Desiderio Desideravi

Desiderio Desideravi Papa Francisco

Resenhas - Desiderio Desideravi

Felipe 07/03/2024

Redescobrir a beleza da Liturgia católica
Este livro/carta nos leva a redescobrir a grandiosidade e a beleza da Liturgia Católica, mostrando que tudo que é realizado tem uma simbologia que o próprio Jesus nos deixou na Última Ceia, repetida a cada santa missa.

Também ajuda a lembrar que as primeiras fontes litúrgicas que recebemos provém de pais, avós, párocos ou catequistas, que mesmo sendo muito novos, somos iniciados na fé e na Liturgia por meio deles.

"Ajudar o povo de Deus a recorrer a fonte primário da espiritualidade cristã; redescobrir a beleza de seus princípios; reavivar a admiração pela beleza da verdade da Celebração cristã; autêntica formação litúrgica; arte da Celebração a serviço da verdade do Mistério Pascal e da participação de todos os batizados", além de lembrar o caminho contínuo que é a vida cristã, a importância do ano litúrgico e das missas dominicais.

Debora368 22/09/2023

Carta do Papa para nos formar e iluminar. Trouxe o verdadeiro sentido da eucaristia e do respeito a ser dado ao Santíssimo corpo de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Everton Gonçalves 16/09/2022

Importante carta do papa sobre a questão da Liturgia que é fonte e ápice da vida cristã.
Esta carta vem na sequência do moto proprio Tradicionis custodes, e ambas tem o intuito de buscar reforçar a comunhão eclesial por meio da oração litúrgica do Rito Romano. A formação litúrgica é ressaltada como algo muito importante neste processo.
O papa se inspira na passagem do evangelho de Lucas onde Jesus afirma que havia desejado ardentemente comer a páscoa com seus discípulos antes de padecer. Assim vemos que o ato celebrativo é um desejo do nosso mestre e por isso não pode se tornar um campo de batalhas de ideologia e divisões. O papa lança pistas de reflexão para contemplar a beleza e a verdade da Celebração Cristã. Vale muito a leitura!
Emanuel.Müller 16/09/2022minha estante
Ótima resenha! Pretendo ler este documento do Papa.

karlinismo 25/08/2022

Há algo de estranho aqui...
Eu gosto do Papa Francisco. Sua figura envolve-se frequentemente em situações curiosas, para não dizer suspeitas, mas, ainda sim, a mensagem cristã que esforça-se para transmitir chega a nós sem grandes rasuras.

Eu nunca havia lido antes uma carta dele do início ao fim. Até então acompanhava apenas suas homilias. E apesar de correr um certo risco de precipitação, esse pequeno escrito pareceu-me muito esclarecedor sobre a evidente maneira de ser desse papa.

Primeiro que a simplicidade de sua comunicação me encanta e aqui ela permanece fiel, apresentando-se como uma característica inata. Sua sabedoria a mercê disso torna-se deliciosamente acessível.

E assim ele tem alertado incansavelmente, as vezes de maneira sutil, noutras mais contundente, sobre excessos, desordens, em nossa relação com Deus, que se repetem ao longo da história cristã, conhecidos atualmente como neopelagianismo e neognosticismo.

Perfeito! Eu sou uma entusiasta desse tema. E mais: considero impecável a apresentação de Francisco sobre ele.

No entanto, as coisas se complicam quando ele consegue contradizer-se enfaticamente num espaço de um parágrafo. Daí o estranhamento.

E não me refiro a uma pequena incoerência imperceptível, mas a algo escandaloso. Está lá, é só ler com atenção. Li, inclusive, para ampliar minha percepção textual, em português e espanhol.

Não entrarei em detalhes. Veja você mesmo.

Mas, de maneira geral, gostaria de expressar minha decepção em notar o Brasil e os países latinos abandonados. Um lugar onde nenhum possível benfeitor olhe para nós desde perto, conhecendo a realidade eclesial tal como é. Os problemas, quando não totalmente ignorados, são vistos de forma caricata, míope, e parecem compreender uma elite que não o povo de Deus.

Jeronimo.Rosa 15/08/2022

Atenta e consciente
A vivência da liturgia na vida e missão da Igreja é de forma imprescindível para a caminhada pastoral da Igreja. Cada batizado deve se responsabilizar em fazer da celebração eucarística um momento único, para que se faça um encontro pessoal com Jesus.