Elatsoe

Elatsoe Darcie Little Badger

Resenhas - Elatsoe: O Segredo Ancestral

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Lara Kelly 03/12/2022

Vendeu uma coisa e entregou outra
Só peguei esse livro pra ler porque dizia que a protagonista era assexual, porém esse fato só é citado umas duas vezes no livro inteiro, a história é muito boa, mas acho que a editora errou em ter focado mais na questão da protagonista ser assexual, o foco não é esse, o livro é mais puxado para o thriller.

Barbara 03/09/2023

Beem legal
Ah é super bonitinho esse livro. A questão da ancestralidade da personagem e ela se comunicar com os fantasmas deixa a história legal apesar do ocorrido ser pesado. Mas gostei de fazer essa leitura.

Lia 28/09/2023

"Talvez, um dia, ele seguisse as palavras até o seu lar."
"Elatsoe: O Segredo Ancestral" é um livro publicado pela editora Naci em 2022 e que ficou "conhecido" no bookgram, mas não fez tanto sucesso quanto merece.

O livro conta a história de Elatsoe, uma jovem assexual e apache que terá que desvendar o mistério do assassinato de seu primo Trevor. E para isso, terá que explorar a sombria cidade Willowbee e descobrir a história por trás dessa cidade e seus moradores.

"? Um homem chamado Abe Allerton me matou. ? Ele apontou para o rosto desconfigurado.? Abe Allerton de Willowbee."

Esse livro é incrível! A escrita é um pouco dificil de engatar no começo, mas dps das primeiras 80 páginas o livro fica incrível, misturando elementos de magia com mistério e melancólia.

Enquanto eu lia, não conseguia parar de pensar que esse livro era uma mistura perfeita de "Manual de Assassinato Para Boas Garotas" e "Cidade dos Fantasmas". A autora conseguiu trazer o melhor das duas histórias e juntar tudo em um livro perfeito e com a escrita maravilhosa.

"? Esse é o meu lar, o lar do meu povo! Você não é bem-vindo às margens de Kunétai! Você não é bem-vindo no meu lar!"

Eu simplesmente amei esse livro e quero ler outros parecidos com esse ?

Evaldo7 21/03/2023

Elatsoe é uma história muito divertida, que se passa nos Estados Unidos contemporâneo, mas com um toque mágico e sobrenatural.

A protagonista, Elatsoe, é uma jovem Lipan Apache que vive em um mundo onde fantasmas e seres sobrenaturais são reais. Ela tem a habilidade de se comunicar com os mortos e, juntamente com seu cão espiritual, Kirby, decide investigar um grande mistério que ronda sua família.

A narrativa é envolvente e cativante, com personagens complexos e bem construídos. O universo criado pela autora é rico em detalhes, mesclando a cultura e tradições indígenas com elementos sobrenaturais, criando uma atmosfera única e fascinante.

A escrita de Darcie Little Badger é fluída e poética, envolvendo o leitor em uma história de mistério e aventura com toques de fantasia e magia. Ela aborda temas importantes, como a importância da família, a preservação da cultura indígena e o respeito pela natureza.

Em suma, "Elatsoe" é um livro original e surpreendente que certamente irá agradar os fãs de fantasia. Com personagens cativantes, mistério e aventura, além de uma pitada de magia, é uma obra que irá conquistar seu coração desde a primeira página.

iamatilda 16/04/2023

Quero guardar todos desse livro num potinho e proteger de todo o mal

confesso que só comprei pela capa (que é linda), os brindes, e pelo fato da protagonista ser assexual (qualquer migalha eu aceito) e indígena também
tava sem expectativa nenhuma mas NOSSA que livro FODA

é exatamente meu tipo de livro: um pouco de mistério, protagonistas adolescentes, piadinhas, animais lindinhos, um assassinato, representatividade, aventura, found family

confesso que me decepcionei com o fato da protagonista não falar muito sobre ela ser assexual, mas tudo bem até porque o foco do livro tá longe de ser esse mesmo
julhez 16/04/2023minha estante
aah, eu tô querendo comprar esse livro faz um tempinho mas estava com medo da história ser muito paradinha, sua resenha me fez ficar com mais vontade de ler, obg ???

iamatilda 17/04/2023minha estante
aaaa amg compre sim!! boa leitura

julhez 18/04/2023minha estante
obg!! ????

