Os Fantasmas de Ophelia

Os Fantasmas de Ophelia Liv Salgado

Resenhas - Os Fantasmas de Ophelia

Priii Reis 16/10/2022

Curto e profundo como a vida.
Daqueles livros que apesar de poucas páginas te faz vários questionamentos sobre a vida,e causa de tudo ânimo,encorajamento,vontade de chorar,de agradecer!
A personagem Ophelia tem muito haver com a escritora no final (pra quem gosta de ler comentários do autor(a) tem falando muito sobre isso, não foi tudo mas a essência estava ali.
É um conto lindo onde 4 personagens vão até sua criadora esperando para saber se ela os deixa guardados(quando não pública o livro)e eles voltam para o segundo limbo,ou se ela pública e os deixa livre para construírem suas próprias histórias no paraíso dos personagens.
Ophelia esta completamente em negação sobre aquilo,mas seus próprios personagens a incentivam a pensar que sim faz todo o sentido e que está nas mãos dela o futuro deles e isso envolve finalmente todos conhecerem o trabalho que ela tanto dedicou sua vida.

*******Resumo com Spoilers e trechos *****

Ophelia tinha acabado de concluir seu livro,depois de tanto tempo e dedicação e mesmo acreditando que não estava perfeito e nem um pouco segura do porque estava com medo, já que em sua profunda opinião nunca teria coragem de mostrar para ninguém,ela deu o inocente ponto final. E sua mente trabalhava no negativo,sempre se colocando pra baixo, se humilhando, não estava bom o bastante,era uma fraude, uma perca de tempo, ela sabia.

**Eu não tenho mais medo do escuro. Pelo menos não do que vem de fora. Meu maior medo está nas trevas que carrego dentro de mim. Dessas que estão tomando meu coração agora, até que eu esteja cansada demais para me preocupar.**

Enquanto dormia ela foi acordada por quatro fantasmas muito familiares dos quais ela tinha desenhado para sua história,no primeiro momento sem entender nada,não sabia que era possível saber que estava sonhando mas sentir que não.

**— Ophelia está... como é mesmo a palavra que ela adora usar? Ah, sim! Embasbacada.**

Sem entender absolutamente nada,e no mais suave silêncio alguém teve de perguntar porque estavam todos ali? Como eles estavam ali? Estaria ficando louca?

**— Estamos aqui para o nosso encontro, Ophelia. Você não pode estar assim tão surpresa. -¥£ – Que encontro?
— O encontro, Ophelia. O maldito encontro que toda criatura espera para ter com seu Criador. O encontro que vocês, pessoas de carne e osso, anseiam para ter com o seu Deus, e que nós, meros seres de éter e sonhos, estamos tendo com você.**
Entendendo menos ainda Ophelia rir,e percebe logo que ninguém mais o faz. E com uma grosseira um deles grita e fala:
**— Pelo Mar, Ophelia, publique logo esse livro! — O berro dramático de Frick desperta a minha atenção de volta a ele, que está deitado em minha cama com a pose de quem foi brutalmente assassinado. — Publicar? — Engasgo uma risada. — Não, não, não, essa história nunca vai conhecer leitor nenhum. Sem chance.*
Eles não entendiam,ela tinha um processo não estava pronto. Porque faria isso? Ela admite em alto e bom som, não era boa o bastante,não acreditava que fazia jus a nenhum deles,ela rasgou o peito para gritar ao mundo e aos seus sonhos que não era digna de te-los criado.
Então ela percebe,estão todos mortos e ele o pirata sedutor explica: Quando você nos matou, fomos para um primeiro limbo,até que o livro fosse finalizado. Ele inclusive sentia falta da única na trama que o Mar havia devolvido e reviveu Evangeline.

**— O segundo limbo — Strizax continua, alheio ao turbilhão de pensamentos que ocupou minha mente nos últimos instantes — é para onde vamos assim que o sol nascer. — Ele aponta para a janela que mostra a escuridão noturna. — E lá ficaremos até que você nos conceda a vida eterna.**
Ainda sem entender e descrente de tamanha responsabilidade,o mago explica: Ophelia você é a nossa criadora, o princípio de tudo que somos.

**Não somos criaturas feitas para isso, Ophelia. Somos feitos para conhecer novos mundos. Nossas existências dependem da multiplicidade de vidas que teremos em outras mentes. Em outros corações.**

E mesmo em negação no seu íntimo ela sabia e entendia. Mas ela não entendia isso acontecia com todos os escritores? Sim. Mas não era mencionado,o que podia dar a duas possibilidades:
o escritor nunca chegaria ao final ou mudaria tudo sendo que eles,os personagens apesar de tudo,assim que foram criados tinham livre arbitrio e suas aventuras levavam onde ele estavam predestinados ou escolhido.
**E todas as grandes histórias são sobre isso: não o que queremos, mas o que necessitamos .**
E mesmo depois de toda a descoberta Ophelia lutava consigo mesma, tudo era muito lou, o, irreal. Não teria coragem,sabia que não. Todos ficaram decepcionados, a mulher que os havia criado com tanta ferocidade, determinação e amor estava ali se desmerecendo.

