOSHI

Irlla 02/01/2023

Uma aventura na Nação do Fogo e uma boa conclusão
O livro "A escuridão de Kyoshi"( titulo original: the shadow of Kyoshi) lançado pela editora Planeta do Brasil em 2022, escrito por F.C.Yee com o cocriador Michael Dantes Dimartino de Avatar a lenda de Aang. Teve a tradução pela Paloma Blanca Alves Barbieri. O livro é dividido em 29 capítulos e se passa antes da lenda de Aang e a de Korra e depois dos acontecimentos do livro "A ascensão de Kyoshi".
Kyoshi é oficialmente declarado como Avatar e começa a agir no Reino da Terra, mas recebe uma carta do senhor do fogo para ir falar com ele e aproveitar o festival que até o momento não atrai Kyoshi, ela ignora convites para revolver problemas de diplomacia. No entanto, tem uma informação a mais que faz ela aceitar o convite, a diretora e a tenente Rangi voltou para sua nação. Em sua visita a nação do fogo, ela reencontra a sua amada e a diretora, mas novos problemas e revelações vão surgir.
O livro trouxe uma dinâmica mais linear em comparação ao primeiro que pode estranhar um pouco, mas a leitura ainda é fluida e gostosa de ler( Li em 3 dias). Foi interessante acompanhar a nova turma, entender como funciona a nação do fogo e ver o relacionamento da Hei ah e Rangi. Nele também é respondido o que aconteceu com Yun e quem era realmente Kuruk. A batalha final foi épica e houve uma retomada que dar uma nostalgia do primeiro livro.
A obra continua trazendo muita aventura. O que faltou foi um fechamento melhor para o pouco de romance que contém.
Recomendo para o público mais jovens e jovens adultos que já tenham uma noção de como funciona o universo de Avatar e que tenham lido o livro "A ascensão de Kyoshi".

Gabriel.Apolonio 03/02/2023

Altos e baixos
Infelizmente, esse segundo volume da história de Kyoshi não foi tão bom quanto o primeiro, mas está longe de ser ruim.
O que mais me incomodou foi a escassez de cenas de ação, quase não existe ação. Ele é totalmente focado em política e conflitos de poder, o que era muito bom e interessante no começo, só que depois de um tempo ficou cansativo, e a falta de cenas de ação não ajudava. Mas em uma parte também foi interessante ?, pois explicou muitas coisas sobre a cultura da Nação do Fogo, onde a maior parte do livro se passa, e lá as informações que Kyoshi vai aprendendo sobre os clãs, sobre o Avatar da Nação do Fogo (Szeto) e também sobre outras coisas foram muito boas e expandiram mais esse mundo.
E falando em vidas passadas do Avatar, aqui nesse livro descobrimos muito mais sobre a vida de Kuruk. A relação de Kyoshi com seu antepassado é meio como a de irmãos, algo que achei legal.
Quanto ao vilão dessa história, gostei bastante. Mas o embate que ocorre no final contra ele foi grandioso demais e teve algumas frases de efeito cafonas, o que acabou destoando do ritmo mantido anteriormente. Parecia que F.C. Yee queria colocar uma luta grandiosa nesse último livro para compensar a escassez das cenas de ação e também para fechar com chave de ouro, mas infelizmente acabou ficando meio desnecessário. O vilão era forte, mas não a ponto daquele confronto contra ele. Se o embate tivesse sido mais contido, como estava acontecendo no início entre ele e Kyoshi, teria sido mais interessante e funcionado melhor.
Mas apesar desses pontos que não gostei, o livro está longe de ser ruim. No geral, ele é bom.

lucky5 30/08/2023

Foi interessante acompanhar a Kyoshi desempenhando o seu papel de Avatar ao mesmo tempo que conhecemos a Nação do Fogo, confesso que foi estranho no início pois temos poucas referências dela antes da Grande Guerra narrada em Avatar Aang, este é com certeza um dos pontos altos junto com o seu relacionamento com a Rangi, as duas são fofas demais.