Faragao 10/10/2022

Tinha tudo pra ser uma história incrível
Comecei esse livro com uma expectativa gigante!
Por ser uma protagonista indígena, esperava uma história muito mais focada na cultura desse povo.
Acredito que o erro da autora tenha sido focar em diversas fantasias, tirando um pouco da credibilidade das histórias indígenas.
O livro também vendeu a ideia de uma protagonista assexual, mas não aprofundou absolutamente nada sobre o assunto.
A história em si, sobre o mistério do assassinato do primo da Elatsoe é muito legal, mas o desenrolar foi péssimo.

starsvhs 11/02/2024

"Às vezes, a culpa nos assombra mais do que fantasmas."

Infelizmente me decepcionei com esse livro, minhas expectativas foram maiores do que o que ele entregou.
Pontos positivos: a protagonista é uma personagem interessante, foi uma leitura fluída e o suspense foi divertido de ler.
Pontos negativos: não gostei da escrita, me pareceu meio preguiçosa com algumas falas tão ?????, sei que o livro é curto então não dá pra explicar e desenvolver tudo mas ficou uma coisa TÃO confusa que eu tava lendo no automático. Na sinopse diz que a protagonista é assexual mas me pareceu que isso só foi uma informação aleatória jogada lá já que não muda nada na história e nem tem um destaque mínimo ao decorrer da obra.

zoni 02/11/2022

Olha, eu sei que é uma história sentimental e tudo bem.
Não consegui me identificar muito bem com as personagens protagonistas, que devem ter uns 17 anos, mas que na maior parte da história me deixaram muito confuso, pois os diálogos e até algumas das atitudes, davam a entender que eram mais novos. É uma história muito confusa se você não conseguir mergulhar de cabeça nela.

leiturasdaursula 30/04/2024

Fantasia e cultura indígena em doses muito boas!
Embarque em uma jornada mágica com Elatsoe, uma jovem com o dom de chamar os espíritos dos mortos. Nesta história envolvente, Darcie Little Badger tece mitos e lendas indígenas com uma trama contemporânea cheia de coragem e resiliência. Uma celebração da diversidade cultural e da magia que permeia o mundo ao nosso redor.
Imperdível!

Gica Brombini 24/11/2023

"Porque é perigoso. Mas, com a pessoa certa, esse segredo pode mudar o mundo. É por isso que não pode ser esquecido."
ELATSOE e o segredo ancestral foi simplesmente uma das minhas melhores experiências de leitura dos últimos tempos.
Após ouvir muitos audiobooks e ler livros da facudalde, eu estava com uma saudade genuína de sentir a satsifação que é realmente AMAR LER! Eu sentia falta de sentar tranquilamente, vestir um pijama confortável e comer um docinho; ler um livro físico sem compromisso, me sentindo engolida por um novo universo. Estava sentindo falta de escolher marca-textos combinando, playlists temáticas e de me sentir acolhida por aquilo que lia.
ELATSOE foi tudo isso para mim. De fato, devo admitir, que não esparava gostar tanto assim desta história. Se formos falar sobre narrativa e enredo, o livro na verdade é simples, uma fantasia infanto-juvenil com uma garnde doze de cozy mistery, e não há nada de muito extraordinário no plot. Porém, para mim, ler este livro foi uma soma de sentimentos aconchegantes e nostálgicos.
Devo deixar claro que, apesar de não considerar a narrativa de Elatsoe uma grande originalidade, um novo clássico etc. esta história me agradou e muito. Ainda que não ajam garndes supresas, a ternura desta história está na suavidade de seus acontecimentos. É um livro com um história que segue um enredo simples, porém o universo construído é riquíssimo. Além de alguns elementos fantásticos que facilmente conhecemos, como fantasmas e vampiros, a essência desta história está na construção de uma mitologia fantástica com elemento da cultura indígena - mais especificamento, do povo originário norte-americano Lipan Apache.
A autora, que tem descendência dos povos originários, aborda temas como cultura, ancestralidade, relações familiares, religião, colonização e xenofobia de uma meneira delicada, inteligente e divertida. Acredito que, para o público que esta história é direcionada (crianças e pré-adolescente), muitos aprendizados serão adquiridos de forma clara e natural, ensinando aspectos sociais e políticos de maneira simples - assuntos os quais muitos jovens não buscam estudar por vontade própria e que muitas escolas também não ensinam.
Eu simplesmente adorei a Ellie, assim como seu melhor amigo e seus pais, que são personagens muito imporante spara a trama. Durante a narrativa também temos "flashbacks" do passado, quando histórias sobre as aventuras da avó ancestral de Ellie são contadas por sua mãe, o que também contribui para uma atimosfera muito particular.
O livro, ainda que haja um toque de suspense com elementos sobrenaturais, com a investigação de um assasinato, também aborda sobre amor, amizade e luto.
Esta história foi deliciosa. Simplesmente foi como comer um pão quentinho com manteiga, algo ADORÁVEL! A experiência desta leitura foi muito marcante para mim pois senti o sentimento de "EU AMO LER" após muitos meses sem essa sensação.
Para quem tinha "Irmão Urso" como um dos filmes favoritos da infância, está história vai trazer uma sensação nostálgica maravilhosa. E para quem ama bicinhos de estimação, prepare-se para se apaixonar pelo cachorro fantasma mais fofo do mundo!