**Se quer morrer pelo que ama, se quer doar tudo de si a essa arte, à sua criatividade, aos mundos que você criou, que seja da forma certa. Que seja uma morte grata e voluntária, como a de Frick.Que seja morrer uma parte de você para dar a vida à sua Criação. Nunca, nunca, morrer no desgosto e levá-la consigo.**

O final? surpreendente!! Amei. s2 mesmo em poucas páginas me mostrou tanto!
Isis.camili 09/12/2023minha estante
Esse livro é um conto onde se diz que se vc acreditar em vc tudo vai ficar bem melhor. Então confie em vc e em seu pensamento

Maria17758 07/09/2022

QUE CONTO SENSACIONAL!
A ideia desse conto é extremamente genial e original: após terminar seu livro se sentindo insuficiente, a autora é visitada pelos personagens que ela criou, que vieram lhe pedir para que não desista deles e publique o livro, para que eles consigam viver para sempre nas mentes de outras pessoas.
Mas o que faz desse conto genial não é só a ótima ideia da Liv Salgado, e sim a forma como ela consegue entregar uma profundidade enorme em meras 60 páginas. O mundo criado por Ophelia é incrivelmente bem estruturado e os personagens conseguem ser mais profundos e complexos do que muitos personagens de livros de 800 páginas.
A mensagem que a autora busca passar com esse conto é linda demais e eu indicaria ele para todo mundo mas, especificamente, para cada um que já sonhou com escrever um livro ou até já o escreveu mas que sente que não é bom o suficiente. Esse conto é um presente pra você.

Amanda.Riselli 29/03/2023

Sobre Os Fantasmas de Ophelia
#4ªDeContos

Eu estava super ansiosa para ler esse conto, não só pelas inúmeras resenhas positivas sobre ele, mas também por retratar uma temática a qual eu amo encontrar nos livros!

Na calada da noite, em seu quarto (e cantinho no qual Ophelia escreve suas histórias) a jovem escritora (que está passando por um momento crítico de sua carreira artística) recebe a visita inesperada de quatro personagens com suas próprias opiniões sobre todos os eventos que os levaram até o presente momento, assim como seus sentimentos diversos em relação à sua criadora. Desacreditada do potencial de sua história e convencida de que todas as críticas negativas que recebeu ao longo da vida são verdadeiras, Ophelia só quer desistir da escrita e abandonar para sempre o seu primeiro livro que acabou de finalizar. Porém, Frick, Strizax, Cidius e Elisot têm outros planos para sua criadora ao compartilharem do mesmo desejo: Que Ophelia publique seu livro para que essa história fantástica ganhe o mundo e os quatro visitantes dessa noite não estejam fadados a viver no limbo para sempre.

Com uma escrita poética, filosófica, tocante e super reflexiva, Liv Salgado nos imerge nessa jornada encantadora, onde através dos diálogos entre criaturas e criadora, podemos saborear um pouco da história de vida de cada personagem ali presente (e de outros apenas mencionados) enquanto passeamos por esse universo criado com tanta maestria pela nossa protagonista.

É impossível não se deixar cativar pela sabedoria e gentileza do mago Strizax, pelo silêncio e quietude do cavaleiro Cidius, pela sensatez e charme do pirata Frick e até pelo jeitinho ácido e sarcástico da espiã Elisot. E torcer para que os quatro apelos sejam suficientes, convencendo Ophelia a fazer uma introspecção profunda no mar de sua vida interior, sem se permitir afogar nele, não deixando que seus medos e inseguranças se sobreponham ao seu amor pela arte, pois engavetar os nossos sonhos é sinônimo de desistirmos de nós mesmos, de deixarmos de acreditar no nosso potencial.

Os Fantasmas de Ophelia é uma ode a literatura e ao mágico e incrível ato de criar, a arte de escrever com toda a alma, essência e amor (o autor conduz a trama através das palavras que saem da ponta de seus dedos, enquanto os personagens lhe sussurram seus destinos). E também um convite a reflexão sobre como, muitas vezes, nos autossabotamos ou damos importância à opinões alheias (negativas ao invés de construtivas) que não nos servem para nada, além da necessidade de se encontrar equilíbrio entre sermos mais gentis conosco sem sermos relapsos com aquilo que criamos.

Afinal? todas as grandes histórias são sobre isso: não o que queremos, mas o que necessitamos.

