Elatsoe

Resenhas - Elatsoe: O Segredo Ancestral

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Amanda Bia 07/06/2024

Maravilhoso!
Elatsoe, ou Ellie, é uma jovem assexual do povo Lipan Apache que vive no Texas. O mundo em que ela vive é praticamente igual ao nosso, com a diferença que existem seres mágicos e pessoas que sabem fazer magia. Ela, assim como seus antepassados, tem o poder de acordar animais do mundo dos mortos. E ela mesma possui um cachorro fantasma.
Quando seu primo sofre um acidente e está à beira da morte, ela sonha com ele e descobre que na verdade o que aconteceu não foi um acidente, ele foi ass4ss1n4d0. Ele pede então para que ela descubra o que aconteceu e proteja sua família.
Ellie parte então para a cidade onde seu primo morava e começa uma investigação. Contando com a ajuda dos pais, de seu melhor amigo e de seu cachorro fantasma, ela acaba descobrindo coisas muito piores do que imaginava. E vai precisar usar todo seu poder para acabar com o mal daquele lugar.
Elatsoe é uma história belíssima. Nela além de muita magia, encontramos críticas importantes sobre a forma como os povos originários foram maltratados desde os primórdios nos Estados Unidos. Usando metáforas, a autora dá exemplos do massacre que esse povo viveu ao longo dos anos.
Nele encontramos o poder da família, da amizade e da ancestralidade. Temos também vampiros, círculos de fadas que são utilizados como meio de transporte, seres meio humanos, meio animais e muitos fantasmas.
Com uma escrita envolvente e em certos momentos divertida, a autora nos leva por um mundo muito diferente. Esse livro foi para mim uma grata surpresa, ainda mais considerando que enquanto eu lia, não fazia a menor ideia do que ia acontecer. Cada capitulo trazia uma coisa nova e isso me instigou mais ainda em querer finalizar logo ele.

Victor 22/05/2024

Uma leitura Ok
Eu confesso que de início criei bastante expectativa na questão sobrenatural e no mistério, eles estão sim presentes, mas talvez de uma maneira que EU achei meio fraca. Mas no geral a leitura é bem fácil, fluída e boa, tem partes engraçadas, personagens com substâncias, algumas cenas verdadeiramente épicas, no entanto o desenvolvimento do enredo é bem rápido e peca em alguns pontos, se tivessem mais páginas para trabalhar acredito que alcançariam o seu potencial máximo. O que me chamou bastante atenção foi o universo da história, uma mistura de místico e fantasioso com dias modernos, eu simplesmente adorei, além claro de toda intercessão da cultura indígena (Lipan Apache), uma pena não ter tido tempo o suficiente para ser trabalhado.

De modo geral recomendaria sim a leitura, o livro é simples mas não é ruim, ele entretém, diverte e tem o diferencial da representatividade então vale sim cada página.

leiturasdaursula 30/04/2024

Fantasia e cultura indígena em doses muito boas!
Embarque em uma jornada mágica com Elatsoe, uma jovem com o dom de chamar os espíritos dos mortos. Nesta história envolvente, Darcie Little Badger tece mitos e lendas indígenas com uma trama contemporânea cheia de coragem e resiliência. Uma celebração da diversidade cultural e da magia que permeia o mundo ao nosso redor.
Imperdível!

Hyori 02/04/2024

Elatsoe
O livro mto bom e mto divertido de ler, achei mto legal o contato com a cultura indígena e espero que tenham mais livros

Faty. 31/03/2024

Sustentou
Ellie ou Elatsoe é uma adolescente que tem poderes de trazer os mortos à vida, ela possui um cachorro fantasma, Kirby, que a acompanha e a protege nos momentos de perigo. Como é próprio da fantasia, a magia é parte daquele universo narrado e tudo é absolutamente natural, como falar com fantasmas ou interagir com vampiros. Ellie se coloca na missão de desvendar a morte de seu primo, que acontece em circunstâncias suspeitas. Ela também sonha com ele lhe pedindo que desvende esse mistério e é o que ela irá fazer nas pouco mais de duzentas e cinquenta páginas desse livro.

Eu não sou uma leitora de fantasia, então ler ?Elatsoe? foi me aventurar. Embora o livro tenha demorado um pouco a engrenar, ele me agradou. O enredo é envolvente a partir de um certo ponto e o final chega a ser empolgante, com o nível que a coisa toda escala, com um desenrolar cheio de suspense, mortes e sangue (eu não esperava).

Gostei bastante das referências sobre as tradições do povo ao qual Ellie faz parte, tanto da herança cultural e mágica, quanto das recorrentes críticas ao sistema colonial que dizimou o povo apache. A autora é pertencente ao povo indígena Lipan Apache e ela traz essa referência para dentro do livro. No entanto, quando se trata da representatividade assexual, achei que o livro deixou a desejar. Há pouquíssimas menções a esse fato, duas, talvez, e ele não é bem desenvolvido como é a questão indígena. Nada que torne a história menor, mas é importante pontuar, afinal, pra quem pretende ler o livro na expectativa de acompanhar as experiências de uma adolescente nesse contexto, pode rolar certa frustração.

No geral, achei que o livro entregou uma boa leitura, que me tirou da minha zona literária em que geralmente estou confortável e me ofereceu uma nova experiência. Não foi excelente, mas sustentou. Recomendo.