Da mesma forma ao livro anterior, nos apresentou um ótimo vilão, embora eu tenha sentido sua falta em alguns momentos, mas o livro é curto e bem fluido de ler
Piterzinho 30/08/2023minha estante

AventureiroLiterário 12/01/2023

Uma demonstração do potencial de Avatar como crossmídia!
O segundo livro da duologia de Kyoshi continua praticamente de onde o primeiro terminou e entrega outro resultado magistral!
Se no final do livro 1 temos aquela reviravolta sombria, agora no livro 2 só vamos descendo cada vez mais e o título cai como uma luva. Sem dúvida, esse é o momento mais sombrio na vida de Kyoshi.

A boa dose de humor do primeiro livro e que remete ao tom das séries animadas, abre espaço aqui para uma carga muito mais dramática. O desenvolvimento da Avatar como personagem foi incrível e totalmente condizente com o que conhecemos dela através da Lenda de Aang.

Os temas centrais ainda estão presentes aqui: temos uma "Equipe Avatar" e muitos jogos políticos envolvidos na trama, que se entrelaçam a grande ameaça final.

A conclusão é satisfatória e prova que Avatar pode ir muito além das duas séries animadas e ter essas representações mais maduras de forma condizente com o legado que deixou para seus inúmeros fãs.

E que venha ainda muito mais conteúdo desse universo ao longo dos anos!

gepetinho 03/01/2024

Avatar segue sendo um dos melhores universo fictícios
Acho esse volume um jeito perfeito de completar a duologia, nos permitindo conhecer não só a Kyoshi como também um pouco de Kuruk e Yangchen, o autor conseguiu nos dar uma boa visualização de quem foram esses Avatares. Em conjunto ao aprofundamento do universo de Avatar, a história nos permite continuar a tentar entender o peso de ser essa ponte entre o mundo espiritual e humano, principalmente agora que lemos os pensamentos e sentimentos de um Avatar. Kyoshi é uma personagem belíssima, super interessante e seus amigos não ficam para trás, todos os personagens que conhecemos se fixam na nossa cabeça. O livro em si tem uma escrita leve, clara, descrições que considero em momentos certos e de especificidade certa também, enfim, ele é muito gostoso de ler. Gostaria de ter ler a vida toda de Kyoshi, mas fico feliz por ter essa parte da vida dela, então irei me contentar com os livros da Yangchen, o autor construiu um belo terreno de ansiedade para a duologia dela.

Gabriel.Chamma 03/03/2024

Ainda melhor que o primeiro
O segundo livro sobre a história de Kyoshi é ainda mais emocionante e intrigante que o primeiro, não só por apresentar discussões interessantes sobre dilemas morais, parecido com o que apresentavam no desenho original, mas por explorar mais ainda as origens de uma Avatar tão querida como Kyoshi e principalmente por humanizá-la, tirando ela de um pedestal de invulnerabilidade, mostrando suas fragilidades. Esse último ponto, por algumas resenhas que li, incomodou vários fãs, mas para mim é o ponto mais importante e valioso do livro. Li esse livro em 2 dias de tão envolvido que fiquei com a história e ficaria muito feliz se Yee continuasse desenvolvendo a história de Kyoshi.

Neylla.Oliveira 19/04/2023

Tragédia quase sem fim
Lendo A escuridão de Kyoshi eu tive a impressão de que o autor odiava a personagem. Quem conseguir ler vai enteder o motivo da minha nota, mas foi difícil percorrer a jornada da Avatar Kyoshi.
Porém gostaria de ler sobre os feitos dela em sua Era. Li apenas as tragédias.

Mari 16/03/2024

Avatar Kyoshi, uma lenda.
Eu amo como avatar consegue misturar questões importantes, sérias e interessantes em meio a um universo tão fantasioso (mas ao mesmo tempo tão real). Nesse livro, isso não é diferente.
Apesar de ter gostado mais do primeiro, não tenho oq reclamar desse (talvez reclamar que seja o último livro, queria ver mto mais da avatar e sua história)
Os personagens que já conhecíamos, ficam mais interessantes e profundos e introduzem os novos de maneiras inteligentes e satisfatórias.
Nós conhecemos a história de Kuruk mais a fundo, entendendo seus motivos para ser quem foi. E temos um gostinho da avatar anterior a ele, Yangchen.
Eu não posso deixar de falar da Kyoshi e da Rangi que são possivelmente o melhor casal de avatar!!! Sério, elas são mto incríveis!!! O jeito que se entendem e se amam!!! Elas são simplesmente SENSASIONAIS.
Queria que tivesse mais livros sobre ela, da Companhia Ópera Voadora, e de toda a sua história ????
Kyoshi tinha maquiagem, dois leques, uma namorada e altura, e com eles fez história.
(Ps: ainda não superei a morte do Lek do primeiro livro, acho que nunca vou superar)