Mah 31/12/2022

Eu gostei. O livro é sobre o processo de criação de uma autora, suas inseguranças na hora de escrever e dificuldades. Os próprios personagens dessa autora se tornam "reais" e vão até ela para conversar sobre suas criações e convencê-la a publicar o livro. É uma leitura boa e rápida, recomendo.

Bunny boo 12/12/2022

Marquei vários quotes haha
Tive uma identificação quase que imediata com o conto/livro, principalmente pelas questões abordadas pela Ophelia.

O plot dos personagens eu amei. Recomendo a leitura principalmente para os escritores de plantão ???

lethicya 27/09/2022

"Find what you love and let it kill you"
A escrita está incrível, a história é muito linda e bem criativa, da até pra sentir a emoção da autora através das palavras. Acho que até quem não é um autor se identifica com os sentimentos de Ophelia.
Já quero ler outros livros da autora.

Amandha.Camargo 03/08/2022

fantasia motivacional
Quem nunca teve um sonho nessa vida e desistiu dele por medo de tudo? Comparações, insegurança, auto sabotagem? Esse livro traz uma mensagem de luz e esperança para aqueles que ainda insistem em sonhar.
O conto trás a vida os personagens criados por Ophéliia, e como eles reagem ao encontro criatura x criador e como a criação se comporta com seu deus e as consequencias de se ser um deus que duvida do proprio talento e criação.
O unico defeito desse conto é que ele acaba muito rapido, e deixou no ar uma historia maravilhosa que Ophélia criou.

Ju_deBrito 25/07/2022

Que sensibilidade!
?Existe algo meu em cada ser, em cada lugar, em cada palavra dessa história. São fragmentos que retirei de minha própria essência e cultivei até tomarem vida própria. São eu . Desistir de tudo isso... de criar... Seria como desistir de mim mesma.?

Gente, mas o que foi isso??? Liv simplesmente arrasou mais uma vez! Quanta sensibilidade, quanto carinho, quanto sentimento, quanto conforto!
O foco da história é, obviamente, para outros escritores inseguros com suas obras assim como a protagonista Ophelia, no entanto, acho que qualquer pessoa que exerça atividades criativas sentirão o acolhimento que essa galera aí transmite!

Obra sensacional e apaixonante?

?? Nós somos parte de você, Ophelia ? Strizax argumenta. ? Nós nunca vamos embora, não de verdade.?

ane104 31/08/2022

"Amem a arte."
Esse foi de longe um dos melhores livros lidos por mim esse ano. Me indentifiquei com a Ophelia em cada palavra, e me vi presa em cada conselho. De fato, um livro para levar por toda a minha jornada criativa.

isabella 01/01/2023

um conto sobre o encontro de uma insegura escritora com seus personagens. apesar de curto consegue ser emocionante.

Bruna Karen 26/07/2022

Me senti como a Ophelia!
Por que é tão difícil acreditar em nós mesmos?

Amei o final e o grande tapa na cara que esse livro me deu ?

looh_36 13/10/2023

Os Fantasmas de Ophelia
Acho interessante ver toda a insegurança que Ophelia estava tendo, em como os "fantasmas" que ela estava vendo tentavam a ajudar, no entanto, eu tive dificuldade em me conectar com o conto, muitas coisas não entendi, ficou um pouco monótono.

Elena.Lado 06/04/2023

Os fantasmas de Ophelia ?
O que você faria se os personagens do livro que você escreveu aparecessem na sua porta pra tirar satisfação do porque você os matou?
Pois bem, é isso que está acontecendo com Ophelia.
Ok, não era isso que eu esperava mas eu adorei, tudo no livro eu adorei, é na verdade um conto bem curtinho mas muito divertido, da pra ler em 1 horinha e juro, vale muito a leitura

Thays184 13/11/2022

Que lindo?
Chorei horrores ?
Mexeu bastante comigo, e mudou totalmente meu pensamento sobre a escrita, sobre a minha e de outras pessoas.
Não sou escritora profissional, mas desde dos doze anos eu escrevo histórias que sempre ficaram guardadas apenas para mim e raramente eu compartilho elas com outras pessoas, por vergonha, insegurança, medo do que as pessoas irão pensar ao ler...
Então, a cada página desse conto eu me identificava mais com a Ophelia, cheguei a soluçar de tanto chorar e agora me deu uma vontade absurda de compartilhar com as pessoas minhas histórias, aquelas que eu fiquei madrugadas escrevendo, simplesmente por hobby e por elas fazerem eu me sentir completa?
Pensei na possibilidade de acontecer o mesmo que aconteceu com a Ophelia comigo, eu ia amar conversar com cada um dos meus personagens.
Enfim, precisava compartilhar isso, foi um conto que mudou minha mentalidade sobre a arte de escrever?