JK13 18/03/2024

Nada memorável
Desenvolvimento fraco, personagens esquecíveis e final ????. Ponto positivo é a leitura fácil e representatividade indígena que é difícil de se ter nos livros.

Raul 16/03/2024

Esperava algo diferente, mas é muito bom!
Quando eu li a sinopse eu jurava que ia ser algo mais terror, mais pesado. Que seria algo de dar medo. Mas aí eu comecei a ler e não é bem assim.

O livro é ótimo, os personagens sao cativantes, a história é bem legal. Queria um final um pouco mais épico e grandioso? Queria sim.... Mas a forma escrita foi ótima também.

No fim, vale muito a pena. É aquele tipo de livro que você vai criando várias teorias, e esperando pra ver se concretiza o pensamento.

É divertido e vale cada página.

Vladia Castro 10/03/2024

Elatsoe- O segredo ancestral
Darcie Little Badher. Elatsoe ou Ellie é uma Lipan Apache. Herdou de sua família, principalmente da Grande Avó Ancestral, o dom de reviver mortos. Mas sempre soube que era perigoso reviver os humanos. Ellie então revive seu cachorro, Kirby, e treina com alguns outros. Um dia, um primo querido morre e todos acham que foi um acidente. Só que em sonho, Ellie descobre que ele foi morto e resolve investigar. Esse livro é como se fosse uma fábula/conto, em que Ellie se descobre e sua força através do seu dom e do amor por sua família.

folklorewolfie 09/03/2024

?????? ?? ???? ?? ??????? ??? ?????.
Primeiramente, acho engraçado resenhas falando que não exploraram a assexualidade dela, ela não tem nenhum tipo de relação romântica forçada e na verdade todos respeitam e segue a vida. O que exatamente vocês esperavam? Romance? Que fosse falado a cada cinco segundos sobre isso? Ela é o que é e a vida dela não vai girar em torno disso.
Esclarecendo esse ponto, a dor da perda dela me fez chorar no ônibus.

"? ?????????? ???????? ? ???????? ?????????? ?? ?????????? "

Uma história com personagens sobrenaturais, histórias ancestrais de magia e principalmente a cultura indígena dos Lipan Apache e definitivamente repleto de amor o livro todo, pela família e amigos. Gostei dos elementos de ação e os flashbacks.
Acho que um ponto negativo forte é realmente a escrita com um ou outro diálogo meio ? e a narrativa corrida em algumas partes. Gostaria que tivesse mais do Jay e muito muito muito muito mais do Kirby.
No fim, gostei bastante da história mas a escrita poderia ser melhor, algumas paginas a mais para não correr a narrativa não fariam mal nenhum.

"??s ????s, ?s ??ss??s ???? ???? ???????? s????????? ??s ??????s. ?? ?????? ???s ????? ????? ???????? ??s ??????s"

Wellington 02/03/2024

Perfeito, não li muitos livros, mas esse é um dos melhores. O universo é muito gostoso queria mais livros desse universo.

Fabby 12/02/2024

Minha oitava leitura do ano, um livro que sempre me encantou e que eu sempre quis. Em outubro de 2023 consegui comprar e fiquei alguns minutos abraçada com ele, como se fosse um amigo que eu não via a muito tempo. Exatamente como estou agora, abraçada, sem a menor vontade de me despedir dele. Com certeza um dos favoritos da vida e que será relido em algum momento.

Uma história envolvendo mistério, histórias ancestrais (que eu adoro), lendas em um ambiente envolto de suspense sobrenatural. Tudo isso combinado com zero romance (e isso é um dos detalhes que mais me encantou pq nem sempre cabe romance nas histórias que lemos) mas repleto de amor e amizade. Totalmente encantador, envolvente, arrebatador.

Amei cada um dos personagens mas a amizade entre Ellie e Jay e entre Ellie e Kirby são algo de indescritível, verdadeiro e profundo.

As relações familiares são algo muito especial nesse enredo.

Enfim, super recomendo!!!

starsvhs 11/02/2024

"Às vezes, a culpa nos assombra mais do que fantasmas."

Infelizmente me decepcionei com esse livro, minhas expectativas foram maiores do que o que ele entregou.
Pontos positivos: a protagonista é uma personagem interessante, foi uma leitura fluída e o suspense foi divertido de ler.
Pontos negativos: não gostei da escrita, me pareceu meio preguiçosa com algumas falas tão ?????, sei que o livro é curto então não dá pra explicar e desenvolver tudo mas ficou uma coisa TÃO confusa que eu tava lendo no automático. Na sinopse diz que a protagonista é assexual mas me pareceu que isso só foi uma informação aleatória jogada lá já que não muda nada na história e nem tem um destaque mínimo ao decorrer da obra.

BArbara1326 20/01/2024

É uma história muito boa e com muita representatividade indígena, já que a Ellie pertence ao povo Lipan Apache (assim como a autora). O livro começa focado na morte de Trevor, porém ao longo da história você se vê preso numa narrativa que envolve um mistério muito maior e antigo.

Mikaela 15/01/2024

O livro é legal,os flashbacks da ancestral da Elatsoe foram o que mais me prenderam. Já sobre o enredo, acho que deveria ter sido mais desenvolvido, e achei tudo muito rápido e jogado. Os personagens têm personalidade, o que é bom. Meu personagem favorito, com certeza, é o cachorrinho.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6