Joe 30/12/2022

Um abraço entre parentes.
Elatsoe, é um típico livro infanto juvenil em ser cerne, tem: amigos, aventuras, mistérios e uma dose de fantasia bem aplicada, mas para além disso trás uma representação indígena dos Lipan Apache, de uma forma muito doce e verdadeira (por mais que fantasiosa). Realmente ter algo sobre um povo escrito por um representante deste faz muita diferença.

A história trata sobre família, laços de amizade e ancestralidade, sobre valorizar o que os mais velhos tem pra ensinar, algo muito comum em culturas indígenas do mundo todo e geralmente ignorado quando brancos usam personagens indígenas em suas obras.

O único "defeito", que chegou a me causar certo incômodo porém eu entendo a função, é o fato da autora misturar várias culturas e tradições orais no mesmo universo, temos mitos do povo dela, mas temos vampiros, fadas, eu esperava um foco ainda maior na cultura Lipan Apache, quase de maneira exclusiva, mas esta é a minha ânsia por representatividade indígena falando, misturar essas lendas como autores de fantasia moderna andam fazendo, tornam mais comum ver "nossos" mitos como parte de uma fantasia palpável, não algo alienígena como geralmente é visto, também desfazendo a idéia de que fantasia são: elfos, anões, duendes e fadas, resumindo, criaturas de folclores europeus, mas que são vistos como definições do gênero (chegando ao absurdo de reclamarem de um elfo de pele negra em um adaptação não canônica de Tolkien, afinal, só brancos podem sonhar...)

Acho uma obra essencial para pré adolescentes e adolescentes, mas que também pode ser bem aproveitada por qualquer faixa etária, caso vá com mente aberta para tal, minha recomendação então, fica para qualquer um que tenha a oportunidade de ler.

Quero conhecer mais obras da autora!!
Espero que este livro incentive a vinda de mais livros sobre indígenas e suas culturas diversas, inclusive gostaria de conhecer alguns de autores brasileiros, mas não encontrei (aceito indicações).
Deixo também o convite para que conheçam os autores brasileiros que usam a cultura Yorubá e tantas outras presentes em nossos ritos afro brasileiros, como o Flávio Cabral. (Caso precisem de indicações ou queiram me indicar a Dm está mais do que aberta, escancarada.)

Para além disso, sou do povo de Icó no Ceará, por esse e outros motivos adoro estudar culturas indígenas principalmente relacionadas a espiritualidade, fica também o convite para a troca de ideias sobre.

Ps: suspeito que vá virar uma série de livros e espero que sim, também adoraria uma adaptação televisiva disso aqui, cairia como uma luva.
Félix 31/12/2022minha estante
Aaaa quero mt ler