Vmasch 17/04/2024

Eu particularmente gosto mais desse 2° livro do que do 1° (A Ascensão de kyoshi)... Nesse segundo livro não tem muitas batalhas (mas tem o suficiente), é focado mais no desenvolvimento político e espiritual de kyoshi como avatar... Mas isso de maneira nenhuma deixa o livro menos interessante, pelo contrário, a forma como novos personagens vieram para enriquecer a história e personagens do primeiro livro voltaram para finalizar, foi incrível...

Andresa Costa 09/02/2024

Um universo vivo e pulsante
Notei algumas falhas na história por conta talvez da falta de experiência do autor. E algumas das cenas do livro com certeza fariam mais sentido em uma produção audiovisual.

Apesar de tudo, o autor conseguiu criar uma obra "viva". E expandiu o universo avatar, contando mais sobre os ciclos anteriores.

Sarah.Peralta 21/02/2023

A ESCURIDÃO DE KYOSHI
QUE LIVRO BOM!!!
A história é muito boa. Gostei de como veio coisas do livro 1 acresentando coisas na história atual e deixando assuntos mais claros e mais detalhados neste livro.

Amei a evolução de todos os personagens, mesmo de forma "ruim". Dá pra ver uma enorme diferença entre a Kyoshi do livro 1 e deste, cada uma tinha um pensamento e um nível de maturidade e poder.

Acho que não consigo botar em palavras o como amei esse livro. Muito bom, leiam e não vão se arrepender nem um pouco.

Renan Souza 15/09/2023

Uma história incrível do Universo Avatar
O que dizer sobre mais uma história desse universo que eu amo tanto?

Amei demais a história de Kyoshi, que teve uma pegada mais série e até mais sombria do que os outros livros que eu já li.

A Avatar Kyoshi é uma personagem incrível que me fez entender mais sobre o que faz um Avatar ser um Avatar.

E uma das coisas que eu mais gostei nesse segundo livro, foi o destaque dado a Kuruk. Conhecer mais do Avatar da água foi muito bom.

Mari vilar 18/05/2024

LIVRO PIKAAAAAAA
Sinceramente eu não esperava muito desse livro como o primeiro, por que vi muita gente comentando que o primeiro era melhor, mas na minha opinião esse livro é melhor que o primeiro, acho muito interessante esse envolvimento com politica no universo de avatar isso foi um ponto chave muito foda nesse livro, a retratação dos sentimentos da kyoshi a forma que vemos o quanto ameaçadora ela se tornou, botando medo em geral e as frases impactantes como "deixe-me ser clara você em cima do elemento que eu controlo. suas ilhas estão cercadas por ondas que eu domino. você consegue respirar por que eu permito." e "algumas pessoas do meu país gostam de acreditar que a avatar yangchen olha por elas, mas posso lhe garantir,senhor do fogo, é a avatar kyoshi quem o está vigiando"

Ana.B.C 29/04/2023

Boa sequência, bom final mas não está aos pés do primeiro
Mesmo adorando esse livro e amando o como o autor descreve esse universo e escreve muito bem questões políticas, devo dizer que em relação ao primeiro a sequência tem uma fraqueza nítida em relação a enredo e cenas, ele pode decepcionar um pouco em relação ao primeiro volume mas não decepciona quase nada como livro solo, como esperado recemos ótimos momentos e uma riqueza de detalhes e universo ainda maior, portanto diferentemente do primeiro livro que ganhou 5 estrelas esse vai ganhar 4 e meio, e como sempre Rangi e Kyshi minhas mães