Barbara M Giolo 18/09/2023

Grandes questões, pequenas ações.
Não sei dizer o que achei desse livro, eu gostei e me diverti mas não achei uma boa história. Nele vamos acompanhar Ellie, apelido de Elatsoe, uma adolescente descendente dos povos originários Lipan Apache. Inserida em um mundo moderno onde temos a presença do sobrenatural normalizada, ela herda os poderes de sua família, possui um cachorro fantasma chamado Kirby e tem o dom de conversar e acordar os mortos.
Logo nos primeiros capítulos já temos a morte trágica e misteriosa de seu querido primo Trevor anunciada pelos uivos desesperados do cão que é capaz de pressentir quando alguém próximo está em perigo. Esse é o gancho de partida para a aventura do livro, Ellie vai com a sua família até o velório no Texas e passam uns dias lá para ajudar a viúva a se recuperar e cuidar do bebê. Um dia antes da partida ela sonha com o primo e ele lhe pede ajuda para proteger sua família, avisando que sua morte não foi um acidente, ele foi assassinado por um homem poderoso de Willowbee. A partir disto e com o apoio de seu pai e do seu amigo Jay, ela inicia uma investigação por conta própria.
Protegido pela cidade devido as suas benfeitorias na cidade, Abe Allerton parece ser a melhor pessoa do mundo mas se sente incomodado com as investigações dos adolescentes que tem a sensação de estarem sendo observados o tempo todo. A trama começa a se desenrolar quando Ellie e sua mãe passam em frente a mansão dele, encontram com um grupo enorme de vampiros no seu jardim e são atacadas por um deles.
O desenrolar do mistério é bem divertido e não tão óbvio pois a autora foi bastante criativa com os dons e poderes sobrenaturais, esse é um dos pontos altos do livro pra mim. Ela mistura lendas antigas com sobrenaturais da moda sem ficar carregado de informações, tudo encaixa bem no contexto do livro e é feito de forma leve que faz parecer crível. Outro ponto que me agradou bastante foi a relação familiar de confiança e cuidado com a jovem, quase todo livro adolescente os pais são como inimigos dos filhos.
Repassando a leitura, tem alguns fatores que me fizeram não gostar tanto, o primeiro e maior foi por eu não ser o público alvo. Isso fez com que a experiência fosse meio bobinha pra mim, os personagens são um tanto rasos e não me trouxeram nenhuma grande reflexão da vida. É um livro curto e mesmo assim senti que foi meio arrastado pois não temos nenhuma cena de ação até o clímax. Outra coisa que me incomodou bastante foi o marketing do livro, a orientação sexual da Ellie é umas das primeiras características a serem destacadas na sinopse do livro, sendo que o fato de ela ser assexual só é comentado umas duas vezes na trama toda e não é trabalhado em nenhum sentido, ficou parecendo notícia sensacionalista ou cota de representatividade. Fiquei muito decepcionada pois é algo muito pouco representado na literatura e teve uma oportunidade perdida.
Concluindo, a parte sobrenatural é criativa, o mistério retratado é interessante e sua resolução é bem legal. A propaganda foi infeliz e decepcionante mas o livro surpreende em outros aspectos (fosse vendido como thriller seria sucesso). Falta ação e aventura para um livro infanto-juvenil e falta profundidade para um livro jovem adulto. Vale a pena a leitura pela representatividade linda dos povos originários e questões muito bem levantadas e posicionadas sobre a colonização. Foi uma leitura que dividiu bastante minhas opiniões, mas o saldo final foi positivo.

julia 11/12/2022

Resenha: Elatsoe
Elatsoe foi tão divertido de ler??? E eu não esperava isso??? A escrita de Darcie Little Badger chamou minha atenção imediatamente e fiquei tão encantada com a construção do mundo aqui - e com Kirby! Foi um prazer mergulhar na perspectiva de Ellie enquanto ela tentava navegar por sua situação familiar e seus poderes.

O enredo de mistério de assassinato (paranormal) aqui foi minha parte favorita do livro. Eu não esperava ficar tão envolvida no que aconteceu com Trevor e como Ellie investigou isso? Ainda mais quando isso veio junto com um monte de magia e fantasmas e vampiros e histórias sobre os ancestrais de Ellie.

Eu também gostei muito de todos os personagens secundários! Este foi um livro jovem adulto que não fingiu que os personagens adolescentes tinham família kkkk Eu me diverti bastante lendo sobre Jay e sua família e depois lendo sobre como os pais de Ellie a apoiavam e cuidavam dela. Foi refrescante e se encaixou muito bem com o enredo.

O final também foi bastante satisfatório, pessoalmente! Gostei das reviravoltas e explicações sobre as partes do assassinato e como isso foi resolvido. Eu pensei que foi um pouquinho apressado? Mas a conclusão geral funcionou muito bem e gostei de como tudo terminou.

Lice 19/12/2022

Eu amei muito isso aqui!!!
"Um homem chamado Abe Allerton me matou... Não deixe Abe machucar minha família"

Essa é a frase que Trevor, depois de sofrer um suposto acidente de carro, fala para Elatsoe, sua prima, em sonho enquanto está morrendo.

Quem é Abe Allerton? Por que Abe Allertou ass@ssin@ria seu primo? Isso é um mistério.

Elatsoe tem a capacidade de trazer fantasmas ao mundo dos vivos, mas trazer um humanos pode ser perigoso demais. A única coisa que lhe resta é ir para a cidade que o primo morava e tentar descobrir as respostas para estas perguntas.

A escrita é muito leve e fluida, o que traz certo conforto, mas não se engane, as coisas podem ficar um pouco violentas e bizarras a qualquer instante.

Amei muito acompanhar o mistério, a fantasia me lembrou em alguns momentos o folclore brasileiro, tudo foi muito instigante de ler. A questão da representatividade indígena e ancestralidade não poderia ser melhor, me cativou desde o começo.

A única crítica que tenho é sobre a promessa de uma representatividade Assexual que pendeu mais para o lado da arromânticidade e me deixou bem confusa. Mas de resto o livro é perfeito em tudo que traz.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6